Gazeta Sul Fluminense - 11/01/2024 - Eventos

Estudarte traz Rodrigo Hallvys no episódio final da
sexta temporada do Pequenas Leituras
Foto: Divulgação

O ano 2024 abre seu fluxo e o Grupo Cênico Estudarte dispõe sua agenda apresentando o último episódio da sexta temporada do Pequenas Leituras no dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. A entrada é gratuita e o público paga apenas a consumação.

O evento, lançado em setembro de 2019, conquistou a plateia por seu dinamismo e simplicidade trazendo rodízio dos diversos integrantes do elenco a cada episódio, divertindo a população com leituras dramáticas de diversos textos escritos para testes de atores em televisão e cinema, bem como textos inspirados nos famosos "memes" de redes sociais.
Para o último episódio foram escalados os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, que serão capitaneados por Rodrigo Hallvys, o qual também assina a direção geral do evento.

-Teremos uma nova gama de textos inéditos e alguns outros que sempre fizeram sucesso em episódios. Novidades não faltam. Partindo até da situação que os outros três atores escalados estarão no Pequenas Leituras pela primeira vez, sendo desafiados a dar conta da bateria de cenas - diverte-se Hallvys, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

A bateria de cenas citada pelo diretor é a quantidade de roteiros interpretados quase que de improviso nas leituras dramáticas. São 34 cenas, divididas em três blocos e os atores só recebem os textos faltando apenas uma hora para entrarem em cena. "É um trabalho de consciência cênica partindo de técnicas de construção de personagem e definição de vozes. Como são muitas personagens, eles têm uma hora para lerem todos os textos, compreenderem e definirem quais vozes utilizarão a cada roteiro. É um desafio delicioso para os atores e para o público que está ali assistindo todo o dinamismo ao vivo", comenta Hallvys.

O 'Pequenas leituras' passou a ser parte direta da Oficina de Atores que o Estudarte possui instalada no Teatro Gacemss, a qual possui quatro turmas diferentes, separadas por faixa etária e experiência. As matrículas, inclusive, estão abertas para o ano letivo 2024 e cada turma possui vagas limitadas, por questão de aplicação na qualidade técnica.
-Trabalhamos com, no máximo, quinze matriculados em cada turma. Tendo em vista que parte das vagas já são ocupadas por renovações de matrículas. Não deixamos exceder este número porque ao fim de cada aplicação técnica damos diagnóstico do que cada integrante está conseguindo alcançar e buscamos caminhos para superarem suas limitações de uma forma bastante personalizada - explica Rodrigo Hallvys, comemorando o resultado de mais uma temporada de sucesso do evento.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Circuito Sul Fluminense - 12/01/2024 - Evento

Rodrigo Hallvys compõe elenco do Estudarte em último episódio
Foto: Divulgação / Maycon Lendel

O último episódio da atual temporada do Pequenas Leituras já tem sua data confirmada. Será no dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia paga apenas a consumação.

Para a escalação do episódio de encerramento estarão no elenco os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, junto ao veterano ator e diretor Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral.

-Quando lançamos o projeto, em setembro de 2019, não imaginávamos que sobreviveríamos a tantas temporadas e de forma tão gostosa, mantendo público. Como estamos com a segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte programada para fevereiro, não temos como adiantar com precisão quando teremos o lançamento da sétima temporada, que tem sido alvo de questionamento do público que nos acompanha - adianta Rodrigo Hallvys, que deu uma pausa na turnê do espetáculo A Última Carta, estreada em outubro passado em Curitiba, sob direção de Maycon Lendel, para se dedicar à agenda atual do Estudarte.

O evento possui a característica das leituras dramáticas que ocorrem nas principais capitais do Brasil, mas o Estudarte faz com cenas escritas para testes de atores em audiovisual e faz parte da Oficina de Atores que a trupe possui instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

-São trinta e quatro cenas que duram de alguns segundos a dois minutos. O total dividido em três blocos. Isso oportuniza aos atores apresentarem a dinâmica do que é desenvolvido, também, durante a oficina e faz com que construam e mantenham a consciência cênica junto ao aparelho vocal. É um trabalho muito próximo do que acontece nos estúdios de dublagem, mas com o teor de ensaio em set de filmagem, perante a plateia, que sempre se diverte - detalha Hallvys, comemorando o sucesso dos trabalhos do Estudarte, produzidos pela RH Soluções Artísticas.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Correio Sul Fluminense - 12/01/2024 - Correio do Vale

Rodrigo Hallvys compõe elenco do Estudarte em último episódio
Foto: Divulgação

ANA LUIZA ROSSI

Na próxima quinta-feira (18), acontece o episódio de encerramento da sexta temporada do Pequenas Leituras, promovida pelo Grupo Cênico Estudarte, em Volta Redonda. A peça acontecerá no Logic Hotel, no bairro Aterrado, com entrada gratuita.

Como de costume, serão trinta e quatro cenas de curta duração, divididas em três blocos, onde os atores fazem rodízios em leituras, com interpretação e criação vocal.

Desta vez, com a presença dos atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys, o episódio promete a potência cômica já conhecida no teor do evento, com alguns textos inéditos e outros que já conquistaram o gosto popular.

"Sempre trazemos novidades. Desta vez são três atores novatos no evento, sendo desafiados a sustentarem as técnicas e as vozes que eles escolhem quando recebem os roteiros, uma hora antes de entrarem em cena", revela Hallvys, um dos atores da peça e também dono da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

O trabalho faz parte da oficina de atores que o Estudarte tem instalada no Gacemss, trazendo a público os desenvolvimentos do ano com exercícios de aplicação técnica na oficina, buscando consciência cênica e dedicação na preparação de atores para preparação dos atores com outros tipos de testes no mercado de trabalho.

"Fazemos rodízio nas escalas durante as temporadas para que todos os integrantes matriculados tenham experiência e preparo para enfrentarem um palco ou set de filmagens. Eles precisam aprender como construir cena a partir da linguagem proposta em cada trabalho", finaliza Hallvys.


Tribuna Carioca - 13/01/2024 - Entretenimento

Episódio final do Pequenas Leituras confirmado para o dia 18 de janeiro
Foto: Divulgação
  A sexta temporada do Pequenas Leituras está caminhando para seu final e o episódio de encerramento já tem data confirmada. No dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas, o elenco do Estudarte estará em cena no restaurante do Logic Hotel, em Volta Redonda, para apresentar ao público o trabalho que fecha o atual ciclo. A entrada será gratuita e o público só paga pela consumação no restaurante.

Comandando a noite estará em cena o ator Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral do evento, contracenando em rodízio com os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon. Ambos os três estarão em cena pela primeira vez no projeto, que faz parte da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

Prestes a completar 21 anos desde sua fundação, o Estudarte tornou-se pioneiro em produzir leitura dramática de forma mensal no Sul Fluminense e os turistas cariocas que passam pela cidade no período têm a possibilidade de assistir todo o trabalho da trupe na data, se divertindo de forma leve e com baixo custo.

-Logo após o encerramento da temporada, já estaremos emendando os ensaios para a segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, programando para o fim de fevereiro, no Teatro Gacemss 2. Então já iniciamos o ano com a agenda bem recheada. Por isso não temos como confirmar ainda quando viremos com a sétima temporada do trabalho, já que tanta gente vem perguntando sobre. Precisamos fazer tudo de forma coordenada e bem programada para que nada perca a qualidade - explica Rodrigo Hallvys, que pausou a turnê da peça "A Última Carta", que estreou em outubro passado em Curitiba/PR, para se dedicar com melhor propriedade à agenda do Estudarte.

A peça, programada para retornar aos palcos em março, quando Hallvys completará 34 anos de carreira, mantém seus ensaios enquanto toda a agenda do Estudarte é cumprida.
-Temos muitas frentes de produção na RH Soluções Artísticas, e a agenda do Estudarte consome bastante demanda. Temos que manter a qualidade do que fazemos, respeitando o nível cênico que o público que nos acompanha durante esses vinte anos nos viu desenvolver - explica Hallvys, que monitora todos os trabalhos desenvolvidos pela empresa, que é proprietária também da marca registrada do famoso trio musical As Sublimes, além da editoria e lançamento de livros.

Já o Pequenas Leituras é um trabalho de leituras dramatizadas que o Estudarte faz utilizando textos de curta duração, com cenas aleatórias, em sua maioria cômica, escritas para testes de atores em áudio visual. "É um trabalho parecido com ensaio em set de filmagens, com foco na interpretação vocal bem próximo do que ocorrem nos estúdios de dublagem, mas com textos de testes. Um conjunto desafiador para os atores usarem suas ferramentas técnicas e sustentarem suas cenas", finaliza Hallvys.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Agito Total - 13/01/2024 - Entretenimento

Episódio final da sexta temporada do Pequenas Leituras é confirmado
Seis temporadas confirmando sucesso de um projeto artístico que exercita atores enquanto a platéia se diverte assistindo e se alimentando. Na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, às 20 horas, o elenco do Estudarte entrará em cena para trazer ao público o episódio final da sexta temporada do 'Pequenas Leituras', no Logic Hotel, em Volta Redonda, Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A noite, que tem entrada franca, terá em cena os atores Isadora Andrade, Rafael Lamon, Evelen Carvalho e Rodrigo Hallvys. Esse último sendo o responsável pela direção geral do episódio, que é produzido pela RH Soluções Artísticas.

São três blocos de leituras dramatizadas que contam com um total de trinta diálogos e quatro monólogos de pequena duração cada, trazendo, em sua maioria, comicidade textual, bem como as surpresas e ineditismo proposto pelos atores, que são desafiados a criarem vozes diversas para sustentarem suas personagens.

-As cenas são entregues ao elenco apenas uma hora antes de entrar em cena. É quando descobrimos o que cada um apresentará. Não tempos possibilidade de memorizar e tal atmosfera se torna uma surpresa tanto para o elenco quanto para quem está assistindo. - explica Rodrigo Hallvys.

Com entrada gratuita, a plateia paga apenas pelo que consumir no variado cardápio oferecido pelo restaurante do hotel, com preço acessível e alimentação de alta qualidade.
 

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Cenário Cult - 14/01/2024 - Cultura

Rodrigo Hallvys volta à cena com o Estudarte para episódio final
Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli

Trinta e quatro pequenas cenas em uma única noite. O Grupo Cênico Estudarte se despede de sua sexta temporada com apresentação de seu episódio final do Pequenas Leituras no dia 18 de janeiro, quinta-feira, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia só paga o que consumir no local.

O evento trará textos inéditos misturados com cenas que já conquistaram o gosto popular e fecha o ciclo atual do evento, iniciado em agosto do ano passado com rodízio de diversos dos integrantes da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

-Já estamos recebendo perguntas sobre quando estrearemos a sétima temporada. Ainda não temos previsão a qual podemos confirmar sobre, pois estamos, também, com as atenções voltadas à segunda fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em fevereiro, no Gacemss 2 - adianta o ator e diretor Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelos eventos que envolvem o Estudarte.

Hallvys estará em cena acompanhado por Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon no episódio de encerramento, construindo as cenas no extenso ritmo técnico que os atores matriculados na oficina sempre trabalham durante as aulas.

-O evento faz parte do cronograma da oficina, como parte prática trazida ao público, funcionando como uma espécie de estágio preparatório antes de eles enfrentarem espetáculos e festivais de teatro dentro das vias cênicas as quais trabalhamos. Por isso todo mês o Estudarte está em cartaz. É a possibilidade dos atores que trabalham conosco exercitarem dentro e fora de sala de aula, formando e sedimentando a consciência técnica para sustentarem uma cena com o máximo de qualidade que eles puderem entregar - detalha Rodrigo.

Com maior proporção em comicidade, os atores recebem os roteiros de todas as cenas apenas uma hora antes de começarem a apresentação. "Especificamente neste projeto funcionamos assim, para que eles possam enfrentar o desafio da perspicácia que o improviso exige, sem perderem a consciência do exercício vocal. Isso faz parte dos ingredientes que divertem tanto o público quanto o próprio elenco", finaliza o diretor.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


A Voz da cidade - 15/01/2024 - Cultura

Encerramento de temporada com elenco do Estudarte em Volta Redonda
Foto: Divulgação
FRANCIELE ALEIXO

Início de ano e fim de temporada. O ‘Pequenas Leituras’, com o Grupo Cênico Estudarte, entra em cartaz para apresentar o último episódio de seu sexto clico, no dia 18 de janeiro (quinta-feira), a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita. O público paga apenas a consumação.

O episódio terá em seu elenco os atores Evelen Carvalho, Isadora Andrade e Rafael Lamon, junto ao veterano ator e diretor Rodrigo Hallvys, fazendo o trabalho que leva o público às gargalhadas desde setembro de 2019, quando foi lançado.

-Sensação de sobrevivência e motivos de sobra para comemorarmos. Parte do público já está perguntando quando começará a sétima temporada, mas não podemos confirmar nada por enquanto, pois estamos encerrando a atual e preparando a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, programada para fevereiro, no Teatro Gacemss 2. Será um total de oito espetáculos. Um dirigido pela Raquel Amorim, outro por Maycon Lendel e o restante eu que assino, então tudo precisa ser bastante sincronizado – adianta Rodrigo Hallvys, que deu uma pausa na turnê do espetáculo ‘A Última Carta’, estreada em outubro passado em Curitiba, para se dedicar à agenda atual do Estudarte.

Ainda sobre o ‘Pequenas leituras’, o evento tem a premissa das famosas leituras dramatizadas que ocorrem nas principais capitais do país, porém é feito com base em textos de curta duração, de testes de atores para audiovisual e tem o objetivo de trabalhar as técnicas vocais, que fazem parte da diversa gama de técnicas do conteúdo programático encontrado na Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

-O evento faz parte prática da programação da oficina. Todos os atores matriculados participam do rodízio. É uma oportunidade para eles se aprimorarem em consciência vocal, improviso e interatividade com o público. Já a plateia sempre se diverte com os diversos temas abordados, pois são cotidianos e, alguns deles também possuem, atualmente, inspiração nos famosos “memes” que encontramos pela internet – detalha Hallvys.

O local, climatizado e confortável, abriga o ‘Pequenas Leituras’ desde sua quinta temporada e também conquistou o público, através do paladar, por seu diversificado cardápio e, através do bolso, pelo valor acessível da consumação.

Uma opção cultural leve, simples e descontraída para quem busca algo para uma noite da semana neste calor que vem fazendo.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Último episódio. Dia 18 de janeiro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Rafael Lamon e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Jornal Diário do Vale - 03/02/2024 - Diário dos famosos

Destaques da semana


Rodrigo Hallvys segurando dois troféus Olho Vivo 2023. O artista levou a categoria Ator por voto popular e,
junto ao Estudarte, levou o 3o lugar com o espetáculo 'A Última Carta', que volta para turnê em breve.
O evento ocorreu no Graffith Hall e leva a assinatura do jornalista Cláudio Alcântara.
Troféus foram confeccionados pelo artista plástico Zaqueu Pedroza.

Gazeta Sul Fluminense - 10/02/2024 - Eventos

Teatro em Volta Redonda

O último fim de semana de fevereiro promete ser agitado com a última fase de seu XI Festival de Teatro do Estudarte, a partir das 19 horas, no Teatro Gacemss 2, onde a trupe estará apresentando um total de oito espetáculos, divididos entre os dias 24 e 25, com entrada gratuita. Os ingressos poderão ser sacados a partir do dia 15 de fevereiro, às 10 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda e cada pessoa poderá sacar até dois ingressos para cada data.

Entre comédias e dramas, foram escalados espetáculos inéditos e outros já conhecidos da plateia, reunindo um total de vinte e três atores em cena. A primeira noite tem abertura com o já conhecido Maracujás na gaveta, com texto de Albinno Oliveira Grecco, as três atrizes interpretam a mesma personagem em conflito emocional com o tema etarismo. Em seguida entra o drama inédito Amém!, sobre um casal que tenta salvar seu relacionamento perante suas próprias diferenças. O terceiro espetáculo será O nubente, também com texto de Albinno Oliveira Grecco, o texto é um recorte de emoções em volta da questão de um casamento e virá com novo elenco. Para encerrar a noite, a já famosa comédia Árvore genealógica, livre adaptação homônima do texto de Luiz Fernando Veríssimo, agora dirigida por Raquel Amorim, que já fez parte do elenco em outras edições do festival.

Já a segunda noite será aberta com aclamado texto Barulho, destaque em diversos festivais de teatro tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro. O texto, de Rodrigo Hallvys, recebe nova formação no elenco e terá a assinatura de Maycon Lendel, que já atuou no texto. A segunda peça a se apresentar será o drama Sentimentos Partidos, que estrou no final de 2022 e consegue carregar a responsabilidade de rompimentos junto às emoções da plateia. A noite começa a ter suas comédias com a inédita Alô?, que faz uma crítica hilária sobre os excessos de telefonemas comerciais que as pessoas recebem em suas residências. E para fechar o festival com chave de ouro, a já popular comédia Degrau a degrau, que se destacou no festival anterior e volta à cena para causar gargalhadas na plateia perante as peripécias e surtos dentro de uma sessão de psicoterapia.

A direção geral é de Rodrigo Hallvys, com produção da RH Soluções Artísticas.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Agito Total - 12/02/2024 - Entretenimento

Novo festival de teatro do Estudarte está chegando

Duas noites. Oito espetáculos. Vinte e três atores. Três diretores. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda/RJ, sediará a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. As duas noites mesclarão os quatro espetáculos da primeira fase com outros quatro e trarão um leque de gêneros teatrais para a população. O público poderá retirar seu ingresso a partir do dia 15 (quinta-feira), no Premium Café, espaço anexo ao Teatro Gacemss 1.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o evento terá sua abertura com Maracujás na gaveta, texto de Albinno Oliveira Grecco que estreou há cerca de um ano e aborda os conflitos emocionais trazidos pelo etarismo feminino, lançando mão de nuances que remetem o gênero Teatro do Absurdo. Na sequência, a inédita Amém! entrará em cena, com cinco atores em um drama sobre a luta de um casal para ajustar o relacionamento em busca de voltar a ser feliz. O terceiro texto, novamente assinado por Albinno, será O nubente, que estreou em 2016, também em um dos festivais já produzidos pelo Grupo Cênico Estudarte. Para encerrar a última noite, a comédia Árvore Genealógica, desta vez com direção assinada por Raquel Amorim, que estreia na função de diretora.

O domingo terá sua abertura com assinatura de Maycon Lendel, no famoso drama Barulho, que já foi indicado a prêmios e marcou presença em diversos eventos tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro. Maycon, que já atuou no espetáculo e estreou na função de diretor em 2023, com a turnê do espetáculo A Última Carta, trazendo Rodrigo Hallvys aos palcos novamente como ator, agora passa a assumir parte do caminho do Estudarte. A segunda cena será o já conhecido drama Sentimentos Partidos, que vem chamando atenção da população desde 2022, por sua coragem em abordar temas mais profundos quanto a rompimentos emocionais. O teor cômico da noite tomará conta a partir do terceiro texto em cena, que será a inédita Alô?, uma sarcástica crítica ao excesso de telefonemas recebidos pela população por parte das empresas de telefonia e suas centrais de vendas. Para encerrar o evento foi escolhido Degrau a degrau, comédia que já conquistou o gosto popular ao abordar surtos dentro de um consultório psicológico.

Para Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral e a composição de seis dos espetáculos do evento, o festival trará para cena os integrantes sobreviventes da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss.

– O ano 2023 foi de muita produção. Fizemos duas temporadas do Pequenas Leituras em novo endereço (o Logic Hotel, Aterrado) e trabalhamos com quatro turmas da oficina de atores. Naturalmente integrantes foram ficando pelo caminho, alguns porque precisaram sair por questões de agenda e outros porque não conseguiam acompanhar a demanda do conteúdo programático que temos. Isso vai trazendo a tona quem prioriza a carreira e a produção artística, independente dos desafios. É natural. E estamos orgulhosos demais de quem conseguiu superar as limitações e chegou a esse evento com tanta energia – comemora Hallvys.

As noites ainda terão sorteios de vouchers de descontos proporcionados pelos investidores do evento, que também é uma dinâmica já conhecida dos festivais do Estudarte.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Cenário Cult - 13/02/2024 - Cultura

Estudarte prepara mais um eclético festival de teatro
Comemorando seus 21 anos de fundação, o Grupo Cênico Estudarte iniciou 2024 com a agenda cheia. Em janeiro o grupo encerrou a sexta temporada do Pequenas Leituras e, agora, entra em contagem regressiva para trazer ao público a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, região Sul Fluminense.

Como de costume, a entrada do festival será gratuita e a plateia precisa retirar o ingresso antecipadamente no Premium Café, anexo ao Teatro Gacemss 1. O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode sacar até duas unidades para cada noite.

