Jornal A Voz da Cidade - 17/01/2019 - Caderno Variedades (capa)

Grupo cênico Estudarte está com inscrições abertas para oficinas de teatro

Foto: Divulgação/ Jana Machado


Franciele Aleixo

Dois mil e dezenove se inicia com novidades vinculadas ao ator e diretor voltarredondense Rodrigo Hallvys. O diretor firma parceria de sua empresa, RH Soluções Artísticas, com a Impacto Up, empresa de assessoria artística que vem abrindo espaço no Rio de Janeiro para profissionais na área. Da parceria, o resultado: a franquia do Grupo Cênico Estudarte, interessados em participar, já podem se inscrever para oficinas de atores..
"A negociação durou alguns meses até que encontramos o caminho exato para fazermos a parceria. E o denominador comum se torna satisfatório para quem estiver vinculado a nós", diz Hallvys.
Proprietária da Impacto Up, Carina Meireles que a parceria se dá na seguinte forma: enquanto a RHSA se concentra em preparar atores para espetáculos, festivais de teatro e possíveis testes, a Impacto Up tem o foco de propor assessoria e abrir caminho em busca de outros recursos que sejam necessários aos seus cadastrados e, também, os leva para figurações em produtos de audiovisual sempre que há encomenda, no Rio de Janeiro.
"Já estamos há mais de um ano fazendo estas viagens para figurações. As encomendas de perfis acontecem, nós enviamos o material e os selecionados viajam conosco para filmagens. É uma oportunidade para nossos cadastrados fazerem possíveis contatos e conhecerem diferentes bastidores e produções", explica.
A oficina de atores preparada por Rodrigo Hallvys vem com parte de seu conteúdo programático renovado, com técnicas ainda mais reflexivas e até mais fortes. "O meu trabalho não é focado em celebridade, mas sim no artista ter consciência do que está fazendo em cena e no mercado de trabalho. O matriculado precisa entender como deixar cada técnica se tornar orgânica e construí-la em seu ritmo cênico para ter autonomia de sua criação. Ou seja, o que é apenas intuitivo vai dando lugar ao sólido e consciente. O artista precisa compreender a importância de seu trabalho para uma sociedade necessitada de reflexão, ética e informação." - detalha Rodrigo.
Segundo Hallvys, o resultado se torna uma das franquias abertas do Grupo Cênico Estudarte (um dos produtos da RHSA), onde os cadastrados na Impacto Up poderão ter acesso a vagas que vão surgindo para a oficina. "O Estudarte já tem quase 16 anos. Vamos comemorar com a nona edição de seu festival. Quem estiver na oficina automaticamente entra para o elenco. Só precisa ter fôlego, porque o trabalho será ainda mais intenso", explica Rodrigo, completando que serão dois encontros ao mês, onde os atores terão experimentos e receberão análise técnica de seu alcance ao fim de cada encontro.

Matrículas

As matrículas já estão abertas e os interessados precisam ter idade mínima de 18 anos ou serem emancipados (para facilidade de possíveis viagens com espetáculos e figurações) e podem entrar em contato através dos números: (24) 99986-9575 - Carina; (24) 99256-5599 - Janaina; (24) 99914-3162 - Lucas.

Para quem ainda não conhece as produções de Rodrigo Hallvys, da RHSA e do Estudarte pode também acessar os sites:
www.rodrigohallvys.com.br
www.grupoestudarte.com.br
www.rhsolucoesartisticas.com.br


Portal Olho Vivo - 17/01/2019 - Teatro

Nova franquia da Oficina de Interpretação do Rodrigo Hallvys
Parceria entre a ImpactoUp - Assessoria Artística e a RH Soluções Artísticas culmina na formação da nova geração do Grupo Cênico Estudarte

Foto: Divulgação/ Jana Machado


Rodrigo Hallvys: Repensado, Renovado e Firmado

Cláudio Alcântara


O Grupo Cênico Estudarte completa, em 2019, seus dezesseis anos de existência e, como de costume, sua agenda começa a visar festival. A probabilidade de sua nona edição ser comemorativa é considerável e acontecerá como resultado da parceria firmada entre duas empresas: ImpactoUp e RH Soluções Artísticas (da qual o grupo é um dos produtos).

A primeira tem atividades que focam em abrir oportunidades de aprimoramento para seus cadastrados em diversas áreas, inclusive levando-os, sob encomenda e seleção para filmagens no Rio de Janeiro.

- Há mais de um ano fornecemos casting para produtos de audiovisual. Dentre eles, alguns produtos da Record TV. As agências nos pedem os perfis, selecionamos e enviamos os materiais. Os escolhidos viajam conosco. Isso vai abrindo oportunidade de contatos, troca de conhecimento e amadurecimento para os nossos - explica Carina Meireles, proprietária da ImpactoUp.

Já a RH Soluções Artísticas entra na parceria preparando atores para espetáculos, festivais e possíveis testes que possam surgir, assim como necessidades de material dos próprios atores.

- O ator, além de se preparar como profissional de qualidade, precisa ter também um material de qualidade. Fotos de estúdio e um videobook para mostrar aos produtores de elenco em agências de publicidade, cinema e televisão. Não ter um material de qualidade acaba deixando as oportunidades mais estreitas para quem pensa propriamente no setor de vídeo - detalha Rodrigo Hallvys, ator, diretor e proprietário da RH Soluções Artísticas.

Para preparar seu casting, a ImpactoUp firmou a parceria aproveitando a nova grade da Oficina de Interpretação que Rodrigo Hallvys montou.

A oficina, que iniciará em fevereiro, já está com as matrículas abertas e tem vagas limitadas. Desta vez sendo focada apenas em maiores de idade e/ou emancipados.

- Como há o vínculo com trabalho dentro e fora da região, precisamos assegurar que todos tenham condições de fazer viagens para evitar complicações por falta de documentação de cadastrados e integrantes do grupo. O Estudarte passou duas situações de correria por estarmos em cartaz fora da cidade natal de atores. Na primeira vez conseguimos deixar a documentação pronta a tempo da viagem. Na outra vez não houve tempo hábil. Isso arrisca muito do que podemos produzir, então a decisão foi tomada desta maneira - explica Hallvys.

Os matriculados que seguirem na oficina até o fim do ano automaticamente estarão integrando o Grupo Cênico Estudarte e serão escalados para a nona edição do festival de teatro da trupe, que está com projeto de apresentação itinerante, dentro e fora de Volta Redonda.

- São projetos. Vai de acordo com a disposição, empenho e disponibilidade de quem estiver envolvido. A tendência é crescer em vários setores. Depende de quem chegar junto - detalha o ator.

O limite de vagas também é focado por número de integrantes, para que cada um possa receber uma análise de como está se desenvolvendo ao fim de cada encontro, recebendo também sugestões para as dificuldades encontradas durante as técnicas aplicadas.

> Os interessados na Oficina que se enquadram na faixa etária podem entrar em contato: (24) 99986-9575 - Carina; (24) 99256-5599 - Janaina; (24) 99914-3162 - Lucas.



Jornal Diário do Vale - 18/01/2019 - Caderno Lazer & Cia. (capa)


Novidade para a área artística
Nova parceria oferece oficina de interpretação do ator em Volta Redonda, vinculando o Grupo Cênico Estudarte, que completa 16 anos de existência

Foto:
Franciele Aleixo

Matrículas já estão abertas e as vagas são limitadas. Interessados precisam ter idade mínima de 18 anos ou serem emancipados
(para facilidade de possíveis viagens com espetáculos e figurações)

Amanda Teixeira

Mês de janeiro grande parte das pessoas está em férias e já começando a pensar em sua agenda anual. Quais cursos, quais pesquisas, quais compromissos assumir. O início da temporada 2019 marca também a chegada de uma novidade a região, especialmente aos interessados em ingressar na carreira artística.
ImpactoUp – Assessoria artística com foco de propor assessoria e abrir caminho em busca de outros recursos que sejam necessários aos seus cadastrados e, também, os leva para figurações em produtos de audiovisual sempre que há encomenda, no Rio de Janeiro, se uniu a RH Soluções Artísticas que oferece oficina de interpretação, preparando atores para espetáculos, festivais de teatro e possíveis testes.
-A ImpactoUp já está há mais de um ano fazendo estas viagens para figurações. As encomendas de perfis acontecem, nós enviamos o material e os selecionados viajam conosco para filmagens nas datas marcadas. É uma oportunidade para nossos cadastrados fazerem possíveis contatos e encontrarem mais experiências em de média e grande escala– explica Carina Meireles, proprietária da Impacto Up.
Já a oficina de atores preparada por Rodrigo Hallvys vem com parte de seu conteúdo programático renovado, com outras técnicas focadas em reflexão cênica e até mais fortes.
– A questão não é focada em celebridade, mas sim no artista ter consciência do que está fazendo em cena e no mercado de trabalho. O matriculado precisa entender como deixar cada técnica tornar-se orgânica em seu trabalho e construí-la em seu ritmo cênico para ter autonomia de sua criação. Ou seja, o que era apenas intuitivo vai dando lugar ao sólido e consciente. O artista precisa compreender a importância de seu trabalho para uma sociedade necessitada de reflexão, ética e informação – detalha Rodrigo.
A parceria tem culminar com o Grupo Cênico Estudarte (um dos produtos da RHSA), que completa 16 anos.
– Estamos com previsão da nona edição do Festival de Teatro do Estudarte para este ano. Automaticamente, quem estiver na oficina integra o grupo e estará em cena – explica Hallvys, que é graduado em Teatro e pós-graduado em Arte e Produção Cultural.
A oficina terá começa no início de fevereiro e as vagas são limitadas para que cada participante possa receber orientações e análises sobre seu desenvolvimento individualmente e em grupo ao fim de cada encontro. As matrículas já estão abertas e os interessados precisam ter idade mínima de 18 anos ou serem emancipados (para facilidade de possíveis viagens com espetáculos e figurações) e podem entrar em contato através dos números: (24) 99986-9575 – Carina; (24) 99256-5599 – Janaina; (24) 99914-3162 – Lucas.

Para quem ainda não conhece as produções de Rodrigo Hallvys, da RHSA e do Estudarte pode também acessar os sites:
www.rodrigohallvys.com.br
www.grupoestudarte.com.br
www.rhsolucoesartisticas.com.br


Jornal A Voz da Cidade - 18/01/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Foto: Divulgação/ Jana Machado



Jornal Diário do Vale - 20/02/2019 - Coluna Social Mario Sergio
Foto: Divulgação/ Jana Machado


Portal Olho Vivo - 27/06/2019 - Cena alternativa

ReVolta com Poesia estreia no Gacemss
Regina Vilarinhos retorna aos palcos no projeto da RH Soluções Artísticas; haverá intervenções cênicas,
performances musicais, dança e uma série de projeções digitais de obras em aquarela
Foto: Divulgação/ Thiago Giaccomeli

Abordagem repaginada: Regina e Rodrigo Hallvys: Encontro marcado no dia 3 de julho, às 20h, no Gacemss II, em Volta Redonda
Cláudio Alcântara

Ela é conhecida por sua dedicação à poesia. Produziu saraus durante muitos anos e, após um hiato, retorna com novo fôlego e cheia de ideias. Regina Vilarinhos estreia ReVolta com Poesia no dia 3 de julho, às 20h, no Gacemss II, em Volta Redonda, lançando mão de uma abordagem repaginada, onde sarau de poesia se mistura a momentos de teatro, dança, música e projeções de obras de artes digitalizadas, propondo oportunidade de reflexão, interação e muita emoção ao público.

- Eu queria voltar à cena cultural de uma forma diferenciada. Sentia saudade, e ao vermos o leque de oportunidades, com tantos profissionais de diversas manifestações artísticas, criamos uma forma de irmos abrindo espaço e integrarmos as artes - explica a poeta.

O projeto, que é um produto da RH Soluções Artísticas em parceria com o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), tem planejamento para acontecer mensalmente, criando um rodízio entre artistas convidados para cada edição.

- O Gacemss nos deu as mãos desde a primeira ideia do projeto e isso vem sendo fundamental. Cada objetivo de agregação foi aprovado e claramente a tendência é do público ir aumentando pela diversidade de apresentações que vamos propondo a cada edição - explica o ator Rodrigo Hallvys, proprietário da RHSA.

Hallvys e Regina são amigos há muitos anos e trabalhar juntos parece ser um reflexo dessa amizade.

- Por várias vezes falamos em produzir algo juntos. Mas estava vindo pouco a Volta Redonda. Agora estamos conciliando a agenda e consigo concretizar algo que vem da admiração que tenho pela dedicação da Regina à poesia - relata o ator.

Diversidade artística

Haverá intervenções cênicas, performances musicais, dança e uma série de projeções digitais de obras em aquarela simultaneamente com cada momento. Os atores Albinno Oliveira Grecco e Melissa Santana, que atualmente integram o Grupo Cênico Estudarte, estarão em cena na primeira edição, assim como Pedro Bitencourt, Luiz Fernandes e Marcela Rodriguês, com coreografia criada exclusivamente para o tema da primeira noite.

O Microfone Aberto, uma prática de interação comum em saraus, fará parte do programa do ReVolta com Poesia, além do sorteio de brindes (famoso momento dos festivais de teatro do Estudarte).

- É algo que a Regina e o Estudarte trazem de seus eventos. O público pode participar com poemas que lhe vem à cabeça durante o evento, e os sorteios de brindes são uma prática que ficou famosa nos eventos do Estudarte, onde os nossos investidores têm retorno imediato de contato com o público, criando um formato divertido e de promoção à cultura.

Regina Vilarinhos - Escritora, mora em Volta Redonda/RJ. Escreve desde os 16 anos, licenciada em Letras, pelo UGB/Volta Redonda. Integrante da Academia Voltarredondense de Letras. Coordenou o Projeto Poesia em Volta, com saraus e oficinas poéticas. Publica no blog que leva seu nome. Apresentou o Sarau em Volta, no Centro Cultural CSN, em 2018. Ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2015 - Categoria Poeta.

> Festival ReVolta com Poesia (com Regina Vilarinhos e convidados) - Participação do grupo cênico Estudarte. Estreia dia 3 de julho, às 20h. Gacemss 2. Ingressos: R$ 15 (antecipado / estudantes / professores / idosos), R$ 12 (sócios do Gacemss) e R$ 30 (bilheteria no dia). Design gráfico de marca: Diego Machado (DiM Identidade Visual). Redes sociais: instagram.com/revoltacompoesia | facebook.com/revoltacompoesia. Sites: rhsolucoesartisticas.com.br | grupoestudarte.com.br


Jornal LiVRe - 27/06/2019 - Cultura

'ReVolta com Poesia' no Gacemss II

Foto: Divulgação/ Thiago Giaccomeli


Adriano de Souza

Conhecida por sua dedicação à poesia e produções de saraus, Regina Vilarinhos retorna aos palcos de Volta Redonda com ‘ReVolta com poesia’, produto da RH Soluções Artísticas em parceria com o GACEMSS, que terá sua estreia no dia 3 de julho, às 20 horas, o Teatro GACEMSS II. Preparado para ter edições mensais, o evento é um festival de artes integradas, constituído por dança, música, teatro, artes visuais e, claro, muita declamação de poemas e poesias.

-Teremos edições mensais e cada uma com tema específico, criando em oportunidade de reflexão a cada abordagem e um ritmo específico para que o público não se enjoe. – explica Rodrigo Hallvys, co-idealizador do projeto junto com Regina.
O evento é algo desejado há alguns anos pela amizade de Rodrigo e Regina, lançando mão do tradicional ‘microfone aberto’, costume em saraus. “Queria voltar à cena cultural, mas de uma forma um pouco diferente. Foi aí que pensamos em integrar as artes. Temos uma quantidade enorme de artistas maravilhosos na região e assim conseguimos ir unindo todas as esferas” – comemora Regina.

Os ingressos antecipados já estão à venda pela metade do preço, R$15. Sócios do Gacemss pagam apenas R$12. O público ainda terá oportunidade de participar de sorteio de brindes, algo herdado dos famosos festivais de teatro do Grupo Cênico Estudarte, que faz também faz parte do projeto.


Jornal A Voz da Cidade - 02/07/2019 - Caderno principal (Pág. 02)

'ReVolta com poesia' traz o retorno de Regina Vilarinhos à cena
Evento terá edições mensais com temas específicos e com 'microfone aberto'

Foto: Divulgação/ Thiago Giaccomeli


Franciele Aleixo

Nomeado como 'ReVolta com poesia', a poetisa Regina Vilarinhos está de volta aos palcos nesta quarta-feira, às 20horas, no Teatro Gacemss II. A iniciativa é um grande festival de artes integradas ao assumir uma abangência de várias temáticas. A ação é uma parceria entre a RH Soluções Artísticas e o Gacemss. Os ingressos já estão à venda.

Segundo Regina, a vontade do retorno era enorme e a oportunidade apareceu de repente. "Queria muito voltar à cena cultural da nossa Volta Redonda, com o que amo fazer: falar poesia e juntar amigos em torno da arte. Por isso, não dava para ficar presa num formato só sarau, quando me lembro de tantos talentos que temos e que fazem parte de minha trajetória", detalha Regina.

Com apresentação mensal, o evento terá edições com temas específicos, criando um rodízio entre os artistas convidados e mantendo a tradição do 'microfone aberto' nos momentos de declamação de poesia. "Não deixariamos um momento assim ficar de fora", completa Vilarinhos.

