-






Gazeta Sul Fluminense - 11/01/2024 - Eventos

Estudarte traz Rodrigo Hallvys no episódio final da
sexta temporada do Pequenas Leituras
Foto: Divulgação

O ano 2024 abre seu fluxo e o Grupo Cênico Estudarte dispõe sua agenda apresentando o último episódio da sexta temporada do Pequenas Leituras no dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. A entrada é gratuita e o público paga apenas a consumação.

O evento, lançado em setembro de 2019, conquistou a plateia por seu dinamismo e simplicidade trazendo rodízio dos diversos integrantes do elenco a cada episódio, divertindo a população com leituras dramáticas de diversos textos escritos para testes de atores em televisão e cinema, bem como textos inspirados nos famosos "memes" de redes sociais.
Para o último episódio foram escalados os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, que serão capitaneados por Rodrigo Hallvys, o qual também assina a direção geral do evento.

-Teremos uma nova gama de textos inéditos e alguns outros que sempre fizeram sucesso em episódios. Novidades não faltam. Partindo até da situação que os outros três atores escalados estarão no Pequenas Leituras pela primeira vez, sendo desafiados a dar conta da bateria de cenas - diverte-se Hallvys, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

A bateria de cenas citada pelo diretor é a quantidade de roteiros interpretados quase que de improviso nas leituras dramáticas. São 34 cenas, divididas em três blocos e os atores só recebem os textos faltando apenas uma hora para entrarem em cena. "É um trabalho de consciência cênica partindo de técnicas de construção de personagem e definição de vozes. Como são muitas personagens, eles têm uma hora para lerem todos os textos, compreenderem e definirem quais vozes utilizarão a cada roteiro. É um desafio delicioso para os atores e para o público que está ali assistindo todo o dinamismo ao vivo", comenta Hallvys.

O 'Pequenas leituras' passou a ser parte direta da Oficina de Atores que o Estudarte possui instalada no Teatro Gacemss, a qual possui quatro turmas diferentes, separadas por faixa etária e experiência. As matrículas, inclusive, estão abertas para o ano letivo 2024 e cada turma possui vagas limitadas, por questão de aplicação na qualidade técnica.
-Trabalhamos com, no máximo, quinze matriculados em cada turma. Tendo em vista que parte das vagas já são ocupadas por renovações de matrículas. Não deixamos exceder este número porque ao fim de cada aplicação técnica damos diagnóstico do que cada integrante está conseguindo alcançar e buscamos caminhos para superarem suas limitações de uma forma bastante personalizada - explica Rodrigo Hallvys, comemorando o resultado de mais uma temporada de sucesso do evento.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Circuito Sul Fluminense - 12/01/2024 - Evento

Rodrigo Hallvys compõe elenco do Estudarte em último episódio
Foto: Divulgação / Maycon Lendel

O último episódio da atual temporada do Pequenas Leituras já tem sua data confirmada. Será no dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia paga apenas a consumação.

Para a escalação do episódio de encerramento estarão no elenco os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, junto ao veterano ator e diretor Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral.

-Quando lançamos o projeto, em setembro de 2019, não imaginávamos que sobreviveríamos a tantas temporadas e de forma tão gostosa, mantendo público. Como estamos com a segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte programada para fevereiro, não temos como adiantar com precisão quando teremos o lançamento da sétima temporada, que tem sido alvo de questionamento do público que nos acompanha - adianta Rodrigo Hallvys, que deu uma pausa na turnê do espetáculo A Última Carta, estreada em outubro passado em Curitiba, sob direção de Maycon Lendel, para se dedicar à agenda atual do Estudarte.

O evento possui a característica das leituras dramáticas que ocorrem nas principais capitais do Brasil, mas o Estudarte faz com cenas escritas para testes de atores em audiovisual e faz parte da Oficina de Atores que a trupe possui instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

-São trinta e quatro cenas que duram de alguns segundos a dois minutos. O total dividido em três blocos. Isso oportuniza aos atores apresentarem a dinâmica do que é desenvolvido, também, durante a oficina e faz com que construam e mantenham a consciência cênica junto ao aparelho vocal. É um trabalho muito próximo do que acontece nos estúdios de dublagem, mas com o teor de ensaio em set de filmagem, perante a plateia, que sempre se diverte - detalha Hallvys, comemorando o sucesso dos trabalhos do Estudarte, produzidos pela RH Soluções Artísticas.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Correio Sul Fluminense - 12/01/2024 - Correio do Vale

Rodrigo Hallvys compõe elenco do Estudarte em último episódio
Foto: Divulgação

ANA LUIZA ROSSI

Na próxima quinta-feira (18), acontece o episódio de encerramento da sexta temporada do Pequenas Leituras, promovida pelo Grupo Cênico Estudarte, em Volta Redonda. A peça acontecerá no Logic Hotel, no bairro Aterrado, com entrada gratuita.