O evento, que caracteriza o encerramento do ano letivo da Oficina de Atores Estudarte, a qual o grupo tem instalado no Centro Cultural Gacemss, trará um total de oito textos, divididos entre as duas noites de apresentação, mostrando a aplicação técnica que os atores absorveram e lançam mão em suas personagens.

Serão vinte e três atores trabalhando, com assinaturas de três diretores diferentes: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys.

A primeira noite contará com Maracujás na Gaveta (texto de Albinno Oliveira Grecco), a inédita Amém! (de Rodrigo Hallvys), O nubente (de Albinno Olivera Grecco) e Árvore Genealógica (livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, com direção de Raquel Amorim).

Já a última noite terá seu cronograma sendo aberto pelo ovacionado drama Barulho (com direção de Maycon Lendel), o drama Sentimentos Partidos, a inédita comédia Alô? e a já famosa Degrau a Degrau. Todos textos de Rodrigo Hallvys.

-Procuramos sempre mesclar gêneros para que os atores exercitem, consumam e se entendam organicamente em cada viés da interpretação. São ritmos distintos e o experimento precisa acontecer para que tenham domínio do máximo possível de construções de personagens – explica Hallvys.

Com o advento do Carnaval acontecendo no início de fevereiro, a trupe emendará o festival com as matrículas da Oficina de Atores 2024, iniciando o ano letivo no dia seguinte após o término do festival. “Estamos com várias datas já em andamento para apresentações e precisamos deixar os novatos em condições de entrarem em cena com quem já tem experiência. Teremos novidades e mais desafios para eles. O crescimento técnico fica evidente por tirarmos cada um da zona de conforto”, finaliza o diretor geral, que assina pela RH Soluções Artísticas, empresa produtora dos eventos.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Tribuna Carioca - 14/02/2024 - Eventos

Festival de Teatro gratuito em Volta Redonda

O Carnaval passou e as manifestações artísticas começam a abrir outro teor. Um dos eventos que encerrará fevereiro no Sul Fluminense será o XI Festival de Teatro do Estudarte, programado para os dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A entrada será gratuita e os interessados precisam retirar os ingressos antecipadamente no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1). O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode sacar até duas unidades para cada noite.

Com um total de oito textos de curta e média durações, o evento contará com mais de vinte atores em cena e é produzido pela RH Soluções Artísticas em parceria com o Gacemss, encerrando o ano letivo 2023 da Oficina de Atores Estudarte, instalada no espaço.

Ambas as noites terão surpresas, desde apresentação de alguns textos inéditos no mesmo palco de outros já conhecidos, quanto a sorteios de vouchers de descontos, fornecidos pelos investidores do evento.

-É uma forma de promovermos as empresas que investem em nossos eventos, potencializando novos clientes, além de publicizar as marcas de quem abraço o Estudarte nestes vinte e um anos de existência do grupo – adianta Rodrigo Hallvys, diretor geral, que assinará por seis dos espetáculos.

Outra novidade é que o evento terá mais diretores responsáveis por cena: Raquel Amorim e Maycon Lendel estarão dirigindo, respectivamente, os sucessos Árvore Genealógica (que encerrará a primeira noite) e Barulho (que fará abertura do último dia).

Segundo Hallvys, mais profissionais dirigindo o evento traz novas dinâmicas. “A agenda foi ficando cada vez mais tumultuada e a idade avança para todos nós. Hoje preciso administrar meu fôlego para muitas atividades, então está na hora de integrantes mais antigos e experientes começarem a exercitar direções cênicas também. Até por uma questão de continuidade. Não pode haver uma dependência da minha presença para que as coisas continuem”, explica Rodrigo, que em 2024 ainda precisará conciliar o retorno da turnê do espetáculo A Última Carta, que estreou em Curitiba/PR em outubro de 2023, sob direção de Maycon Lendel.

Ainda sobre o festival, a primeira noite também contará com Maracujás na Gaveta e O Nubente (ambos textos de Albinno Oliveira Grecco) e o inédito drama Amém!. Já a noite de encerramento também terá o impactante Sentimentos Partidos, a estreante comédia Alô?, fechando com chave de ouro pela popular e hilária Degrau a Degrau, que vem se destacando no cenário teatral nos últimos anos.

Um evento para todos os gostos, com abordagens de temas cotidianos e seguindo a proposta que o Estudarte mantém desde sua fundação, ocorrida em 2023: estímulo à reflexão. Tudo gratuito.

FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys. Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys. Fotografia: Maycon Lendel. Assessoria de imprensa: Cenário Mídia. Rede social: @grupoestudarte . Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss.
24 de fevereiro (sábado) - MARACUJÁS NA GAVETA (com América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira). AMÉM! (com Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame. O NUBENTE (com Gabriel Rocha. ÁRVORE GENEALÓGICA (com Anderson Magnus e Sarah Vic).
25 de fevereiro (domingo) - BARULHO (com Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna). SENTIMENTOS PARTIDOS (com Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria). ALÔ? (com Kaira Dankas). DEGRAU A DEGRAU (com Bianca Amelio e Júlia Werly).


Jornal A Voz da Cidade - 21/02/2024 - Cultura

Estudarte estreia mais um festival recheado de arte
neste fim de semana em Volta Redonda

temas como etarismo feminino, discussões com setor de telemarketing, crises de relacionamento, situações psiquiátricas e conflitos familiares/Divulgação



FRANCIELE ALEIXO

Comemorando seus 21 anos desde sua fundação, o Grupo Cênico Estudarte prepara a décima primeira edição de seu festival de Teatro! Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, o palco do Teatro Gacemss 2 sediará o evento, que terá entrada gratuito e o público já pode sacar seu ingresso no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1).

Em cada noite a trupe apresentará quatro espetáculos distintos, que não se repetem, totalizando oito peças de curta e média durações. Entre dramas e comédias, o Estudarte trará dois textos totalmente inéditos, misturados a outros já conhecidos e, de quebra, alguns que já conquistaram o gosto popular.

Com temas como etarismo feminino, discussões com setor de telemarketing, crises de relacionamento, situações psiquiátricas e conflitos familiares, o Estudarte lança mão de novidades. Dentre elas, as direções de Maycon Lendel e Raquel Amorim ao lado de Rodrigo Hallvys.

A primeira noite iniciará com a já conhecida ‘Maracujás na gaveta’, texto de Albinno Oliveira Grecco, que aborda conflitos de uma mulher da terceira idade dentro do casamento. Em seguida a inédita ‘Amém!’, traz um casal que tem esperança e tenta encontrar uma forma de fazer o relacionamento voltar a funcionar. Já o terceiro texto, também de Albinno, será a já conhecida ‘O nubente’, sobre questionamentos de um noivo prestes a se casar. E para encerrar a primeira noite, a cômica e famosa ‘Árvore genealógica’, livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, com uma dinâmica trazida pelo elenco junto à direção de Raquel Amorim.

O domingo terá sua abertura com a famosa e indicada a prêmios ‘Barulho’. Sucesso tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro, o curto texto traz a atmosfera de uma crise psiquiátrica que as personagens vivem e recebe a direção de Maycon Lendel, que já atuou no texto, se destacando nos palcos em 2023. Na sequência entrará em cena o emocionante ‘Sentimentos Partidos’, que traz ao público momentos de rompimentos marcantes vividos pelas personagens. Em seguida as comédias dão o ar da graça com a inédita comédia ‘Alô?’, com curtíssima duração, o texto põe em cena uma personagem que chega no limite ao ter que lidar com o excesso de ligações de telemarketing em sua casa. Realidade vivida por grande parte da população. E por último, encerrando o evento, a fórmula que já conquistou a plateia com ‘Degrau a degrau’, comédia que lança mão de surtos dentro de uma sessão de psicoterapia.

-Trabalhamos diversas vias e gêneros teatrais. Sempre com temas que fazem o público se sentir representado ou familiarizado com as situações. O festival está esteticamente mais simples, mas as cargas textuais e de técnicas de interpretação mais profundas, que tem sido nosso objetivo na formação dos atores. E o público vai sentir isso de forma bem estampada. Tudo feito com carinho e consciência – adianta Rodrigo Hallvys, que em breve retornará com a turnê do espetáculo ‘A Última Carta’, peça que estreou em Curitiba/PR em outubro passado e chegará ao Sul Fluminense na próxima escala.

FICHA TÉCNICA

Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Portal Olho Vivo - 21/02/2024 - Teatro

XI Festival de Teatro do Estudarte é
atração no Gacemss 2

Encerramento técnico: Entre dramas e comédias, duas noites de arte e cultura; entrada franca e o público precisa apenas mostrar o ingresso gratuito na portaria (foto: divulgação)


CLÁUDIO ALCÂNTARA

O palco do Gacemss 2, em Volta Redonda, sedia o XI Festival de Teatro do Estudarte, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19h. São quatro espetáculos de curta e média durações para cada data, trazendo comédias e dramas. Com entrada franca e o público precisando apenas mostrar o ingresso gratuito na portaria. O tíquete já está disponível para saque no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1) e tem quantidade limitada.

Trazendo textos inéditos em meio a outros já conhecidos pela plateia que acompanha o trabalho desenvolvido pelo Estudarte, o evento funciona como encerramento técnico da Oficina de Atores que a trupe possui instalada no Centro Cultural Gacemss.

- Em março o Estudarte completará 21 anos e olharmos para a quantidade de frentes de produções que temos hoje, os avanços na metodologia, como a filosofia de trabalho foi se lapidando com o tempo e a qualidade técnica que hoje buscamos imprimir para os integrantes matriculados poderem aprender tem sido motivo de orgulho - diz Rodrigo Hallvys, diretor geral, que nesta edição do evento estará dividindo a direção com Maycon Lendel e Raquel Amorim.

Segundo Hallvys, as demandas foram aumentando e as delegações tornam-se cada vez mais necessárias.

- Teatro é um trabalho plural e funciona em grupo, com uma relação que vai além das funções de ator e diretor. Temos uma gama de detalhes para produzir e, por mais simples que busquemos fazer, há uma demanda grande porque a cada ano há mais desafios a serem enfrentados para que novas qualidades sejam alcançadas - detalha.

Os espetáculos

O evento será aberto por “Maracujás na Gaveta”, que tem roteiro de Albinno Oliveira Grecco e estreou no festival anterior, dispondo do tema etarismo feminino. Em seguida, entra em cena o inédito drama “Amém!”, que causa um paralelo entre momentos distintos de um casal que tenta salvar o casamento em ruínas. A terceira na sequência é outra cena escrita por Albinno Oliveira Grecco, estreada em 2016. Trata-se de “O Nubente”, que já foi interpretada pelo próprio autor e, agora, apresenta novo elenco. Encerrando a primeira noite, a sempre cômica e popular “Árvore Genealógica”, livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, que desta vez receberá assinatura de Raquel Amorim, atriz que já integrou o elenco do espetáculo.

Já a segunda noite será aberta pelo desafiador e sempre intrigante “Barulho”, drama que estreou em 2010, foi apresentado em festivais tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro e traz a atmosfera de um manicômio para a plateia, sendo dirigida pela primeira vez por Maycon Lendel, ator que já integrou o elenco do espetáculo. Na sequência entra em cena “Sentimentos Partidos”, outro texto que estreou no festival anterior e traz situações de relacionamentos rompidos de formas marcantes. O alívio cômico inicia no terceiro roteiro a entrar em cena. A inédita “Alô?” lança mão de situações onde a personagem tenta controlar o sistema nervoso perante o excesso de telefonemas de propaganda que precisa atender. E para encerrar, mais uma fórmula que deu certo e também estreou há um ano, “Degrau a Degrau”, uma comédia cheia de peripécias das personagens em meio a uma sessão de psicoterapia.

- Classificação livre, com nada que agrida ou arrisque qualquer faixa etária, mas que propõe reflexão a qualquer adolescente ou adulto que já possua experiência de vida. O objetivo do Estudarte, quando fundado, foi exatamente levantar temas para reflexão e, embora o grupo tenha uma formação totalmente diferente, com conceito técnico totalmente diferente, com formato textual totalmente diferente, o objetivo dos textos continua ser causar reflexão acerca dos temas sociais abordados. Estamos falando de comportamento humano em todos os trabalhos - afirma Hallvys.

Ingressos

Os ingressos, embora sejam gratuitos, precisam ser apresentados para ter acesso à entrada do festival. Cada data possui seu tíquete próprio e a plateia precisa sacar o tíquete, que já está disponível no Premium Café.

Cada pessoa tem direito a sacar até duas unidades do ingresso para cada data e a tolerância para entrada no teatro será de 15 minutos após a abertura da portaria.

- Vamos continuar propondo organização. É muito ruim para o artista já estar com o trabalho em cena e ainda ter gente entrando no teatro. Às 19h15 a portaria será fechada e iniciaremos o evento, então pedimos que o público continue se organizando para chegar a tempo, como fizemos no festival anterior, que houve gente que quis entrar depois de 40 minutos do evento já acontecendo. Isso acaba desrespeitando os artistas que estão desde cedo dentro do teatro preparando tudo para entregarem o melhor para plateia.

Quem é quem no festival

. Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
. Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
. Fotografia: Maycon Lendel
. Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
. Rede social: @grupoestudarte
. Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss
. Maracujás na Gaveta: América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira
. Amém!: Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame
. O Nubente: Gabriel Rocha
. Árvore Genealógica: Anderson Magnus e Sarah Vic
. Barulho: Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna
. Sentimentos Partidos: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria
. Alô?: Kaira Dankas
. Degrau a Degrau: Bianca Amelio e Júlia Werly


Jornal Diário do Vale - 23/02/2024 - Fábio Soares

Badalo
  A Academia Volta-redondense de Letras elegeu na tarde de 17 de fevereiro de 2024 a nova diretoria para o biênio 2024-2025. O acadêmico, poeta e editor Jean Carlos Gomes, foi eleito Presidente da AVL tendo como Vice-presidente a acadêmica, escritora Débora Corsi. Eleição teve chapa única que foi eleita por aclamação. O novo presidente agradeceu a confiança e disse estar muito motivado em trabalhar pela academia, dando continuidade a projetos e ampliando as ações para fazer uma academia cada vez mais atuante.

Novos diretores também foram escolhidos pela Assembleia. As Acadêmicas Ângela Crispim e Camila Cabral continuam a frente da Secretaria e Tesouraria. A Acadêmica Thalita Wutke assumiu a Diretoria Social e o acadêmico José Huguenin, que deixou a presidência, retorna à Coordenação Editorial da AVL. Também foi eleito o novo Conselho Fiscal: os acadêmicos Lourildo Costa e Kika Monteiro são os representantes da Assembleia, sucedendo as acadêmicas Aline Reis e Lee Brasil. O Dr. Rodrygo Monteiro continua como representante da comunidade no Conselho Fiscal.

Da esquerda para direita, os acadêmicos Rodrigo Hallvys, Kika Monteiro, Lourildo Costa, José Huguenin, Débora Corsi, Jean Carlos Gomes, Guto Mello, Mércia Christani, Regina Vilarinhos, Thalita Wutke, Lee Brasil, Jéssica Regina, Angela Alves Crispim e Camila Cabral.

Jornal Diário do Vale - 24/02/2024 - Diário dos famosos

Destaques da semana


Rodrigo Hallvys participou, nesta semana, do programa "Vibe Fashion", apresentado por Michelle Haruê,
na Rádio Vibe FM. O ator falou da carreira, a turnê de 'A Última Carta' e sobre o
XI Festival de Teatro do Estudarte, que estreia neste fim de semana, no Gacemss 2.

Circuito Sul Fluminense - 03/03/2024 - Geral
Rodrigo Hallvys comemora resultado de festival de teatro
e anuncia nova grade da Oficina de Atores Estudarte
Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli

O ano 2024 começou com tudo para o ator e diretor Rodrigo Hallvys e o elenco do Grupo Cênico Estudarte. A trupe encerrou a sexta temporada do projeto Pequenas Leituras, que se tornou um fenômeno cultural com sua simplicidade e envolvimento artístico junto à plateia, além de apresentar oito espetáculos de curta e média durações no XI Festival de Teatro do Estudarte, ocorrido ao fim de fevereiro, no Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda.

Em suas redes sociais, o artista fez comemorou o resultado alcançado, explicando que foi o evento mais difícil que já produziu. "Há uma semana estreamos o XI Festival de Teatro do Estudarte, no palco do @teatrogacemss 2! Foi o 19º festival que produzi e, mesmo sendo o mais simples da história do @grupoestudarte , foi o mais desafiador!" - mencionou na legenda.

-Todo mundo sabe como aplico e cobro a aplicação técnica de cada ator e atriz que vem trabalhar conosco. Faço com amor e dedicação e dou puxões de orelha sempre que considero necessário - argumentou Hallvys, aparentemente emocionado.

O festival marca o início dos 21 anos do Estudarte, que foi fundado em 2003 e construiu uma história concreta e de presença no circuito cultural de Volta Redonda. O nome do grupo é uma marca registrada, assim como do trio musical feminino As Sublimes, pertencente à RH Soluções Artísticas, empresa fundada por Hallvys em 2012.

O FESTIVAL

Ainda na mesma postagem, Rodrigo enumerou os resultados do trabalho com o Estudarte.

-Saldo técnico positivo em maior parte do tempo de cena; atores iniciantes apresentando grau elevado de consciência cênica junto a atores experientes; pouca quantidade de falhas cênicas; maior parte dos espetáculos sem erros técnicos; amor dos atores pelo ofício; imersão da equipe e envolvimento do público durante cada apresentação; familiarização da plateia para com os temas abordados, facilitando a reflexão sobre os mesmos - destacou.

E não faltam motivos para comemorar, os ingressos se esgotaram em poucos dias, foram duas noites de apresentações, com dois textos inéditos dentre os oito levados a público, grande parte do elenco formado por atores iniciantes, roteiros desafiadores, proposta de imersão cênica envolvendo a plateia na abertura do segundo dia e direção de Maycon Lendel e Raquel Amorim nos espetáculos Barulho e Árvore Genealógica, respectivamente. Além de dois textos assinados por Albinno Oliveira Grecco: Maracujás na Gaveta e O nubente. Ambos já apresentados em outras edições do festival.

Fenômenos como o drama Barulho e as comédias Degrau a degrau e Árvore Genealógica, são garantias de público e marcaram presença no palco. Os textos inéditos ficaram por conta do drama Amém! e da comédia Alô?, enquanto o tenso e emocionante esquete Sentimentos Partidos voltou ao palco com nova versão e elenco, sendo um dos responsáveis pelas lágrimas derramadas pela plateia. "Temos motivos de sobra para comemorar. Poucos espetáculos apresentaram falha técnica e a maioria entrou em cena com a lapidação necessária", comenta o diretor.

A OFICINA DE ATORES

O resultado do festival, que faz parte da oficina de atores Estudarte, estampa a qualidade da proposta técnica que Rodrigo aplica dentro do conteúdo programático para os matriculados.
-Antes de enfrentarem o palco com festival ou espetáculos avulsos, eles passam pela experiência do Pequenas Leituras, que os desafia ao trabalho vocal, à criatividade e à improvisação perante o público. Estamos negociando a sétima temporada para ainda o primeiro semestre de 2024. E as matrículas para novos integrantes já estão abertas, com vagas limitadas - finaliza.
Interessados podem entrar em contato através das redes sociais @grupoestudarte ou @rhsolucoesartistas e, também, pelo whatsapp da produtora: 21 97604-7747.


Cenário Cult - 05/03/2024 - Cultura
Oficina de atores Estudarte, com Rodrigo Hallvys,
abre matrícula para novos integrantes
Foto: Divulgação / Maycon Lendel

O novo ano letivo desponta no calendário do Grupo Cênico Estudarte. Enquanto a trupe planeja e negocia o lançamento da sétima temporada do Pequenas Leituras, a Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss, abre suas vagas para novos integrantes, em novo formato. O motivo: o grupo, que é um dos produtos da RH Soluções Artísticas, encerra seu ano sempre no mês de fevereiro, com a última fase de seu festival de teatro, produzido anualmente.

-Há algum tempo o festival passou a ter duas fases. A primeira, em dezembro, como ensaio aberto para o público, levando a metade dos espetáculos para o palco do Centro Cultural Fundação CSN. A segunda, em fevereiro seguinte, com todos os espetáculos já ensaiados, no palco do Teatro Gacemss 2, encerrando o planejamento anual. Agora iniciamos as matrículas para a oficina 2024, onde os novos integrantes participarão de diversos projetos junto com o elenco que estiver permanecendo conosco para a nova etapa - explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral dos trabalhos do Estudarte.

Embora as apresentações tragam a público uma mescla de atores em seus diferentes níveis de carreira, as turmas da oficina são separadas pelo grau de experiência. "São quatro turmas distintas. Uma que contempla jovens de a partir de 16 anos, e outras três apenas de adultos. Essas últimas separadas em nível iniciante, intermediário e experiente", explica.
Às vésperas de completar seus vinte e um anos de trajetória, tendo em seu histórico indicações, premiações, troféus e moção de congratulações conquistados pelos trabalhos que exerce em prol da cultura.