Já o ator e diretor Rodrigo Hallvys, proprietário da RHSA, estampa a alegria de ver o projeto tomar tal forma antes mesmo de ir a público. "Já apresentamos a ideia recebendo uma atenção completa do Gacemss pela ideia de criarmos uma oportuidade de movimentação e integração de áreas artísticas, causando um circuito no qual possamos convidar o máximo de artistas para se apresentarem durante as edições", detalha Rodrigo.

Atores em participação
Cada edição terá atores entrando em cena na abertura e durante o decorrer do espetáculo como um todo. Para a primeira data, Melissa Santana e Albinno Oliveira Grecco foram os convidados. "Estou honrado em fazer a abertura de mais um projeto idealizado pelo amigo e irmão Rodrigo e fazer parte de uma vitoriosa trajetória do Estudarte", declara Albinno, que se apresenta em aberturas de festivais do Estudarte há anos e atualmente integra a trupe.

A mistura das artes
O projeto ainda conta com projeção de imagens de artes visuais, performances de dança, música e intervenções que acontecerão em um cronograma repleto de vontade de agradar o público e propor reflexão sobre diversos temas. Uma coreografia inédita, exclusiva para a primeira edição, contará ainda com Marcela Rodriguês e Pedro Bitencourt, duas figuras apaixonadas por dança.

Sobre Regina Vilarinhos.
Escritora, mora em Volta Redonda/RJ. Escreve desde os 16 anos, licenciada em Letras, pelo UGB/Volta Redonda. Membro da Academia Voltarredondense de Letras. Coordenou o Projeto Poesia em Volta, com saraus, oficinas poéticas. Publica no blog http://www.reginavilarinhos.blogspot.com. Apresentou o Sarau em Volta, no Centro Cultural CSN, em 2018.

FICHA TÉCNICA
Festival ReVolta com poesia (com Regina Vilarinhos e convidados)
Participação do grupo cênico Estudarte
Estreia dia 3 de julho, às 20 horas.
Teatro GACEMSS II
Ingressos: R$15 (antecipado / estudantes / professores / idosos), R$12 (sócios do GACEMSS) e R$ 30 (bilheteria no dia)
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli
Design gráfico de marca: Diego Machado (DiM Identidade visual)



Jornal Diário do Vale - 02/07/2019 - Caderno Lazer & Cia. (capa)


Um festival poético em Volta Redonda
Regina Vilarinhos estreia 'ReVolta com poesia'. Evento é uma parceria da RH Soluções Artísticas com o Gacemss.

Foto:
Divulgação / Thiago Giaccomeli / Leonardo Avelino

Os atores Albinno Oliveira Grecco e Melissa Santana são os convidados para a primeira apresentação.

Amanda Teixeira

Após alguns anos sabáticos, a poeta Regina Vilarinhos volta com todo vapor em novo projeto poético, mesclando sentimentos com diversas áreas da arte. 'ReVolta com poesia' foi o nome dado e inicialmente seria um sarau, mas foi tomando novas formas ao se fazer a lista de artistas convidados e tornou-se um festival de artes.

-Queria muito voltar à cena cultural da nossa Volta Redonda, com o que amo fazer: falar poesia e juntar amigos em torno da arte. Por isso, não dava para ficar presa num formato só sarau, quando me lembro de tantos talentos que temos e que fazem parte de minha trajetória. - explica Regina, sobre as alterações.

O evento, que é um produto da RH Soluções Artísticas em parceria com o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo Macedo Soares e Silva), iniciará nesta quarta-feira, dia 03, às 20h, terá apresentação mensal e propõe temáticas para cada edição, criando rodízio entre os convidados e lançando mão de microfone aberto para alçar uma interatividade junto ao público presente. "Já é um costume em saraus e não deixaríamos um momento assim ficar de fora", completa.

-Desde o primeiro contato quanto à semente do projeto recebemos atenção ímpar. O evento vem com uma oportunidade de movimentação e integraçao de áreas artísticas, causando um circuito e uma circulação para que possamos convidar o máximo de artistas para se apresentarem durante as edições - detalha Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, que ainda complemente: "Regina e eu nos conhecemos há decadas e temos uma amizade de laço familiar. Sempre falamos de produzir algo junto e agora está na hora".

Participação

Cada evento terá abertura com um artista cênico e outro durante o evento. A primeira edição terá, respectivamente, Albinno Oliveira Grecco e Melissa Santana.

-E uma enorme honra abrir esse projeto idealizado pelo amigo e irmão Rodrigo e fazer parte de uma vitoriosa trajetória do Estudarte - declara Albinno.

Já para o elenco com dança, Pedro Bitencourt e Marcela Rodrigu~es estão preparando uma coreografia exclusiva para a edição de estreia, que promete abraçar o tema de lançamento do projeto.

Brindes

O público ainda terá oportunidade de participar de sorteio de diversos brindes, algo tradicional em eventos produzidos por Rodrigo Hallvys.

-Sorteio é uma marca em praticamente todos os festivais de teatro do Estudarte e favorece ainda mais as marcas dos nossos investidores, além de agradar o público - explica.

Sobre Regina Vilarinhos
Escritora, mora em Volta Redonda/RJ. Escreve desde os 16 anos, licenciada em Letras, pelo UGB/Volta Redonda. Membro da Academia Voltarredondense de Letras. Coordenou o Projeto Poesia em Volta, com saraus, oficinas poéticas. Publica no blog http://www.reginavilarinhos.blogspot.com. Apresentou o Sarau em Volta, no Centro Cultural CSN, em 2018.

FICHA TÉCNICA
Participação do grupo cênico Estudarte
Estreia dia 3 de julho, às 20 horas.
Teatro GACEMSS II
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli
Design gráfico de marca: Diego Machado (DiM Identidade visual)




Portal Foco Regional - 02/07/2019 - Lazer


'ReVolta com poesia' nesta 4ª feira no Gacemss II
Regina Vilarinhos e Rodrigo Hallvys em novo projeto

Foto:
Divulgação / Thiago Giaccomeli

A RH Soluçoes Artísticas estreará nesta quarta-feira seu projeto, em parceria com o Gacemss, nomeado 'ReVolta com poesia'.
O evento, programado para as 20 horas, traz o retorno de Regina Vilarinhos e Rodrigo Hallvys aos palcos de Volta Redonda

Fernando Pedrosa

Regina é famosa pela qualidade de sua poesia e por saraus que produziu na cidade. "Eu queria voltar à cena cultural há algum tempo, mas quando fomos pensando sobre o leque artístico e a variedade de profissionais, transformamos em um festival de artes integradas." - explica Vilarinhos.

Já Rodrigo Hallvys, ator e diretor voltarredondense que há anos reside no Rio de Janeiro, é uma forma de nova jornada. "É um aglomerado de situações canalizadas em um único projeto. Estou fora dos palcos da região faz algum tempo e, há anos Regina e eu pensamos em produzir algo juntos. É uma amizade indo de mãos dadas ao palco" - detalha Rodrigo, que é proprietário da RHSA.

O evento, que acontecerá mensalmente, ainda contará com elenco formado Albinno Oliveira Grecco, Luiz Fernandes, Marcela Rodriguês, Melissa Santana e Pedro Bitencourt, que entrarão em cena com performances cênicas regadas de reflexão, sentimento e expressões corporais, em três momentos diferentes.
'ReVolta com poesia' também contará com projeção digital de artes visuais, microfone aberto e sorteio de brindes. "Microfone aberto é um momento que a Regina traz dos saraus que sempre produziu com tanta maestria. Já os sorteios de brindes é uma característica que trago junto do Estudarte de seus festivais de teatro, pois dá retorno instantâneo aos nossos investidores. Além de fazer o público se divertir, são momentos de muita interatividade" - declara Hallvys.
Uma boa oportunidade de se divertir com vários estilos artísticos em uma única noite.

Os ingressos antecipados estão saindo a R$15, mesmo valor para idosos, estudantes, professores e portadores de necessidades especiais. Associados Gacemss pagam R$12. A inteira (vendida na hora pela bilheteria) será R$30.





Jornal A Voz da Cidade - 05/07/2019 - Coluna Social Matilde Basílio


Festival 'ReVolta com poesia'

Foto:
Divulgação / Ana Luiza Tolomelli

 



A primeira edição do projeto 'ReVolta com poesia', um festival de artes integradas fecheado de teatro,
música, dança, artes visuais e poesia foi um grande sucesso. O evento que reuniu os artistas
Luiz Fernandes, Pedro Bitencourt, Albinno Oliveira Grecco, Regina Vilarinhos, Rodrigo Hallvys,
Marcela Rodriguês e Melissa Santana foi produzido pela RH Soluções Artísticas junto com o
Teatro Gacemss. E uma boa notícia: o espetáculo acontecerá mensalmente e a próxima edição
será no dia 14 de agosto.



Portal Olho Vivo - 15/07/2019 - Teatro

Estudarte lança o projeto Quase Lá!
Grupo cênico apresenta no Gacemss II, em Volta Redonda, leitura dramatizada com tons já da montagem que a trupe prepara para o fim do ano
Foto: Divulgação/ Thiago Giaccomeli

Boa fase: Nos dias 26 e 28 de julho, às 20h, no Gacemss II, o público verá parte do que está sendo preparado para o IX Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em dezembro
Cláudio Alcântara

Depois de um hiato de dois anos, o Grupo Cênico Estudarte voltou aos trabalhos com uma dinâmica diferente da habitual. Além da participação como integrante do festival de artes integradas ReVolta Com Poesia, apresentado pela poeta Regina Vilarinhos no Gacemss II (que foi lançado em 3 de julho), o grupo volta ao palco do mesmo teatro para duas noites do projeto Quase Lá!, leitura dramatizada com tons já da montagem que a trupe prepara para o fim do ano. Quase Lá! estará em cena nos dias 26 e 28 de julho, às 20h, com ingresso popular à venda por R$ 10, mostrando ao público parte do que está sendo preparado para o IX Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em dezembro.

- Por enquanto não teremos como fazer leitura de todos os espetáculos que teremos no fim do ano, pois parte dos textos será inédita e ainda está passando por tratamento de construção. Mas o sorteio habitual de brindes que fazemos de nossos investidores estará presente - comenta Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, adiantando que “Barulho”, ‘Mulheres desesperadas” e “Apenas comentando mais” estarão em cena, assim como os inéditos “O desejo de Eva”, “Ana Abóbora e Zé Berinjela - Um mundo além das cores” (apresentado no domingo, 21, no Shopping Park Sul pelo projeto Sesc+social) e “Pronome paulista”, este último com Luiz Fernandes e Pedro Bitencourt como atores convidados.

Com parte do elenco renovada, o Estudarte mostra novo fôlego e diferente disposição na nova empreitada. Albinno Oliveira Grecco, que foi ator convidado para aberturas de várias edições dos festivais do grupo, atualmente integra o elenco que estará em cena em dezembro. Assim como Melissa Santana, Grecco passou a integrar a trupe a partir do festival de artes integradas lançado no início do mês. Já o Quase lá! é uma novidade pública de meio de ano para o grupo. O diretor lembra que durante anos apresentaram e circularam com espetáculos em meio de ano, mas nunca no formato de leitura dramatizada.


____________________

Estudarte, ReVolta com Poesia e Quase Lá! são alguns dos produtos da RH Soluções Artísticas
____________________


Alguns novos integrantes, oriundos das atuais franquias da Oficina do Estudarte, também estarão em cena. Dentre eles, Lucas Goulart e o (também fotógrafo) Thiago Giaccomeli. Dos antigos integrantes, estarão em cena Alex Almeida, Demétrio Santos, Filipe Cassi, Ludmila Sousa, Marcella Amaral e Ramón Amorim.

- Não produzimos nosso festival durante os dois últimos meses de dezembro e recebemos a oportunidade de fazermos essas duas noites no palco do Gacemss II, pelo qual sempre falei que sou apaixonado por ser um Teatro de Bolso, que proporciona um aconchego especial. Como já estamos entrando em período de leituras, reanálises e construções de cena, vamos unir parte do que já vem sendo produzido - explica Hallvys.

Estudarte, ReVolta com Poesia e Quase Lá! são alguns dos produtos da RH Soluções Artísticas, e os três foram basicamente unidos como sequência na parceria que a empresa tem atualmente com o Gacemss. - Estamos sendo tratados com maior carinho e atenção. As ideias vão surgindo, são postas para apreciação e o que é válido segue em frente para produção - detalha Hallvys.

> Quase Lá! - Leitura pública com o Grupo Cênico Estudarte. Dias 26 e 28 de julho, às 20h. Teatro Gacemss II. Ingressos a R$ 10. Mais informações pelos sites: RH Soluções Artísticas, Grupo Estudarte e Rodrigo Hallvys


Jornal A Voz da Cidade - 23/07/2019 - Caderno principal (Pág. 02)

Estudarte volta à cena com novo projeto

Foto: Divulgação/ Franciele Aleixo


Mulheres Desesperadas é um dos espetáculos que terá leitura dramatizada.

Franciele Aleixo

Nesta sexta e e domingo o Grupo Estudarte volta aos palcos do teatro Gacemss para leitura dramática dos seus próximos espetáculos. Os ingressos, a preços populares de R$10, estão sendo vendidos no local.

Estão na programação a leitura de 'Barulho', 'Pronome Paulista', 'O desejo de Eva', 'Mulheres Desesperadas', 'Apenas Comentando Mais' e 'Ana Abóbora e Zé Berinjela - Um mundo além das cores'. Ao 'Quase lá!' já estão confirmados em cena os atores: Alex Almeida, Demétrio Santos, Filipe Xagas, Lucas Goulart, Ludmila Sousa, Luiz Fernandes, Marcella Amaral, Melissa Santana, Pedro Bitencourt, Ramón Amorim e Thiago Giaccomeli.

De acordo com o diretor do Estudarte e proprietário da RH Soluções Artísticas, Rodrigo Hallvys, a ideia, já existente desde 2017, recebeu o nome de 'Quase lá!' por marcar o período de preparação e montagem que todo espetáculo passa para chegar ao seu produto final. "Também conhecido com leitura dramatizada e é um hábito mais comum no Rio de Janeiro, onde o público, vez ou outra, tem oportunidade de assistir construção das cenas através da leitura no ponto em que ela já está recebendo as intenções na fala e começando a preparar gestos, marcas e o ritmo que será impresso no espetáculo", explica.

O evento, que é um dos passos para o IX Festival de Teatro do Estudarte, é mais uma parceria da RHSA com o Gacemss e já mostra alguns dos novos integrantes da trupe ao lado de parte dos veteranos. "As datas nos foram oferecidas para novo projeto e apresentamos este, pois alguns espetáculos do nono festival já estão definidos e estamos em procedimento de escolha de outros a partir das nuances que os novos integrantes forem construindo em cena até novembro na oficina", detalha Rodrigo.

O último festival que o Estudarte produziu foi constituído por uma sessão especial para investidores e convidados em dezembro de 2016, na ETPC, comemorando os dezoito anos de diretor de teatro na carreira de Rodrigo Hallvys e, mais três datas no início de 2017, abertas ao público no Centro Cultural Fundação CSN.

Segundo Hallvys, de lá para cá foram pensados novos sedimentos e alguns veículos que o grupo começa a colocar em prática neste ano. "O grupo foi fundado em 2003. Começamos a fazer festivais em 2004 e seguimos direto até 2010. Tivemos um hiato considerável a partir do momento que minha residência no Rio dificultava que eu estivesse periodicamente em Volta Redonda. Em 2016 reequilibramos isso e por questões de reavaliações internas ficamos sem produzir festivais de fim de ano em 2017 e 2018. Esse hiatos acabaram nos fazendo bem", comenta.


Jornal A Voz da Cidade - 02/08/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Projeto leitura dramatizada

Foto: Divulgação


Matilde Basilio

O grupo cênico Estudarte esteve no palco do Teatro Gacemss 2, nos dias 26 e 28, com o projeto de leitura dramatizada 'Quase lá!'. Com casa cheia e público interativo, a trupoe arrancou muitas gargalhadas da plateia e propôs várias reflexôes. O evento, que é um produto da RH Soluções artísticas em parceria com o Gacemss trouxe ao palco os atores Alex Almeida, Demétrio Santos, Filipe Xagas, Lucas Goulart, Ludmila Sousa, Luiz Fernandes, Maíra Pimentel, Marcella Amaral, Melissa Santana, Pedro Bitencourt, Ramón Amorim e Thiago Giaccomeli. O publicitário Diego Machado, fundador do Estudarte, esteve presente. A direção geral foi de Rodrigo Hallvys.


Portal Olho Vivo - 08/08/2019 - Cena Alternativa

Volta Redonda ganha espaço que une educação, arte e cultura
DiAula Espaço de Estudos inicia seus trabalhos com diversos ramos do conhecimento

Foto: Divulgação/Luiz Fernandes


Tudo no mesmo local:
DiAula uniu profissionais de várias áreas para dar seu primeiro passo

Cláudio Alcântara


Com esboço do projeto criado no mês de maio, o DiAula Espaço de Estudos iniciou seu projeto pensando em uma formatação para teatro de forma inusitada para a região. Porém, a ideia original será lançada em 2020 para mais adaptações e, enquanto isso, já lança mão de aulas de reforço, oficinas e estúdio para o público. Localizado no coração do bairro Aterrado, o DiAula uniu profissionais de diversas áreas do conhecimento para dar seu primeiro passo.