Como de costume, serão trinta e quatro cenas de curta duração, divididas em três blocos, onde os atores fazem rodízios em leituras, com interpretação e criação vocal.

Desta vez, com a presença dos atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys, o episódio promete a potência cômica já conhecida no teor do evento, com alguns textos inéditos e outros que já conquistaram o gosto popular.

"Sempre trazemos novidades. Desta vez são três atores novatos no evento, sendo desafiados a sustentarem as técnicas e as vozes que eles escolhem quando recebem os roteiros, uma hora antes de entrarem em cena", revela Hallvys, um dos atores da peça e também dono da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

O trabalho faz parte da oficina de atores que o Estudarte tem instalada no Gacemss, trazendo a público os desenvolvimentos do ano com exercícios de aplicação técnica na oficina, buscando consciência cênica e dedicação na preparação de atores para preparação dos atores com outros tipos de testes no mercado de trabalho.

"Fazemos rodízio nas escalas durante as temporadas para que todos os integrantes matriculados tenham experiência e preparo para enfrentarem um palco ou set de filmagens. Eles precisam aprender como construir cena a partir da linguagem proposta em cada trabalho", finaliza Hallvys.


Tribuna Carioca - 13/01/2024 - Entretenimento

Episódio final do Pequenas Leituras confirmado para o dia 18 de janeiro
Foto: Divulgação
  A sexta temporada do Pequenas Leituras está caminhando para seu final e o episódio de encerramento já tem data confirmada. No dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, o elenco do Estudarte estará em cena no restaurante do Logic Hotel, em Volta Redonda, para apresentar ao público o trabalho que fecha o atual ciclo. A entrada será gratuita e o público só paga pela consumação no restaurante.

Comandando a noite estará em cena o ator Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral do evento, contracenando em rodízio com os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon. Ambos os três estarão em cena pela primeira vez no projeto, que faz parte da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

Prestes a completar 21 anos desde sua fundação, o Estudarte tornou-se pioneiro em produzir leitura dramática de forma mensal no Sul Fluminense e os turistas cariocas que passam pela cidade no período têm a possibilidade de assistir todo o trabalho da trupe na data, se divertindo de forma leve e com baixo custo.

-Logo após o encerramento da temporada, já estaremos emendando os ensaios para a segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, programando para o fim de fevereiro, no Teatro Gacemss 2. Então já iniciamos o ano com a agenda bem recheada. Por isso não temos como confirmar ainda quando viremos com a sétima temporada do trabalho, já que tanta gente vem perguntando sobre. Precisamos fazer tudo de forma coordenada e bem programada para que nada perca a qualidade - explica Rodrigo Hallvys, que pausou a turnê da peça "A Última Carta", que estreou em outubro passado em Curitiba/PR, para se dedicar com melhor propriedade à agenda do Estudarte.

A peça, programada para retornar aos palcos em março, quando Hallvys completará 34 anos de carreira, mantém seus ensaios enquanto toda a agenda do Estudarte é cumprida.
-Temos muitas frentes de produção na RH Soluções Artísticas, e a agenda do Estudarte consome bastante demanda. Temos que manter a qualidade do que fazemos, respeitando o nível cênico que o público que nos acompanha durante esses vinte anos nos viu desenvolver - explica Hallvys, que monitora todos os trabalhos desenvolvidos pela empresa, que é proprietária também da marca registrada do famoso trio musical As Sublimes, além da editoria e lançamento de livros.