-Fomos além do que poderíamos esperar em 2003, quando o grupo foi fundado. Às vezes é até espantoso compararmos o período inicial com o atual. As concepções técnicas se aprofundaram muito, as propostas textuais são outras. Hoje temos um elenco quase todo formado por adultos, o que difere em vários âmbitos. São muitos motivos para nos alegrarmos - explica Hallvys, que em breve retornará à turnê do espetáculo A Última Carta, onde atua em um monólogo recheado de emoções, estreado em outubro de 2023, no Teatro Universitário de Curitiba, no Paraná.

Rodrigo salienta que as vagas para a oficina de atores são limitadas. "Trabalhamos com, no máximo, quinze pessoas em cada turma. Pois a metodologia que desenvolvi comporta tal número para que seja possível criar um relatório do desenvolvimento de cada ator, podendo orientar, direcionar e elucidar onde ele já está funcionando e em quais detalhes precisa dar mais atenção para lapidação. E como parte das vagas também é ocupada com a renovação de matrículas dos integrantes que permanecerão, é válido que os interessados nos procurem o quanto antes para fazerem uma aula experimental e, se gostarem, efetivarem suas matrículas", finaliza.

Os interessados podem entrar em contato através dos perfis no instagram: @grupoestudarte e @rhsolucoesartisticas , ou até pelo whatsapp (21) 97604-7747.



Gazeta Sul Fluminense - 07/03/2024 - Destaque
Rodrigo Hallvys fala sobre a importância do
hábito de pesquisa na carreira artística
Foto: Divulgação / Thiago Giacomelli

Ele é graduado em Teatro, com pós-graduações em “Arte e Produção Cultural no Brasil”, “Gestão Cultural” e, agora, resolveu fazer mais uma especialização, em “Docência no Ensino de Teatro”. Rodrigo Hallvys começou como ator quando tinha nove anos de idade, decidiu que as artes cênicas seriam sua escolha e passou a se dedicar a elas. Logo após a receber o World Actors 2000, no Rio de Janeiro, fato que o fez ser convidado para algumas aparições na televisão e, como ele mesmo afirma, uma vitrine a mais surgiu a partir de tal momento.

Durante o caminho de construção profissional, frequentou vários cursos e oficinas de atores que, junto com os espetáculos aos quais integrou elenco, contribuíram para sua profissionalização. Profissionalizou-se ator e diretor, outros prêmios surgiram, assumiu a direção geral do Grupo Cênico Estudarte e conseguiu iniciar sua faculdade de Teatro. Depois seguiu para especializações e, hoje, sendo proprietário da RH Soluções Artísticas, membro da Academia Volta-redondense de Letras e já produzido quase vinte festivais de teatro, explica a importância de o ator estudar ao máximo que lhe for possível.

-Estudar significa absorver informações, conhecimento e ter o hábito de colher referências para analisar o que pode agregar em sua carreira. O artista precisa ser um eterno estudante, ter tal hábito. Não só academicamente, mas também como busca de informações para seu crescimento não estagnar – inicia Rodrigo.

Hallvys aponta a realidade recheada de arte a qual o Sul Fluminense tem a seu dispor e salienta, exemplificando Volta Redonda e Barra Mansa como algumas das cidades as quais há uma grande gama de cursos e oficinas para atores. “Vejamos que só nas duas cidades totalizamos mais de doze companhias e grupos de teatro. Imagina se contabilizarmos nas quatorze cidades da região. Existem oficinas e cursos para todas as idades, para diversos níveis de experiência nas artes cênicas, ministradas por profissionais que se graduaram na área artística, criaram metodologias de aplicação e desenvolvimento para atores. É uma realidade muito diferente de quando comecei, em 1990. Hoje temos muito mais alternativas a recorrer”, detalha.

Ao ser questionado sobre as alterativas, ele menciona nomes como Companhia Arte em Cena, Ribalta, Cordão Popular, CriaTeatro e o Estudarte. Esse último, com vinte e um anos de história e sob sua direção. Além de também apontar outras companhias que tem instalados cursos fora das instalações do Gacemss.

-Todos esses grupos possuem oficinas e cursos dentro do Gacemss, em um ponto favorável dentro de Volta Redonda: a Vila Santa Cecília, que é um eixo para a própria população da cidade e das cidades vizinhas. São grupos que atendem diversas idades, cada um com sua metodologia de desenvolvimento e produção de espetáculos e eventos – explica, afirmando que há outros grupos de teatro com diferentes linguagens e acessibilidades também. “Há, também, projetos de iniciações em um cunho mais social, de acesso gratuito. Não dá para ser um artista meramente intuitivo. A intuição anda junto à criatividade. Mas sem conhecimento técnico, o artista não tem norteamento para sustentar uma cena de forma qualitativa. Ou acaba entrando em estereótipo ou não desenvolve as camadas de construção do corpo. A parte do mercado que tem qualidade vem do estudo dentro da formação do ator. É importante que os interessados entrem em contato com as oficinas, pesquisem e visitem. Vejam a qual metodologia se familiarizam. Uma pessoa pode não se identificar com a aplicação técnica que eu faço e encontrar em outra oficina seu viés, ou vice-versa. O que não pode é deixar o sonho de lado e passar a vida frustrado. A arte está aí para todos, de forma agregadora e potencializando habilidades”, encerra.


Agito Total - 09/03/2024 - Entretenimento

Atores do Estudarte seguem com fôlego para lançamento de nova temporada
 
Duas semanas após apresentarem a décima primeira edição de seu festival de teatro, os atores do Grupo Cênico Estudarte anunciam algumas novidades que rechearão seu ano letivo em 2024. Dentre elas, a sétima temporada do Pequenas Leituras, que terá seu primeiro episódio em 24 de março, das 16h às 17h30 e em novo espaço: o Clube Fotofilatélico e Nunismático de Volta Redonda. A entrada permanecerá gratuita e o público só paga o que consumir no local.

-Fizemos seis temporadas em quinta-feira à noite. Foi uma questão a se comemorar, pois muitas vezes fomos indagados quanto a fazer evento durante a semana. Agora, vamos trocar de endereço e fazermos tardes de domingo culturais. O Pequenas Leituras é um evento que se adapta a quase todo espaço, então a instalação dele é bastante fluida. O Estudarte montará uma cantina simples na nova temporada, vendendo pipoca, bebidas e alguma guloseimas para criar um pequeno caixa para o festival que sempre produzimos - detalha Rodrigo Hallvys, diretor da trupe, que é produzida pela RH Soluções Artísticas.

Como de costume, Hallvys estará no episódio de abertura da temporada. E desta vez será acompanhado em cena pelos atores Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio, integrantes matriculados na Oficina de Atores Estudarte, que ocorre semanalmente no Gacemss. "Temos quatro turmas. Três turmas de adultos, que são separadas por nível de experiência técnica. E uma turma para jovens a partir de 16 anos. O Pequenas Leituras faz parte do conteúdo programático pelo qual os atores precisam passar antes de chegar ao palco com nosso festival de teatro.


A dinâmica do Pequenas Leituras continuará a mesma. Serão trinta diálogos e quatro monólogos apresentados em três blocos de leituras dramáticas, com dois pequenos intervalos, para os atores poderem descansar o aparelho vocal.

-É um trabalho delicioso. Sempre nos divertimos. Porém, exaure um pouco. O elenco recebe os roteiros faltando apenas uma hora para entrar em cena. Não dá para memorizar. Nós estudamos, definimos quem vai pegar cada personagem em cada roteiro, individualmente os atores propõe as vozes que utilizarão em cada cena e o restante é performático. O que sempre traz risadas à plateia - explica o diretor.

O episódio de abertura da nova temporada funcionará como comemoração pelos vinte e um anos de fundação do Estudarte, que, três dias após, estará completando tal idade. Exatamente no Dia Internacional do Teatro. Com tanta agenda, os projetos e eventos do grupo mantem-se firme na formação de atores.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª Temporada
- Primeiro episódio. Dia 24 de março (Domingo), a partir das 16 horas. Local: Clube Fotofilatélico, Volta Redonda/RJ. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Correio Sul Fluminense - 12/03/2024 - Região do Vale

Sétima temporada do "Pequenas Leituras" será no Fotofilatélico
 
O Grupo Cênico Estudarte saiu há poucas semanas de seu mais recente festival e já anuncia o primeiro episódio da sétima temporada do projeto “Pequenas Leituras”, que passará a ser em tardes de domingo, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santana Cecília. A estreia da nova temporada será no dia 24 de março, às 16 horas e o grupo manterá a entrada gratuita, com a plateia pagando apenas pela consumação no local.

Segundo Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, o evento manterá a já conhecida dinâmica que constitui cada episódio, sendo três blocos de apresentações das leituras dramatizadas, somando trinta e quatro cenas de curta duração.

- Considerando que já fizemos seis temporadas, podemos dizer que o projeto realmente deu certo e agora, no novo endereço, o Estudarte terá sua própria cantina, com venda de pipoca, refrigerante, água e guloseimas, passando a gerar um pequeno caixa que contribuirá para a produção dos nossos festivais – adianta Hallvys, que estará em cena no episódio de abertura, ao lado de Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio.

O episódio, em especial, estará comemorando os vinte e um anos da trajetória do Estudarte, que foi fundado no dia 27 de março de 2003, exatamente no Dia Internacional do Teatro. “Se fizermos um comparativo de quando o Estudarte foi criado e como estamos agora, percebemos que poucas coisas são as mesmas: o amor pela arte, o objetivo de estimular reflexão na plateia e, claro o nome do grupo”, pontua. Nome esse que hoje é uma das marcas registradas, junto ao trio musical “As Sublimes”, pertencentes à RH Soluções Artísticas, empresa responsável por todos os eventos do Estudarte e que também trabalha na área musical e de literatura.

O projeto

Lançado em setembro de 2019, o “Pequenas Leituras” começou de forma tímida e despretensiosa, seguindo os moldes das leituras dramatizadas ocorridas em capitais pelo país, mas utilizando textos de curta duração e em espaços físicos alternativos, em noites de quinta-feira. O evento tomou corpo, formou plateia, conquistou seguidores e hoje faz parte do conteúdo programático da Oficina de Atores Estudarte, instalada nas dependências do Teatro Gacemss.

- É um trabalho focado na voz, ferramenta a qual todo ator precisa ter consciência de como usar e definir vozes construídas para cada personagem que precisa criar. Hoje o ‘Pequenas Leituras’ passa a ser uma parte gradual do ator em cena, no processo de preparação até que ele chegue ao palco com espetáculo – explica Rodrigo.

Dentre comédias e dramas, os textos apresentados em cada episódio costumam trazer elementos surpresas, o que leva a plateia às gargalhadas ou apreensão, fazendo parte do sucesso do evento. “Uma fórmula que não imaginávamos que daria tão certo. É algo simples, gostoso e que desafia os atores em diversos níveis. Tendo em vista que eles recebem os blocos de roteiros apenas uma hora antes de entrarem em cena”, finaliza.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª Temporada
- Primeiro episódio. Dia 24 de março (Domingo), a partir das 16 horas. Local: Clube Fotofilatélico, Volta Redonda/RJ. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.


Circuito Sul Fluminense - 14/03/2024 - Evento

Elenco do Estudarte lança sétima temporada do
Pequenas Leituras em novo espaço
Foto: Divulgação

Nova temporada. Novos episódios. Nova dia da semana. Novo endereço. O Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte, chega à sua sétima temporada quebrando barreiras, mostrando garra e muitas novidades. A nova etapa do evento passará a ser em tardes de domingo, com um episódio a cada mês e, agora, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. O primeiro episódio correrá no dia 24 de março, das 16h às 17h30min, com entrada gratuita e a população paga apenas pelos produtos da cantina que a própria trupe abrirá no espaço a partir da nova temporada.

O primeiro episódio abre as comemorações dos 21 anos de trajetória do grupo, além de abrir o ano letivo da Oficina de Atores Estudarte, instalada nas dependências do Gacemss, onde os atores matriculados passam por diversas aulas de preparação técnica para enfrentar a vasta agenda que o grupo tem durante o ano, culminando nos festivais que são produzidos pela RH Soluções Artísticas, empresa responsável por diversos produtos culturais trazidos a público no Sul Fluminense.

-A dinâmica de apresentação entra com alguns novos traços que serão formatados durante a temporada. Recentemente estive no Clube Fotofilatélico para a participar uma das assembleias da Academia Volta-redondense de Letras, da qual faço parte e veio à mente a ideia de fazermos a sétima temporada lá. As negociações foram rápidas e já vamos estrear – explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, que estará no elenco do episódio de abertura da temporada, ao lado de Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio.

Segundo Hallvys, a nova temporada trará uma atmosfera de teste para o próprio grupo. “Fizemos seis temporadas em noites de quinta-feira. Com boa parte do público se mantendo fiel, acompanhando a agenda. Outra parte passou a ter dificuldade por compromissos no horário. Vamos testar o novo horário como uma tarde cultural e divertida. Sempre trazendo alguns textos novos entre outros já conhecidos. E, pela primeira vez, a alimentação será em forma de pipoca e guloseimas, vendidos pelo próprio grupo, para fazer um caixa para nossas produções”, detalha.

E o Estudarte tem motivos de sobra para comemorar, o grupo foi convidado para fazer uma edição especial do Pequenas Leituras durante a V Bienal do Livro de Volta Redonda, produzida pelo Instituto Dagaz. O evento acontecerá dos dias 4 a 7 de abril e o Estudarte se apresentará no dia 5, sexta-feira, às 17 horas, na Ilha São João, que estará sediando todo o cronograma.

Hallvys ainda salienta que o Pequenas Leituras é parte integrante da Oficina de Atores. “Todos os atores matriculados passam pelo rodízio de escalação durante as temporadas. Isso vai possibilitando aprendizado, adaptação gradual, conhecimento de suas estruturas vocais, exercício da improvisação e, claro, muita diversão para os participantes e para a plateia”, finaliza. Mais informações através do @grupoestudarte


Portal Olho Vivo - 15/03/2024 - Cena Alternativa

Pequenas Leituras migra para o Clube Fotofilatélico
Primeiro episódio da sétima temporada lança mão de três blocos de apresentações, totalizando 30 diálogos e quatro monólogos

CLÁUDIO ALCÂNTARA

Criatividade, improviso, exercício vocal e consciência cênica. Esses são alguns dos tópicos desenvolvidos para atores no Pequenas Leituras. O evento lançará sua sétima temporada, agora no Clube Fotofilatélico, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no dia 24 de março (domingo), das 16h às 17h30, com entrada gratuita.

A prática de leituras dramatizadas começou em 2019 no Estudarte e o projeto passou a ser parte integrante da oficina de atores do grupo cênico. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior.

Sempre trazendo quatro integrantes do Grupo Cênico Estudarte, cada episódio lança mão de três blocos de apresentações, totalizando 30 diálogos e quatro monólogos, formando o rodízio de integrantes escalados, possibilitando o exercício de todos e o acesso da plateia ao trabalho que os atores precisam dispor-se a praticar com suas criatividades.

- O projeto foi crescendo de tal forma que fomos criando novas propostas para eles. A dinâmica das apresentações continua a mesma. Os textos são entregues uma hora antes para que eles escolham suas diversas personagens e possam improvisá-las vocalmente. É bem próximo ao que acontecia nas radionovelas, unindo o despojar de ensaios em set de filmagens e a consciência vocal do ator em um estúdio de dublagem. Como tudo vira um elemento surpresa, torna-se divertido, tanto para nós, que estamos em cena, quanto para a plateia, que nos vê passando sufoco e nos jogando em cena para entregarmos o melhor possível - detalha Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral do trabalho.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o Pequenas Leituras traz em sua bagagem a possibilidade de cada integrante matriculado na Oficina aparecer nos episódios e um dos objetivos de tal prática é o preparo para que os mesmos integrantes possam enfrentar o palco posteriormente.

- Torna-se consciência na construção, de forma gradual. Eles exercitam perante a plateia. Sem aquela tensão da responsabilidade do espetáculo já em cena. É mais performático no sentido da improvisação, por não ter ensaio de detalhes definidos - explica Hallvys.

Para o primeiro episódio, foram escalados os integrantes Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio, que estarão em cena ao lado de Rodrigo.

- Geralmente o primeiro episódio de cada temporada vem comigo no elenco. Depois vamos abrindo para apenas os integrantes disponíveis em cada data poderem participar do rodízio - salienta.

 
Foto: Dilvulgação

Apresentações mensais:
Para o primeiro episódio, foram escalados Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio, que estarão em cena ao lado de Rodrigo Hallvys; dia 24 de março (domingo), das 16h às 17h30

Novo dia

Todas as temporadas anteriores ocorreram em noites de quinta-feira e, ao escolherem um novo endereço, levantou-se o pensamento em experimentar um novo dia da semana, definindo-se o domingo.

- A ideia de fazermos às tardes de domingo foi lançada e ficamos reflexivos. Porque já são seis temporadas como uma identidade marcada em quinta-feira. Mas nosso assessor de imprensa, Emiliano Macedo, da Cenário Mídia, considerou válido fazermos uma temporada como tarde cultural aos domingos, possibilitando a tantas pessoas que trabalham ou estudam às quintas passarem a estar na plateia no novo dia. Então decidimos experimentar, trazendo novidades na parte de consumação - adianta Rodrigo.

O assunto ao qual o diretor se refere é a alimentação. Embora a entrada seja gratuita, o público já está acostumado a consumir alimentos e bebidas enquanto se diverte com as leituras dramatizadas em cena. Agora o Estudarte montará uma cantina própria no novo local, vendendo pipoca, guloseimas, água e refrigerantes.

- Pela primeira vez pensamos em criar um caixa, mesmo que de pouco lucro, para auxiliar nos custeios dos espetáculos que são apresentados no festival. Isso facilita muito nas produções.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª temporada
- Primeiro Episódio. Dia 24 de março (domingo), das 16h às 17h40min. Local: Clube Fotofilatélico de VR (ao lado da quadra do Colégio Batista), Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Assessoria: Cenário Mídia. Fotografia: Divulgação. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada gratuita.


Jornal A Voz da Cidade - 20/03/2024 - Cultura

“Pequenas Leituras” chega com sua sétima temporada em novo local



FRANCIELE ALEIXO

O primeiro episódio da sétima temporada do ‘Pequenas Leituras’ chega trazendo alterações e comemorações. No dia 24 de março (domingo), a partir das 16 horas, o Grupo Cênico Estudarte entrará em cena com o projeto em novo endereço: o Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. A continuará sendo gratuita, com a plateia pagando apenas pela consumação dos alimentos e bebidas.

Com nova identidade visual, agora em tons verdes, a arte gráfica tem inspiração no próprio local.

-Muita gente identifica o Clube Fotofilatélico pelo extenso gramado que possui em sua entrada. E como alteramos a identidade visual a cada local novo, pensamos nessa proposta – explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, que estará no elenco do primeiro episódio, dividindo cena com os atores Pedro Antônio, Júlia Werly e Isadora Andrade.

Lançado em setembro de 2019, o Pequenas Leituras fez quatro temporadas no Premium Café (espaço ao lado do Teatro Gacemss), duas temporadas no Logic Hotel (no Aterrado) e agora estreia sua nova estadia no Clube Fotofilatélico com expectativa. “A dinâmica de apresentação será a mesma. Teremos três blocos de apresentações, totalizando trinta e quatro cenas em cada episódio. A diferença na consumação é que agora serão produtos vendidos pela cantina que o próprio Estudarte está montando, com venda de pipoca, água, refrigerantes e guloseimas, criando um caixa que contribuirá para a produção dos festivais de teatro que sempre produzimos”, comenta.

Festivais estes que fazem sucesso. A décima primeira edição do festival ocorreu em fevereiro, no Teatro Gacemss 2, com oito espetáculos e ingressos esgotados em poucos dias. Fatos que fazem o Estudarte comemorar.

-No dia 27 de março comemoramos o Dia Internacional do Teatro, e foi exatamente nessa data, em 2003, que fundamos o Estudarte. Estamos completando 21 anos de fundação e o fato de estarmos com eventos em diversos espaços, carregando tanto público junto a nós, iniciando a sétima temporada de um evento que se iniciou tão despretensiosamente e com festivais funcionando até hoje, significa que estamos fazendo um trabalho válido, sobrevivente e resistente – declara Hallvys.

O projeto de leituras dramatizadas faz parte da Oficina de Atores que o Estudarte possui instalada nas dependências do Teatro Gacemss e funciona como preparação para os atores entrarem em cena nos espetáculos que compõem os festivais. “É gradativo e consciencioso. Os atores passam a ter experiência dentro do rodízio das escalações, compreendem onde e como estão se desenvolvendo e vão se dispondo a superar as próprias limitações”, finaliza



FICHA TÉCNICA

Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss

24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.