- O espaço está constituído por um grupo de profissionais que tem proposta de uma rotina de estudo e pesquisa e projetos que auxiliam o conhecimento, a prática do próprio estudo e o aprendizado, buscando suprir lacunas que, muitas vezes, acabam ficando difíceis de serem alcançadas por professores em salas de aula que estejam lotadas. É uma realidade vivida em muitas escolas e os alunos acabam carregando fragilidades de aprendizado por isso - explica Marcela Rodriguês, professora de matemática e proprietária do espaço.

Michele Vieira, também professora de Matemática, enfatiza que projetos como o DiAula proporcionam dinamismo de muita importância para quem os procura:

- Além das próprias aulas de reforço em várias disciplinas, temos atividades que podem desenvolver o pensamento do aluno de uma forma mais ampla na própria ideia de raciocínio e humanidade. O espaço é funcional e nós professores estamos preparados para orientar da melhor forma possível quem buscar o projeto.

O diretor de teatro Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, que é parceira do DiAula, compõe a equipe com uma franquia do Grupo Cênico Estudarte, por meio da Oficina de Interpretação que também está instalada no DiAula.

- Teremos oficina de teatro para crianças nas mãos do ator Pedro Bitencourt e de adolescentes e adultos comigo. Os integrantes vão passar por diversas camadas da interpretação cênica pertinentes às suas faixas etárias e poderão participar da nona edição do Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá em dezembro. O espaço está propondo desenvolvimento de habilidades diferentes, de acordo com a necessidade de quem o procura - detalha Hallvys.

Além das atividades em geral, o DiAula Espaço de Estudos atende com locação para reuniões e ensaios para eventos. Como o próprio ReVolta com Poesia, com a poeta Regina Vilarinhos, que teve parte das fotos de divulgação da estreia do evento clicadas por Thiago Giaccomeli, fotógrafo do espaço.

Quem é quem no DiAula

Aulas de reforço
. Matemática (Ensino Fundamental e Médio) - Professoras Marcela Rodriguês e Michele Vieira
. Matemática (Ensino Superior), Química e Física - Engenheira mecânica Rafaela Meneleu
. Língua Espanhola - Professora Fátima Silva
. Língua Inglesa - Professora Carol Maia

Oficinas de interpretação
. Teatro infantil - Ator Pedro Bitencourt
. Teatro juvenil e adulto - Ator/diretor Rodrigo Hallvys

Estúdio de fotografia
. Books e videobooks para atores e modelos - Fotógrafo Thiago Giaccomeli

> DiAula Espaço de Estudos - Edifício Aliança, Rua Neme Felipe, 43, sala 202, Aterrado, Volta Redonda. Telefones: (24) 3025-2872 e (24) 99925-2872. Instagram: @espacodiaula

Segunda edição do ReVolta com Poesia

A segunda edição do festival de artes integradas acontecerá no dia 14 de agosto (quarta-feira), às 20h, no teatro Gacemss II, e terá Regina Vilarinhos recebendo a produtora e artista plástica Melissa Pagano no palco, declamando vários poemas. Melissa terá algumas de suas pinturas projetadas para o público apreciar.

- Com muita honra aceitei o convite para esse evento maravilhoso que acolhi desde a primeira edição. Achei de uma grandeza imensa ter um espaço para poesia e arte na cidade. Fico muito feliz em poder declamar ao lado da Regina, quem admiro muito. Declamar um pouco do que sinto e que há muito tempo estava guardado. Esse projeto me inspirou. Só tenho a agradecer à Regina e ao Rodrigo pela oportunidade - diz Melissa.

Regina frisa que dividir o palco com amigos é sempre bom.

- E agora, com a Melissa, será uma grande alegria. Uma novidade para mim sua veia poética, de uma simplicidade e beleza, que sinto que vai crescer muito. O Gacemss é isso: templo de talentos. E o ReVolta com Poesia vem para somar todos eles. Tenho certeza que o público vai se acostumar de novo a ouvir poesia - detalha a anfitriã do evento, que também esteve no palco do Gacemss II para a edição especial do ReVolta com Poesia no dia 27 de julho, participando da Virada Cultural de Volta Redonda.

Na parte cênica, ocorrerá o esquete “Amor e desejo”, que é exatamente o tema da edição, interpretado pelos atores Maíra Pimentel e Ramón Amorim, do Grupo Cênico Estudarte. De uma forma capitular, o esquete será apresentado em duas etapas: uma abrindo o evento, e outra no meio do ReVolta.

> ReVolta com Poesia - Segunda edição - Com Regina Vilarinhos e convidados. Dia 14 de agosto, às 20h, no Teatro Gacemss II. Ingressos à venda com preço promocional de R$ 10.


Regina Vilarinhos: “Tenho certeza que o público vai se acostumar de novo a ouvir poesia”

Jornal A Voz da Cidade - 09/08/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Espetáculo 'ReVolta com poesia'

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli

Matilde Basilio

O Teatro Gacemss II recebe na próxima quarta-feira (14), às 20 horas, a 2ª edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'. Nesta edição, que terá o tema 'Amor e desejo', Regina Vilarinhos estará em cena recebendo a produtora e artista plástica Melissa Pagano e os atores Maíra Pimentel, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, do grupo cênico Estudarte. Será um espetáculo com teatro, música projeção de artes visuais e, claro, muita poesia em um só evento, que tem Rodrigo Hallvys como idealizador. Os ingressos também poderão ser comprados na hora.


Jornal Diário do Vale - 11/08/2019 - Caderno Lazer Cia (capa)

'ReVolta com poesia' traz novos convidados
Segunda edição do festival de artes integradas traz esquete dividido em dois capítulos

Foto: Wallace Feitosa

Amanda Teixeira

Tudo pronto para a segunda edição oficial do festival 'ReVolta com poesia', que estará em cartaz no dia 14 de agosto, às 20 horas, no palco do Teatro Gacemss II. O evento, que teve sua estreia no início de julho, tem programação mensal com tema específico para cada edição e integrou a Virada Cultural de Volta Redonda, no fim de julho, com edição especial sobre a cidade.

A edição de agosto recebe o tema "Amor e desejo", que é exatamente o nome do esquete teatral que será apresentado em formato capitular, abrindo o evento e, depois, no meio do mesmo. A cena será apresentada pelos atores Maíra Pimentel e Ramón Amorim, do grupo cênico Estudarte, trazendo recortes de pensamentos sobre formas de amar e a própria diferença entre o amor e o desejo.

-A proposta do festival é interessante. Além de possuir temas para reflexão, cada profissional pode expor sua interpretação sobre o mesmo. Além do mais, é uma oportunidade para artistas de várias áreas estarem mostrando seu diferencial. Um espaço mais amplo e democrático para a arte. Estou feliz em participar - diz o ator Ramón Amorim, sobre o convite para discutir o tema.

A poeta Regina Vilarinhos, anfitriã do projeto, receberá, além dos atores, a produtora e artista plástica Melissa Pagano, que estará declamando poemas e terá algumas de suas artes visuais projetadas em telão. "- Dividir o palco com amigos é sempre bom. E agora, com a Melissa, será uma grande alegria. Uma novidade para mim sua veia poética, de uma simplicidade e beleza, que sinto que vai crescer muito. O Gacemss é isso: templo de talentos. E o ReVolta com a Poesia vem para somar todos eles. Tenho certeza que o público vai se acostumar de novo a ouvir poesia - detalha, entusiasmada.

O fotógrafo e ator Thiago Giaccomeli, responsável pelas fotos de anúncio da primeira edição do evento e também integrante do Estudarte, também se empolgou a declamar um texto ao lado de Regina pela admiração que passou a ter pela poeta. "Sou apaixonado por arte e o festival ReVolta com poesia traz uma variedade de formas artísticas que nos estimula à participação. Lembrei de um texto que gosto muito e me propus a estar em cena também", explica.

-Com muita honra aceitei o convite para esse evento maravilhoso que acolhi desde a primeira edição. Achei de uma grandeza imensa ter um espaço para poesia e arte na cidade. Fico muito feliz em poder declamar ao lado da Regina, quem admiro muito. Declamar um pouco do que sinto e que há muito tempo estava guardado. Esse projeto me inspirou. Só tenho a agradecer à Regina e ao Rodrigo pela oportunidade - comemora Melissa Pagano, que preparou algumas obras especialmente para o projeto.

O festival de artes integradas 'ReVolta Com Poesia' é um projeto criado como parceria entre a RH Soluções Artísticas e o Gacemss, visando abrir espaço para manifestações artísticas em várias áreas, formando um rodízio entre convidados a cada edição e está planejado para acontecer uma quarta-feira a cada mês.

- O projeto conta ainda com microfone aberto, para pessoas da plateia poderem declamar poemas que lhe inspirem e, como de costume em produtos da RHSA, há sorteios de tickets e brindes de investidores do evento - completa Rodrigo Hallvys, idealizador do projeto e proprietário da RHSA.

Serviço:
Festival ReVolta com poesia - Dia 14 de agosto, às 20 horas, no Teatro Gacemss II. Ingressos a preço popular de R$10.
Na internet: www.gacemss.com.br e www.rhsolucoesartisticas.com.br
Nas redes sociais: @revoltacompoesia



Jornal A Voz da Cidade - 12/08/2019 - Coluna Social Fábio Soares

ReVolta com poesia

Foto: Divulgação/Wallace Feitosa


Fábio Soares

A segunda edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' já esta em contagem regressiva para entrar em cartaz. No dia 14 de agosto, às 20 horas, o palco do Teatro Gacemss II terá a poeta Regina Vilarinhos, anfitriã do projeto, recebendo como convidados a produtora e artista plástica Melissa Pagano (declamando poemas e projetando algumas de suas artes visuais), os atores do grupo cênico Estudarte Thiago Giaccomeli (também declamando poema), Maíra Pimentel e Ramon Amorim no esquete 'Amor e desejo', tema da segunda edição, dividido em duas fases durante o evento. Os ingressos estão a venda com preço popular de R$10.


Jornal A Voz da Cidade - 13/08/2019 - Caderno Principal (pág. 02)

Segunda edição do 'ReVolta com poesia'
acontece nesta quarta-feira

Foto: Divulgação/Wallace Feitosa


Franciele Aleixo

Com o tema 'Amor e desejo', acontece neste quarta-feira, dia 14, a segunda edição do 'ReVolta com poesia' no Teatro Gacemss II, às 20 horas. Na ocasião, o público poderá assistir a poetisa Regina Vilarinhos declamando novos poemas junto a outros artistas, que apresentarão trabalhos de diversas áreas.

O valor o ingresso está em preço promocional para a edição, podendo ser comprado a R$10. O projeto, que é um produtoro da RH Soluções Artísticas em parceria com o Gacemss, tem um tema específico para cada edição. O evento será encerrado com sorteio de brindes e tickets de descontos fornecidos pelos investidores do projeto.

O produtor do evento, Rodrigo Hallvys adianta que a produtora e artista plástica Melissa Pagano é uma dos convidados que estarão no palco ao lado de Regina Vilarinhos, declamanado poemas, e terá algumas de suas obras projetadas para o público no telão. "Dividir o palco com amigos é sempre bom. E agora, com a Melissa, será uma grande alegria. Uma novidade para mim sua veia poética, de uma simplicidade e beleza, que sinto que vai crescer muito. O ReVolta com poesia vem para somar talentos. Tenho certeza que o público vai se acostumar de novo a ouvir poesia", cita.

RECORTES

Os atores Maíra Pimentel e Ramón Amorim, do Grupo Cênico Estudarte, estarão em uma cena de recores e mescla de pensamentos que envolvem o tema em duas partes distintas, abrindo o evento e, depois, no meio do mesmo. "Somos seres em busca eterna de complemento para nosso próprio eu, mas muitas vezes confundimos o desejo com o amor e nos perdemos ainda mais nessa busca incessante de nos completar", comenta Maíra Pimentel sobre o quanto amor e desejo podem se tornar conflitantes no dia a dia de um ser humano que se sente sozinho.

A produtora e artista plástica Melissa Pagano é um dos convidados que estarão no palco ao lado de Regina Vilarinhos, declamando poemas, e terá algumas de suas obras projetadas para o público no telão. "Com muita honra aceitei o convite para esse evento maravilhos que acolhi desde a primeira edição. Achei de uma grandeza imensa ter um espaço para poesia e arte na cidade. Fico muito feliz em poder declamar ao lado da Regina, quem admiro muito. Declamar um pouco do que sinto e que há muito tempo estava guardado. Esse projeto me inspirou. Só tenho a agradecer à Regina e ao Rodrigo pela oportunidade", detalha Melissa.



Jornal A Voz da Cidade - 28/08/2019 - Caderno Variedades (pág. 03)

Educação e cultura reunidos
no espaço 'DiAula'

Foto: Divulgação/Luiz Fernandes


Franciele Aleixo

Uma conversa informal resultou num espaço dedicado a educação. Há apenas alguns meses a professora de Matemática Marcela Rodriguês e o ator Rodrigo Hallvys conversaram sobre a utilização de uma sala no bairro Aterrado, em Volta Redonda, que se tornou projeto e hoje é realidade.

No local, batizado de 'DiAula' vários professores ministram aula de reforço de Matemática, Física, Química, língua Espanhola e Inglesa, além de ter um estúdio de fotografia com Thiago Giaccomeli para interessados em books de atores e modelos. Completando ainda, há a parceria com a RH Soluções Artísticas, oferecendo uma franquia do grupo cêncio Estudarte através da Oficina de Interpretação com Rodrigo Hallvys apra adolescentes e adultos e, com Pedro Bitencourt, para crianças. O 'DiAula' Espaço de Estudos fica no Edifíciio Aliança, no bairro Aterrado.

Apoiador dos eventos 'ReVolta com poesia' e 'Quase lá!', o projeto DiAula tem objetivo de incentivar à esquisa, à cultura e contribuir para que estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior possam alavancar suas notas, num formato de reforço escolar.

Para Marcela Rodriguês, a união de profissionais de diversas áreas específicas com objetivo de criar uma rotina de estudos e suprir possíveis dificuldades. "Muitas vezes há dúvida ainda existente em sala de aula que, tantas vezes lotada, impossibilita muitos professores de alcançar cada aluno. É uma forma de desenvolvermos habilidades, cognições e darmos uma atenção maior na dificuldade que cada estudante possa apresentar", destaca.

AULAS DE REFORÇO
. Matemática (Ensino Fundamental e Médio) - Professoras Marcela Rodriguês e Michele Vieira
. Matemática (Ensino Superior), Química e Física - Engenheira mecânica Rafaela Meneleu
. Língua Espanhola - Professora Fátima Silva
. Língua Inglesa - Professora Carol Maia

OFICINAS DE INTERPRETAÇÃO CÊNICA
. Teatro infantil - Ator Pedro Bitencourt
. Teatro juvenil e adulto - Ator/diretor Rodrigo Hallvys

ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA
. Books e videobooks para atores e modelos - Fotógrafo Thiago Giaccomeli


Portal Olho Vivo - 02/09/2019 - Cena alternativa

Grupo cênico Estudarte lança o projeto Pequenas leituras
Premium Café ainda receberá o Noite de Autógrafos e o Sarau à Moda da Casa; ReVolta com Poesia se mantém no Gacemss 2
Foto: Divulgação/Diego Machado


Cláudio Alcântara


Uma semana recheada de eventos. Iniciando a sequência, terça-feira, dia 10, o Grupo Cênico Estudarte lança o projeto Pequenas Leituras, às 20h, no Premium Café (anexo ao Gacemss 1), em Volta Redonda. É uma versão mais simples do Quase Lá!, que ocorreu em duas noites do fim de julho deste ano. O evento, que será mensal, lança mão de leitura dramatizada de textos escritos para testes de atores e webséries, interpretando com técnicas e entonações teatrais o que foi escrito originalmente para audiovisual.

- De setembro a novembro faremos o Pequenas Leituras sempre um dia antes de cada edição do ReVolta com Poesia, que já acontece sempre às quartas. Neste ano resolvemos fazer coisas diferentes do habitual para experimentarmos nuances e possibilitarmos ao público ver como nos divertimos ao construir as falas pré-moldadas em textos escritos - explica Rodrigo Hallvys.

Regina Vilarinhos e Rodrigo Hallvys levam novidades para o palco do Gacemss 2

Na quarta-feira, 11, a poeta Regina Vilarinhos sobe ao palco do Gacemss 2 na terceira edição do festival de artes integradas ReVolta com Poesia, que terá o tema “Amor e medo”, fazendo referência aos 18 anos do atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos. Os convidados serão a professora de artes Claudia Rocha e os poetas Arthur Döhler e Rafael Clodomiro, declamando poemas ao lado da anfitriã. Para projeções, estarão registros do fotógrafo Wallace Feitosa. Nas artes cênicas Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, que são integrantes do Estudarte, estarão em cena com um texto dividido em três capítulos, apresentados separadamente. Giaccomeli ainda retorna ao palco para uma performance de dança ao lado de Ane Matarazzo, prometendo encantar o público ainda dentro do mesmo tema.

- Quando aceitei retornar com evento achei que seria mais lento, pois retomar a formação de público para essa atividade não é moleza. Mas a receptividade foi ótima e o empenho do Rodrigo em cada detalhe fez total diferença. O evento está crescendo e espero termos fôlego para tudo que vem sendo planejado - diz Regina.