Já o Pequenas Leituras é um trabalho de leituras dramatizadas que o Estudarte faz utilizando textos de curta duração, com cenas aleatórias, em sua maioria cômica, escritas para testes de atores em áudio visual. "É um trabalho parecido com ensaio em set de filmagens, com foco na interpretação vocal bem próximo do que ocorrem nos estúdios de dublagem, mas com textos de testes. Um conjunto desafiador para os atores usarem suas ferramentas técnicas e sustentarem suas cenas", finaliza Hallvys.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Agito Total - 13/01/2024 - Entretenimento

Episódio final da sexta temporada do Pequenas Leituras é confirmado
Seis temporadas confirmando sucesso de um projeto artístico que exercita atores enquanto a platéia se diverte assistindo e se alimentando. Na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 20 horas, o elenco do Estudarte entrará em cena para trazer ao público o episódio final da sexta temporada do 'Pequenas Leituras', no Logic Hotel, em Volta Redonda, Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A noite, que tem entrada franca, terá em cena os atores Isadora Andrade, Rafael Lamon, Evelen Carvalho e Rodrigo Hallvys. Esse último sendo o responsável pela direção geral do episódio, que é produzido pela RH Soluções Artísticas.

São três blocos de leituras dramatizadas que contam com um total de trinta diálogos e quatro monólogos de pequena duração cada, trazendo, em sua maioria, comicidade textual, bem como as surpresas e ineditismo proposto pelos atores, que são desafiados a criarem vozes diversas para sustentarem suas personagens.

-As cenas são entregues ao elenco apenas uma hora antes de entrar em cena. É quando descobrimos o que cada um apresentará. Não tempos possibilidade de memorizar e tal atmosfera se torna uma surpresa tanto para o elenco quanto para quem está assistindo. - explica Rodrigo Hallvys.

Com entrada gratuita, a plateia paga apenas pelo que consumir no variado cardápio oferecido pelo restaurante do hotel, com preço acessível e alimentação de alta qualidade.
 

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Cenário Cult - 14/01/2024 - Cultura

Rodrigo Hallvys volta à cena com o Estudarte para episódio final
Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli

Trinta e quatro pequenas cenas em uma única noite. O Grupo Cênico Estudarte se despede de sua sexta temporada com apresentação de seu episódio final do Pequenas Leituras no dia 18 de janeiro, quinta-feira, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia só paga o que consumir no local.

O evento trará textos inéditos misturados com cenas que já conquistaram o gosto popular e fecha o ciclo atual do evento, iniciado em agosto do ano passado com rodízio de diversos dos integrantes da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

-Já estamos recebendo perguntas sobre quando estrearemos a sétima temporada. Ainda não temos previsão a qual podemos confirmar sobre, pois estamos, também, com as atenções voltadas à segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em fevereiro, no Gacemss 2 - adianta o ator e diretor Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelos eventos que envolvem o Estudarte.

Hallvys estará em cena acompanhado por Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon no episódio de encerramento, construindo as cenas no extenso ritmo técnico que os atores matriculados na oficina sempre trabalham durante as aulas.

-O evento faz parte do cronograma da oficina, como parte prática trazida ao público, funcionando como uma espécie de estágio preparatório antes de eles enfrentarem espetáculos e festivais de teatro dentro das vias cênicas as quais trabalhamos. Por isso todo mês o Estudarte está em cartaz. É a possibilidade dos atores que trabalham conosco exercitarem dentro e fora de sala de aula, formando e sedimentando a consciência técnica para sustentarem uma cena com o máximo de qualidade que eles puderem entregar - detalha Rodrigo.

Com maior proporção em comicidade, os atores recebem os roteiros de todas as cenas apenas uma hora antes de começarem a apresentação. "Especificamente neste projeto funcionamos assim, para que eles possam enfrentar o desafio da perspicácia que o improviso exige, sem perderem a consciência do exercício vocal. Isso faz parte dos ingredientes que divertem tanto o público quanto o próprio elenco", finaliza o diretor.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


A Voz da cidade - 15/01/2024 - Cultura

Encerramento de temporada com elenco do Estudarte em Volta Redonda
Foto: Divulgação
FRANCIELE ALEIXO

Início de ano e fim de temporada. O ‘Pequenas Leituras’, com o Grupo Cênico Estudarte, entra em cartaz para apresentar o último episódio de seu sexto clico, no dia 18 de janeiro (quinta-feira), a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita. O público paga apenas a consumação.

O episódio terá em seu elenco os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, junto ao veterano ator e diretor Rodrigo Hallvys, fazendo o trabalho que leva o público às gargalhadas desde setembro de 2019, quando foi lançado.