25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.


Diário do Vale - 21/03/2024 - Famosos

Clube Fotofilatélico, em Volta Redonda, sediará a sétima temporada do “Pequenas Leituras”
Estudarte lança novo episódio no próximo domingo, 24 de março
Foto: Divulgação


O Grupo Cênico Estudarte está prestes a comemorar seus vinte e um anos de fundação e lança a sétima temporada do Pequenas Leituras com o primeiro episódio vindo a público no dia 24 de março, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A entrada continuará sendo gratuita e o espectador só paga a consumação, que agora será em pipoca, refrigerante, água e guloseimas

Escalados para o elenco estarão os atores Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys, esse último assinando a direção geral do evento, que se tornou pioneiro em leituras dramatizadas mensais em setembro de 2019, quando foi lançado, quebrando o tabu sobre eventos culturais em noites de quinta-feira.

-Foram seis temporadas durante a semana e, quando lançamos o projeto, em 2019, fomos questionados sobre formação de plateia. Pois bem, formamos e enchemos a primeira casa a ponto de precisarmos mudar de endereço por super lotação. Agora resolvemos experimentar uma feitura de tardes culturais para domingo para atender parte do nosso público que está estudando durante a semana à noite – explica Hallvys.

O alto volume de produções do Estudarte já é conhecido, dificilmente o grupo passa um mês sem estar com algum projeto em cartaz. Um exemplo foi a décima primeira edição do festival de teatro que o grupo produziu no Teatro Gacemss 2 em fevereiro, entre o fim da temporada anterior e a que começará neste mês. “São muitos integrantes e precisamos criar rodízio e possibilidade para que todos estejam em exercício de preparação para além das Oficinas de Atores que temos no Gacemss. O Pequenas Leituras prepara os atores nas características de improvisação e aspecto vocal, enquanto vãos e adaptando para a atmosfera dos espetáculos que produzimos na RH Soluções Artísticas”, destaca o diretor, mencionando a empresa responsável pelas produções do Estudarte e de outras áreas, como literatura e música.

A formatação será mantida. Serão trinta e quatro pequenas cenas apresentadas em cada episódio, que é dividido em três blocos durante a execução cênica. Temas cotidianos, com elementos surpresas nos comportamentos das personagens são parte da fórmula que fez o Pequenas Leituras formar público e alcançar um número considerável de temporadas.

-O próprio elenco se diverte com a reação da plateia. Torna-se um desafio gostoso para os atores enquanto exercitam sua criatividade – finaliza Hallvys.


Bafões do Rio - 22/03/2024 - Geral

Estudarte comemora seus 21 anos lançando a
sétima temporada do Pequenas Leituras
Foto: Divulgação

Dia 27 de março é a data na qual se comemora o Dia Internacional do Teatro. Festividades por todo o globo terrestre são feitas em homenagem à arte milenar, que perdura até os dias atuais. E para o elenco do Grupo Cênico Estudarte, o dia tem um gosto especial. A companhia de teatro foi fundada exatamente em tal dia, no ano 2003. Agora, completando seus vinte e um anos, a trupe lança a sétima temporada do projeto Pequenas Leituras, que terá seu primeiro episódio no dia 24 de março, domingo, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Cidade do Aço, Sul Fluminense, trazendo Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys no elenco.

O evento, que possui entrada gratuita, foi lançado em setembro de 2019, sobreviveu à pandemia do coronavírus e tornou-se parte consagrada de sucesso na Oficina de Atores Estudarte, hoje instalada no Teatro Gacemss, onde o grupo também apresentou a última fase de seu XI Festival de Teatro do Estudarte.

-Durante esses vinte e um anos muita coisa mudou. O grupo era formado por adolescentes quando fundado. Eu era o único adulto, dirigindo-os. Hoje, quando olho todo o desenvolvimento que foi tomando forma, as adversidades que fomos precisando superar, os desafios e, claro, o carinho do público que fomos conquistando, dá uma sensação de alegria muito grande – comenta Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção dos eventos do Estudarte.

A HISTÓRIA DO ESTUDARTE

Fundado em março de 2003, através de um projeto escolar, nas dependências do antigo Colégio Volta Redonda, o Estudarte estreou seus trabalhos com a peça O protesto das lenda, texto de Diego Machado e Raquel Moraes. A peça, embora simples, fez tal sucesso que recebeu convite para sessões extras e, logo após, excursionou por colégios da cidade. No ano seguinte, Rodrigo Hallvys, que havia acabado de deixar os trabalhos na televisão, assumiu a direção geral do grupo e com mais de trinta integrantes, produziu o primeiro festival do grupo. O sucesso notório do evento com os estudantes abriu oportunidades para membros externos ingressarem e o Estudarte passou a ter o primeiro curso com conteúdo teórico na programação da Oficina de Atores ministrada por Hallvys, indo até o ano 2010, quando produziu a sétima edição do festival e iniciou seu primeiro hiato. Em 2016 a trupe voltou, de forma silenciosa, a preparar seu oitavo festival e surgiu na imprensa já na divulgação do evento, que teve duas fases, totalizando quatro noites de espetáculos e comemorando os dezoito anos da experiência de Hallvys como diretor de teatro, nos palcos da Escola Técnica Pandiá Calógeras e do Centro Cultural Fundação CSN, até fevereiro de 2017, quando iniciou seu segundo hiato.

Retornou aos palcos em 2019, participando da primeira temporada do festival de artes integradas ReVolta com Poesia, lançando a primeira edição do festival Quase Lá!, marcando presença na quarta edição do evento Dia Zen, a primeira temporada do Pequenas Leituras e produzindo seu nono festival, em duas noites de apresentações.

Quando estavam apresentando a segunda temporada do Pequenas Leituras, precisaram abreviá-la em resultado do distanciamento social da pandemia do coronavírus, ficando alguns meses com atividades suspensas e, depois, retornando aos poucos com suas aplicações técnicas em trabalhos internos e virtuais.

Em janeiro de 2022 retornaram com a terceira temporada do Pequenas Leituras e desde então não pararam mais. Fizeram quatro delas no Premium Café – espaço anexo ao Teatro Gacemss, duas no Logic Hotel e, agora, lançam a nova temporada do Clube Fotofilatélico.

Em seu currículo, contabiliza-se mais de quarenta espetáculos de pequenas, médias e longas durações, uma moção de congratulações recebida em 2006 das mãos da Delegacia Regional do SATED/RJ, indicações, prêmios e troféus, participando de diversos eventos, como o Novas Cenas (ocorrido no Rio de Janeiro), com a premiada comédia Mulheres Desesperadas, que também marcou presença no evento Mídia em Ação. Além da sua próxima participação na V Bienal do Livro de Volta Redonda, produzida pelo Instituto Dagaz e que acontecerá dos dias 4 a 7 de abril, na Ilha São João, em Volta Redonda. O episódio especial trará Gustavo Rabello, Isadora Andrade, Julia Werly e Rodrigo Hallvys à cena.

Agora o Estudarte se prepara para uma ampla agenda, que já conta com o retorno da turnê nacional do espetáculo A Última Carta – que traz Rodrigo Hallvys de volta aos palcos como ator; toda a sétima temporada do Pequenas Leituras; dois novos projetos que o diretor diz ainda estarem em estudo e o próximo Festival do Estudarte, com datas ainda a serem confirmadas.

Uma dedicação à arte que dura mais de duas décadas. Parabéns ao Grupo Estudarte. Muitas felicidades. Muitos anos de vida.


Jornal Diário do Vale - 23/03/2024 - Diário dos Famosos

Neste domingo o elenco do Estudarte lança o primeiro episódio da
sétima temporada do "Pequenas Leituras", que agora estará no Clube Fotofilatélico.
Em cena estarão os atores Isadora Adnrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. A entrada é gratuita.

Jornal Maturidade -março/2024 - Coluna Social Andresa Gil

Jornal Diário do Vale - 05/04/2024 - Coluna Fábio Soares

  A 5a Bienal do Livro de Volta Redonda vai até domingo, dia 7 de abril, na Ilha São João, em Volta Redonda, trazendo diversas atrações, como Elisa Lucinda, membros da Academia Volta-redondense de Letras, membros da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Juremeiros e Grupo Cênico Estudarte! A trupe de atores trará os atores Gustavo Rabello, Isadora Andrade, Júlia Werly e Rodrigo Hallvys em um episódio especial da sétima temporada do ‘Pequenas Leituras’, hoje dia 5 de abril, às 17h15min, no Palco Gentileza da Bienal.

Jornal Diário do Vale - 13/04/2024 - Diário dos Famosos

O Grupo Cênico Estudarte marca presenta neste sábado, 13 de abril, no 'Mostra sua arte', evento promovido pelo Coletivo Circulandô em
parceria com o Conexão Literária, das 11h às 17h, no Morada Bar. O elenco entrará em cena às 16h e trará os atores
Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys, fazendo mais um episódio especial da
sétima temporada do 'Pequenas Leituras'. A entrada será gratuita.

Gazeta Sul Fluminense - 13/04/2024 - Evento

Coletivo Circulandô promove hoje o
festival "mostra a sua arte" no Morada Bar
Foto: Divulgação
 

Um evento que envolve diversas apresentações artísticas, envolvendo literatura, música, poesia, artes cênicas e muito mais vertentes dentro da cultura. Hoje, sábado, das 11h às 17h, o Coletivo Circulandô, promove o festival “Mostra sua arte”, em parceria com o famoso Morada Bar, no bairro São João, em Volta Redonda. A entrada é gratuita e a população paga apenas a consumação.

Acessórios e utilidades em tecidos, cosméticos naturais, velas aromáticas, acessórios em couro, acrílico, metais, pedras naturais e cristais; artigos de decoração em madeira, terrários e arranjos com plantas, arte “geek” em crochê, papelaria criativa e colagem artística; sebo de livros com renda revertida para ações sociais, e “flash tattoo” com o tatuador Guilherme Cruz.

As atrações confirmadas são o comediante Evandro Souza, poesias com Jennifer Garrido, contação de histórias com Lúcia Araújo (membro correspondente da Academia Volta-redondense de Letras), música e poesia com Eluah e um episódio especial da sétima temporada do famoso “Pequenas Leituras”, como Grupo Cênico Estudarte, que trará na escalação de seu elenco os atores Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys.

O Morada Bar terá almoço para quem quiser passar o dia inteiro consumindo cultura, tudo a preço acessível e o cardápio já conhecido que o espaço prepara com exclusividade.
O endereço é Rua Dr. Roberto da Silveira, 154, São João, Volta Redonda.


Circuito Sul Fluminense - 22/04/2024 - Evento

Estudarte apresenta novo episódio do
'Pequenas Leituras' no próximo domingo
Foto: Divulgação

Resiliência e resignação. O Grupo Cênico Estudarte finaliza o mês de abril com o segundo episódio regular da sétima temporada do Pequenas Leituras, no próximo domingo, 28, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. A entrada é gratuita e o público paga apenas pela consumação.

Em um mês de agenda diferenciada, o Estudarte fez participações especiais com o Pequenas Leituras em eventos como a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (promovida pelo Instituto Dagaz) e o Mostra Sua Arte (promovido pelo Coletivo Circulandô em parceria com o Morada Bar, com apoio do Conexão Literária Sul Fluminense). A trupe precisou enfrentar a situação de luto pela perda de um de seus amigos, Jhonatan dos Santos, nomeado membro honorário do Estudarte, no dia 12 de abril e buscou, com união, seguir de cabeça erguida, honrado o amigo.

-Atingiu a todos nós. Jhonatan e eu éramos como irmãos, nos tratávamos assim. Ele foi inspiração para uma das personagens de um projeto que estamos preparando para lançar no próximo semestre e, de verdade, não sabemos ainda como vamos lidar com a falta que ele nos faz – explica o diretor do Estudarte, Rodrigo Hallvys, em meio às lágrimas.

Para ajudar a manter o clima que conquistou o público desde o lançamento do ‘Pequenas Leituras’, em setembro de 2019, o Estudarte apresentará leitura dramatizada apenas de cenas cômicas e o elenco escalado para o episódio será formado por Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna. “Estamos honrando a alegria que nosso amigo sempre depositou em nossas vidas durante cada minuto de convivência, cada abraço e cada sorriso. Ele torcia e comemorava o Estudarte, tanto que ele, junto com a irmã, Aline Santos, prepararam uma festa surpresa dias antes, para comemorar o aniversário de 21 anos do grupo”, desabafa Hallvys.

O evento contará com três blocos de cenas, contabilizando um total de trinta diálogos e quatro monólogos cômicos, dando as mãos à plateia que o acompanha durante a trajetória do projeto, que faz parte da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

SERVIÇO
Pequenas Leituras – 7ª temporada
– Segundo episódio – Dia 28 de abril, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita

 


Agito Total - 23/04/2024 - Entretenimento

Novo episódio do Pequenas Leituras será apresentado no domingo,
no Clube Fotofilatélico VR
Foto: Divulgação

O mês de abril se encerra de uma forma marcante para o Grupo Cênico Estudarte. A trupe apresentará o segundo episódio da sétima temporada do Pequenas Leituras no dia 28 de abril, próximo domingo, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília. Com entrada gratuita, o público só paga pela consumação, que atualmente é da cantina que o próprio Estudarte montou no local para seus eventos.

O episódio trará os atores Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna fazendo as famosas leituras dramatizadas que levam o público à gargalhada desde setembro de 2019, quando o projeto foi lançado. E o teor do episódio será totalmente cômico, como confirma Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte.

-No dia 12 de abril perdemos nosso amigo Jhonatan dos Santos. Ele tinha 28 anos de idade e nos últimos dois anos acompanhou, apoiou e comemorou cada passo do Estudarte. A ponto de, junto com sua irmã Aline Santos, fazer uma festa surpresa para comemorar os 21 anos do grupo. Ele era uma pessoa alegre, divertida e acolhedora, sempre esbanjando amor por nós. Estamos honrando-o - inicia Rodrigo Hallvys, emocionado ao falar do amigo, o qual considerava como irmão.

Além da situação marcante, o Estudarte ainda fez duas participações com episódios especiais em eventos externos aos produzidos da RH Soluções Artísticas. No dia 5 o grupo esteve na V Bienal do Livro de VR (evento produzido pelo Instituto Dagaz) e no dia 13 fez sua aparição encerrando o Mostra sua Arte (promovido pelo Coletivo Circulandô em parceria com o Morada Bar). "Cada convite que recebemos foi comemorado pelo Jhonatan. Então cada passo que estamos dando agora é em homenagem a ele, que foi oficializado como membro honorário do Estudarte pelo meu irmão, Diego Machado, fundador do grupo", comenta Hallvys.

O novo episódio trará pequenas comédias inéditas, misturadas a outras já conhecidas pelo público, além de apresentar Emmannuela Carvalho, atriz que estreia em cena junto à trupe, que tem integrantes alçando vôos cada vez maiores. Como é o caso de Nilton Renna, que esteve em cartaz no dia 5 de abril, em São Paulo, com o espetáculo Um bonde chamado desejo, de Tenessee Williams, sob direção de Valeria Marchi, com trabalho desenvolvido pela Escola Livre de Artes, na capital paulista.

-Tudo está sensível. Temos um luto muito forte em meio a várias razões para comemorarmos. Estamos dando com um passo por vez, tentando nos adaptar e, juntos, encontrarmos uma forma de seguir. Até nisso a arte nos salva, nos acalenta e nos dá energia para continuarmos - finaliza Hallvys, confirmando que o episódio terá o mesmo formato acostumado pelo público, trazendo trinta diálogos e quatro monólogos em seus três blocos de apresentação.

SERVIÇO
Pequenas Leituras – 7ª temporada
– Segundo episódio – Dia 28 de abril, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.


Gazeta Sul Fluminense - 25/04/2024 - Evento

Clube Fotofilatélico sedia novo episódio do Pequenas Leituras, com o Estudarte
Foto: Divulgação/Maycon Lendel

O segundo episódio da sétima temporada do Pequenas Leituras já tem sua data de exibição confirmada e cria novas expectativas. No dia 28 de abril, domingo, a partir das 16 horas, o Grupo Cênico Estudarte estará no salão social do Clube Fotofilatélico apresentando um episódio inteiramente cômico, com entrada gratuita e a plateia paga apenas o que consumir na cantina.

Após se apresentar da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda (evento do Instituto Dagaz junto à prefeitura) e do Mostra sua Arte (evento do Coletivo Circulandô junto ao Morada Bar), a trupe volta à cena, agora trazendo o episódio com elenco formado por Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna e o evento contará com três blocos de cenas, contabilizando um total de trinta diálogos e quatro monólogos cômicos, dando as mãos à plateia que o acompanha durante a trajetória do projeto.

-Chegarmos a uma sétima temporada tem sido de grande importância para nós. O evento foi lançado em setembro de 2019, de forma despretensiosa. Não imaginávamos que teria aumento de público e que atravessaria tanto tempo - comemora Rodrigo Hallvys, o diretor geral da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo Estudarte.

Seguindo o estilo de leituras dramatizadas, sucesso nas capitais do país, o Pequenas Leituras tornou-se pioneiro em apresentar o formato de maneira fixa mensal na região Sul Fluminense, lançando mão de textos de cenas com curtíssima duração, escritas para testes de atores em áudio visual e, de quebra, exercitando o trabalho vocal dos matriculados na Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss.

-No início envolvíamos atores convidados também. Com o tempo o evento passou a ser parte integrante da oficina, preparando os atores em todas as ferramentas técnicas possíveis para que cheguem aos espetáculos em condições de maior qualidade - finaliza Hallvys.

SERVIÇO
Pequenas Leituras – 7ª temporada
– Segundo episódio – Dia 28 de abril, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.


Jornal Diário do Vale - 27/04/2024 - Diário dos Famosos

A fotógrafa Jana Machado trabalhou consideravelmente no feriadão.
Ela ficou responsável pelos ensaios fotográficos do ator Rodrigo Hallvys e
da gestora de marcas Danni Barreto. Ambos terão uma sequência de agenda midiática nos dois próximos meses.

Tribuna Carioca - 27/04/2024 - Evento

Elenco do Estudarte agita o fim de semana no SulFluminense
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli
 
Mais um episódio do Pequenas Leituras vem a público para encerrar o mês. O evento, que está em sua sétima temporada, trará o Grupo Cênico Estudarte mais uma vez neste domingo (28), a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecilia, com entrada gratuita.

Com o episódio sendo preparado inteiramente em comédia, terá trinta e quatro cenas apresentadas, dentre elas, algumas inéditas, escritas por Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral da RH Soluções Artísticas, empresa responsável por todos os eventos do Estudarte. No elenco, os atores Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna que abrirão suas vozes, mostrando sua criatividade em leituras dramatizadas.

Parte integrante da Oficina de Atores Estudarte, instalada nas dependências do Teatro Gacemss, o Pequenas Leituras foi lançado no segundo semestre de 2019 e conquistou a plateia de forma inesperada, segundo o que informa Rodrigo Hallvys. "É um evento simples, seguindo o costume das leituras dramatizadas tão consumidas no Rio de Janeiro e em outras capitais. Porém, fazemos com cenas de curta duração, enquanto nosso outro projeto, 'Quase lá!', segue mais a risca as tradições de leitura, apresentando espetáculos inteiros. Apenas não imaginávamos que o 'Pequenas Leituras' tomaria a proporção que tomou e, muito menos, que chegaríamos à marca de sete temporadas", comemora.

O Estudarte encerra o mês de uma forma ambígua envolvendo os sentimentos da trupe. Enquanto há motivos de sobra para comemorar com todos os convites que vem recebendo para participação em diversos eventos, os atores fecham abril sob o clima de luto pela perda de um dos amigos mais próximos, Jhonatan Santos, há cerca de duas semanas.

-Jhonatan e eu havíamos nos tornado irmãos de consideração. Virei o típico irmão mais velho e há dois anos ele estava acompanhando tudo que o Estudarte produzia. Ele apoiava, ajudava na produção, torcia pelo grupo e comemorava cada novo passo dos produtos da RH Soluções Artísticas. A dengue o levou embora em poucos dias e estamos tendo de lidar com a saudade que a ausência dele nos traz. Muito do que estamos fazendo em meio ao luto é por honra a ele, que não aceitaria que parássemos nossa agenda de produção - lamenta Hallvys, emocionado.

Tal situação é exatamente fez com que o Estudarte passe alguns episódios apresentando apenas cenas cômicas no 'Pequenas Leituras'. E o público que gosta de rir, poderá se esbaldar nas gargalhadas.

FICHA TÉCNICA -
Pequenas Leituras – 7ª temporada – Segundo episódio – Dia 28 de abril, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Emmannuela Carvalho, Gabriel Rocha, Juliana Mont e Nilton Renna. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.