Foto: Divulgação/Wallace Feitosa


Foto: Divulgação/João Paulo Siqueira

Rafael Clodomiro é convidado da estreia do projeto Noite de Autógrafos

No dia seguinte, quinta, também às 20h, no Premium Café, haverá a primeira Noite de Autógrafos. O projeto propõe noites com autores e suas obras, possibilitando que o público compre por preços acessíveis e ainda consigam bater um papo com o escritor. Para a primeira edição, Rafael Clodomiro estará com seu livro infantil “E agora, José? O que você quer?”.

E para finalizar a semana Giglio e os Circunlókios fazem a quarta edição do “Sarau à Moda da Casa”, também no Premium Café, às 19h30. Trazendo reflexões e suas interpretações ímpares aos textos selecionados para a noite.

Uma semana com vários artistas, várias manifestações e para vários gostos com acesso popular.

PROGRAMAÇÃO
.10 de setembro (terça-feira) - 'Pequenas leituras' com o grupo cênico Estudarte - 1ª edição - 20 horas - Premium Café (anexo ao Gacemss) - entrada franca, preço da consumação.

.11 de setembro (quarta-feira) - Festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' com Regina Vilarinhos e convidados - 3ª edição - 20 horas - Gacemss II - Ingressos a venda por R$10.

.12 de setembro (quinta-feira) - 'Noites de autógrafos' - 1ª edição - 20 horas - Premium Café (anexo ao Gacemss) - Convidado: escritor Rafael Clodomiro, com o livro 'E agora, José? O que você quer?' - preço do exemplar a R$20.

.13 de setembro (sexta-feira) - 'Sarau à moda da casa', com Giglio e os Circunlókios - às 19h30min - Premium Café (anexo Gacemss) - entrada franca, preço da consumação.

 


Jornal A Voz da Cidade - 04/09/2019 - Caderno principal (pág. 02)

Três eventos criados em parceria e o objetivo do estímulo à reflexão
Parcerias recheiam semana de cultura e levam entretenimento a população
Foto: Divulgação/Wallace Feitosa


Franciele Aleixo


Com objetivo de estimular a reflexão três eventos culturais marcam a próxima semana. Os eventos acontecem no Gacemss II e no Premium Café, novo espaço anexo ao Gacemss I. Dois deles com entrada franca.

No dia 10 de setembro, às 20 horas, no Premium Café, será lançado o evento 'Pequenas leituras', com o grupo cênico Estudarte. Para a primeira edição estarão em cena os atores Demétrio Santos, Ramon Amorim, Rodrigo Hallvys e Thiago Giaccomeli, fazendo rodízio entre si com várias personagens inéditas. A entrada do evento será franca e o público pagará apenas pela consumação de produtos do local, que montou três versões de combos especiais para o evento.

De acordo com o proprietário da RH Soluções Artísticas, Rodrigo Hallvys, a trupe estará todo mês fazendo leituras de pequenos textos cênicos que, a princípio, foram escritos para produtos de audiovisual, propondo ritmo do que seria um ensaio dos mesmos para adaptação teatral. "É uma ideia que partiu das duas noites de leitura dramatizada do 'Quase lá¹', que fizemos no fim de julho no Gacemss II. Porém, com textos que não são de espetáculos, mas sim, escritos para videobook's e webséries para o Estudarte", explica.

Já na quarta-feira, dia 11 de setembro, também às 20 horas, a poeta Regina Vilarinhos estará no palco do Gacemss II recebendo vários artistas na 3ª edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'. O evento, que vem tomando forma crescente e conquistando público terá o tema 'Amor e medo' para a edição, referente aos dezoito anos desde o atentado às torres gêmeas.

O evento terá a participação da arteeducadora Cláudia Rocha e os poetas Rafael Clodomiro e Arthur Döhler declamando poemas. Além de projeções de registros fotográficos de Wallace Feitosa. Na parte cênica haverá 'Entre o amor e o medo', um texto de Rodrigo Hallvys dividido em três capítulos, interpretado pelos atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, esse último ainda voltando à cena ao lado de Ane Matarazzo para uma performance de dança que promete mexer com o sentimento do público presente. Todo um cronograma de apresentações que o público pode apreciar pagando um ingresso de valor popular vendido a R$10.
Foto: Divulgação/Diego Machado
Dose tripla
- 'Pequenas leituras' acontece no próximo dia 10
a partir das 20 horas com entrada franca.
Para quinta-feira, dia 12 de setembro, o foco volta-se para o espaço do Premium Café. Dentro do projeto 'Noites de autógrafos', o poeta e escritor Rafael Clodomiro estará fazendo uma noite de autógrafos do seu livro 'E agora, José? O que você quer?'. A obra, que foi lançada pela Casa Cultura Editora, ganha agora uma noite que dá oportunidade de compra a quem ainda não a possui e uma alternativa de presente para o dia das crianças, que já é no próximo mês.

Encerrando a semana, o Premium Café apresentará a quarta edição do 'Sarau à moda da casa', com Giglio e os circunlókios, às 19h30min, onde o público também paga apenas o que consumir no local e pode apreciar, a cada edição, trabalhos de artistas que marcam a história do Brasil em diversas formas.


Portal Foco Regional - 05/09/2019 - Cultura

VR terá eventos culturais na próxima semana
Atrações estarão no Gacemss e Premium Café
Foto: Divulgação/Jean Alves


Fernando Pedrosa


Uma semana repleta de arte e literatura. Cultura para diversos gostos. Assim será a próxima semana em Volta Redonda, tendo três noites de eventos e dois deles com entrada gratuita, possibilitando mais acesso ao público em geral.

Na terça-feira, dia 10, às 20 horas, os integrantes do grupo cênico Estudarte, Demétrio Santos, Ramon Amorim, Rodrigo Hallvys e Thiago Giaccomeli, lançarão a primeira edição do 'Pequenas leituras' no Premium Café (anexo ao teatro Gacemss I) O evento, que é uma versão mais simples das duas noites de leitura dramatizada 'Quase lá!', que ocorreram no fim de julho, trará a trupe com leituras de textos que foram escritos para vídeos de testes de atores e webseries, entretanto, com entonações de interpretação para teatro. A noite terá entrada franca e o público só pagará pela consumação no local.

No dia 11, quarta-feira, também às 20 horas a poeta Regina Vilarinhos subirá ao palco do teatro Gacemss II para apresentar a terceira edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'. O projeto, que vem crescendo exponencialmente, traz a cada edição diversos artistas que apresentam obras em vários seguimentos. Com o tema 'Amor e medo', sobre a data que marca os dezoito anos do atentado às torres gêmeas, em 2001, a noite terá participação da arteeducadora Cláudia Rocha, dos poetas Arthur Döhler e Rafael Clodomiro. Além de projeções de registros feitos pelo fotógrafo Wallace Feitosa, e dos atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramón Amorim e Thiago Giaccomeli, todos integrantes do Estudarte, em uma cena dividida em três capítulos.
-Na segunda edição tivemos a ideia de transformar o texto em capítulos, criando uma sequência separada de cena, com aquele teor de "continua". Foi algo simples, mas que acabou gerando um dinamismo que nos trouxe elogios pela proposta. Então vamos continuar com a ideia. - explica o ator Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas.

O ator Thiago Giaccomeli ainda voltará ao palco para uma performance de dança ao lado de Ane Matarazzo, criando uma linha de discurso corporal também dentro do tema. O evento ainda contará com o famoso sorteio de brindes que de investidores do evento. O 'ReVolta com poesia' tem ingressos a preço popular vendidos a R$10.

-Não imaginava que tudo aconteceria de forma tão rápida, pois formar público para esse tipo de atividade não é tão fácil. E as coisas estão crescendo de uma forma ligeira. Artistas de outras cidades demonstrando interesse em se apresentar conosco. Assim, a cada edição temos a certeza de que estamos indo no caminho certo. Só espero que tenhamos fôlego para tudo o que pretendemos. - comemora Regina Vilarinhos.

Para quinta-feira, Rafael Clodomiro volta à cena como o primeiro escritor convidado, no Premium Café, às 20 horas para a primeira edição do evento 'Noites de autógrafos', com o seu livro infantil 'E agora, José? O que você quer?', que foi lançado pela Editora Casa Cultura e será vendido a R$20. Sendo uma alternativa acessível de presente para o dia das crianças que vem no mês de outubro. O evento terá, a cada edição, um escritor com sua obra. Abrindo oportunidade para que o público possa conhecer e conversar com a celebridade da noite.

PROGRAMAÇÃO
.10 de setembro (terça-feira) - 'Pequenas leituras'com o grupo cênico Estudarte - 1ª edição - 20 horas - Premium Café (anexo ao Gacemss) - entrada franca, preço da consumação.

.11 de setembro (quarta-feira) - Festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' com Regina Vilarinhos e convidados - 3ª edição - 20 horas - Gacemss II - Ingressos a venda por R$10.

.12 de setembro (quinta-feira) - Noites de autógrafos com o escritor Rafael Clodomiro, com o livro 'E agora, José? O que você quer?', às 20 horas - Premium Café (anexo ao Gacemss) - preço do exemplar a R$20.



Jornal Diário do Vale - 07/09/2019 - Lazer & Cia (capa)

Dias de cultura em Volta Redonda
‘Pequenas leituras’ abre a programação nesta terça-feira; semana terá ainda o projeto ‘ReVolta com poesia’ e
noite de autógrafos do escritor Rafael Clodomiro
Foto: Divulgação/Jean Alves


Amanda Teixeira


A segunda semana de setembro chega trazendo quatro dias consecutivos com eventos que prometem agradar o público de forma sutil e prazerosa pelas propostas de artistas diversos, seguindo sequências de noites que se iniciam na terça-feira e vão até sexta.

Nesta terça-feira, dia 10, às 20h, os atores Demétrio Santos, Ramon Amorim, Rodrigo Hallvys e Thiago Giaccomeli, do grupo cênico Estudarte, estarão no Premium Café, anexo ao teatro Gacemss I, com a primeira edição do ‘Pequenas leituras’, uma versão mais simples das duas noites de leitura dramatizada ‘Quase lá!’, que ocorreram no fim de julho. Agora a trupe fará leituras de textos que foram escritos para vídeos de testes de atores e webséries, porém, com um ritmo de interpretação para teatro, transportando as cenas através de técnicas que diferenciam a base entre palco e audiovisual. A noite terá entrada franca e o público só pagará pela consumação no local.

Já na quarta-feira, dia 11, também às 20h a poeta Regina Vilarinhos sobe ao palco do teatro Gacemss II para apresentar a terceira edição do ‘ReVolta com poesia’. O evento, que vem demonstrando aumento gradativo de público, traz a cada edição diversos artistas que apresentam obras em vários seguimentos. Com o tema ‘Amor e medo’, sobre a data que marca os dezoito anos do atentado às torres gêmeas, em 2001, a noite terá participação da arteeducadora Cláudia Rocha, dos poetas Arthur Döhler e Rafael Clodomiro. Além de projeções de registros feitos pelo fotógrafo Wallace Feitosa, e dos atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramón Amorim e Thiago Giaccomeli, todos integrantes do Estudarte, em uma cena dividida em três capítulos.

-Na edição de agosto experimentamos a ideia de transformar cena em capítulos, com aquele teor de “continua”. De forma simples acabou gerando um dinamismo que nos trouxe elogios pela proposta. Então vamos continuar com a ideia. – explica o ator Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas.
O ator Thiago Giaccomeli ainda subirá ao palco para uma performance de dança ao lado de Ane Matarazzo, criando uma linha de discurso corporal também dentro do tema. O evento ainda contará com o famoso sorteio de brindes que de investidores do evento.

-Eu não imaginava que tudo aconteceria de forma tão rápida, porque formar público para esse tipo de atividade não é tão fácil. E as coisas estão acontecendo de uma forma ligeira. Artistas de outras cidades demonstrando interesse em se apresentar. Assim, cada edição temos a certeza de que estamos indo no caminho certo. Só espero que tenhamos fôlego para tudo o que pretendemos. – comemora Regina Vilarinhos.

No dia seguinte, quinta-feira, Rafael Clodomiro volta à cena como o primeiro escritor convidado, no Premium Café, às 20h para a primeira edição do evento ‘Noites de autógrafos’, com o seu livro infantil ‘E agora, José? O que você quer?’, que foi lançado pela Editora Casa Cultura. Sendo uma alternativa acessível de presente para o dia das crianças que vem no mês de outubro. O evento terá, a cada edição, um escritor com sua obra. Possibilitando um momento em que o público possa conhecer e conversar com a celebridade da noite.

Portal LiVRe - 10/09/2019 - Cultura

Cultura e educação andando juntas
Estúdio de fotografia e oficinas de Teatro se unem as aulas de Matemática, Física, Química, Espanhol e Inglês
Foto: Divulgação/Diego Machado/Wallace Feitosa


Adriano de Souza


No dia 10 de setembro, inicia-se uma sequência de noites promovidas pela RH Soluções Artísticas em parceria com o Premium Café e o Gacemss. Embora eventos distintos, todos possuem um objetivo em comum: a reflexão.

Iniciando o fluxo, a terça-feira terá, às 20 horas, a primeira edição do projeto ‘Pequenas leituras’, com o Grupo cênico Estudarte, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). O local, que vem se tornando alternativa para reuniões profissionais de diversos ramos, também é palco para manifestações artísticas e sediará o projeto, que tem proposta mensal. Os atores Demétrio Santos, Ramon Amorim, Rodrigo Hallvys e Thiago Giaccomeli estarão em cena com leitura dramatizada de diversos textos que, inicialmente, foram escritos para dramaturgia do setor audiovisual. O elenco fará transição de interpretações sugeridas como adaptação para teatro. A entrada da noite será gratuita e o público pagará apenas pela consumação no local.
Na quarta-feira, dia 11, às 20 horas, o palco do Gacemss 2 terá a terceira edição do festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’. A anfitriã do projeto, poeta Regina Vilarinhos, receberá os escritores Rafael Clodomiro e Arthur Döhler junto com a arteeducadora Cláudia Rocha, para declamações de poema envolvendo o tema ‘Amor e medo’, escolhido para a edição em referência aos dezoito anos do atentado às torres gêmeas, nos Estados Unidos, que se completarão na data. Também estarão em cena os atores da noite anterior junto mais alguns outros integrantes do Estudarte: Filipe Xagas e Ludmila Sousa interpretando o texto ‘Entre o amor e o medo’. Thiago Giaccomeli fará dose dupla de apresentação na noite, ao lado de Ane Matarazzo, com dança. A projeção visual da noite será com registros do fotógrafo Wallace Feitosa. Os ingressos custam R$10 e já podem ser comprados na bilheteria do Gacemss.

Já no dia 12, quinta-feira, também às 20 horas, o Premium Café terá a primeira edição do ‘Noites de autógrafos’. O projeto, que visa ter um escritor a cada edição, receberá Rafael Clodomiro com seu livro infantil ‘E agora, José? O que você quer?’. A obra será vendida por R$20 e é uma alternativa de presente para o dia das crianças, que será no próximo mês.

Três noites com objetivo de aproximar o público dos artistas, apoiar o consumo da arte e estimular a reflexão. Tudo de forma bastante acessível ao público.


Jornal Diário do Vale - 10/09/2019 - Lazer & Cia (capa)

Cultura e educação andando juntas
Estúdio de fotografia e oficinas de Teatro se unem as aulas de Matemática, Física, Química, Espanhol e Inglês
Foto: Divulgação/Luiz Fernandes/Rodrigo Hallvys

Amanda Teixeira

A cada dia o mundo moderno nos "obriga" a conciliar as tarefas do dia a dia e a correria nos faz otimizar o tempo, isso acontece em diversas áreas, até mesmo quando o assunto é cultura e educação.

Pensando em auxiliar nessa tarefa, o ator Rodrigo Hallvys e a professora de Matemática Marcela Rodriguês idealizaram o 'DiAula Espaço de Estudos', que oferece com aulas de reforço em Matemática, Física, Química, Espanhol e Inglês; além de estúdio de fotografia e oficinas de Teatro. o projeto surgiu como forma diferenciada e multidisciplinar para crianças, adolescentes e adultos, focando em cirar vias de auxilio para o aprendizado e desenvolvimento das "inteligências" humanas, inerentes a cada indivíduo.

-Acredito que sejamos uma união de profissionais com objetivo de criar uma rotina de estudos e auxiliar em várias dificuldades que existem em sala de aula que, tantas vezes lotada, impossiblitando muitos professores de alcançar cada aluno. É uma forma de desenvolvermos habilidaes, cognições e darmos uma atenção maior na dificuldade que cada estudante possa apresentar - explica Marcela Rodriguês, proprietária do espaço.

Segundo Carol Maia, responsável pelo reforço em Língua Inglesa, o proecesso já tem trazido resultados.

-O progresso de quem frequenta o referço tem sido notável. A cada bateria de exercícios fico surpresa com a quantidade de conteúdo assimilado e fixado, fazendo com que eu precise aumentar ainda mais a carga. Fico orgulhosa a cada vez que recebo a notícia de notas recuperadas, isso mostra que todo o esforço que fizemos ao longo das aulas não é em vão - comemora a professora.

O espaço, que já tem sua marca exposta há alguns meses como um dos apoiadores dos eventos culturais 'ReVolta com poesia' e 'Quase lá!', incentiva a busca pela pesquisa e a compreensão dos benefícios trazidos através do hábito do estudo.

-A prática de estudos fora da sala de aula é o que faz a diferença na vida acadêmica. Isso precisa ser enfatizado, inclusive, na graduação, emq ue a dedicação está diretamente ligada ao desempenho com mais potência para o mercado de trabalho. Nosso foco está exatamente no estímulo a essa prática - explia a engenheira mecânica Rafaela Menleu, responsável pelo reforço em Matemática para Universitários, além de Química e Física para Ensino Médio.