-Sensação de sobrevivência e motivos de sobra para comemorarmos. Parte do público já está perguntando quando começará a sétima temporada, mas não podemos confirmar nada por enquanto, pois estamos encerrando a atual e preparando a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, programada para fevereiro, no Teatro Gacemss 2. Será um total de oito espetáculos. Um dirigido pela Raquel Amorim, outro por Maycon Lendel e o restante eu que assino, então tudo precisa ser bastante sincronizado – adianta Rodrigo Hallvys, que deu uma pausa na turnê do espetáculo ‘A Última Carta’, estreada em outubro passado em Curitiba, para se dedicar à agenda atual do Estudarte.

Ainda sobre o ‘Pequenas leituras’, o evento tem a premissa das famosas leituras dramatizadas que ocorrem nas principais capitais do país, porém é feito com base em textos de curta duração, de testes de atores para audiovisual e tem o objetivo de trabalhar as técnicas vocais, que fazem parte da diversa gama de técnicas do conteúdo programático encontrado na Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

-O evento faz parte prática da programação da oficina. Todos os atores matriculados participam do rodízio. É uma oportunidade para eles se aprimorarem em consciência vocal, improviso e interatividade com o público. Já a plateia sempre se diverte com os diversos temas abordados, pois são cotidianos e, alguns deles também possuem, atualmente, inspiração nos famosos “memes” que encontramos pela internet – detalha Hallvys.

O local, climatizado e confortável, abriga o ‘Pequenas Leituras’ desde sua quinta temporada e também conquistou o público, através do paladar, por seu diversificado cardápio e, através do bolso, pelo valor acessível da consumação.

Uma opção cultural leve, simples e descontraída para quem busca algo para uma noite da semana neste calor que vem fazendo.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Jornal Diário do Vale - 03/02/2024 - Diário dos famosos

Destaques da semana


Rodrigo Hallvys segurando dois troféus Olho Vivo 2023. O artista levou a categoria Ator por voto popular e,
junto ao Estudarte, levou o 3o lugar com o espetáculo 'A Última Carta', que volta para turnê em breve.
O evento ocorreu no Graffith Hall e leva a assinatura do jornalista Cláudio Alcântara.
Troféus foram confeccionados pelo artista plástico Zaqueu Pedroza.

Gazeta Sul Fluminense - 10/02/2024 - Eventos

Teatro em Volta Redonda

O último fim de semana de fevereiro promete ser agitado com a última fase de seu XI Festival de Teatro do Estudarte, a partir das 19 horas, no Teatro Gacemss 2, onde a trupe estará apresentando um total de oito espetáculos, divididos entre os dias 24 e 25, com entrada gratuita. Os ingressos poderão ser sacados a partir do dia 15 de fevereiro, às 10 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda e cada pessoa poderá sacar até dois ingressos para cada data.

Entre comédias e dramas, foram escalados espetáculos inéditos e outros já conhecidos da plateia, reunindo um total de vinte e três atores em cena. A primeira noite tem abertura com o já conhecido Maracujás na gaveta, com texto de Albinno Oliveira Grecco, as três atrizes interpretam a mesma personagem em conflito emocional com o tema etarismo. Em seguida entra o drama inédito Amém!, sobre um casal que tenta salvar seu relacionamento perante suas próprias diferenças. O terceiro espetáculo será O nubente, também com texto de Albinno Oliveira Grecco, o texto é um recorte de emoções em volta da questão de um casamento e virá com novo elenco. Para encerrar a noite, a já famosa comédia Árvore genealógica, livre adaptação homônima do texto de Luiz Fernando Veríssimo, agora dirigida por Raquel Amorim, que já fez parte do elenco em outras edições do festival.

Já a segunda noite será aberta com aclamado texto Barulho, destaque em diversos festivais de teatro tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro. O texto, de Rodrigo Hallvys, recebe nova formação no elenco e terá a assinatura de Maycon Lendel, que já atuou no texto. A segunda peça a se apresentar será o drama Sentimentos Partidos, que estrou no final de 2022 e consegue carregar a responsabilidade de rompimentos junto às emoções da plateia. A noite começa a ter suas comédias com a inédita Alô?, que faz uma crítica hilária sobre os excessos de telefonemas comerciais que as pessoas recebem em suas residências. E para fechar o festival com chave de ouro, a já popular comédia Degrau a degrau, que se destacou no festival anterior e volta à cena para causar gargalhadas na plateia perante as peripécias e surtos dentro de uma sessão de psicoterapia.