Gossip Brazil - 30/04/2024 - Geral

A pluralizada arte de Rodrigo Hallvys
Artes cênicas, literatura e música. Uma agenda cheia de compromissos com a produção cultural. Assim é a vida diária do ator Rodrigo Hallvys. Entre as oficinas de preparação de atores que ministra junto ao Grupo Cênico Estudarte, eventos produzidos pela RH Soluções Artísticas, apresentações mensais, consultoria para escritores, ensaios e participações em outros eventos, o artista busca estudar e manter o costume do hábito da pesquisa.

Graduado em Teatro, Hallvys possui três pós-graduações: “Arte e Produção Cultural no Brasil”, “Gestão Cultural” e “Docência do Ensino em Teatro”, essa última recém concluída.

-Conhecimento não ocupa espaço, mas faz diferença em nossa produtividade e, claro, em nosso currículo. A velocidade do mundo tem feito com que as cadeiras girem cada vez mais rápido e o mercado de trabalho absorve quem mais tiver diferenciais para pluralizar as qualidades – comenta.

Rodrigo Hallvys tomou gosto pela arte ainda na primeira fase da infância e experimentou cena pela primeira vez quando ainda tinha nove anos de idade, decidindo que seria a área da qual queria viver profissionalmente. Embora tenha sido uma decisão precoce, o artista resolveu abraça-la e seguiu firme, buscando não perder o foco. “Talvez tenha sido tudo fora da curva. Ainda era uma criança quando tomei decisões e por isso precisei enfrentar a realidade de todo um meio social que marginalizava e diminuía quem optava por ser artista. Vivi uma colisão de gerações e fui desafiado de diversas formas para me equilibrar no meio desses tumultos que eram gerados. Não foi divertido passar pelas coisas, mas por fim, passei e superei. Faz parte da minha história e vivo de arte do jeito que eu queria desde pequeno”, explica.

O ator e diretor é membro da Academia Volta-redondense de Letras, ocupando a cadeira 36 da instituição, tendo já publicado quatro livros. Além disso é proprietário da RH Soluções Artísticas, a qual fundou em 2012 e hoje é responsável pelas marcas registradas do famoso trio musical As Sublimes e do Grupo Cênico Estudarte, tendo assinado cerca de vinte festivais de teatro, diversas peças, promovido muitos eventos artísticos e literários.

-Não há como ser artista de uma única atividade quando realmente gosta-se e acredita-se na arte. Foi o que escolhi porque a arte é uma ferramenta que contribui direta e indiretamente para a espécie humana refletir sobre as coisas. É uma filosofia de vida, além de ser o sustento de quem a leva a sério – defende.

 
Foto: Maycon Lendel

A empresa, apelidada como “RHSA”, tem preparado novos projetos para o segundo semestre, sendo um deles o lançamento do projeto “Quadrinhos falados”, envolvendo o Estudarte. “Daremos vozes a personagens de quadrinhos que nós mesmos criamos e registramos. Será mais um dos trabalhos que envolvem nossos exercícios vocais de criação de personagens”, comenta, citando outros projetos como o “Pequenas Leituras” (que já está em sua sétima temporada de apresentação de episódios), o festival de artes integradas “ReVolta com poesia”, o evento de lançamento de livros “Noites de autógrafos”, o qual promove diversos escritores e, claro, os festivais de teatro oriundos das Oficinas de Atores Estudarte, ministradas por Rodrigo no Teatro Gacemss.

-O Estudarte completou vinte e um anos de vida e mensalmente está em cartaz. Então a agenda precisa ser equilibrada para que abrace todas as pautas que produzimos e expandimos pelo país – destaca Hallvys, que em breve retornará com a turnê da peça “A Última Carta”, na qual atua e é dirigido por Maycon Lendel, estreada em Curitiba ao final de outubro de 2023.


Cenário Cult - 09/05/2024 - Cultura

Sétima temporada do Pequenas Leituras segue no Clube Foto VR
Foto: Divulgação / Jana Machado

O grupo cênico Estudarte se prepara para exibir o terceiro episódio da sétima temporada do Pequenas Leituras no dia 26 de maio (domingo), a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia paga apenas pela consumação no local.

Trazendo trinta e quatro textos de curta duração, entre inéditos e outros já conhecidos, a comicidade cênica ficará por conta dos atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, que darão vozes a diálogos e monólogos.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o evento foi lançado no segundo semestre de 2019, conquistou a plateia e se tornou parte integrante da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss, de segunda à quarta. No conteúdo programático, diversas técnicas são aplicadas e analisadas quanto suas funcionalidades desenvolvidas a cada ator. É o que explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte.

-Aplicamos várias técnicas a cada encontro na oficina. E a cada técnica aplicada e exercitada, sentamos em roda para analisarmos as facilidades e dificuldades que cada ator apresenta, percebendo o que já está caminhando de forma notória e o que precisamos lapidar para que fique mais orgânico em cada integrante - detalha Hallvys.

Segundo o diretor, a voz faz parte do trabalho exercitado. "Cada pessoa falante possui diversas vozes, com timbres ligados diretamente ao temperamento e à emoção. Esses pontos precisam ser impressos na construção das personagens, para que tenha uma abertura maior de possibilidades acessíveis no trabalho dos atores", explica.

PEQUENAS LEITURAS

Após residir por cerca de dez anos no Rio de Janeiro, Rodrigo Hallvys retornou para Volta Redonda em 2019 e, dois meses de sua estadia na cidade, estreou o festival de artes integradas "ReVolta com poesia", que ficou em cartaz durante cinco meses. Durante esse tempo, a RH Soluções Artísticas também produziu o festival "Quase lá!" e lançou os projetos "Noites de autógrafos" e "Pequenas Leituras", abrindo espaço para atores e escritores no sul fluminense, finalizando com o nono festival de teatro do Estudarte naquele ano de 2019.

-Foi um período de muita criação, com uma equipe bastante eclética e com muita novidade ao mesmo tempo. No ano seguinte, quando estávamos na segunda temporada do Pequenas Leituras, nos deparamos com o início do isolamento social causado pela pandemia trazida pelo coronavírus, onde precisamos antecipar o fim daquela temporada. Retornamos com a terceira em janeiro de 2022 e não paramos mais - comemora o diretor.

"Pequenas Leituras" segue o fluxo dos grandes circuitos de leituras dramatizadas que acontecem nas principais capitais do Brasil. Porém, o evento traz diversas cenas de curta duração, abordando vários temas a cada episódio e tem uma linha de apresentações mensais, onde o público consegue se organizar para acompanhar. "Durante as seis primeiras temporadas fizemos às noites de toda segunda quinta-feira do mês. Agora, na sétima temporada, resolvemos experimentar o último domingo do mês, trazendo nossa própria cantina para favorecer o caixa de produção de espetáculos do Estudarte para o festival que fazemos de dezembro a fevereiro", detalha Hallvys, elogiando a parceria com o Clube Fotofilatélico de Volta Redonda.

-Há vinte anos começamos a receber convites para fazermos algum projeto em parceria com o clube. Mas nunca conseguíamos conciliar disponibilidades de horários. Agora estamos juntos com a sétima temporada e tem sido bastante satisfatório - finaliza.


FICHA TÉCNICA
Pequenas Leituras - 7ª temporada
- Terceiro episódio - Dia 26 de maio, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda.
Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins.
Direção geral: Rodrigo Hallvys.
Realização: Grupo Cênico Estudarte.
Produção: RH Soluções Artísticas.
Foto: Jana Machado.
Assessoria: Cenário Mídia
Redes sociais: @grupoestudarte.
Entrada: gratuita.


Tribuna Carioca - 10/05/2024 - Entretenimento

Atores do Estudarte seguem com novo episódio do Pequenas Leituras
Foto: Divulgação
 
O terceiro episódio da sétima temporada do evento Pequenas Leituras, com grupo cênico Estudarte, já está preparado será exibido no dia 26 de maio (domingo), a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, com entrada gratuita e a plateia paga apenas pela consumação.

Trazendo os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, a trupe fará um episódio recheado de novos textos cômicos, tanto em diálogos quanto em monólocos.

-Com o tempo criamos um padrão, uma espécie de fórmula que vem funcionando desde o lançamento da primeira temporada, em setembro de 2019. São três blocos de leituras dramatizadas, que ao serem somados, contabilizam trinta e quatro textos, dos quais trinta são diálogos e cada ator fica responsável por dar voz interpretativa a um monólogo - detalha Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo evento.

Hallvys é responsável pela direção geral dos episódios, orientando os atores e roteirizando grande parte das cenas que vem a público. "De alguma forma o Estudarte se solidificou durante esses seus vinte e um anos de existência. Já foram onze festivais de teatro produzidos pelo grupo, sem contar a presença em outros eventos como convidado. O Pequenas Leituras foi algo despretensioso, feito para preparar e trabalhar as vozes dos atores e, talvez por ter sido inusitado, tornou-se precursor pela linha de trabalho e sobreviveu até agora", detalha o diretor, que afirma ver os trabalhos funcionando em um molde "fora da curva".

-Muitos dos temas que abordamos trazem personagens fora da caixinha, tomando atitudes inesperadas e até surpreendentes. Acabam fazendo a plateia se identificar e refletir sobre comportamentos. Foi esse o objetivo de fundação do Estudarte, em 2003. E estamos mantendo com rigor - detalha.

Já o 'Pequenas Leituras', além de lançar mão de diversos temas cotidianos, traz à cena roteiros de curta duração, por isso a palavra 'pequenas' no nome do projeto. "Há textos de dez segundos a dois minutos de duração. Então conseguimos abordar muita coisa, com muitos temperamentos e muitas personagens que abrem oportunidade para o exercício dos matriculados em nossas oficinas de atores, instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda. Todos os matriculados passam pelo projeto, se preparando em patamares até chegarem ao momento de entrarem em cena em um festival de teatro. Passa a um aprendizado gostoso, com uma metodologia clara para eles. Mesmo quando a aplicação técnica é desafiadora, eles percebem o quanto crescem e são produtivos", finaliza.

FICHA TÉCNICA
Pequenas Leituras - 7ª temporada
- Terceiro episódio - Dia 26 de maio, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda.
Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins.
Direção geral: Rodrigo Hallvys.
Realização: Grupo Cênico Estudarte.
Produção: RH Soluções Artísticas.
Foto: Divulgação.
Assessoria: Cenário Mídia
Redes sociais: @grupoestudarte.
Entrada: gratuita.

Vitrine da Fama - 10/05/2024 - Famosos

Rodrigo Hallvys
Proprietário da RH Soluções Artísticas, o ator e diretor fala do Grupo Cênico Estudarte, do trio musical As Sublimes,
da peça A Última Carta, de sua Oficina de Atores e dos projetos Pequenas Leituras e Quadrinhos Falados
Foto: Divulgação / Jana Machado


Um artista com criatividade fora da curva. Com um currículo eclético, o multifacetado ator Rodrigo Hallvys administra a concorrida agenda da RH Soluções Artísticas, empresa que fundou em 2012 e trabalha com artes cênicas, literatura e música. Áreas que são reflexos do aprendizado em seus trinta e quatro anos de carreira.

Sua iniciação no teatro ocorreu quando tinha nove anos de idade, momento em que percebeu que a função de ator era o que queria seguir e seu hábito de leitura e a habilidade de analisar detalhes ficaram a cargo de prepara-lo para uma carreira diferente sem que o próprio artista percebesse.

Durante sua jornada são vários prêmios, certificações, moção de congratulações, troféus e uma cadeira na Academia Volta-redondense de Letras, instituição que representa o letramento em sua cidade natal.

Em uma entrevista descontraída, ele explica um pouco de como as coisas foram acontecendo em sua trajetória e currículo, que é bastante extenso.

VITRINE DA FAMA – Como você teve seu primeiro contato com a arte?
RODRIGO HALLVYS – Foi através do desenho. Aparentemente minha garatuja (uma das fases do desenho na primeira infância) durou menos de duas semanas. Estava com três anos de idade quando fiz meu primeiro desenho figurativo. Foi a Mulher-Maravilha. Lembro que cheguei na sala e mostrei para a família. Todo mundo reconheceu! Não precisei explicar o desenho. Ali tive a certeza que queria trabalhar com arte e falei que, quando adulto, seria “desenhista de gibi”. A Mulher-Maravilha foi a causa do meu início na arte e também na escrita, porque nunca gostei de esperar as pessoas terem disponibilidade e disposição para fazerem as coisas para mim. Então pedi para meus pais me ensinarem a ler, assim não precisaria que alguém lesse as histórias em quadrinhos para mim. Assim aprendi a ler e, claro, escrever.

VF – Então foi bem precoce!
RH – Dentro de um aspecto comum, sim! Exercitando a criação de roteiros, cenários e figurinos e não fazia ideia disso. Era muito criança para ter essa consciência.

VF – E com o teatro? Como aconteceu?
RH – Parte da minha família é de origem católica. Então, obviamente, quando criança era levado à igreja. No meu primeiro dia de catequese foi dada uma dinâmica cênica. Era necessário pegar um assunto, transformar em roteiro, criar os argumentos e falas, ensaiar e fazer a cena. Foi ali que percebi que os quadrinhos carregavam roteiro, falas e cenas das personagens. Um universo se abriu na minha mente e muita coisa passou a fazer sentido. Entendi que teatro é uma arte completa. Decidi que queria seguir a carreira de ator.

VF – Acredita que o hábito da leitura contribuiu?
RH – Sem dúvida! Meus pais terminaram o Ensino Médio já adultos, casados e após meu nascimento. Cresci os vendo ter o hábito da leitura. Passamos dificuldades e mesmo assim nunca nos deixaram faltar leitura em casa. Eles sempre argumentaram que o melhor que poderiam deixar para os filhos seria conhecimento. A leitura expande a mente, a criatividade, a argumentação e, claro, a possibilidade de lidar com diversas situações.

VF – Foi então que você pensou em escrever livros?
RH – Não. Meus livros vieram já na fase adulta, com mais de trinta anos de idade. Na adolescência e no início da fase adulta só escrevia roteiros para teatro e letras de músicas. O primeiro livro veio de uma tentativa de casamento que acabou não acontecendo, fato que gerou os livros seguintes também. (risos)

Foto: Alexander Rodrigues
 
VF – Sobre música. Como começou sua história com As Sublimes?
RH – Poxa! Isso é muito assunto para contar. Vou tentar resumir. Era 1993. Em um domingo à noite estava em casa com a família, entrei na sala e meus pais estavam assistindo o Fantástico, da Rede Globo. Estavam anunciando o videoclipe da música Boneca de Fogo, que foi a primeira lançada pelo trio. Fiquei encantado. Não piscava. Era um grupo feminino, apenas de mulheres negras, cantando soul music em língua portuguesa. Simplesmente era tudo que eu achava incrível em um único videoclipe. Lindas, com harmonia vocal, visual bacana e uma música deliciosa de se ouvir. Na semana seguinte, lendo jornal, comecei a perceber que elas estavam saindo em tudo quanto é mídia impressa, tocando a música toda hora na rádio e aparecendo em diversos programas de televisão. Vi um mundo social modificado por causa delas. Não existia um grupo feminino formado só por mulheres negras com tal sucesso no Brasil. Era representatividade em uma época que nem se usava a palavra representatividade. Passei a colecionar tudo sobre elas. Criei um arsenal de material sobre As Sublimes.

VF – E hoje você é proprietário da marcar registrada que leva o nome do grupo?
RH – Sim! Em verdade foi por isso que a RH Soluções Artísticas foi criada, em 2012. Quando o grupo foi desmanchado, em 1998, fiquei incomodado. Não era problema entre as cantoras e muito menos falta de sucesso do trio. Foram questões no mundo musical. Então prometi para mim mesmo que traria As Sublimes de volta em algum momento. Com o advento da internet passei a ter contato com fãs dentro e fora do Brasil e disponibilizei cópia de todo material impresso que eu tinha como colecionador. Foi o carinho dos outros fãs que me impulsionou. Acabei por conhecer cada uma delas e ficamos amigos. Então comentei da minha ideia de trazer uma nova formação e tive a benção das cantoras que já fizeram parte.

VF – Começou como um trio, certo?
RH – Sempre foi um trio. A primeira formação teve Lilian Valeska, Isabel Fillardis e Karla Prietto, que gravaram o primeiro álbum. Depois a Isabel precisou sair por incompatibilidade na agenda que ela tinha com novelas, pois estava fazendo com que ela perdesse muitos shows. Aí entrou a Flávia Santana, que seguiu com a Lilian e a Karla e gravaram o segundo disco. Elas estavam fazendo turnê do segundo álbum quando foram atingidas por questões no mundo da música. E já tinham duas músicas gravadas para o terceiro álbum, que também receberia “Eu não vou”, composta por Karla, Flávia e Paulo Santana. Foi gravada pelo Fat Family e fez um sucesso estrondoso também.

VF – E como está o projeto de remontagem do grupo?
RH – Tivemos uma tentativa de formação e chegamos a lançar uma música com videoclipe em 2021. Mas a pandemia durou muito mais tempo do que era previsto. Foram dois anos com tudo parado e não tinha como fazermos eventos e shows. Em um determinado momento os objetivos acabaram não sendo mais os mesmos. Então o projeto acabou sendo engavetado e as integrantes selecionadas seguiram seus caminhos. Hoje estão vivendo de suas artes em trabalhos diferentes. Isso é muito bom! Porque a arte não pode parar!

VF – Mas ainda pretende fazer o grupo voltar?
RH – A marca é de minha propriedade. O sonho adormece, mas não morre, creio. Então na hora certa a gente vai encontrar uma forma de fazer.

VF – Mas a RH Soluções Artísticas não tem apenas o trio como projeto, certo?
RH – Certo! Como minha graduação foi em Teatro e minhas três especializações são em arte e cultura, o carro chefe da empresa é preparação de atores e todos os trabalhos voltados às artes cênicas. Inclusive o Estudarte é também uma marca registrada oficialmente pertencente à empresa.

VF – E como aconteceu o Estudarte? O grupo já tem mais de vinte anos de estrada!
RH – Sim! São vinte e um anos desde sua fundação, que aconteceu de forma despretensiosa. Meu irmão caçula, Diego Machado, estava cursando o Ensino Médio e o Técnico em Publicidade. Ele era muito tímido. A professora de Literatura do colégio em que ele estudava perguntou aos alunos se queriam fazer prova ou apresentar trabalho. Eles eram adolescentes! Claro que disseram preferir trabalho. Foi aí que ela encomendou uma peça de teatro para que eles escrevessem, ensaiassem e apresentassem no fim de março de 2003. Eu havia acabado de sair da televisão e meu irmão pediu auxilio para fazer os ensaios funcionarem. Resultado: três sessões de apresentação da peça e convites para fazermos uma turnê intercolegial. Batizei o grupo de Estudarte e o que era grupo de adolescentes hoje é uma roupagem de atores de dezesseis a setenta anos. Não imaginávamos que aconteceria isso tudo.

VF – O que você acredita que seja o segredo para o sucesso do grupo?
RH – A vontade de falar sobre temas cotidianos e propor reflexão em cada espectador. Coexistir e respeitar. Compreender que as leis são iguais para todos, mas as pessoas são diferentes e precisam ser respeitadas por isso. De alguma forma a plateia se familiariza. É o que acontecesse com todos os projetos do Estudarte, inclusive a Oficina de Atores.

 

Fotos: Thiago Giaccomeli / Maycon Lendel

VF – A oficina é onde os atores são preparados para cada projeto?
RH – Sim! Por exemplo, temos o “Pequenas Leituras”, que foi criado em 2019 para potencializar a criatividade vocal dos atores da oficina, enquanto eles também se preparam para enfrentar as peças e os festivais. O Estudarte participou de todas as edições do festival de artes integradas “ReVolta com Poesia”, apresentou o festival “Quase Lá!” e já fez onze festivais de teatro durante seu tempo de fundação. O grupo tem mais idade do que a própria RH Soluções Artísticas e a nossa oficina possui quatro turmas instaladas no Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

VF – E sobre o projeto Quadrinhos Falados?
RH – Talvez seja aquele Rodrigo, que ainda não era Hallvys, colocando em prática seu amor pelos quadrinhos. Será um projeto que reunirá várias séries animadas, de forma bem simples, estamos em pré-produção, envolvendo diretamente o elenco do Estudarte.

VF – É neste projeto que vem o desenho das aventuras?
RH – Exatamente! A primeira série se chama “As Aventuras de Carpulicam”, que conta a história de um menino com limitação visual e muito criativo. Ele estuda em uma escola onde tem quatro outros amigos, também crianças. São inseparáveis. Como grande parte das crianças, ele imagina momentos onde, junto com seu grupo, são heróis e salvam as pessoas. É bem bonitinho, simples e aborda questões como a realidade das escolas, dos desafios vividos por profissionais da área de Educação e, também, dos desafios das crianças, onde parte delas possui diagnósticos e limitações bastante desafiadoras e reais.