Já as oficinas de Teatro são divididas por faixa estária e também possuem seus respectivos responsáveis. O ator Pedro Bitencourt, da companhia de artes Intervalo, está responsável pelo desenvolvimento dos alunos da oficina infantil, enquanto Rodrigo Hallvys tem uma franquia de suas oficinas de Teatro Juvenil e Adulto no espaço, alcançando mais integrantes do grupo cênico Estudarte, através da RH Soluções Artísticas, parceira do DiAula.

-A sede da RH Soluções Artísticas fica localizada no Retiro e tem oficinas apenas aos sábados para a agenda ficar fluida. Como o Aterrado é um bairro que cria uma articulação entre praticamente todos os bairros da cidade, abrimos uma oficina que facilita ainda mais para todos por ser uma localização central. É um projeto que não traz benefício apenas artístico ou acadêmico, é de desenvolvimento e sentido humano - detalha Rodrigo.

Para o fotógrafo e ator Thiago Giaccomeli, que também é integrante do Estudarte e responsável por books e videobooks, a iniciativa promove possibilidade de superação para quem a procura.

-Quando recebi o convite para compor a equipe aceitei de imediato. É um projeto que ajuda o cliente também em questões emocionais, tendo em vista que os ensaios fotográficos acabam contribuindo também para uma questão de autoestima, uma questão de autoconfiança - comenta.

SERVIÇO
'DiAula Espaço de Estudos' fica no Edifício Aliança, na Rua Neme Felipe, número 43, sala 202, Aterrado - Volta Redonda. Mais informações pelos telefones: (24) 3025-2872 e 99925-2872.
Instagram: @espacodiaula

Jornal A Voz da Cidade - 11/09/2019 - Caderno principal (pág. 02)

'ReVolta com poesia' chega a 3ª edição



Franciele Aleixo

O Teatro Gacemss II recebe logo mais às 20 horas a 3ª edição do festival e artes integradas 'ReVolta com poesia'. Em palco, a poeta Regina Vilarinhos recebe vários artitas, o evento, que vem tomando forma crescente e conquistando público terá o tema 'Amor e medo' para a edição, referente aos dezoito anos desde o atentado às torres gêmeas.

Todo um cronograma de apresentações que o público poderá apreciar pagando um ingresso de valor popular vendido a R$10.

O evento terá a participação da arteeducadora Cláudia Rocha e os poetas Rafael Clodomiro e Arthur Döhler declamando poemas. Além de projeções de registros fotográficos de Wallace Feitosa. Na parte cênica haverá 'Entre amor e medo', um texto de Rodrigo Hallvys dividido em três capítulos, interpretado pelos atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, esse último ainda voltando à cena ao lado de Ane Matarazzo para uma performance de dança que promete mexer com o sentimento do público presente.

Jornal A Voz da Cidade - 11/09/2019 - Coluna Social Fábio Soares

Evento cultural
Foto: Divulgação/Diego Machado/João Paulo Siqueira/Thiago Giaccomeli

Fábio Soares

Hoje às 20 horas, aontece a 3ª edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' no teatro Gacemss 2, em Volta Redonda. Com o tema 'Amor e medo' Regina Vilarinhos receberá a professora de artes Cláudia Rocha, os poetas Arthur Döhler e Rafael Clodomiro. A projeção de registros é do fotógrafo Wallace Feitosa. A apresentação teatral do Estudarte com os integrantes Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, que fará uma performance de dança ao lado de Ane Matarazzo. Ingressos a preço poupular de R$10. E já na quinta-feira, dia 12, às 20 horas, a 1ª edição do 'Noites de autógrafos' no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Para esta edição foi convidado o escritor e poeta Rafael Clodomiro com seu livro infantil 'E agora, José? O que você quer ser?'. Preço do exemplar a R$20.

Jornal A Voz da Cidade - 13/09/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Espetáculos
Foto: Divulgação

Matilde Basiliio

Os atores Rodrigo hallvys, Regina Vilarinhos, Demétrio Santos e Thiago Giaccomei durante entrevista sobre os espetáculos 'Pequenas leituras' e 'ReVolta com poesia' ao apresentador Taí Braz. O bate-papo, bastante descontraído, aconteceu no último dia 9, no programa 'Taí para todos', na Band Rio.



Portal Olho Vivo - 03/10/2019 - Cena alternativa

Lucas Andrade autografa seu livro no Premium Café
No mesmo local, Grupo Estudarte apresenta segunda edição do Pequenas Leituras; e festival ReVolta com Poesia ganha quarta edição no Gacemss 2
Foto: Divulgação

De olho nas sequências: Lucas Andrade ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2018 - Categoria Livro

Cláudio Alcântara

O Premium Café, em Volta Redonda, terá a segunda edição do Noites de Autógrafos, no dia 11 de outubro (sexta-feira), às 20h. O autor convidado é Lucas Andrade, que estará com seu livro “Tragédia no sétimo mar”, vencedor do Prêmio OLHO VIVO 2018. A entrada é franca e o exemplar será vendido a preço popular de R$ 20.

Um dia antes, no mesmo local, também às 20h, será a vez da segunda edição do Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte. O local, que vem se tornando novo point para artistas e universitários, receberá os atores Filipe Xagas, Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Rodrigo Hallvys, todos da trupe. Entrada será e o público só paga o que consumir no local.


Segundo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, o evento tem um tom diferente do que o Estudarte costuma produzir nestes 16 anos de trajetória.

- É leitura dramatizada, mas não como foi com o “Quase lá!” em julho. É algo mais intimista, onde o público senta junto conosco e consegue se divertir ao nos ver aplicando técnicas de leitura e construção voltadas para teatro em cima de pequenos textos escritos para audiovisual. Deu certo e vamos seguindo rodízio dos integrantes a cada edição - explica.

São noites que possibilitam ao público consumir arte e conhecer um pouco mais do trabalho dos artistas.

- O fato de fazermos em edições contribui para que possamos ter oportunidade ainda maior de exposição de trabalhos artísticos - detalha Hallvys.


Pequenas Leituras: Com Filipe Xagas, Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Rodrigo Hallvys


Regina e Rodrigo Hallvys no palco do Gacemss 2
Amor e esperança” no ReVolta com Poesia

A poeta Regina Vilarinhos estará no palco do Gacemss 2 com a quarta edição do festival de artes integradas ReVolta com Poesia, no dia 9 de outubro, quarta-feira. O evento, que inicia às 20h, terá como tema “Amor e esperança” e trará como convidados o artista plástico Zaqueu Pedrosa, as artistas Clementina Flor e Juliana Dias, os jornalistas Felipe Ferrão e Thais Lopes, responsável pelo blog Ela Mora no Mundo. Também estarão em cena os atores Filipe Xagas e Lucas Goulart, do grupo cênico Estudarte. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro.

- Está tudo crescendo rápido e precisamos ter fôlego para tal crescimento. A edição de setembro foi incrível. Crianças subiram ao palco para participar, adultos interagindo, convidados encantando a plateia. Foi tudo maravilhoso - comemora a anfitriã Regina Vilarinhos.

Fique de Olho

. Dia 9 de outubro (quarta-feira) - Quarta edição do festival de artes integradas ReVolta com Poesia. Regina Vilarinhos e convidados. Às 20h, Gacemss 2. Entrada a R$ 10.

. Dia 10 de outubro (quinta-feira) - Segunda edição do Pequenas Leituras. Com o Grupo Cênico Estudarte. Às 20h, Premium Café (anexo ao Gacemss 1). Entrada franca e o público só paga o que consumir no local.

. Dia 11 de outubro (sexta-feira) - Segunda edição do Noites de Autógrafos. Autor convidado: Lucas Andrade. Obra: “Tragédia no sétimo mar”. Às 20h, Premium Café (anexo ao Gacemss 1). Entrada franca. Obra vendida a R$ 20.


Jornal A Voz da Cidade - 04/10/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Noites de arte
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli/Wallace Feitosa

Matilde Basiliio

A segunda semana de outubro vem recheada com uma sequência de três noites de arte, em Volta Redonda. Na quarta-feira, dia 9, o Gacemss 2 terá a 4ª edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'. Na quinta-feira, dia 10, às 20 horas, acontece a 2ª eidção do 'Pequenas leituras', no Premium Café (Anexo ao Gacemss 1), e para encerrar a trilogia de noites, na sexta-feira , dia 11, a 2ª edição do projeeto 'Noites de autógrafos' receberá o autor convidado Lucas Andrade com seu livro 'Tragédia no sétimo mar', também às 20 horas, no Premium Café (Ancexo ao Gacemss 1).

Jornal Diário do Vale - 04/10/2019 - Lazer & Cia (capa)

Poesia, teatro e literatura
Quarta edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'
vem acompanhada de sequência com mais dois eventos na mesma semana
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli/Wallace Feitosa


Roberta Caulo


Na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, as portas do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, se abrirão a partir das 20h para receber o público da quarta edição do festival de artes integradas “ReVolta com poesia”. O evento, que acontece mensalmente, tem conquistado aumento de público em cada noite de apresentação, trazendo teatro, projeção de artes visuais, dança, música e, claro, muita poesia.
O tema escolhido para a edição de outubro é “Amor e Esperança”, vinculado ao mês das crianças, tendo tons de verde no figurino dos artistas. O evento contará com projeção de obras do artista plástico Zaqueu Pedrosa, dança com Clementina Flor e Juliana Dias, e cena teatral com os atores Filipe Xagas e Lucas Goulart, do grupo cênico Estudarte. A anfitriã e poeta Regina Vilarinhos também estará recebendo o jornalista Filipe Ferrão e a jornalista e cronista Thais Lopes, escritora do blog “Ela mora no mundo”.
Produto da parceria feita entre a RH Soluções Artísticas e o Gacemss, o “ReVolta com poesia” vem recebendo contato de artistas de fora da região para se apresentarem em edições futuras, prova da qualidade da edição passada.
– Foi uma noite tão especial, com presenças incríveis! E o mais emocionante foi a interação da plateia junto com os poetas e atores. Crianças e adultos, sem nenhum constrangimento, interagindo com o momento que estávamos no palco. Foi marcante! – comemora Regina Vilarinhos, ressaltando o sucesso e a qualidade da edição de setembro.
Seguindo a sequência de noites, na quinta-feira, dia 10, o Premium Café (anexo ao Gacemss 1) promoverá a segunda edição do “Pequenas leituras”, às 20h, com entrada gratuita. O projeto, que é um produto vinculado diretamente ao grupo cênico Estudarte, traz leituras dramatizadas de textos que foram escritos para vídeo e os atores transportam os mesmos para teatro através de técnicas de interpretação teatral.
– A primeira edição teve um “termômetro” de reação e interatividade muito maior do que esperávamos. É algo um tanto intimista. Nós sentamos bem próximos à plateia e utilizamos uma dinâmica de leitura que criamos para o evento e funcionou de forma divertida – destaca o diretor do projeto e proprietário da RHSA, Rodrigo Hallvys.
Para a segunda edição, os atores Filipe Xagas, Ludmila Sousa e Lucas Goulart estarão em cena junto com Hallvys para a sequência de textos.
– Cada texto possui personagens distintas. Então, nós trocamos de voz, velocidade e gestos de acordo com a intenção e gênero de cada cena – diverte-se o diretor.

Leitura

Já na última noite de eventos, sexta-feira, dia 11, o projeto “Noites de autógrafos” também estará em sua segunda edição no Premium Café, às 20h. Desta vez, o autor convidado será Lucas Andrade, com seu livro “Tragédia no sétimo mar”. A obra, premiada em 2018, estará disponível a preço popular para quem ainda não a possui. Vale lembrar que o “Noites de autógrafos” passa a ser quinzenal a partir de outubro, tendo sempre dois autores com suas respectivas obras a cada mês.
– São três eventos que trazem oportunidade para o público conhecer mais de perto o trabalho de vários artistas. O Sul Fluminense é uma região recheada de artistas conceituados e premiados. Com esses projetos nós conseguimos fazer um rodízio entre vários desses profissionais – detalha Rodrigo.


Serviço

9 de outubro (quarta-feira) – 4ª edição do festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’ – Regina Vilarinhos e convidados – às 20h – Teatro Gacemss 2 – Entrada R$10
10 de outubro (quinta-feira) – 2ª edição do ‘Pequenas leituras’ – Com o grupo cênico Estudarte – às 20h – Premium Café (Anexo ao Gacemss 1) – Entrada gratuita e o público só paga o que consumir no local
11 de outubro (sexta-feira) – 2ª edição do ‘Noites de autógrafos’. Autor convidado: Lucas Andrade. Obra: Tragédia no sétimo mar – às 20h – Premium Café (Anexo ao Gacemss 1) – Entrada gratuita – Obra vendida a R$20


Jornal Diário do Vale - 07/10/2019 - Coluna Social Mário Sergio

Sala Vip



Jornal A Voz da Cidade - 08/10/2019 - Variedades (capa)

Trilogia artística agita a semana em Volta Redonda
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli/Wallace Feitosa


Franciele Aleixo


Três noites com novas edições de três produtos artísticos. Assim será a semna em Volta Redonda. 'ReVolta com poesia', 'Pequenas leituras' e 'Noites de autógrafos' seguem em ritmo de crescimento.

Com o tema 'Amor e esperança', a quarta edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' estará no palco do Teatro Gacemss 2, que é localizado no bairro Vila Santa Cecília, nesta quarta-feira. o evento, que é mensal, oferece teatro, projeção de artes visuais, dança, música e, claro, muita poesia com ingresso a preços populares e segue conquistando público que aumenta a cada edição.

Já pelo costume, cada edição possui um tema específico e também é escolhida uma cor, que desta vez será verde, significando esperança.

O evento contará com uma coreografia de Clementina Flor, projeção de obras do artista plástico Zaqueu Pedrosa, e cenas de teatro com os atores Filipe Xagas e Lucas Goulart, do grupo cênico Estudarte. A poetisa Regina Vilarinhos, anfitriã da noite, receberá os jornalistas Filipe Ferrão e Thais Lopes, escritora do blog 'Ela mora no mundo'. "A terceira edição foi uma noitão tão especial, com presenças incríveis. E o mais emocionante foi a interação da plateia junto com os poetas e atores. Crianças e adultos, sem nenhum constrangimento, interagindo com o momento que estávamos no palco. Foi marcante", comemora Vilarinhos, sobre o sucesso e qualidade da edição de setembro.

Produto da parceria feita entre a RH Soluções Artísticas e o Gacemss, o festivval vem recebendo contato de artistas de fora da região para se apresentarem em edições futuras..

De acordo com o diretor do projeto e proprietário da RHSA, Rodrigo Hallvys, na noite seguinte, quinta-feira, dia 10, acontecerá a 2ª edição do 'Pequenas leituras', às 20 horas, no Premium Café (anexo ao Gacemss 1) com entrada franca. O produto, que é diretamente vinculado ao grupo cênico Estudarte, traz leituras dramatizadas de textos que foram escritos para vídeo e os atores transportam os mesmos para teatro através de técnicas de interpretação teatral. "Tivemos muito mais interatividade do que prevíamos na primeira edição. Uma empolgação do público que nos deixou encantados. O trabalho no 'Pequenas leituras' é algo um tanto intimista'. Sentamos próximos à plateia e utilizamos uma dinâmica de leitura que criamos para o evento e funcionou de forma divertida", destaca.

Para a segunda edição, os atores Filipe Xagas, Ludmila Sousa e Lucas Goulart estarão em cena junto com Hallvys para a sequência de textos. "Cada texto possui personagens distintas. Então nós trocamos de voz, velocidade e gestos de acordo com a intenção e gênero de cada cena!, diverte-se o diretor.

Encerrando a trilogia de eventos, o projeto 'Noites de autógrafos' também chega à sua segunda edição. Desta vez o autor convidado será Lucas Andrade, com seu livro "Tragédia no sétimo mar". A obra, que recebeu o Prêmio Olho Vivo 2018, estará disponível a preço popular para quem ainda não a possui. "São três eventos que tem dado oportunidade para o público conhecer mais de perto o trabalho de vários artistas. O Sul Fluminense é uma região extremamente artística e com esses projetos nós conseguimos fazer um rodíziio entre tantos profissionais", detalha Rodrigo.

9 de outubro (quarta-feira) – 4ª edição do festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’ – Regina Vilarinhos e convidados – às 20h – Teatro Gacemss 2 – Entrada R$10
10 de outubro (quinta-feira) – 2ª edição do ‘Pequenas leituras’ – Com o grupo cênico Estudarte – às 20h – Premium Café (Anexo ao Gacemss 1) – Entrada gratuita e o público só paga o que consumir no local
11 de outubro (sexta-feira) – 2ª edição do ‘Noites de autógrafos’. Autor convidado: Lucas Andrade. Obra: Tragédia no sétimo mar – às 20h – Premium Café (Anexo ao Gacemss 1) – Entrada gratuita – Obra vendida a R$20


Jornal A Voz da Cidade - 08/10/2019 - Coluna Social Fábio Soares

Poesia, leituras e lançamento de livro
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli/Wallace Feitosa



Fábio Soares


A parceria entre a RH Soluções Artísticas, o Gacemss e o Premium Café já está em contagem regressiva para suas edições sequentes de eventos. No dia 9 de outubro, às 20 horas, o Teatro Gacemss 2 terá Regina Vilarinhos recebendo seus convidados na 4ª edição do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia'. O evento terá a presença do artista plástico Zaqueu Pedrosa, da circense Clementina Flor, dos jornalistas Filipe Ferrão e Thais Lopes e dos atores Filipe Xagas e Lucas Goulart, do grupo cênico Estudarte. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro. Na quinta-feira, dia 10, o Premium Café (anexo ao Gacemss 1) terá a segunda edição do 'Pequenas leituras'. Desta vez estarão fazendo leitura dramatizada Filipe Xagas, Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Rodrigo Hallvys. O projeto transporta pequenos textos escritos para audiovisual para técnicas de teatro. A entrada é franca e o público só paga a consumação. Para encerrar a sequência de noites, na sexta, dia 11, também no Premium Café o projeto 'Noites de autógrafos' terá sua segunda edição. O autor Lucas Andrade é o convidado da noite, com seu livro 'Tragédia no sétimo mar', vencedor do Prêmio Olho Vivo 2018. O exemplar será vendido a R$20.