A direção geral é de Rodrigo Hallvys, com produção da RH Soluções Artísticas.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Agito Total - 12/02/2024 - Entretenimento

Novo festival de teatro do Estudarte está chegando

Duas noites. Oito espetáculos. Vinte e três atores. Três diretores. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda/RJ, sediará a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. As duas noites mesclarão os quatro espetáculos da primeira fase com outros quatro e trarão um leque de gêneros teatrais para a população. O público poderá retirar seu ingresso a partir do dia 15 (quinta-feira), no Premium Café, espaço anexo ao Teatro Gacemss 1.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o evento terá sua abertura com Maracujás na gaveta, texto de Albinno Oliveira Grecco que estreou há cerca de um ano e aborda os conflitos emocionais trazidos pelo etarismo feminino, lançando mão de nuances que remetem o gênero Teatro do Absurdo. Na sequência, a inédita Amém! entrará em cena, com cinco atores em um drama sobre a luta de um casal para ajustar o relacionamento em busca de voltar a ser feliz. O terceiro texto, novamente assinado por Albinno, será O nubente, que estreou em 2016, também em um dos festivais já produzidos pelo Grupo Cênico Estudarte. Para encerrar a última noite, a comédia Árvore Genealógica, desta vez com direção assinada por Raquel Amorim, que estreia na função de diretora.

O domingo terá sua abertura com assinatura de Maycon Lendel, no famoso drama Barulho, que já foi indicado a prêmios e marcou presença em diversos eventos tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro. Maycon, que já atuou no espetáculo e estreou na função de diretor em 2023, com a turnê do espetáculo A Última Carta, trazendo Rodrigo Hallvys aos palcos novamente como ator, agora passa a assumir parte do caminho do Estudarte. A segunda cena será o já conhecido drama Sentimentos Partidos, que vem chamando atenção da população desde 2022, por sua coragem em abordar temas mais profundos quanto a rompimentos emocionais. O teor cômico da noite tomará conta a partir do terceiro texto em cena, que será a inédita Alô?, uma sarcástica crítica ao excesso de telefonemas recebidos pela população por parte das empresas de telefonia e suas centrais de vendas. Para encerrar o evento foi escolhido Degrau a degrau, comédia que já conquistou o gosto popular ao abordar surtos dentro de um consultório psicológico.

Para Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral e a composição de seis dos espetáculos do evento, o festival trará para cena os integrantes sobreviventes da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss.

– O ano 2023 foi de muita produção. Fizemos duas temporadas do Pequenas Leituras em novo endereço (o Logic Hotel, Aterrado) e trabalhamos com quatro turmas da oficina de atores. Naturalmente integrantes foram ficando pelo caminho, alguns porque precisaram sair por questões de agenda e outros porque não conseguiam acompanhar a demanda do conteúdo programático que temos. Isso vai trazendo a tona quem prioriza a carreira e a produção artística, independente dos desafios. É natural. E estamos orgulhosos demais de quem conseguiu superar as limitações e chegou a esse evento com tanta energia – comemora Hallvys.

As noites ainda terão sorteios de vouchers de descontos proporcionados pelos investidores do evento, que também é uma dinâmica já conhecida dos festivais do Estudarte.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Cenário Cult - 13/02/2024 - Cultura

Estudarte prepara mais um eclético festival de teatro
Comemorando seus 21 anos de fundação, o Grupo Cênico Estudarte iniciou 2024 com a agenda cheia. Em janeiro o grupo encerrou a sexta temporada do Pequenas Leituras e, agora, entra em contagem regressiva para trazer ao público a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, região Sul Fluminense.

Como de costume, a entrada do festival será gratuita e a plateia precisa retirar o ingresso antecipadamente no Premium Café, anexo ao Teatro Gacemss 1. O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode sacar até duas unidades para cada noite.

O evento, que caracteriza o encerramento do ano letivo da Oficina de Atores Estudarte, a qual o grupo tem instalado no Centro Cultural Gacemss, trará um total de oito textos, divididos entre as duas noites de apresentação, mostrando a aplicação técnica que os atores absorveram e lançam mão em suas personagens.

Serão vinte e três atores trabalhando, com assinaturas de três diretores diferentes: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys.

A primeira noite contará com Maracujás na Gaveta (texto de Albinno Oliveira Grecco), a inédita Amém! (de Rodrigo Hallvys), O nubente (de Albinno Olivera Grecco) e Árvore Genealógica (livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, com direção de Raquel Amorim).