VF – E seus livros? Você é membro da Academia Volta-redondense de Letras. Como é o mundo literário para você?
RH – Vamos lá porque são assuntos diferentes. Escrevi meus livros sem pretensão de publicá-los. Era mais um desabafo criativo do que qualquer outra coisa. Apenas meu irmão sabia que os livros existiam. Decidi publicar o primeiro quando já estava escrevendo o quarto. São oriundos da minha vida pessoal, social e recheados de temas universais. Não imaginei que eles fariam o estrondo que fizeram e a reação emocionada das pessoas me fez ir parar na terapia porque eu não esperava aquilo tudo (risos). Já para a Academia Volta-redondense de Letras fui selecionado em abril de 2021, com a posse acontecendo apenas em novembro de 2022, por causa da pandemia. Embora tenha escrito livros de poemas, não me considero poeta. Até porque olho a escrita poética dos outros e sempre vejo o quanto são grandiosos e que tenho muito a exercitar para melhorar. Mas escrevo com sinceridade e talvez isso que toque tanto as pessoas.


VF – Mais algum livro vindo por aí?
RH – Tem um romance. Podemos classificar assim. É baseado em uma série que escrevi para a televisão em 2010 e não considerei a negociação válida. Então engavetei. Agora virá como livro. Um mistério sobre telefonemas anônimos que levam a protagonista à internação. Vai mexer com as emoções de quem estiver lendo.

VF – Sobre emoções. “A Última Carta” trouxe você de volta aos palcos e foi retratado com muita emoção na imprensa. Qual tema? Está em turnê?
RH – Tivemos que parar a turnê para produzirmos o mais recente festival de teatro do Estudarte. Em seguida descobri que a parte superior do meu estômago atravessou meu diafragma, atingindo diretamente meu fôlego e dificultando algumas entonações. Estou tratando para voltarmos em breve. É uma peça dirigida por Maycon Lendel, que foi quem me convenceu de voltar a atuar. Fala de lembranças. Muitas alegres e outras nem tanto. É diretamente uma reflexão da personagem sobre cada situação. Algo simples e muito bonito. Sempre desembocando em saudade. Quantas vezes sentimos saudade porque não perdoamos, não nos perdoamos ou não demos valor enquanto era tempo? Quantas vezes a saudade nos machuca porque antes não tomamos atitudes que poderiam evita-la?

VF – Qualquer pessoa ficaria pensando sobre isso! Teria alguma mensagem para deixar para nossos leitores?
RH – Claro! Se você tivesse uma última chance de se comunicar, com o sentimento de saudade ou perdão e, a única forma fosse através de carta, para quem você enviaria sua última carta?


Bafões do Rio - 11/05/2024 - Evento

Clube Fotofilatélico de Volta Redonda recebe
público para novo episódio do “Pequenas Leituras”

O Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, no sul fluminense, volta a ser palco do grupo cênico Estudarte. No dia 26 de maio (domingo), a partir das 16 horas, o local receberá o público para a exibição do terceiro episódio da sétima temporada do “Pequenas Leituras”, com entrada gratuita e a plateia paga apenas pela consumação.

Totalizando trinta e quatro textos trazidos à cena, o episódio terá vários roteiros inéditos misturados a outros já conhecidos da plateia e trará em seu elenco formado pelos atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, que darão o ar da graça com suas leituras dramatizadas, criando vozes e conduzindo o público às gargalhadas através de surpresas cênicas.

-O elemento surpresa tem aquela comicidade e acidez da crônica literária, muitas vezes mostrando uma ação, reação ou escolha inusitada ou inesperada por parte de alguma personagem. É o que leva a plateia, muitas vezes, à gargalhada que se tornou uma marca dentro do Pequenas Leituras – comemora Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo evento.

O artista dirige e prepara o elenco através da Oficina de Atores Estudarte, instalada nas dependências do Teatro Gacemss, escalando quatro integrantes matriculados a cada episódio, tornando o “Pequenas Leituras” parte da oficina como exercício de criatividade vocal para os atores. “É uma das formas que utilizamos dentro da aplicação técnica para prepara-los para cena enquanto aprendem a lidar com a plateia. É gostoso e desafiador ao mesmo tempo, tendo em vista que eles recebem os roteiros com as trinta e quatro cenas faltando apenas uma hora antes de se apresentarem nesse projeto”, comenta.

Lançado em setembro de 2019, o “Pequenas Leituras” esteve durante suas quatro primeiras temporadas no Premium Café (para o qual foi criado). Com o crescimento exponencial do público que acompanha o evento, precisou migrar para um local maior, fazendo duas temporadas no restaurante do Logic Hotel Aterrado. Agora, na sétima temporada, a RH Soluções Artísticas firmou a parceria com o Clube Fotofilatélico VR para sediar a sétima temporada.

– Uma das características do “Pequenas Leituras” é a transformação dos ambientes em espaço cênico através da condução das vozes da plateia, que vai imaginando cada situação através da leitura dramatizada do elenco. Simples, eficaz e divertido para todos – finaliza o diretor, explicando que, embora o evento tenha passado as seis primeiras temporadas sendo apresentado às noites de quinta-feira, criando público cativo, resolveram experimentar às tardes de domingo na atual temporada para oportunizar quem estuda ou trabalha à noite durante a semana.

 
Foto: Divulgação

SERVIÇO – Pequenas Leituras – 7ª temporada – Terceiro episódio – Dia 26 de maio, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.


FuxicoTV- 11/05/2024 - TV

Quadrinhos Falados
Novo projeto da RH Soluções Artísticas trará série animada As Aventuras de Carpulicam,
com vozes dos atores do Grupo Cênico Estudarte
Maycon Lendel
 
A RH Soluções Artísticas, anunciou seu mais novo projeto, chamado Quadrinhos Falados. O trabalho funcionará como um canal de séries animadas, envolvendo os atores do Grupo Cênico Estudarte, que darão vozes às personagens vinculadas a cada série. Segundo Rodrigo Hallvys, diretor geral da empresa, esse é mais um projeto ligado à Oficina de Atores Estudarte, que a empresa possui instalada no Teatro Gacemss, em Volta Redonda/RJ. "Além dos festivais de teatro e espetáculos avulsos que produzimos, buscamos criar ramificações que possibilitem o exercício prático das técnicas aplicadas durante os encontros da oficina, então criamos mais um projeto", explica Rodrigo. Assim como o Pequenas Leituras, evento que foi lançado em 2019 e já está em sua sétima temporada de episódios, o novo projeto terá escalação envolvendo os atores preparados por Rodrigo Hallvys e a primeira série já foi escolhida, recebendo o nome de As Aventuras de Carpulicam, onde cinco crianças se tornarão um grupo de heróis no mundo imaginário da personagem protagonista. A série funcionará, também, como homenagem a Jhonatan dos Santos, membro honorário do Estudarte, que morreu no início de abril, com vinte e oito anos, vítima de complicações da dengue.

Circuito Sul Fluminense - 16/05/2024 - Eventos

Sétima temporada do Pequenas Leituras segue com novo episódio
Foto: Divulgação / Jana Machado
 
O elenco do grupo cênico Estudarte já está em contagem regressiva para o novo episódio do Pequenas Leituras, que se encontra em sua sétima temporada e tem sido um circuito de leituras dramatizadas de qualidade para o Sul Fluminense. O terceiro episódio do atual ciclo será exibido ao público no dia 26 de maio (domingo), a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, com entrada gratuita.

O local que tem ligação direta com a história da cidade, abriga o museu do trabalhismo, além de constantemente ser ponto de amostras de cinema nacional, bem como de eventos diversos e é localizado na Vila Santa Cecília, que favorece o acesso, inclusive, para cidades vizinhas consumirem arte e cultura.

-Em fevereiro tivemos uma reunião sobre a transição do evento para o clube, afim de que ele sediasse a sétima temporada. Alteramos também o dia da semana, que anteriormente era na quinta-feira e passou a ser no domingo, agora em horário vespertino. Tem sido gostoso ver o projeto funcionando dessa forma. De alguma forma vem demonstrando pioneirismo enquanto também é um exercício para os atores - comemora Rodrigo Hallvys, diretor geral da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção do evento.

Para o novo episódio foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, que darão vozes às trinta e quatro penas cenas que comporão a apresentação. Com dinâmica de rodízio, o evento é parte integrante da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss, que prepara atores e atrizes para festivais de teatro promovidos pelo Estudarte desde 2004, quando a trupe já estava com um ano de fundação.

-Teremos cenas inéditas misturadas a algumas outras que a plateia já conhece e gosta de ver como são modificadas de acordo com o elenco que está interpretando na ocasião. É sempre uma novidade. O dinamismo se mantém e não fica enjoativo. O carinho da plateia dando gargalhadas nos motiva ainda mais - manifesta Hallvys.

Portal Olho Vivo - 17/05/2024 - Cena Alternativa

Clube Foto sedia 3º episódio da 7ª temporada do Pequenas Leituras
São 34 cenas de curta duração, sempre com textos cômicos inéditos misturados a outros já conhecidos do evento
Foto: Divulgação / Maycon Lendel

Evento traz elenco do Grupo Cênico Estudarte em sua escalação: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins;
dia 26 de maio (domingo), a partir das 16h; direção geral: Rodrigo Hallvys (no detalhe)

CLÁUDIO ALCÂNTARA

O terceiro episódio da sétima temporada do Pequenas Leituras será no dia 26 de maio (domingo), a partir das 16h, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, com entrada gratuita. A plateia paga apenas pela consumação no local. No elenco estão os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, responsáveis por dar vozes aos diálogos e monólogos. Os quatro integrantes do Grupo Cênico Estudarte já participaram de outros episódios e foram reunidos na escalação.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o evento foi lançado no segundo semestre de 2019 e hoje faz parte da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Centro Cultural Gacemss. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior. Segundo Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, a proposta do Pequenas Leituras é dar continuidade pública do que é trabalhado no conteúdo programático da oficina, preparando os atores, enquanto a plateia se diverte com as leituras dramatizadas.

- Voz é uma das ferramentas dos atores. Por diversas vezes ela faz toda a diferença na construção de personagens, então é necessário estudar e decidir qual voz usar para cada trabalho que o ator está desenvolvendo. Construímos o evento para possibilitar tal prática ao elenco, mas não imaginávamos que chegaríamos a tantas temporadas e funcionando com tanta alegria - diz.

Como tudo começou

O Pequenas Leituras estreou em setembro de 2019, poucos meses após Rodrigo Hallvys retornar a Volta Redonda. Lançado no Premium Café, o projeto iniciou suas atividades de forma tímida.

- Criamos um crescimento repentino de plateia, ocupando o espaço mensalmente durante quatro temporadas, que encerraram em janeiro de 2023.

Dois meses após, o evento estreou no restaurante do Logic Hotel, no Aterrado, que manteve a dinâmica de exibição dos episódios às noites da segunda quinta-feira de cada mês.

Em março de 2024, após o seu 11º festival (ocorrido em fevereiro), o Estudarte criou uma nova dinâmica mensal. Migrou o evento para o Clube Fotofilatélico, passando a ser às tardes do último domingo de cada mês, formatando a sétima temporada.

- A atual temporada está completamente constituída por comédias. São 34 cenas de curta duração por episódio, sempre com textos inéditos misturados a outros já conhecidos do evento, mas sempre cômicos - explica.

O projeto, de acordo com Hallvys, tornou-se pioneiro por criar um circuito fixo e mensal de apresentações de leituras dramatizadas no Sul Fluminense.

- Até então, isso era frequente apenas nas capitais do país. Todo ano recebemos muitos integrantes novatos fazendo matrículas na nossa oficina de atores. Gradativamente eles vão se preparando através do projeto para depois chegarem aos nossos festivais. Causa envolvimento, além da familiarização com a aplicabilidade técnica.

A oficina de atores está com vagas abertas para matrículas.

> Pequenas Leituras - 7ª temporada - 3º episódio - Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Assessoria: Cenário Mídia. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.


Jornal Diário do Vale - 18/05/2024 - Diário dos Famosos

A bailarina Henna Melo, que se apresentou em O Corpo Negro, projeto do Sesc,
ladeada pela escritora e figurinista Doracineia Feijolo e o ator Rodrigo Hallvys,
que estavam na plateia.
Foto: Luisa Ritter.

Portal Agito Total - 19/05/2024 - Entretenimento

Pequenas Leituras: movimento artístico precursor em Volta Redonda
Foto: Divulgação / Maycon Lendel


Arte, cultura, inovação, originalidade e atitude precursora. Alguns quesitos que o grupo cênico Estudarte vem apresentando em seus vinte e um anos de história. A trupe encontra-se em sua sétima temporada com o evento artístico "Pequenas Leituras", com o terceiro episódio já confirmado para ser exibido no dia 26 de maio, às 16 horas, no Clube Foto de Volta Redonda, no sul fluminense.

Com entrada gratuita, o evento traz, a cada episódio, quatro integrantes do Estudarte escalados para a leitura dramatizada de mais de trinta cenas de curta duração e o resultado tem sido surpreendendo, tendo por base que o evento já completará cinco anos de existência e pausou apenas durante o período de isolamento social referente à pandemia do coronavírus.

Para o próximo episódio foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, que projetarão vozes para as personagens que estiverem em cena, sob a direção de Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo evento.

Enquanto anunciam novas vagas para matrícula em sua oficina de atores, que acontecem semanalmente no Teatro Gacemss, o Estudarte se prepara para mais um projeto que foi anunciado pela empresa. "Quadrinhos Falados" está em pré-produção e será um canal de séries animadas, trazendo dublagem exercitada pelos integrantes do grupo cênico e envolvendo outros produtos também pertencentes à empresa.

-O projeto foi esboçado no início do ano e, em março teve a concepção de sua primeira série. Que se chamará "As Aventuras de Carpulicam", trazendo algum saudosismo dos desenhos de décadas anteriores e um dinamismo visual que discursa também com a contemporaneidade das animações. Tudo de uma forma simples, engraçada e bastante reflexiva - adianta Rodrigo Hallvys, emocionado ao salientar que uma das personagens foi inspirada em Jhonatan dos Santos, membro honorário do Estudarte, que faleceu um dia após o anúncio oficial da produção na internet.

Segundo o diretor, o amigo estava empolgado com a série. "Ele havia aprovado o último episódio, que era o que eu já havia definido. Choramos juntos ao conversarmos como a série se encerraria. Uma das personagens foi desenhada com ele como inspiração e leva o nome de Jhonny, que era como eu o chamava", explica, enxugando as lágrimas. Jhonatan faleceu, aos 28 anos, no dia 12 de abril, por complicações da dengue.

PEQUENAS LEITURAS

O evento tem um teor vanguardista por ser o primeiro a instalar produção fixa e mensal de circuito de leituras dramatizadas para o Sul Fluminense, o que é costumeiro apenas nos grandes centros urbanos das capitais brasileiras. Porém, se diferencia por apresentar cenas aleatórias de curta duração, abordando diversos temas a cada episódio e possibilitando os atores a exercitarem a criatividade vocal em diversas formas por apresentação.

-As cenas duram de dez segundos a dois minutos. São situações corriqueiras, algumas com teor dos memes que encontramos espalhados por redes sociais na internet. Na atual temporada estamos fazendo tudo com teor cômico, até para trazermos uma leveza quanto ao período de adaptação que estamos vivendo com o falecimento do Jhonny. A plateia acompanha, segue, se diverte, ri e muitas vezes também nos faz rir. Isso tudo enquanto os atores estão se exercitando publicamente - detalha Hallvys, explicando que o evento é parte integrante da oficina de atores, gerando oportunidade e preparo para os membros matriculados.

O Clube Fotofilatélico de Volta Redonda passou a abrigar o evento a partir da sétima temporada e o local também funciona como Museu do Trabalhismo Brasileiro, recebendo visitas agendadas.


Gazeta Sul Fluminense - 20/05/2024 - Evento

Atores do Estudarte preparam exibição de novo episódio para o Clube Foto VR

Mais um episódio do "Pequenas Leituras" confirmado para exibição ao público. O evento, que está em sua sétima temporada, receberá a plateia no dia 26 de maio, às 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, com entrada gratuita, para a leitura dramatizada de trinta e quatro cenas no projeto que conquistou a população.

Em cena estarão os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, responsáveis por dar vozes aos diálogos e monólogos escritos pelo diretor Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

O projeto é parte integrante da Oficina de Atores Estudarte, que a empresa ministra no Centro Cultural Gacemss, possibilitando aos matriculados, preparação técnica para encararem diversas cenas a cada escalação, preparando-os para espetáculos e festivais os quais a grupo de teatro produz e participa.

Fundado em 2003, o Estudarte criou um caminho diferenciado, galgando progressivamente diversos projetos e tornando-se uma marca legalmente registrada da RH Soluções Artísticas em 2019. O grupo já produziu onze festivais de teatro, viajou com espetáculos e recebeu diversos prêmios. Além de uma moção de congratulações entregue por Lúcio Roriz, então delegado do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro, em 2006.

Já o "Pequenas Leituras" foi lançado em setembro de 2019, como um projeto específico para noites de quintas-feiras, permanecendo-se assim até o fim de sua sexta temporada, em janeiro recente. Em sua essência, o evento traz um circuito de leituras dramatizadas, comumente apresentadas nas principais capitais do Brasil, porém no formato de curtas cenas, escritas para testes de atores no audiovisual e, focando na condução vocal dos atores, que conseguem fazer a plateia imaginar e gargalhar com cada uma das cenas.
- Nós ficamos felizes em ver que o projeto chegou tão longe, recebendo convites para fazer participação em diversos eventos culturais na região, sem contar a proposta para fazermos a versão carioca, diretamente no Rio de Janeiro, com atores de lá - comemora Rodrigo Hallvys, diretor geral.

Com entrada gratuita, a plateia paga apenas o que consumir durante a apresentação, com uma cantina montada pelo próprio Estudarte, tendo pipoca, água, refrigerante e doces.

SERVIÇO – Pequenas Leituras – 7ª temporada – Terceiro episódio – Dia 26 de maio, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Redes sociais: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.
 
Foto: Divulgação / Maycon Lendel

People Pop! - 05/06/2024 - Entrevista

Rodrigo Hallvys
as diversas facetas de um artista de sucesso

Foto: Divulgação / Maycon Lendel


Ator, diretor, escritor, produtor, roteirista, compositor, empresário, consultor, preparador de elenco, filho, irmão, pai, amigo. Basta fazermos uma pesquisa nos mecanismos de busca pela internet e encontramos o nome de Rodrigo Hallvys presente em diversos projetos de cultura. Em suas redes sociais vemos registros fotográficos e textos que confirmam sua presença e apoio em eventos e projetos de outros artistas.

Durante uma rápida conversa com nossa equipe, o artista e proprietário da RH Soluções Artísticas nos levou a pensar sobre comportamento dentro do mercado de trabalho, sobre ética e realização profissional. Confira abaixo o bate-papo com o artista que perceptivelmente tem o costume de se reinventar.

REDAÇÃO - Rodrigo, ao pesquisarmos um pouco do seu trabalho nos surpreendemos com a gama de funções que você exerce. Como consegue assumir tantas tarefas entre a vida profissional e pessoal?
RODRIGO -Será que eu consigo? (Risos) Com o tempo aprendemos que a cada escolha que fazemos, também fazemos uma renúncia. Faz parte da vida. Não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Então vem outro aprendizado, que é compreender a diferença entre coisas importas e coisas urgentes. Funciono com agenda. Meus trabalhos são todos agendados, com prazos para serem cumpridos e entregues. Preciso garantir períodos em que possa estar tranquilo para a mente criativa. Em outros momentos preciso estar em ritmo agitado para cumprir prazos. Assim, ao entregar um trabalho, abro espaço na agenda para produzir outro.

REDAÇÃO - Mas são em muitas funções diferentes...
RODRIGO - Talvez. Porém, não executo todas ao mesmo tempo. Consigo executar uma quantidade de funções simultaneamente de acordo com a demanda e camadas de exigências presentes em cada projeto a ser desenvolvido. Tenho os dias e horários exatos para preparar elenco, que faço no primeiro semestre do ano e, é quando costumo escrever os roteiros também. No segundo semestre dirijo o elenco já objetivando espetáculos escritos. Tenho os dias da semana onde consigo prestar consultoria e cumprir reuniões. Há os dias em que consigo ir a eventos com mais facilidade, pois costumo receber os convites com antecedência.