Portal Olho Vivo - 10/10/2019 - Cena alternativa

Arthur Döhler é a atração do Noites de Autógrafos
Projeto que é uma parceria do Premium Café com a RH Soluções Artísticas entra em sua terceira edição
Cláudio Alcântara

Com previsão para se manter em formato quinzenal até dezembro, o projeto Noites de Autógrafos chega à sua terceira edição tendo o escritor Arthur Döhler e seu livro “Manual do ilustrador de sonhos” como atrações do dia 25 de outubro, a partir das 19h30, no Premium Café (anexo ao Gacemss 1). Criado a partir da parceria entre o espaço e a RH Soluções Artísticas, o projeto teve Rafael Clodomiro e Lucas Andrade nas edições anteriores e já tem uma lista diversa para cumprir a agenda, que vai até o início do mês natalino.

- O objetivo é contemplar várias obras e formas de escritas distintas. Alcançando o máximo possível de escritores. Estamos em uma região repleta de profissionais e que parte da população nunca teve acesso. Queremos possibilitar o exercício da leitura e o contato do público com os escritores - declara o ator Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, que faz questão de mencionar a competência acadêmica de Arthur Döhler.

- O livro dele foi lançado durante a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro e classificada com uma nota de 8,9 pela crítica. É uma nota alta. Merece aplausos.

Nascido em Volta Redonda, Arthur Döhler vem se tornando figura conhecida no meio da literatura. Atualmente graduando no curso de letras do UGB, já possui formação complementar pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos; e é colunista da revista “Breves”, de Nova Iguaçu (RJ), na seção de resenha/crítica literária. Com a agenda bastante recheada, vem buscando utilizar o tempo que lhe sobra para se dedicar a seu segundo título: um romance político.

Foto: Divulgação/Rodrigo Hallvys
Em 2018, Döhler foi um dos convidados para compor a agenda cultural do Cembra em Paraty, dentro do calendário oficial da Flip 2018. Ainda naquele ano, inaugurou a segunda edição do projeto Estação do Autor, em parceria com os acadêmicos do Instituto Estação das Letras (RJ), um dos maiores polos literários do país, fatos que ele atribui ao exemplo que recebeu dentro de casa quando ainda criança.

- Ler é algo que cultivamos durante gerações em minha família e foi a raiz para a minha escrita. Eventos como o Noites de Autógrafos criam oportunidade de ampliarmos contatos e sentirmos como estão as mudanças do mercado literário. Até porque ninguém vende com facilidade trancado em casa, mesmo sendo voltado a livros digitais - declara Döhler.

Para quem tem curiosidade em bater um papo com escritores, comprar livros a preços populares e conhecer gêneros literários distintos, o Noites de Autógrafos vem se tornando uma alternativa acessível.

> Noites de Autógrafos (3ª Edição) - Dia 25 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no Premium Café (anexo ao Gacemss 1). Escritor convidado: Arthur Döhler. Obra: “Manual do ilustrador de sonhos”. Exemplar vendido a R$ 30.


Jornal Diário do Vale - 23/10/2019 - Caderno Lazer & Cia (página 04)

Autor Arthur Döhler participa da terceira edição
do projeto 'Noites de autógrafos'



Roberta Caulo


Mais uma noite de literatura programada para Volta Redonda neste mês de outubro. Sexta-feira, dia 25, às 19h30, o Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1) sediará a terceira edição do projeto “Noites de autógrafos”, recebendo, desta vez, o escritor Arthur Döhler com o livro “Manual do ilustrador de sonhos”.

A obra, que foi lançada durante a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro pela Editora Litteris, foi classificada com uma nota de 8,9 pela crítica e, agora, estará em Volta Redonda através do projeto que é uma parceria da RH Soluções Artísticas com o Premium Café.

– Pretendemos manter em formato quinzenal nesta temporada porque são muitos escritores no Sul Fluminense e assim poderemos projetar o máximo possível de obras, contemplando vários gêneros literários. Para quem não conhece o trabalho do Arthur, é uma ótima oportunidade – diz o proprietário da RH Soluções Artísticas, Rodrigo Hallvys, que faz questão de mencionar a competência acadêmica de Döhler. “Ele é voltarredondense, está graduando no curso de Letras do UGB, mesma instituição onde me graduei, e já tem formação complementar pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Creio que ele seja um ótimo exemplo para muitos estudantes” – completa Hallvys.

Foto: Divulgação/Rodrigo Hallvys

O livro é a primeira obra de uma série de quatro publicações de Arthur, que ao longo dos últimos anos, desenvolveu-se como resenhista/crítico literário, avaliador e palestrante, em parceria com instituições da região Sul Fluminense, tais como o Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), onde atua como um de seus membros mais assíduos. Em 2018 foi convidado para compor a agenda cultural do Cembra em Paraty, dentro do calendário oficial da Flip 2018. Ainda neste ano, inaugurou a segunda edição do projeto Estação do Autor, em parceria com os acadêmicos do Instituto Estação das Letras (RJ), um dos maiores polos literários do país.

– A leitura foi minha raiz para o gosto pela escrita. É um hábito presente durante gerações de minha família. Creio que nenhum autor se vende trancado em um quarto apenas escrevendo e lendo para um público exclusivo, mesmo aqueles que vendem produtos exclusivos em versão digital. Participar destes eventos cria oportunidade de ampliarmos redes de contatos e mantermos sintonias com as mudanças do mercado literário – declara Arthur, que teve sua primeira experiência com a escrita para obras aos dez anos.

Döhler também atua como colunista da revista Breves, de Nova Iguaçu (RJ), na sessão de resenha/crítica literária. Eventualmente se dedica a seu segundo título, um romance político ainda em produção, dentro de sua carreira como autor, com a qual começou a arrecadar prêmios e títulos nos últimos dois anos. O projeto “Noites de autógrafos” será uma ótima oportunidade para a população de Volta Redonda conhecer um pouco mais de perto o trabalho do escritor.

Serviço

A terceira edição do projeto ‘Noites de autógrafos’ acontece sexta-feira, dia 25 de outubro, às 19h30, no Premium Café (Anexo ao Teatro Gacemss 1). O livro será vendido no evento por R$ 30.


Jornal A Voz da Cidade - 24/10/2019 - Caderno Principal (página 02)

Arthur Döhler autografa
'Manual do ilustrador de sonhos'
Franciele Aleixo

A 3a edição do 'Noites de autógrafos' acontece nesta sexta-feira, dia 25, com o escritor Arthur Döhler. Na ocasião ele apresenta seu livro 'Manual do ilustrador de sonhos'. O evento acontece no Premium Café, anexo ao Teatro Gacemss, às 19h30min, com entrada franca, já o livro será vendido a R$30 cada.

De acordo com Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, a iniciativa segue uma sequência programada para acontecer duas vezes ao mês até meados de dezembro e retornando no próximo ano. "Inicialmente seria quinzenal e neste mês conseguimos iniciar neste formato. Como são muitos escritores no Sul Fluminense, poderemos contemplar várias obras e formas de escritas distintas. O livro de Döhler foi lançado durante a 19a edição da Bienal Internacional do Livro que aconteceu no Rio de Janeiro e classificado com nota 8,9 pela crítica. É uma nota alta", citou Hallvys.

O livro é um manual para se aprender o caminho até as palavras e os sonhos, a expressão mais fort e objetiva de um autor e suas criações. A busca e o encontro, o mergulho que traz a tona a certeza do valioso achado, o reconhecer de um tempo, dexiando marcas por entre as páginas de um livro. O livro indaga como interpretar, traduzir os sonhos e fae-lo um livro com infindas verdades e ficção, levando até o leitor as inquietações da vida, as tantas visões da poesia. A linguagem dos sonhos e a sua simbologia, algo que instiga a nossa curiosidade sobre o que eles querem dizer, vai ganhando dentro de nós todo o tipo de emoção.

O AUTOR

Arthur Döhler é voltarredondense e vem se tornando conhecido no meio da literatura acadêmica. O escritor está graduando no curso de Letras do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e já tem formação complementar pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Döhler também atua como colunista da revista Breves, de Nova Iguaçu (RJ), na sessão de resenha/crítica literára.

O escritor conta que tem se dedicado a seu segundo título, um ramance político ainda em produção, dentro de sua carreira como autor, com o qual começou a arrecadar prêmios e títulos nos útimos dois anos. "A leitura é um hábito cultivado em gerações de minha família e foi a raíz para a minha escrita. Acredito que nenhum escritor se vende trancado em um quarto apenas escrevendo e lendo para um determinado público, mesmo sendo em versão digital. Eventos como o 'Noites de autógrafos' criam oportunidade de apliarmos contaos e sentirmos como estão as mudanças no mercado literário", declara Arthur.

O livro é a primeira obra de uma quadrilogia preparada por Arthur, que ao longo dos últimos anos, desenvolveu-se como resenhista/crítico literário, é avaliador e palestrante, em parceria com instituições da região Sul Fluminense, como o Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal), onde é um dos membros. No ano passado foi um dos convidados para compor a agenda cultural do Colégio Cembra em Paraty, dentro do calendário oficial da Flip 2018.

Inagurugurou, também, a segunda edição do projeto Estação do Autor, em parceria com os acadêmicos do Instituto Estação das Letras (RJ), um dos maiores polos literários do país.
Foto: Divulgação/Rodrigo Hallvys

Portal Olho Vivo - 01/11/2019 - Parabólica

Violência/relacionamento abusivo é tema de palestra no Premium Café
Projeto Papo Reto, com a advogada e escritora Patrícia Pacheco, é uma parceria com a RH Soluções Artísticas
Cláudio Alcântara

O Premium Café Brasil, em Volta Redonda, recebe a advogada e escritora Patrícia Pacheco e seu projeto Papo Reto, na sexta-feira, 1º de novembro, às 19h30. O evento, que terá entrada franca, possui a premissa de reflexão, terá o tema “Violência e relacionamento abusivo”, onde Patrícia esclarece dúvidas sobre leis de proteção e casos que a inspiraram a montar o projeto, que atualmente faz parceria com a RH Soluções Artísticas.

- Minha motivação veio da necessidade de alcançar pessoas através do sentimento e em seguida completar com conhecimento legal. Acredito que a poesia abre portas e ajuda a enxergar uma situação de forma diferente. Meus poemas são feitos através da empatia e possuem total conexão com situações reais que muitas vezes são criticadas, porém através da poesia procuro mostrar o outro lado, viabilizando um debate com melhor resultado - explica.

A advogada, que é presidente da OAB Jovem da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), também tem seu lado estimulado nas áreas de literatura e artes. Autora do livro infantil “Papo de Dinda” e do poético “Uma declaração de amor”, Patrícia traz o projeto Papo Reto como uma palestra interativa, criando um formato de bate-papo com o público por meio do estímulo à empatia e à reflexão ao lado de vítimas de violência, lançando mão da poesia e de elementos artísticos para que alcance o máximo de compreensão possível ao tocar o pensamento do público.

Foto: Divulgação/Rodrigo Hallvys

- Parecem temas totalmente diferentes, porém possuem a mesma motivação, que é a vontade de "tocar". No “Papo de Dinda” quero tocar as crianças, transmitir conhecimento e valores e, em “Uma declaração de amor” quero tocar corações e despertar sentimentos. Já na advocacia quero tocar a justiça e ver o direito do meu cliente devidamente amparado. Então busco compreender as diferenças entre os seres humanos em diversos aspectos e idade utilizando como ferramentas a arte e o direito - detalha.

O que vem por aí...

Quando o assunto é a inspiração para o próximo livro, a advogada e escritora explica:

- Algumas situações da minha própria vivência e outras de fatos reais que tomei conhecimento. Será um livro composto apenas por poemas com viés jurídico. Como por exemplo violência doméstica, violência contra idoso, professor, drogas, dentre outros temas que atingem diretamente a evolução da sociedade. A ideia é usar a poesia como forma de despertar para questões de efeitos jurídicos e sociais.

Inserida na lista de autores que participarão da 2ª temporada do Noites de Autógrafos, a acontecer no primeiro semestre de 2020, trazendo alguma de suas obras, Patrícia também está em desenvolvimento de outro projeto em parceria com a RH Soluções Artísticas. Nesse, ela e a empresa envolverão o grupo cênico Estudarte, mantendo a premissa da conscientização.

- Nossos objetivos são comuns e percebemos ter pensamentos alinhados em vários aspectos da reflexão social. Nossas formações acadêmicas são diferentes, mas as propostas e empenhos são muito próximos. Estou encantado com o diferencial que ela tem como uma profissional da área de Direito e com a proximidade que ela tem conosco ao utilizar aspectos da arte para alcançar e promover uma manutenção da empatia no público - comenta o ator Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas.

E Patrícia Pacheco faz coro:

- Apenas o debate é capaz de construir linhas de pensamento e cada um possui uma particularidade que o torna único e por isso a importância de bate-papos e só através desses momentos é possível compartilhar ideias, dividir e multiplicar conhecimentos e vivências. Além de ser um momento propício para muitas identificações e orientações para questões pessoais.

> Papo Reto - Palestra interativa com a advogada Patrícia Pacheco (presidente da OAB Jovem da Barra da Tijuca/Rio de Janeiro) e autora de “Papo de Dinda” e “Uma declaração de amor”. Dia 1º de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1). Entrada franca e o público só paga o que consumir no local.


Jornal A Voz da Cidade - 01/11/2019 - Caderno Principal (página 02)

Escritora realiza hoje palestra jurídica
utilizando poesia e arte

Franciele Aleixo

O Premiium Café Brasil (aenxo ao Teatro Gacemss 1), na Vila Santa Cecília, recebe hoje a adovagada Patrícia Pacheco para um papo reto sobre violência e relacionamento abusivo. O encontro tem como objetivo esclarecer questões de leis e como as pessoas podem se proteger ou até mesmo agir através delas.

O evento que acontece às 19h30min é uma parceria com a RH Soluções Artísticas, a entrada será franca e o público só paga a consumação.

Patrícia, que é a presidente da OAB Jovem da Barra da Tijuca (Rio) também é escritora e tem dois livros publicados: o infantil 'Papo de dinda' (lançado na XIX Bienal do livro no Rio) e a obra de poesias 'Uma declaração de amor', e vem fazendo um trabalho diferenciado com viagens para palestrar sobre diversas questões jurídicas, como violência doméstica e relacionamento abusivo, além de esclarecer dúvidas sobre como as vítimas de violência podem se proteger e até mesmo como podemos auxiliá-las.

Mesmo sendo tão multifacetada, ela compreende que há um elo entre cada trabalho. "Parecem temas totalmente diferentes, porém possuem a mesma motivação que é a vontade de tocar. No 'Papo de dinda', quero tocar as crianças e transmitir conhecimento e valores, em 'Declaração de amor' quero tocar corações e despertar sentimentos e já na advogacia quero tocar a juçstiça e ver o direito do meu cliente devidamente amparado. Então a resposta é que seria uma Patrícia que busca compreender as diferenças entre os seres humanos em diversos aspectos e idade utilizando como ferramentas a arte e o direito", declarou.

Patrícia já está preparando sua terceira obra, programada para lançamento em 2020, e já faz parte da lista de livros que estarão na segunda temporada do 'Noites de autógrafos', evento que também ocorre no Premium Café Brasil com parceria da RHSA.

Foto: Divulgação/Rodrigo Hallvys

Portal Olho Vivo - 05/11/2019 - Cena alternativa

Projeto Noites de Autógrafos destaca Mércia Christani
ReVolta com Poesia e Pequenas Leituras também voltam à cena sob a coordenação da RH Soluções Artísticas



Cláudio Alcantara


RH Soluções Artísticas encerra temporadas de dois de seus produtos em novembro. Noites de Autógrafos se estende até dezembro e 9º Festival de Teatro do Estudarte encerra a agenda de trabalhos do ano. O projeto quinzenal Noites de Autógrafos chega à sua quarta edição, no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Premium Café Brasil, em Volta Redonda. A atração será Mércia Christani, presidente da Academia Voltarredondense de Letras, com o seu livro “Andanças do coração”, lançado em 2013, trazendo oportunidade para quem ainda não adquiriu o livro poder tê-lo e, ainda, conhecer um pouco mais do trabalho da escritora.

- É clarividente que os movimentos como esses se cruzam com as propostas da AVL, principalmente na proposta de divulgar e fomentar o gosto pela literatura, levar para as pessoas a proximidade e as riquezas desse mundo - declara Mércia.