Já a última noite terá seu cronograma sendo aberto pelo ovacionado drama Barulho (com direção de Maycon Lendel), o drama Sentimentos Partidos, a inédita comédia Alô? e a já famosa Degrau a Degrau. Todos textos de Rodrigo Hallvys.

-Procuramos sempre mesclar gêneros para que os atores exercitem, consumam e se entendam organicamente em cada viés da interpretação. São ritmos distintos e o experimento precisa acontecer para que tenham domínio do máximo possível de construções de personagens – explica Hallvys.

Com o advento do Carnaval acontecendo no início de fevereiro, a trupe emendará o festival com as matrículas da Oficina de Atores 2024, iniciando o ano letivo no dia seguinte após o término do festival. “Estamos com várias datas já em andamento para apresentações e precisamos deixar os novatos em condições de entrarem em cena com quem já tem experiência. Teremos novidades e mais desafios para eles. O crescimento técnico fica evidente por tirarmos cada um da zona de conforto”, finaliza o diretor geral, que assina pela RH Soluções Artísticas, empresa produtora dos eventos.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Tribuna Carioca - 14/02/2024 - Eventos

Festival de Teatro gratuito em Volta Redonda

O Carnaval passou e as manifestações artísticas começam a abrir outro teor. Um dos eventos que encerrará fevereiro no Sul Fluminense será o XI Festival de Teatro do Estudarte, programado para os dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A entrada será gratuita e os interessados precisam retirar os ingressos antecipadamente no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1). O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode sacar até duas unidades para cada noite.

Com um total de oito textos de curta e média durações, o evento contará com mais de vinte atores em cena e é produzido pela RH Soluções Artísticas em parceria com o Gacemss, encerrando o ano letivo 2023 da Oficina de Atores Estudarte, instalada no espaço.

Ambas as noites terão surpresas, desde apresentação de alguns textos inéditos no mesmo palco de outros já conhecidos, quanto a sorteios de vouchers de descontos, fornecidos pelos investidores do evento.

-É uma forma de promovermos as empresas que investem em nossos eventos, potencializando novos clientes, além de publicizar as marcas de quem abraço o Estudarte nestes vinte e um anos de existência do grupo – adianta Rodrigo Hallvys, diretor geral, que assinará por seis dos espetáculos.

Outra novidade é que o evento terá mais diretores responsáveis por cena: Raquel Amorim e Maycon Lendel estarão dirigindo, respectivamente, os sucessos Árvore Genealógica (que encerrará a primeira noite) e Barulho (que fará abertura do último dia).

Segundo Hallvys, mais profissionais dirigindo o evento traz novas dinâmicas. “A agenda foi ficando cada vez mais tumultuada e a idade avança para todos nós. Hoje preciso administrar meu fôlego para muitas atividades, então está na hora de integrantes mais antigos e experientes começarem a exercitar direções cênicas também. Até por uma questão de continuidade. Não pode haver uma dependência da minha presença para que as coisas continuem”, explica Rodrigo, que em 2024 ainda precisará conciliar o retorno da turnê do espetáculo A Última Carta, que estreou em Curitiba/PR em outubro de 2023, sob direção de Maycon Lendel.

Ainda sobre o festival, a primeira noite também contará com Maracujás na Gaveta e O Nubente (ambos textos de Albinno Oliveira Grecco) e o inédito drama Amém!. Já a noite de encerramento também terá o impactante Sentimentos Partidos, a estreante comédia Alô?, fechando com chave de ouro pela popular e hilária Degrau a Degrau, que vem se destacando no cenário teatral nos últimos anos.

Um evento para todos os gostos, com abordagens de temas cotidianos e seguindo a proposta que o Estudarte mantém desde sua fundação, ocorrida em 2023: estímulo à reflexão. Tudo gratuito.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys. Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys. Fotografia: Maycon Lendel. Assessoria de imprensa: Cenário Mídia. Rede social: @grupoestudarte . Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss.
24 de fevereiro (sábado) - MARACUJÁS NA GAVETA (com América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira). AMÉM! (com Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame. O NUBENTE (com Gabriel Rocha. ÁRVORE GENEALÓGICA (com Anderson Magnus e Sarah Vic).
25 de fevereiro (domingo) - BARULHO (com Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna). SENTIMENTOS PARTIDOS (com Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria). ALÔ? (com Kaira Dankas). DEGRAU A DEGRAU (com Bianca Amelio e Júlia Werly).