REDAÇÃO - Então você possui quem lhe dê suporte?
RODRIGO - Exato! Por exemplo, o trabalho ligado à imprensa é assinado pela Cenário Mídia, que é responsável pela assessoria de todos os produtos e projetos vinculados à RH Soluções Artísticas. Não daria conta de cumprir uma entrevista enquanto estou roteirizando ou preparando elenco, por exemplo. Então há um agendamento prévio. Quando tenho agenda na Oficina de Atores Estudarte e, no mesmo horário, preciso fazer presença em um evento, geralmente o elenco troca de horário para possibilitar ambas atividades que me são propostas ou o Maycon Lendel assume a oficina para que eu possa liberar minha agenda.

REDAÇÃO - Maycon Lendel é seu filho, certo? Como você vê a paternidade?
RODRIGO - Entendo que pai e mãe são comportamentos. Há pais biológicos, pais adotivos e pais afetivos. Mas que só fazem jus ao termo "pai" ou "mãe" com a qualidade do comportamento e da disposição para assumir o termo. Sou pai afetivo do Álvaro e do Maycon Lendel. São meus filhos afetivos, os vejo como presentes de Deus respondendo minhas orações. Busco ser para eles o que acredito que preciso ser como pai. Procuro me policiar para não sufocar e tento. respeitar os espaços deles, sempre disposto a orientar, puxar orelha e afagar choros quando for necessário.

REDAÇÃO - Os dois trabalham no teatro com você?
RODRIGO - Ambos entraram em minha vida através do teatro. Em períodos distintos. Ambos já são adultos. Hoje, Álvaro é advogado, já tem mais de trinta anos e é noivo. Cresceu, seguiu o caminho dele. Tenho muito orgulho dele, mas o vejo raramente. Maycon Lendel veio para minha vida há menos de cinco anos. Também me enche de orgulho. Está trabalhado muito com audiovisual. Já atuou em alguns espetáculos do Estudarte e dirigiu "Barulho". Ele , é gigante em cena e foi quem me convenceu a voltar a atuar. Por isso ele é responsável pela direção de "A Última Carta".

REDAÇÃO - É a peça em que você está em turnê!
RODRIGO - Sim. A turnê está em pausa para que eu possa reposicionar minha respiração. Tive uma exaustão que atingiu meu diafragma e está interferindo em algumas entonações de minha voz, afetando a personagem. Voltaremos em breve com a turnê. Só preciso retornar com o meu fôlego.

REDAÇÃO - Com sua experiência em várias áreas dentro do setor cultural, como você vê a qualidade dos produtos artísticos na atualidade?
RODRIGO - Talvez seja uma questão atemporal e independente de área profissional. Cada um desenvolve o trabalho com uma dedicação ou perspicácia diferente. Somos seres diferentes, com visões diferentes e afinidades diferentes. É natural que isso modele de forma diferente cada profissional. É importante pensarmos qualidade com avaliação técnica. Gosto não é critério de qualidade. Vejo trabalhos tecnicamente impecáveis, desenvolvidos, elaborados e bem concebidos, mas que apenas não tenho afinidade por gosto mesmo. Mas merecem aplausos pela qualidade e estarei aplaudindo sempre que os consumir.

REDAÇÃO - Então você também consome trabalhos que não têm a ver com seu gosto pessoal?
RODRIGO - Sim. Às vezes assisto trabalhos que em nada se aproximam das linhas que produzo ou diariamente consumo. Mas são amigos meus lá. São artistas trabalhando pelo seu ganha-pão. São os trabalhos de outros profissionais da arte que estão dando seu suor por seus projetos. Então vou sim e aplaudo sim! Não há como ser artista se você não se dispuser a ser plateia também! Estarei sempre torcendo para que outros artistas se realizem!

REDAÇÃO - Você demonstra ser muito realizado.
RODRIGO - Creio que sim. Muito! Tudo que me propus produzir, consegui realizar. O que não teve continuidade foi porque venceu a validade ou porque envolvia situações ou comportamentos alheios que acabavam sabotando tal continuidade. Mas os pontapés de início sempre aconteceram e é muito bom olhar para isso tudo e sentir que a realização é tão satisfatória. Isso só não faz de mim mais importante ou incrível do que as outras pessoas. Escolhas e realizações cabem a nós, mas não podem ser alimento de egos.

REDAÇÃO - Se lhe pedíssemos um conselho ou orientação. O que pensaria em nos falar?
RODRIGO - Estude sempre! Tenha o hábito da pesquisa do que é útil para a sua carreira. Conhecimento não ocupa espaço, mas sendo útil, faz diferença no seu currículo. Ame o que você escolheu para seguir profissionalmente, mas não romantize sua profissão. Pois no dia a dia há muito mais espinhos do que flores. E sempre foque nas soluções, não nas questões. Pois se você focar nas questões, você ficará preso a elas, mas se focar nas soluções, você irá em direção a elas.


Tribuna Carioca - 14/06/2024 - Eventos

Fim de semana com cultura alternativa agita o sul fluminense
Foto: Divulgação
  Um domingo recheado de atrações artísticas e alimentação diversificada. Assim é a proposta de diversão da primeira edição do Festival Viva Cultura Alternativa, promovido pelo espaço Viva Motion, em Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro. O evento, marcado para acontecer das 13h às 20h, terá entrada gratuita, no próprio local, no bairro Jardim Normândia.

Os artistas plásticos Zaqueu Pedroza e Luma Petriz, a cantora Carol Karpezi, o músico Paschoal Possidente Júnior se apresentarão com suas obras, além do tatuador Mariano e os badalados Sérgio Júnior e Saulo Alencar, conhecidos no mundo dos cabelos e maquiagem.

Quem também dará o ar da graça serão os atores América Possidente, Gustavo Rabello, Manu Guida e Rodrigo Hallvys, integrantes do Grupo Cênico Estudarte, que farão um episódio especial do consagrado Pequenas Leituras, que está em contagem regressiva para encerrar sua sétima temporada.

O espaço, conhecido pela alta qualidade em performances corporais de dança, treinamento funcional e pilates, foi fundado pelos dançarinos Natasha Lenskaia, Brenno Rocha e Eddy Mattos, e ainda terá em seu evento o suporte incomparável das empresas Perfumes DêKáUnXêro, Cervejaria Hoperários, Lanches Dalapo e Conservas da Alice.

Arte e muita diversão em uma reunião de fazedores de cultura em um único evento alternativo para todos os gostos.

Gazeta Sul Fluminense - 15/06/2024 - Evento

Festival Viva Cultura Alternativa acontece no domingo, em Volta Redonda


Gastronomia e arte. Uma alquimia que agrada a todos. Mesclando diversos gêneros artísticos, a primeira edição do Festival Viva Cultura Alternativa acontecerá amanhã, dia 16 de junho, das 13h às 20h, no espaço Viva Motion, promotor do evento, em Volta Redonda. A entrada será gratuita.

Conhecido por seu trabalho performático em dança, além de pilates e treinamento funcional, o local foi fundado pelos dançarinos Brenno Rocha, Eddy Mattos e Natasha Lenskaia, que estão preparando o evento com uma extensa programação artística e gastronômica para o público presente.

Na parte artística já estão confirmados o músico Paschoal Possidente Júnior e a cantora Carol Karpezi, que farão um show em voz e violão, os artistas plásticos Zaqueu Pedroza e Luma Petriz, o tatuador Mariano e os magos dos cabelos e maquiagens, Sérgio Júnior e Saulo Alencar. O Grupo Cênico Estudarte também marcará presença, fazendo um episódio especial do Pequenas Leituras, trazendo à cena os atores Gustavo Rabello, Manu Guida, América Possidente e Rodrigo Hallvys.

Zaqueu Pedroza, que recentemente expôs em São Paulo, fará pinturas ao vivo para apreciação da plateia, enquanto Luma Petriz ministrará uma oficina de colagem, acessando memórias do manuseio de materiais e a ativação de criatividade aos interessados.

Já as responsáveis pelo paladar serão as marcas Perfumes DêKáUnXêro, Cervejaria Hoperários, Lanches Dalapo e Conservas da Alice, trazendo o que há de melhor qualidade em formato diferenciado para acesso do público.

FICHA TÉCNICA
1ª Edição Festival Viva Cultura Alternativa
– Dia 16 de junho, 13h às 20h, no Espaço Viva Motion. Rua Vicentina Goulart, 154, Jardim Normândia, Volta Redonda. Redes sociais: @vivamotionvr. Entrada: gratuita.

 
Foto: Divulgação

Cenário Cult - 16/06/2024 - Cultura

Espaço Viva Motion promove seu primeiro festival de cultura alternativa
Fotos: Divulgação
 
Hoje o dia será de muita arte no Espaço Viva Motion, em Volta Redonda. O local promoverá a primeira edição do Festival Viva Cultura Alternativa, das 13h às 20h, com entrada gratuita e repleta de apresentações artísticas.

Localizado no bairro Jardim Normândia, o local, conhecido galpão que ministra pilates, treinamento funcional e diversas oficinas de dança, foi fundado pelos dançarinos Brenno Rocha, Eddy Mattos e Natasha Lenskaia, profissionais conhecidos do meio artístico, que levam o trabalho corporal para apresentações de alta performance em diversos locais.

Lançando mão de alcançar o objetivo em mesclas diversas frentes culturais em um único evento, o diálogo de discursos ecléticos na cultura alternativa se fará presente através de artistas como a cantora Carol Karpezi, que estará acompanhada em por Paschoal Possidente Júnior, em um show acústico. Também já confirmaram presença os artistas plásticos Luma Petriz e Zaqueu Pedroza, figuras de tarimbo reconhecido dentro e fora da região Sul Fluminense.

O Grupo Cênico Estudarte também fará presença, apresentando um episódio especial da sétima temporada do “Pequenas Leituras”, trazendo em seu elenco os atores América Possidente, Manu Guida, Gustavo Rabello e Rodrigo Hallvys com suas performances de leituras dramatizadas.

No trabalho do conceito estético cultural também estarão o tatuador Mariano, o estilista capilar Sérgio Júnior e o badalado maquiador Saulo Alencar.

A parte gastronômica do festival terá assinatura da Cervejaria Hoperários, lanches da Dalapo e petiscos da Conservas da Alice.

O aroma também estará presente com a DêKáUnXêro, com diversos produtos exalando os perfumes que sempre conquistam o público. Diversão garantida com um leque de opções em um único evento cultural para a tarde de domingo.


Agito Total - 20/06/2024 - Evento

Encontro Multicultural agita o fim de semana em Volta Redonda


Uma colmeia. Uma rede de profissionais em um único encontro reunindo diversos saberes. Neste sábado, 22 de junho, a partir das 15 horas, o Espaço Natalie Alsa, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, promoverá o Encontro Multicultural, recebendo profissionais de diversas áreas para rodas de conversa, mediadas por Michele Félix, do Conexão Literária, badalado movimento artístico atuante no Sul Fluminense, responsável pela produção do evento.

Dentre nos nomes confirmados estão a autora e advogada Mônica Melanie, a artista visual Luma Petriz, a professora Alessandra Tubbs, o produtor cultural Paulo Ruela, a trancista Drhy Bento, o musicoterapeuta Ed Zambroni, a professora Jennifer Garrido, a jornalista Amanda Nonato, a terapeuta holística Cleuza de Almeida, o ator e preparador de elenco Rodrigo Hallvys e a anfitriã e terapeuta Natalie Alsa.

Trazendo uma gama de assuntos que interpassam pelo comportamento e o desenvolvimento humano, os profissionais conversarão sobre suas experiências e perspectivas quanto aos temas dentro de suas áreas de atuações, esclarecendo diferenciais e elucidando questões onde a plateia tenha acesso a informações quanto a diversidade de caminhos de buscas por superações e autoconhecimento.

-O objetivo do Encontro Multicultural é mostrar a versatilidade da nossa região no quesito serviços, artes e profissionais, que não deixa a desejar em relação a qualquer outro lugar. E isso se torna muito importante porque impacta diretamente a sociedade e os quem o faz – destaca Michele Félix, responsável pela mediação da roda de conversa.

Segundo Michele, o momento oportunizará o público a conhecer uma parte das diversas áreas que estão sempre produzindo em Volta Redonda. “Por isso vamos nos reunir nesse sábado pra mostrar a gama de coisas que sabemos fazer, que temos na cidade e nem imaginamos. E integrar a esses serviços o Espaço Natalie Alsa como ponto cultural desses e outros profissionais”, explica, garantindo que uma segunda edição do Encontro Multicultural também já está em planejamento.

-Já estamos pensando em fazer esse encontro em novos formatos mais exclusivos como oficinas de colagens, música terapia, palestras, atividades lúdico-pedagógicas em um tom mais intimista para abraçar a individualidade de cada um – finaliza.

 
Fotos: Divulgação

O evento terá entrada gratuita e será aberto à população e o Espaço Natalie Alsa fica na Rua 18A, número 76, Vila Santa Cecília (na esquina do Relicário Bistrô) dentro do Café Inverno D’Itália.


Gazeta Sul Fluminense - 20/06/2024 - Destaque

Tarde deste sábado será recheada de Encontro Multicultural no Espaço Natalie Alsa
Fotos: Divulgação
 
A tarde deste sábado, dia 22, será de muita informação em Volta Redonda. A partir das 15 horas, no Espaço Natalie Alsa, na Vila Santa Cecília, receberá profissionais reconhecidos em diversas áreas de atuações para uma roda de conversa na primeira edição do Encontro Multicultural, promovido pelo espaço, com produção do Conexão Literária Sul Fluminense. A entrada será gratuita e toda a população poderá assistir.

O local, conhecido pelos serviços de atendimento no cuidado integral, abrangendo hábitos, rotina, mente e corpo humano, sediará o evento mediado com a experiência de Michele Félix, que assina a produção do momento.

Natalie Alsa, que é terapeuta ayurvédica, psicanalista, escritora e empresária, além de anfitriã, participará da roda de bate-papo, que também contará com a artista visual Luma Petriz, o produtor cultural Paulo Ruela, as professoras Alessandra Tubbs e Jennifer Garrido, a terapeuta holística Cleuza de Almeida, a jornalista Amanda Nonato, o musicoterapeuta Ed Zambroni, a advogada e escritor Mônica Melanie e o ator Rodrigo Hallvys, todos trazendo diversos assuntos que contribuem para a roda de conversa no que tange comportamento humano e sua diversidade.

-O que o público pode esperar do Encontro Multicultural é uma energia boa, informações relevantes e, é claro, um bom papo em um ambiente acolhedor e aconchegante. Não tem erro né? Várias mentes pensantes que executam a arte e a mudança no mundo das mais diversas formas, vai ser muito enriquecedor para quem for compartilhar desse momento conosco. O nosso desejo é re-significar espaço que ocupamos – esclarece a mediadora e produtora Michele Félix. Localizado no coração do Volta Redonda, o espaço é de fácil acesso, permitindo que a população tenha uma tarde de sábado agradável com a oportunidade de repensar sua vida particular, seu autoconhecimento e, também, sua vida social através dos temas trazidos pelos participantes da roda de conversa. “Já estamos pensando em fazer esse encontro em novos formatos com mais exclusividade, trazendo oficinas de colagens, musicoterapia, palestras, atividades lúdico-pedagógicas em um tom mais intimista mesmo”, finaliza Michele.

Circuito Sul Fluminense - 21/06/2024 - Evento

Tarde de sábado será animada com o Encontro Multicultural em Volta Redonda
Fotos: Divulgação
 
Abrindo as programações de inverno no Sul Fluminense, a população terá um evento repleto de emoções em Volta Redonda durante a tarde deste sábado, 22 de junho. A partir das 15 horas, o Espaço Natalie Alsa, na Vila Santa Cecília, promoverá a primeira edição do Encontro Multicultural, com entrada gratuita.

Profissionais de diversas áreas abrilhantarão o momento em uma roda de conversa mediada por ninguém menos do que Michele Félix, responsável pelo movimento Conexão Literária Sul Fluminense, que assina a produção do evento.

O local, que é um empreendimento de Natalie Alsa, terapeuta ayurvédica, psicanalista, escritora e empresária, é conhecido por seus serviços de atendimento em apoio e acompanhamento em hábitos, rotina diária, mente e corpo, sendo uma alternativa ideal para a promoção do encontro preparado para este sábado.

-Vamos nos reunir pra mostrar a gama de coisas que sabemos fazer, que temos na cidade e nem imaginamos. Além de integrar esses serviços ao Espaço Natalie Alsa como ponto cultural desses e outros profissionais - destaca Michele Félix.

O evento contará com as presenças ilustres da jornalista Amanda Nonato, do ator Rodrigo Hallvys, do musicoterapeuta Ed Zambroni, do produtor cultural Paulo Ruela, da autora Mônica Melanie e da artista visual Luma Petriz. Também estão confirmadas as professoras Alessandra Tubbs e Jennifer Garrido, a terapeuta holística Cleuza de Almedia, a trancista Drhy Bento e, claro, a anfitriã Natalie Alsa, todos juntos em uma grande roda de conversa.
A expectativa popular pelo evento é tão grande que a segunda edição também já está sendo planejada. "O que o público pode esperar do Encontro Multicultural é uma energia boa, informações relevantes e é claro um bom papo em um ambiente acolhedor e aconchegante. Não tem erro né? Várias mentes pensantes que executam a arte e a mudança no mundo das mais diversas formas vai ser para quem for compartilhar desse momento conosco muito enriquecedor. O nosso desejo é ressignificar espaço que ocupamos. A ideia é, com o tempo, inserirmos oficinas de colagem, palestras e atividades lúdico-pedagógicas que também agregarão próximas edições", declara Michele.

Diversas culturas de mãos dadas em serviço do pensar para o desenvolvimento da sociedade. Um movimento que promete marcar.

Cenário Cult - 22/06/2024 - Cultura

Encontro Multicultural reunirá personalidades do Sul Fluminense neste sábado


Doze personalidades de destaque em suas áreas profissionais, juntas em uma roda de conversa que promete enriquecer a plateia com informações diferenciadas sobre qualidade de vida pessoal, mental e social. A primeira edição do Encontro Multicultural está confirmada para este sábado, 22, a partir das 15 horas, no Espaço Natalie Alsa, com entrada gratuita.

Mediado pela carismática Michele Félix, figura conhecida pelas movimentações culturais promovidas pelo Conexão Literária, o momento trará personalidades de diversos ramos detalhando profissões, perspectivas e resoluções de diversos temas voltados ao ser humano.

Confirmados estão o ator Rodrigo Hallvys, a artista visual Luma Petriz, a trancista Drhy Bento, o produtor cultural Paulo Ruela, a autora Mônica Melanie, o musicoterapeuta Ed Zambroni, a jornalista Amanda Nonato, as professoras Jennifer Garrido e Alessandra Tubbs, a terapeuta holística Cleuza de Almeida e a psicanalista Natalie Alsa, anfitriã do evento, todos em cena, na roda de conversa, esclarecendo dúvidas e trazendo informações inerentes às suas áreas de atuação e especialidades.

-O que o público pode esperar do Encontro Multicultural é uma energia boa, informações relevantes e é claro um bom papo em um ambiente acolhedor e aconchegante. Não tem erro né? Várias mentes pensantes que executam a arte e a mudança no mundo das mais diversas formas vai ser para quem for compartilhar desse momento conosco muito enriquecedor. O nosso desejo é ressignificar espaço que ocupamos - explica a mediadora e produtora Michele Félix.

Em um formato muito maior do que se costuma acontecer bate-papos esclarecedores, o evento já tem uma próxima edição também sendo visionada. "Estamos pensando já (sim, porque a nós não paramos) em fazer esse encontro em novos formatos mais inclusivos, como oficinas de colagens, musicoterapia, palestras, atividades lúdico-pedagógicas em um tom mais intimista para abraçar a individualidade de cada um", adianta Michele.

A previsão de duração é de, no máximo, três horas. Com conteúdos diversificados que oportunizarão à plateia, uma imersão em filosofias e pensamentos vividos pelos próprios profissionais, que compartilharão experiências e proporão reflexões para vários aspectos da vida.

Espaço Natalie Alsa - Rua 18A, número 76, Vila Santa Cecília, Volta Redonda/RJ.

 
Fotos: Divulgação

Tribuna Carioca - 23/06/2024 - Entretenimento

Estudarte apresenta último episódio da sétima temporada do 'Pequenas Leituras'
Foto: Divulgação/Jana Machado
  O mês de junho caminha para seu encerramento e com ele o Grupo Cênico Estudarte apresenta o último episódio da sétima temporada do 'Pequenas Leituras'. A trupe entrará em cena no dia 30 de junho, domingo, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, no Sul Fluminense, com entrada gratuita para a plateia.

Para a apresentação foram escalados os atores Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria, trazendo formação que mescla integrantes de três das quatro oficinas de atores que o Estudarte possui instaladas no Teatro Gacemss.

Com produção da RH Soluções Artísticas, o evento leva a assinatura de Rodrigo Hallvys na direção geral e a cada episódio traz textos inéditos misturados a outros já conhecidos da plateia que acompanha o evento desde seu lançamento, em setembro de 2019, sendo o primeiro projeto contínuo de clico de leitura dramatizada no Sul Fluminense.