E ela tem razão. Dois mil e dezenove foi um ano cheio de novos desafios para a RH Soluções Artísticas. A produtora, fundada em 2012, aumentou o número de produtos na região e criou eventos objetivando circuito cultural para vários artistas.

Proprietária de marcas registradas como o grupo cênico Estudarte e o grupo musical As Sublimes (formado com Isabel Fillardis, Karla Prietto, Lilian Valeska e Flávia Santana), que voltou a fazer shows no Rio de Janeiro neste ano, a empresa fez parcerias consistentes com o Gacemss, com o Premium Café Brasil e com o Centro Cultural Fundação CSN, criando produtos específicos sediados em cada um.

- Desde 2004 fazemos festivais de teatro do Estudarte e em 2017 passamos a fazer no anfiteatro do Centro Cultural da Fundação CSN, que foi um dos presentes maravilhosos que recebemos durante nossa trajetória. Já em 2019 foram dois eventos criados em parceria com o Gacemss: ReVolta com Poesia e Quase Lá!. E mais três com o Premium Café Brasil: Pequenas Leituras, Noites de Autógrafos e Papo Reto. Ou seja, é muita gratidão que temos por nossos projetos serem recebidos com tanto carinho e confiança - diz Rodrigo Hallvys, proprietário da RHSA.

Foto: Divulgação

ReVolta com Poesia encerra primeira temporada

O festival de artes integradas ReVolta com Poesia encerra sua primeira temporada no dia 6 de novembro (quarta-feira), a partir das 20h, no Gacemss 2, com o tema “Amor e saudade”. O evento, que chega à sua quinta edição, terá a anfitriã e poeta Regina Vilarinhos recebendo no palco a escritora e presidente da Academia Voltarredondense de Letras, Mércia Christani; a violinista Bárbara Cunha, os atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli (do grupo cênico Estudarte) e a bailarina Maria Carolina Pratti, professora de balé do Gacemss.

- Para mim a melhor surpresa de 2019 foi o ReVolta com Poesia surgir! Uma surpresa que significa voltar aos saraus, ter o Rodrigo e essa grande parceria, todos os convidados que nos deram o presente de se juntar ao sonho. A parceria com o Gacemss, a surpresa da recepção que tivemos. Eu sinto que nós precisávamos e precisamos disso tudo. Sonhar coletivamente com uma cidade, um país melhor que respeite a cultura, a poesia de sermos livres para nos expressar. Sem romancizar! - comenta Regina.

 

Terceira edição do Pequenas Leituras

Na quinta-feira, dia 7, também às 20h, o Grupo Cênico Estudarte estará na terceira edição do Pequenas Leituras, no Premium Café Brasil (espaço anexo ao Gacemss 1). O projeto traz leituras dramatizadas de textos que foram preparados para produtos de audiovisual e são levados ao público utilizando técnicas de leitura usadas para teatro. Desta vez estarão em cena Albinno Oliveira Grecco, Maycon Lendel, Melissa Santana e Thiago Giaccomeli.

Três noites consecutivas propondo contato com arte, com reflexão e com literatura, por meio de projetos que possuem o objetivo de contribuir para o acesso cultural na região.

Programe-se

. ReVolta com Poesia - 5ª edição - 6 de novembro, quarta-feira, às 20h, Gacemss 2. Com Regina Vilarinhos e convidados. Tema: Amor e saudade. Ingresso a preço popular de R$ 10.

. Pequenas Leituras - 3ª edição - 7 de novembro, quinta-feira, às 20h, Premium Café Brasil (anexo ao Gacemss 1). Com o grupo cênico Estudarte. Atores: Albinno Oliveira Grecco, Maycon Lendel, Melissa Santana e Thiago Giaccomeli. Entrada franca e o público só paga o que consumir no local.

. Noites de Autógrafos - 4ª edição - 8 de novembro, sexta-feira, às 19h30, Premium Café Brasil (anexo ao Gacemss 1). Autora convidada: Mércia Christani. Obra: “Andanças do coração”. Entrada franca. Exemplar vendido a R$ 30.


Jornal A Voz da Cidade - 06/11/2019 - Caderno Principal (página 02)

Três eventos culturais acontecem nesta semana
na Cidade do Aço

Franciele Aleixo

Três eventos culturais acontcem nesta semana para encerrar o ano. Promovidos pela RH Soluções Artísticas, 'ReVolta com poeisa' e 'Pequenas leituras' encerram sua primeira temporada em novembro. 'Noites de autógrafos' segue até o início do próximo mês.

O festival de artes integradas 'ReVolta com poesia', que chega à sua quinta edição nesta quarta, a partir das 20horas, no Teatro Gacemss 2, com o tema 'Amor e saudade', tem retorno previsto para fevereiro de 2020.

De acordo com a poetisa e anfitriã do projeto, Regina Vilarinhos, a iniciativa foi uma grande surpresa neste ano. "A surpresa de voltar aos saraus, a surpresa de ter o Rodrigo Hallvys e essa grande parceria, a surpresa de todos os convidados que nos deram o presente de se juntar ao sonho. A parceria com o Gacemss, a surpresa de recepção que tivemos. Eu sinto que nós precisávamos e precisamos disso tudo. Sonhar coletivamente com uma cidae, um páis melhor que respeite a cultura, a poesia de sermos livres para nos expressar. Sem romantizar. É fazer e crer", destaca.

A noite da quinta edição terá Regina Vilarinhos recebendo no palco a presença da escritora Mércia Christani, a violinista Bárbara Cunha, os atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli (membros do grupo cênico Estudate) e da bailarinha Maria Carolina Pratti, professora de Balé do Gacemss.

Já na quinta-feira, também às 20horas, o Grupo Cênico Estudarte estará na terceira edição do 'Pequenas leituras', no Premium Café Brasil (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1). Lançado em setembro, o evento promove leituras dramatizadas de textos que foram preparados para produtos de audiovisual e são levados ao público utilizando técnicas de leitura utilizadas para teatro. Desta vez estarão em cena Albinno Oliveira Grecco, Maycon Lendel, Melissa Santana e Thiago Giaccomeli.

Para a última noite da trilogia, sexta-feira, o projeto quinzenal 'Noites de autógrafos' chega à sua quarta edição, às 19h30min, também no Premium Café Brasil. A atração da noite será Mércia Christani, presidente da Academia Voltarredondense de Letras, com seu livro 'Andas do coração', lançado em 2013, trazendo oportunidade para quem ainda não adquiriu o livro poder tê-lo e, ainda, conhecer um pouco mais do trabalho da escritora.


Jornal A Voz da Cidade - 06/11/2019 - Coluna Social Fábio Soares

Poesia, leituras e lançamento de livro
Foto: Divulgação



Fábio Soares


Nesta semana dois projetos culturais apresentam suas últimas edições para entrar em férias. Nesta quarta-feira, dia 6, às 20horas, o festival de artes integradas 'ReVolta com poesia' encerra sua primeira temporada com a quinta edição. Nela, Regina Vilarinhos recebe a escritora Mércia Christani e a violonista Bárbara Cunha. A dança ficará por conta de maria Carolina Pratti, uma das professoras de balé do Gacemss. A apresentação teatral fica por conta de Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli, membros do Estudarte, que reapresentam 'Entre o amor e o medo'. O evento, que tem direção de Rodrigo Hallvys, será no Teatro Gacemss 2, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, e os ingressos estão à venda por R$10. Na quinta-feira, dia 7, às 20horas, o Premium Café Brasil receberá o público para o projeto 'Pequenas leituras', que terá Albinno Oliveira Grecco, Maycon Lendel, Melissa Santana e Thiago Giaccomeli no rodízio que compõe a 3a edição do evento, também entrando em férias para retornar em 2020, com entrada franca. Encerrando a trilogia de noites culturais, a 4a edição do 'Noites de autógrafos' trará Mércia Christani, presidente da Academia Voltarredondense de Letras com seu livro 'Andanças do coração', às 19h30min, também no Premium Café Brasil. O exemplar do livro será vendido a R$30 e os projetos são parcerias dos locais com a RH Soluções Artísticas.


Jornal Diário do Vale - 06/11/2019 - Caderno Lazer & Cia (página 04)

Encerrando temporada
‘ReVolta com poesia’ e ‘Pequenas leituras’ encerram sua primeira temporada em novembro; ‘Noites de autógrafos’ segue até início de dezembro



Roberta Caulo


Lançado em julho deste ano, o festival de artes integradas “ReVolta com poesia” chega à sua quinta edição, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, a partir das 20h, no Teatro Gacemss 2, na Vila Santa Cecília, com o tema “Amor e saudade”, encerrando sua primeira temporada, com retorno previsto para fevereiro de 2020.

– A melhor surpresa de 2019 foi o Revolta com a Poesia! A surpresa de voltar aos saraus, a surpresa de ter o Rodrigo e essa grande parceria, a surpresa de todos os convidados que nos deram o presente de se juntar ao sonho. A parceria com o Gacemss, a surpresa da recepção que tivemos. Eu sinto que nós precisávamos e precisamos disso tudo. Sonhar coletivamente com uma cidade, um país melhor que respeite a cultura, a poesia de sermos livres para nos expressar. Sem romantizar! É fazer e crer! – comenta a poeta Regina Vilarinhos, anfitriã do projeto que recebeu vários artistas durante suas edições.

A noite terá Regina Vilarinhos recebendo no palco a presença da escritora Mércia Christani, a violinista Bárbara Cunha, os atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli (membros do grupo cênico Estudarte) reapresentando “Amor e medo” e, a bailarina Maria Carolina Pratti, professora de balé do Gacemss.

No dia seguinte, dia 7, também às 20h, o Grupo Cênico Estudarte estará na terceira edição do “Pequenas leituras”, no Premium Café Brasil (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1). O projeto lançado em setembro no novo ponto de encontro de universitários, artistas e empresários, traz leituras dramatizadas de textos que foram preparados para produtos de audiovisual e são levados ao público utilizando técnicas de leitura usadas para teatro. Desta vez estarão em cena Albinno Oliveira Grecco, Maycon Lendel, Melissa Santana e Thiago Giaccomeli.

Foto: Divulgação

– É o primeiro ano que o Estudarte produz trabalhos mensais vindos a público e se envolvendo com formação de público durante a semana, que é algo desafiador. As ideias vão surgindo e o público vem abraçando com carinho, assim como as parcerias. Só temos a agradecer tanta receptividade – comenta Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, que é a empresa responsável pelos produtos nos locais de parceria.

Rodrigo adianta que as temporadas dos dois produtos não se estendem até o último mês porque em dezembro as atenções são voltadas ao nono festival de teatro do Estudarte, que acontecerá no Centro Cultural da Fundação CSN. “Estamos produzindo com integrantes divididos em setores, pois são projetos paralelos produzidos simultaneamente e não queremos falhar”, diz.

Já no dia 8 de novembro, sexta-feira, o projeto quinzenal “Noites de autógrafos” chega à sua quarta edição, às 19h30, também no Premium Café Brasil. A atração da noite será Mércia Christani, presidente da Academia Voltarredondense de Letras, com seu livro “Andanças do Coração”, lançado em 2013, trazendo oportunidade para quem ainda não adquiriu o livro poder tê-lo e, ainda, conhecer um pouco mais do trabalho da escritora.

– Eventos como esses são semeadores de cultura literária fazendo um papel importante na fomentação cultural – declara Mércia Christani, sobre a importância de projetos como o “Noites de autógrafos”.

Serviço

Festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’ – quarta-feira, dia 6 de novembro, às 20h, Teatro Gacemss 2. Ingresso a preço popular de R$ 10

’Pequenas leituras’ – quinta-feira, dia 7 de novembro, às 20h, Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1). Entrada gratuita e o público só paga o que consumir no local

’Noites de autógrafos’ – sexta-feira, dia 8 de novembro, às 19h30, Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1). Entrada gratuita. Exemplar vendido a R$ 30.

 


Portal Olho Vivo - 11/11/2019 - Livros

Rodrigo Hallvys lança seu segundo livro de poesia
Lançamento de - Epitáfio do amor - marca a quinta edição do Noites de Autógrafos

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli


Quando a relação chega ao fim: Premium Café Brasil abre espaço para o lançamento da continuação de “O dia D”, de 2018

Cláudio Alcântara


Quando o ser humano precisa encontrar um equilíbrio após o término de uma relação cheia de planos. Com essa premissa o livro “Epitáfio do amor” será lançado no dia 22 (sexta-feira), às 19h30, na quinta edição do Noites de autógrafos. O evento é uma parceria do Premium Café Brasil (espaço anexo ao Gacemss 1), em Volta Redonda, com a RH Soluções Artísticas.

Assim como no primeiro livro, a obra é composta por 50 textos que transitam entre dores, homenagens, lembranças da infância, frustrações e a esperança por novos sonhos. Continuação de “O dia D”, lançado em 2018, o livro é a segunda parte de uma quadrilogia escrita pelo ator e diretor Rodrigo Hallvys, que levou seis anos para tomar coragem em iniciar os lançamentos.

- A ideia é de ocorrer publicação anualmente, encerrando essa sequência em 2021. Embora eu tenha postergado tanto tempo porque sentia que os livros me despiam de uma forma inusitada, creio que o hiato entre uma publicação ou outra seja necessário para dar tempo das pessoas lerem, refletirem e assimilarem onde as coisas podem também estar acontecendo com elas. São textos sobre fases que as pessoas vivem, escrevi como senti minha vivência, mas não tem nada no estilo autoajuda - comenta.

Na primeira obra podemos conhecer os sonhos de casamento e de construção de família que Hallvys acalenta durante anos, mostrando recordações e inspirações dos bons momentos do relacionamento até o fim da relação.

_______________________________________________________
“Cheguei à conclusão de que o que mais dói não é abrir mão de uma pessoa, mas sim dos planos que tínhamos com ela. Porque nasce o medo de morrermos frustrados por não termos encontrado outra que vibre os mesmos planos”.

_______________________________________________________
O segundo livro começou a ser produzido logo após o término do namoro, mostrando uma forma de ressaca que todo ser humano vive após o término de um relacionamento recheado de planos.

- Eu sentava em frente ao computador e começava a escrever porque a dor do término me fazia chorar o dia inteiro. Eu escrevia porque tinha receio de surtar. É um livro de desabafo, de dor emocional, mas não é do tipo “dor de novela”. Há páginas com textos de homenagens a pessoas de várias fases da minha vida também. Falo do carinho como filho, como neto, como pai, como aluno, como sobrinho e como amigo. Em momentos de dor, muitas vezes nos apegamos às lembranças de outras fases boas para aliviar um pouco a tensão do término, creio - detalha.

Hallvys explica que as dualidades de como as pessoas o veem só foram descobertas após o primeiro livro, o que causou grande espanto no autor.

- Creio que o fato de ser muito focado na carreira desde muito novo possa ter gerado uma espécie de distanciamento sem eu perceber. As reações das pessoas foram muito discrepantes no primeiro livro. Descobri que muita gente me achava marrento e se surpreendeu com meu lado romântico e sonhador. E outras que me achavam muito doce, começaram a ver que eu transformava dor em força. Além da quantidade de pessoas que mandaram mensagem dizendo que passaram a gostar de leitura por se sentirem familiarizadas com assuntos onde eu falava de meus sentimentos. Saber que estou contribuindo para o hábito da leitura me deixou muito satisfeito - comenta.

Poema selecionado para antologia lançada na Europa

E a satisfação vai além disso. Parte integrante do primeiro livro, o poema “Posso merecer você?” foi selecionado para integrar também a “III Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea”, lançada na Europa e na África pela editora Chiado Books International, em 2018.

- Consegue imaginar o quanto eu chorei quando recebi e-mail informando sobre a seleção de meu poema para representar o Brasil no exterior? Eu nunca me imaginei poeta. Aquele texto foi escrito para eu fazer o pedido de namoro, e gerou exatamente o primeiro livro. São coisas boas que nunca imaginei que aconteceriam comigo - comemora.

“Epitáfio do amor”, por sua vez, traz textos sobre pais, amigos, avós e filhos, além do término da relação. Tudo em busca pelo equilíbrio para superar a fase de sofrimento. Um trabalho de poesia que se formula mais pelo sentimento do que pela técnica.

> Livro “Epitáfio do amor”, na quinta edição do Noites de autógrafos. Dia 22 de novembro (sexta-feira), às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Gacemss 1). Autor: Rodrigo Hallvys. Editora: RH Soluções Artísticas. Gênero: Poesia. Número de páginas: 80. Valor do exemplar: R$ 35. Sites: Rodrigo Hallvys e RH Soluções Artísticas.


Jornal A Voz da Cidade - 22/11/2019 - Caderno Principal (página 2)

Rodrigo Hallvys lança 'Epitáfio do amor' nesta sexta-feira
Obra é a continuação de 'O dia D', que teve texto selecionado para compor livro internacional de poemas

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli


'EPITÁFIO DO AMOR' traz textos reflexivos sobre amizade, família e filhos

Franciele Aleixo


O ator, diretor e escritor Rodrigo Hallvys lança 'Epitáfio do amor' seu segundo livro de uma quadrilogia. O lançamento será hoje, às 19h30min, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1). A entrada é franca e os livros serão vendidos a R$35.

O evento, que é uma parceria entre o espaço e a RH Soluções Artísticas traz o livro 'Epitáfio do amor' ukm ano após publicar o tão comentado livro 'O dia D', que iniciou um caminho de quadrilogia. A primeira das quatro obras, que foi inspirada em um projeto de casamento e construção de família como sonho de Hallvys e lançava mão de lembranças e inspirações dos bons momentos do relacionamento até o fim do mesmo, tendo a obra composta até o início de 2012 e lançada em 2018.