-Estamos felizes, realizados e gratos. Sete temporadas, onde o evento cresceu e a plateia o acompanhou em mudança de endereço, de dia e horários durante toda essa trajetória - comemora Rodrigo Hallvys, confirmando que a oitava temporada já está sendo pensada para ter seu lançamento em agosto. "O projeto passou a fazer parte direta de nossa oficina de atores. Todos os matriculados passam pelo 'Pequenas Leituras' para trabalhar suas vozes, improvisos e dinâmicas exercitadas durante as aulas", completa.

Segundo Hallvys, o evento surpreende a plateia enquanto prepara os atores para os espetáculos que compõem os festivais de teatro do Estudarte. "São diversas técnicas trabalhadas e a familiarização com o fato de estar exposto, sustentando as técnicas precisas e encontrando-se como artista proporcionam melhor qualidade ao trabalho de cada integrante que obtiver foco e disciplina no aprendizado", comenta.

O sucesso do 'Pequenas Leituras' tem sido tão grande que o Estudarte vem recebendo convite para apresentar blocos do projeto em eventos externos, como a XVII Jornada Cultural da Falerj (em 2023), V Bienal do Livro de VR (2024), Festival Mostra Sua Arte (2024) e Festival Viva Cultura Alternativa (2024).

-Estamos levando o hábito do consumo de leituras dramatizadas para eventos diversos. Quando recebemos um convite assim significa que o trabalho externo também está sendo alcançado e não apenas o cumprimento do conteúdo programático da Oficina de Atores Estudarte. O trabalho vem proporcionando consciência de construção e bastidores para nossos atores. Segue aumentando a qualidade e desafiando o elenco de forma contínua - finaliza Hallvys.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª temporada
- último episódio. Dia 30 de junho, às 16 horas. Local: Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação/Jana Machado. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.

Gossip Brazil - 22/06/2024 - Cultura

Pequenas Leituras encerra sétima temporada no próximo domingo já negociando a próxima
Seguindo a todo vapor para o encerramento de sua sétima temporada, o "Pequenas Leituras" como Grupo Cênico Estudarte, entra em contagem regressiva para o próximo domingo, 30 de junho, às 16 horas, quando seu elenco entrará em cena para fazer o episódio final trazendo os atores Thais Faria, Manu Guida, Marcelle Costa e Rafael Lamon ao espaço do Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, com entrada gratuita.

Composto por trinta e quatro cenas, o elenco fará as leituras dramatizadas que conquistaram a plateia, passando por diversos temas de forma cômica fazendo uso de vozes para construírem suas personagens com irreverência e empolgação.

Lançado em 2019, o evento é produzido sob a chancela da RH Soluções Artísticas e leva a assinatura de Rodrigo Hallvys como diretor, com episódios que desafiam os atores ao improviso e ao trabalho próximo do que se vê em estúdios de dublagem.

-São leituras dramatizadas, no estilo do que consumimos nas principais capitais do país. A diferença é que os blocos de textos são entregues apenas uma hora antes de entrarem em cena, impedindo memorização e são cenas de curta duração, geralmente levando de alguns poucos segundos a cerca de um minuto cada. A cada cena o elenco se depara, em rodízio, com uma personagem nova a ser lida, proporcionando o trabalho próximo à dublagem - detalha Rodrigo Hallvys.

E o Estudarte possui motivos de sobra para comemora. O grupo cênico vem marcando presença como convidado em diversos eventos externos, levando a cultura da leitura dramatizada a públicos que antes não conheciam tal método de trabalho. "Não era algo comum no Sul Fluminense com a constância que o Estudarte vem fazendo há quase cinco anos. E o evento faz parte do conteúdo programático da Oficina de Atores que temos, instalada no Teatro Gacemss, onde os atores matriculados passam por essa experiência durante o processo de aprendizado, antes de subirem ao palco para os festivais de teatro que produzimos", finaliza Hallvys, convidando a todos para se divertirem no episódio de encerramento da atual temporada e explicando que a próxima já está sendo programada.

-Ainda estamos entrando em negociação para a próxima temporada, com previsão para iniciar em agosto - finaliza o diretor.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª temporada
- último episódio. Dia 30 de junho, às 16 horas. Local: Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação/Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.

 
Fotos: Divulgação/Maycon Lendel

Portal Olho Vivo - 26/06/2024 - Cena Alternativa

Último episódio da 7ª temporada do Pequenas Leituras
Clube Fotofilatélico, em Volta Redonda, recebe atores do Estudarte; são três blocos de apresentações de leituras dramatizadas, reunindo 34 cenas de curta duração
Fotos: Divulgação / Jana Machado

Humor nas Tardes de Domingo:
Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria
estão no elenco; dia 30 de junho, a partir das 16h; direção geral: Rodrigo Hallvys (no detalhe)


Encerrando a sétima temporada e já produzindo a oitava, enquanto também prepara o seu próximo festival de teatro, o Grupo Cênico Estudarte apresenta no dia 30 de junho (domingo), a partir das 16h, o último episódio do atual ciclo do Pequenas Leituras. O Clube Fotofilatélico de Volta Redonda recebe os atores, em três blocos de apresentações de leituras dramatizadas, reunindo 34 cenas de curta duração. A entrada é gratuita.

Com Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria, o evento mesclará integrantes de diversas turmas da Oficina de Atores Estudarte, que a trupe tem instalada no Teatro Gacemss, sob a chancela da RH Soluções Artísticas e com direção de Rodrigo Hallvys.

Em sua trajetória, o Pequenas Leituras foi migrando de endereços entre algumas temporadas e tais mudanças trouxeram novas dinâmicas desde seu lançamento, em setembro de 2019. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior.

- É um evento simples e lançamos de forma despretensiosa no Premium Café (anexo ao Gacemss 1). Foram quatro temporadas lá e chegou um momento em que não comportávamos mais o número de pessoas na plateia. Foi então que migramos para o Logic Hotel e fizemos duas temporadas. Agora, na sétima, estamos no Clube Fotofilatélico e estamos visando continuar nele para a oitava temporada, pois tem sido benéfico para o Estudarte com a dinâmica de tardes de domingo, que também foi uma mudança que trouxe possibilidades para nós - detalha Hallvys.

Tais adaptações possibilitaram que o projeto passasse a fazer parte do conteúdo programático da oficina de atores e prepara os integrantes matriculados para o palco nos festivais que o grupo produz.

Com 21 anos de história, o Estudarte busca desafios.

- Até quando repetimos espetáculos, pensamos nas possiblidades de melhorias e alterações. Entender que não há obra pronta, mas sim obra em condições apresentáveis ou não vem junto à visão de reanálise e reprodução do que fazemos. O que não nos deixa satisfeitos, buscamos lapidar. Enquanto também vamos aprimorando o que já está funcional. E o Pequenas Leituras se tornou uma das frentes que também deu certo em meio a isso, pois possibilita aos atores oportunidade de pensarem suas criatividades vocais e improvisos como exercício técnico para a carreira - afirma o diretor.

A oitava temporada está planejada para iniciar em agosto.

> Pequenas Leituras - 7ª temporada - Último episódio. Dia 30 de junho, às 16h. Local: Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.


Agito Total - 28/06/2024 - Evento

Elenco do Estudarte apresenta último episódio da
atual temporada do Pequenas Leituras
Foto: Divulgação / Thiago Giaccomeli


Mais uma temporada do sucesso Pequenas Leituras chegando à sua conclusão. No dia 30 de junho, às 16 horas, os atores Manu Guida, Rafael Lamon, Marcelle Costa e Thais Faria, membros do Grupo Cênico Estudarte, entrarão em cena para apresentar o episódio de encerramento da sétima temporada do projeto, sob a direção de Rodrigo Hallvys, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, sul do estado do Rio de Janeiro.

Quem estiver passando pela cidade poderá assistir, de forma gratuita, ao trabalho que conta com mais de trinta cenas de curta duração, feitas no formato de leitura dramatizada. Lançado em 2019, o projeto se tornou um fenômeno por criar o hábito do clico de leituras cênicas no sul fluminense e conquistou o público com o desafio de formar plateia em noites de quinta-feira.

Com episódios mensais, a trupe passou a apresentar os episódios às tardes de domingo na temporada que está se findando. "Conversamos com a presidência do Clube Fotofilatélico após encerrarmos a temporada anterior e negociamos a mudança para o espaço, envolvendo também dia de semana e horário. Acabou favorecendo parte do público que não podia acompanhar nas noites de quinta por causa de outros compromissos. Tem sido divertido, satisfatório e, inclusive, vantajoso. Pois agora estamos com uma cantina própria para o Estudarte criar um caixa para viabilizar mais detalhes para o próximo festival do grupo", detalha Rodrigo Hallvys.

Produto da RH Soluções Artísticas, o evento é parte integrante da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Teatro Gacemss desde 2022. O grupo, que já possui vinte e um anos de estrada, já produziu onze festivais de teatro e diversas peças, conquistando prêmios, troféus, destaques e moção de congratulações.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 7ª temporada - último episódio.
Dia 30 de junho, às 16 horas. Local: Clube Fotofilatélico de Volta Redonda. Elenco: Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thais Faria. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.


Jornal Diário do Vale - 29/06/2024 - Diário dos Famosos

Neste domingo os atores Manu Guida, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Thaís Faria, do
Grupo Cênico Estudarte, apresentam o último episódio da sétima temporada do
'Pequenas Leituras', sob direção de Rodrigo Hallvys, às 16 horas,
no Clube Fotofilatélico, em Volta Redonda. A entrada é gratuita.

Jornal Diário do Vale - 06/07/2024 - Diário dos Famosos

Karla Preitto, uma das integrantes originais do trio musical 'As Sublimes', esteve em Volta Redonda
cantando junto com Xande de Pilares e encontrou o ator Rodrigo Hallvys, detentor da marca
registrada que leva o nome do trio.

Circuito Sul Fluminense - 07/07/2024 - Evento

Atores do Estudarte apresentarão 'Pequenas Leituras' em congresso internacional
Fotos: Divulgação
 
No próximo dia 13, das 14 às 17 horas, o público poderá assistir ao 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-redondense de Letras), no palco do Teatro Gacemss 2, com entrada gratuita.

Fundada em 2016, a ALALS possui mais de 180 membros, espalhados pelo globo terrestre promovendo a língua, literatura e a cultura lusófona de todos os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). A ALALS possui representatividade em todos os países lusófonos e ainda representantes nos 5 continentes.

Além de promover a lusofonia, os acadêmicos possuem a oportunidade de participar de feiras, exposições, saraus, festivais e ainda promover suas obras e trabalhos de modo particular ou através de coletâneas. Fato que levou a Academia a produzir vários congressos pela Europa.

O Brasil terá seu primeiro congresso junto à ALALS e a Academia Volta-redondense de Letras será a anfitriã da edição, sediada pelo Teatro Gacemss, em Volta Redonda.

-É com grande entusiasmo que anunciamos o nosso 1º Congresso Internacional Luso-brasileiro. Este evento inovador reunirá acadêmicos, escritores, artistas e entusiastas das artes e literaturas lusófonas para discutir, celebrar e promover a riqueza cultural dos países de língua portuguesa - adianta Leonardo Flores, atual presidente da ALALS.

Segundo Flores, o evento terá uma abrangência de atividades, envolvendo temas e movimentos importantes na história da Língua Portuguesa. "Durante o congresso, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras, participar de mesas-redondas e workshops, além de conhecer novas publicações e projetos artísticos. Será abordado sobre diálogos Luso-Brasileiros: Língua, Literatura e Cultura, De Camões à Machado, um mergulho na Lusofonia", completa.

Pra trazer arte cênica para o evento, a produção convidou o Grupo Cênico Estudarte para apresentar um episódio especial do 'Pequenas Leituras', que encerrou sua sétima temporada em junho. Em cena, o elenco apresentará três blocos de suas famosas leituras dramatizadas, com rodízio de trios de atores que, a cada bloco, se apresentarão junto ao ator e diretor Rodrigo Hallvys, membro ocupante da cadeira 36 da AVL. Os atores escalados para compartilharem as cenas com Hallvys são: América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano.

O Brasil sediando mais um congresso internacional e, Volta Redonda sendo o centro das atenções em eventos de cultura literária e artística, com acesso gratuito para a população.


Tribuna Carioca - 08/07/2024 - Eventos

Teatro Gacemss 2 sedia 1º Congresso Internacional da ALALS em parceria com a AVL
A tarde do próximo sábado, 13 de julho, será marcante para a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, onde o Teatro Gacemss 2 sediará, das 14 às 17 horas, o 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-redondense de Letras), com entrada gratuita para a população.

Com um roteiro recheado de workshops, palestras e mesas-redondas, o evento reunirá no palco escritores, poetas, acadêmicos da AVL e de outras instituições, mestres, doutores e artistas, trazendo oportunidade para que o público tenha acesso a conhecer novas publicações e projetos artísticos. Será abordado sobre diálogos Luso-Brasileiros: Língua, Literatura e Cultura, De Camões à Machado, um mergulho na Lusofonia.

De acordo com Leonardo Flores, presidente da ALALS, o evento abordará a extensa gama de produções na Língua Portuguesa. “É com grande entusiasmo que anunciamos o nosso 1º Congresso Internacional Luso-brasileiro. Este evento inovador reunirá acadêmicos, escritores, artistas e entusiastas das artes e literaturas lusófonas para discutir, celebrar e promover a riqueza cultural dos países de língua portuguesa”, detalha.

Trazendo a parte artística, foi convidado o Grupo Cênico Estudarte, que apresentará um episódio especial do Pequenas Leituras, projeto lançado em 2019 e que encerrou sua sétima temporada há poucos dias. Em cena estarão os atores América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Júlia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna, Victória Domiciano e Rodrigo Hallvys, esse último, também acadêmico da AVL e diretor geral do Estudarte.

Haverá lançamento de diversos livros a valor acessível para a plateia. Volta Redonda marcando presença, sediando um evento trazido diretamente da Europa.

 
Fotos: Divulgação

Gazeta Sul Fluminense - 10/07/2024 - Destaque

Academia Volta-Redondense de Letras será anfitriã do
Primeiro Congresso Internacional Luso-Brasileiro
Fotos: Divulgação
 
Mesas-redondas, palestras, workshops, colóquios, acessos a livros e apresentações artísticas. Tudo de forma gratuita para apreciação da população. No sábado, dia 13, das 14 às 17 horas, as portas do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, estarão abertas para o público assistir e participar de diversas atividades do 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-Redondense de Letras).

Com um cronograma repleto de atividades voltadas à cultura literária, o congresso contará com exposição de quadros de Carlos Dohler e, também, a exposição trazida pela advogada e acadêmica Mércia Christani, com o título "AVL - Arte Bucólica e Modernista". O pianista Renan Henrique, também fará uma apresentação no palco.

Já os colóquios estarão sob responsabilidade de Ana Maria Tourinho, representante Internacional da ALALS no Brasil, com o tema "Guimarães Rosa: Médico, Diplomata e Escritor", o acadêmico da AVL e historiador, Guto Mello, com o tema "Machado de Assis: um olhar histórico", o Professor Doutor Alexandre Batista, coordenador do Curso de Letras do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), com o tema "O Ensino da Gramática do Português: O dilema daqui e de lá", abordando os desafios enfrentados pela Língua Portuguesa e, ainda, o poeta e membro da AVL, Dio Costa, em um fluido bate papo sobre o tema "Fernando Pessoa por Roberto Piva - Tudo é símbolo e Analogia na Grande Vida".

-O público pode esperar uma experiência enriquecedora e inspiradora. Estamos preparando uma programação diversificada que inclui teatro, colóquios com escritores especialistas em literatura da nossa região, lançamentos de livros, exposições de arte e oportunidades únicas de networking internacional - adianta Debora Corsi, vice-presidente da AVL, com um sorriso estampado no rosto, demonstrando toda a riqueza cultural de grande oportunidade que o congresso trará à plateia. "Para os amantes da literatura e estudiosos do tema, será um momento memorável, pois poderão interagir com acadêmicos e discutir o papel da literatura na sociedade contemporânea, sua importância cultural e educacional. Este congresso promete estimular mentes e celebrar a arte de maneira significativa", conclui.

E não faltarão momentos com artes cênicas. Dez atores do Grupo Estudarte estarão no palco, apresentando três blocos do famoso "Pequenas Leituras", que recentemente encerrar sua sétima temporada de apresentações. Em rodízio, estarão América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Julia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano, todos acompanhando o diretor Rodrigo Hallvys, ator e membro da AVL.

Três horas de evento internacional com diversidade cultural em Volta Redonda. O Sul Fluminense marcando presença perante o mundo mais uma vez.

A Voz da Cidade - 11/07/2024 - Cultura

AVL promoverá Congresso Internacional em parceria com a ALALS neste sábado
A tarde do dia 13, sábado, será de pura cultura literária e artística em Volta Redonda. A Academia Volta-Redondense de Letras, em parceria com a ALALS (Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse) promoverá o 1º Congresso Internacional Luso-Brasileiro, das 14 às 17 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, com entrada gratuita para o público.

O evento trará exposições “Uns” e “AVL – Arte Bucólica e Modernista”, respectivamente, pelo artista Carlos Dohler e pela advogada Mércia Christani. Haverá quatro colóquios, em momentos distintos, com Ana Maria Tourinho, representante Internacional da ALALS no Brasil, com o tema “Guimarães Rosa: Médico, Diplomata e Escritor”, o acadêmico da AVL e historiador, Guto Mello, com o tema “Machado de Assis: um olhar histórico”, a Doutora Sílvia Barroco com “Desbravando os 500 mares”, o Professor Doutor Alexandre Batista, coordenador do Curso de Letras do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), com o tema “O Ensino da Gramática do Português: O dilema daqui e de lá”, abordando os desafios enfrentados pela Língua Portuguesa e, ainda, o poeta e membro da AVL, Dio Costa, em um fluido bate papo sobre o tema “Fernando Pessoa por Roberto Piva – Tudo é símbolo e Analogia na Grande Vida”.

Segundo Debora Corsi, vice-presidente da AVL, o público pode esperar por uma experiência enriquecedora e inspiradora. “Para os amantes da literatura e estudiosos do tema, será um momento memorável, pois poderão interagir com acadêmicos e discutir o papel da literatura na sociedade contemporânea, sua importância cultural e educacional. Este congresso promete estimular mentes e celebrar a arte de maneira significativa”, explica.

O palco do Gacemss 2 ainda receberá apresentações artísticas, incluindo o pianista Renan Henrique, membro da ALALS e, nas artes cênicas, o elenco do Grupo Estudarte, trazendo os atores América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Julia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano, todos acompanhando o diretor Rodrigo Hallvys, ator e membro da AVL, em rodízio para um episódio especial do já famoso “Pequenas Leituras”, que encerrou sua sétima temporada em junho.

 
Fotos: Divulgação
Diário do Vale - 12/07/2024 - Cultura

Gacemss sedia 1º Congresso Internacional Luso-Brasileiro
da ALALS em parceria com a AVL
Foto: Divulgação

Com agenda cultural diferenciada e que leva o nome de Volta Redonda para o exterior. Neste sábado, 13 de julho, das 14 às 17 horas, o Teatro Gacemss 2 (localizado dentro do Beco da Cultura Paschoal Possidente), na Vila Santa Cecília, será palco do 1º Congresso Internacional Luso-Brasileiro da ALALS (Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-redondense de Letras).

Personalidades do mundo das letras e da literatura como Ana Maria Tourinho, Silvia Barroco, Guto Mello, Dio Costa e Alexandre Batista apresentarão diversos colóquios, com temas variados envolvendo grandes nomes da literatura na Língua Portuguesa, além de vendas de livros.

-O público pode esperar um bom aprendizado com o conteúdo programático, preparado especialmente para este evento. Será uma importante troca de informações e criação de conexões nos assuntos propostos - adianta Jean Carlos Gomes, presidente da AVL.

Machado de Assis e Guimarães Rosa serão alguns dos temas trazidos por pesquisas que contribuem para o mundo acadêmico através do olhar de estudiosos especializados sobre cada detalhe em exposição.

Já os momentos artísticos ficarão a cargo do pianista Renan Henrique. Além de exposições de quadros assinadas por Carlos Dohler e Mércia Christani e, ainda, três blocos de apresentações do "Pequenas Leituras", com o elenco do Estudarte, trazendo à cena os atores América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Julia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna e Victoria Domiciano, fazendo rodízio entre si sob a companhia de Rodrigo Hallvys, que assina a direção das leituras dramatizadas.

O evento ainda contará com a presença de Leonardo Flores, presidente da ALALS, vindo diretamente da Europa.

Três horas de evento com grande recheio cultura e com entrada gratuita para a população.