De acordo com o autor, 'Epitáfio do amor', que foi escrito entre 2012 até 2013, traz uma espécie de ressaca que todo ser humano vive após o término de um relacionamento recheado de planos. "Chorei durante todo o processo de escrita do livro. E foi durane a composição que conclui que realmente doi abrir mão de alguém, mas o que mais doi é abrir mão dos planos que tínhamos na relação, pois abre-se uma brecha para o receio de envelhecermos sem encontrarmos outra pessoa que vibre os mesmos planos e morrermos frustrados", aponta, acrescentando que neste período, é comum viver em função do passado e de lembranças para amenizar a dor.

Assim como o primeiro, o livro traz cinquenta textos que são direcionados a memórias, a homenagens, a demonstrações de carinho e de dor da perda. Segundo Rodrigo, as pessoas precisam demonstrar afeto no dia a dia enquanto há tempo. "Amar e não demonstrar ainda é não amar. São questões que envolvem a nós mesmos com nossas atitudes. É o mesmo que lembrar que há pessoas que dizem diesejar a paz ao outro na virada do ano e passam o ano seguinte inteiro infernizando a vida desse outro. Ou você age demonstrando coisas boas ou age demonstrando coisas ruins. Essas atitudes são baseadas no seu caráter", detalha Hallvys.

Já 'Epitáfio do amor' traz textos reflexivos sobre amizade, família e filhos, tudo envolvido como forma de homenagens e a busca pelo equilíbrio em meio a uma fase de sofrimento. Uma ótima oportunidade para ler e perceber que os processos são semelhantes para grande parte dos seres hukmanos, sem a ncessidade de ser um livro de autoajuda.

A dedicação à poesia trouxe também algumas conquistas. Uma delas foi a inserção do poema 'Posso merecer você?', que integra o primeiro livro, na 'III Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea', lançada na Europa e na África pela editora Chiado Books International.

Jornal Diário do Vale - 22/11/2019 - Lazer & Cia (capa)

Outro lado do amor
Q‘Epitáfio do Amor’, segundo livro de Rodrigo Hallvys, será lançado nesta sexta-feira, em Volta Redonda;
obra é a continuação do livro 'O dia D', lançado em 2018.
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli
Roberta Caulo

Hoje é dia de alegria para o ator e escritor Rodrigo Hallvys. A partir das 19h30 ele estará lançando o livro “Epitáfio do Amor”, na quinta edição do projeto “Noites de Autógrafos”, no Premium Café Brasil (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda.
A obra é uma continuação direta do livro “O Dia D”, lançado ano passado, baseado em situações vividas pelas pessoas de um modo geral. Dezessete meses após publicar a primeira obra no Rio de Janeiro, Hallvys traz a sequência, que caminha para a formação de uma quadrilogia.
– A ideia é que seja publicado um por ano, para dar tempo de as pessoas lerem, refletirem e assimilarem onde as coisas podem também estar acontecendo com elas. Não é um livro de autoajuda, mas sim de poesias que acabam representando fases que, praticamente todo mundo, vive – comenta.
Enquanto o primeiro livro foi inspirado em um projeto de casamento e construção de família como sonho de Rodrigo, lançando mão de lembranças e inspirações dos bons momentos do relacionamento até o fim do mesmo, a segunda obra começou a ser escrita logo após o término da relação. “Epitáfio do Amor” foi escrito entre 2012 e os primeiros dias de 2013, trazendo uma espécie de ressaca que todo ser humano vive após o término de um relacionamento recheado de planos.
– Durante todo processo de construção do segundo livro eu chorei. Literalmente é um livro de desabafo, de dor emocional. Há, contudo, textos que foram escritos como homenagens a pessoas de minha trajetória. Uma forma de valorização de amizades e família. Enquanto estava escrevendo este livro, vi que realmente dói abrir mão de alguém, mas o que mais dói é abrir mão dos planos que tínhamos na relação, pois se abre um espaço para o receio de envelhecermos sem encontrarmos outra pessoa que vibre os mesmos planos e morrermos frustrados. Então, buscamos memórias de outras coisas boas durante nossas vidas para amenizar a dor do término – detalha.
São 50 textos direcionados a demonstrações de carinho e tristezas, expondo uma linha de raciocínio que Rodrigo Hallvys defende: “De que adianta amar e não buscar forma de demonstrar? O tempo passa e acaba-se por não viver o amor em plenitude por medo. Muita gente passa por isso” – comenta, explicando a surpresa que teve com as reações das pessoas desde o primeiro livro, que chegou a levá-lo à terapia para auxiliar a compreensão.
– Sempre fui dedicado ao trabalho e aos estudos, mas não tinha ideia de que tanta gente me via de forma “intocável”. O primeiro livro vendeu muito e a reação das pessoas me surpreendeu quando se diziam assustadas ao saberem que sou romântico ou que eu queria construir uma família. Tive que buscar auxílio profissional para descobrir como desconstruir a imagem de distanciamento que foi criada em mim, até porque eu sou muito carinhoso, sou uma pessoa comum – desabafa.


Emoção

E os frutos diversos não param por aí. O poema “Posso merecer você?”, que integra o primeiro livro, foi selecionado para integrar também a “III Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea”, lançada na Europa e na África pela editora Chiado Books International, em 2018.
– Chorei e perdi a fala quando recebi e-mail sobre o poema ter sido selecionado para representar o Brasil no exterior. Foi exatamente o poema que escrevi para pedir em namoro, o que desencadeou o início do primeiro livro. Uma cereja no bolo, porque nunca me imaginei poeta e alcançando coisas assim – comemora.
Agora, “Epitáfio do Amor” traz textos sobre o término, amizades, família e filhos, tudo em forma de homenagens e a busca pelo equilíbrio em meio a uma fase de sofrimento. Um livro de poesia, que representa momentos humanos e propõe reflexão sobre as fases que o ser humano vive.

Serviço

Livro ‘Epitáfio do Amor’ será lançado na quinta edição do “Noites de Autógrafos” nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1), na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

Ficha técnica

Livro ‘Epitáfio do Amor’
Autor: Rodrigo Hallvys
Editora: RH Soluções Artísticas
Gênero: Poesia
Número de páginas: 80
Valor sugerido: R$ 35
Site: rodrigohallvys.com.br

 


Jornal Diário do Vale - 22/11/2019 - Coluna Social Mário Sergio

Sala Vip



Jornal A Voz da Cidade - 22/11/2019 - Coluna Social Matilde Basilio

Lançamento do livro
'Epitáfio do amor'

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli


Fim de temporada

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli

Logo mais, a partir das 19h30min, no Premium Café Brasil, anexo ao Teatro Gacemss 1, o ator Rodrigo Hallvys lançará 'Epitáfio do amor', o segundo livro de uma quadrilogia de obras baseadas em fases de sua própria vida, com assuntos universais transformados em poema. O livro, que é uma continuação de 'O dia D', lançado em 2018, trata da fase que o ser humano passa após o término de uma relação recheada de sonhos e planos a dois. O evento será a 5a edição do projeto 'Noites de autógrafos', que é uma parceria entre o Premium Café Brasil e a RH Soluções Artísticas. A entrada é franca e a obra será vendida junto com um kit exclusivo.
  A poeta Regina Vilarinhos recebeu convidados mais que especiais durante o encerramento da 5a edição do festival de artes integradas 'ReVolta como poesia', realizado no teatro Gacemss. Dentre os conviados estavam a violinista Bárbara Cunha, a escritora e presidente da Academia Voltarredondense de Letras, Mércia Christani; os atores Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli. O evento contou com declamação de poemas realizado por Zaquel Pedroza e Elisângela DiCastro e com coreografia 'Amor e saudade' apresentada pela bailarina maria Carolina Pratti, que também levou o público às lágrimas. A direção-geral foi de Rodrigo Hallvys.

Jornal Diário do Vale - 01/12/2019 - Lazer & Cia (capa)

Dia de arte, cultura e terapias
Quarta edição do ‘Dia Zen’ apresenta teatro, música, pintura, dança circular, artesanato e diversas terapias holísticas;
Evento acontece no bairro Retiro, em Volta Redonda
Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli
Roberta Caulo

Que tal aproveitar o domingo para relaxar, refletir, absorver conhecimento e se divertir?! Se gostou da ideia, essa dica é para você. Acontece hoje, dia 1º, o “Dia Zen”, feira de terapia holística e artes que chega à sua quarta edição. A programação acontece das 9h às 18h, no espaço Varanda Verde, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

– Atualmente vivemos um período perceptível quanto a depressão e a ansiedade. As pessoas têm elevados níveis de estresse. Foi assim que pensei em estimular a conexão e a integração de forma mais acessível ao público em geral – explica a produtora Melissa Pagano, idealizadora do projeto.

Nesta edição o evento contará com 45 profissionais, entre terapeutas, palestrantes, expositores, artesãos, artistas e chefs de cozinhas especializadas.

– Dividimos as áreas de atuação por setores que recebem cores específicas dentro do Varanda Verde. Teremos área de alimentação, de palestras, de terapias, artes e de recreação. Assim, alcançaremos não só o público que já nos acompanha, mas organizamos tudo para que famílias inteiras possam passar o dia conosco – completa Melissa.

Ela ressalta que a expectativa está grande, pela grande procura que o evento já vem recebendo por parte de novos públicos, que vêm demonstrando curiosidade e envolvimento com terapias alternativas e integrativas.

– O público feminino sempre esteve em maior número. Mas, estamos recebendo contato de muitos homens também, interessados em encontrar caminhos para estarem mais presentes em suas famílias. Então, nossa expectativa também possui a inclusão de homens e filhos – detalha.

Espaço infantil

Parceira na produção do evento, a RH Soluções Artísticas planejou atividades por meio de alguns integrantes do Grupo Cênico Estudarte.

A atriz Marcella Amaral, formada também em Pedagogia e atualmente professora de Educação Infantil, passará o dia aplicando trabalhos de arte infantil que auxiliam no desenvolvimento e estímulo de coordenação motora, criatividade e percepção humana. Os atores Melissa Santana e Demétrio Santos apresentarão o espetáculo infantil “Ana Abóbora e Zé Berinjela – Um mundo além das cores”, que estreou neste ano e conquistou o público presente em todas as sessões.

– É um espetáculo infantil que, para nossa surpresa, envolveu o público adulto também em todas as sessões. Todo mundo se diverte e quer responder as perguntas feitas durante o espetáculo. Um dinamismo com muita interatividade que o elenco propõe. Já a Marcella Amaral vai fazer o trabalho que sempre dispõe com maestria na Educação Infantil. Assim, os pais podem ficar tranquilos enquanto são atendidos nos outros setores – diz o proprietário da RH Soluções Artisticas, Rodrigo Hallvys.

O espaço também terá alguns brinquedos e o evento inteiro receberá cobertura fotográfica do ator e fotógrafo Thiago Giaccomeli, também membro do Estudarte. O som ficará por conta de Gianne, DJ e produtor do A.M.E.

Serviço

O ‘Dia Zen’ será realizado neste domingo, dia 1º de dezembro, das 9h às 18h, no Espaço Varanda Verde (Rua Goiás, nº 108, Retiro – Volta Redonda). O ingresso custa R$ 30 (com direito a palestras e vivências). Atendimentos especializados com vendas de tickets avulsos no dia. Mais informações pelo telefone (24) 99966-7274

 


Portal Olho Vivo - 01/12/2019 - Livros

Rodrigo Hallvys lança seu segundo livro de poesia
Lançamento de - Epitáfio do amor - marca a quinta edição do Noites de Autógrafos
Cláudio Alcântara

Dois mil e dezenove vai se findando e com ele mais um projeto da parceria entre a RH Soluções Artísticas e o Premium Café Brasil encerra sua primeira temporada. Na sexta-feira, 6 de dezembro, às 19h30, o espaço anexo ao Gacemss 1, em Volta Redonda, receberá o público para a sexta edição do Noites de Autógrafos, encerrando sua primeira temporada com Marcos Andrade e seu livro “Convite para cinco”.

O livro, que foi publicado neste ano, está entre os dez indicados para receber o Prêmio OLHO VIVO 2019 e tem teor de investigação em busca do desvendar de um mistério.

- O livro conta o mistério sobre o desaparecimento de uma pessoa, cuja filha foi morta recentemente, durante um jantar, cercada por seus convidados. A detetive que inocentemente estava na cena de um possível crime, imediatamente assumiu a investigação do caso, tentando desvendar o que aconteceu naquela noite - explica.

Marcos Andrade comenta que há alguns anos passou a ler histórias de Agatha Christie e Conan Doyler, quando se apaixonou por contos de mistério e resolveu criar sua própria obra, que começou a ser escrita em janeiro de 2017, ficou guardada durante um tempo e retomou seu rumo à finalização em março deste ano, sendo publicada em 2019, quando o autor ainda tinha 17 anos.

- Deixei um tempo parada para pensar mais profundamente sobre. Foi um total de dois anos, mas produzida em apenas três meses.

Foto: Divulgação

Incentivo e apoio à leitura

Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, lembra que nesta temporada a terceira edição do Noites de Autógrafos também teve Lucas Andrade, irmão gêmeo do Marcos.

- Em seguida descobri que ele também havia publicado um livro. Então decidi convidá-lo. Esses meninos têm 18 anos e acho magnífico o empenho que ambos têm pela literatura. É uma oportunidade para mais pessoas conhecerem e se envolverem com os trabalhos de cada escritor - explica Hallvys.

Marcos Andrade enfatiza que a leitura é um hábito muito importante para qualquer pessoa.

- Melhora o discurso, a escrita e o vocabulário de forma geral.

Sobre o projeto Noites de Autógrafos ressalta:

- Acho muito importante dar oportunidades para quem está iniciando no mundo da escrita. A literatura local é muito rica e diversa, e esses eventos são importantes para dar visibilidade para os novos escritores, incentivando-os a dar continuidade ao trabalho.

> Noites de Autógrafos - Sexta edição. Dia 6 de dezembro, às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1, em Volta Redonda). Autor convidado: Marcos Andrade. Obra: “Convite para cinco”. Entrada franca, o público só paga o que consumir no local. Preço do exemplar: R$ 20.

 


Jornal A Voz da Cidade - 02/12/2019 - Coluna Social Fábio Soares

Click vip
Foto: Albinno Oliveira Grecco



Fábio Soares


O click vip dessa semana é o diretor e escritor Rodrigo Hallvys no lançamento de 'Epitáfio do amor', na sexta, no Premium Café. Na foto ele está ao lado da jornalista Franciele Aleixo, que ganhou um poema de presente publicado no livro.


Jornal A Voz da Cidade - 04/12/2019 - Caderno Principal (página 2)


Marcos Andrade é o autor convidado
para 'Noites de autógrafos'
Esta é a última edição da primeira temporada do evento que retorna em janeiro de 2020


Foto: Divulgação


Franciele Aleixo


Mais um projeto da parceria entre a RH Soluções Artísticas e o Premium Café Brasil encerra sua primeira temporada. Nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h30min o espaço anexo ao Gacemss 1 receberá o público para a sexta edição do 'Noites de autógrafos', encerrando sua primeira temporada com mais um autor convidado. Marcos Andrade estará autografando 'Convite para cinco', livro que foi publicado em 2019 e ganha data extra, oportunizando quem ainda não possui a obra. A entrada é franca e o livro será vendido por R$20.

De acordo com o autor, 'Convite para cinco' narra de maneira um tanto humorísticca o mistério acerca do desaparecimento de uma mulher. "A filha foi morto recentemente, durante um jantar, cercada por sus convidados. Elsie Harper, a detetive que inocentemente estava na cena de um possível crime, imediatamente assumiu a investigação do caso, tentando desvendar o que aconteceu naquela noite", explica Marcos Andrade.

A obra começou a ser escrita em janeiro de 2017, ficou guardada durante um tempo e retomou seu rumo à finalização em março deste ano, sendo publicada em 2019, quando o autor ainda tinha 17 anos.

"A leitura é um hábito muito importante para qualquer pessoa. A leitura melhora a fala, a escrita e o vocabulário, além de ser divertida e envolvente. Infelizmente, no nosso país, a leitura não é muito valorizada e incentivada. Acho muito importante dar oportunidades para quem está iniciando no mundo da escrita. A literatura local é muito rica e diversa, e esses eventos são importantes para dar visibilidade para os novos escritores, incentivando-os a dar continuçidade a seu trabalho", aponta o autor.

Proprietário da RH Soluções Artísticas, o ator Rodrigo Hallvys comenta o convite para Marcos encerrar a primeira temporada do projeto. "Valorizo e apoio leitura e escrita para todas as idades. Tanto para leitores quanto para escritores. Nesta temporada tivemos Lucas Andrade, irmão gêmo do Marcos na terceira edição e, em seguida descobri que ele também havia publicado livro. Então decidi convidá-lo. Obras com mistério prendem e despertam a atenção do leitor. Sem contar que eles tem dezoito anos e considero magnífico ver autores tão jovens se empenhando pela literatura", detalha.

Jornal Diário do Vale- 04/12/2019 - Caderno Lazer & Cia (página 4)


Livro de Marcos Andrade encerra a primeira
temporada do projeto 'Noites de autógrafos'
Esta é a última edição da primeira temporada do evento que retorna em janeiro de 2020


Roberta Caulo


O projeto “Noites de Autógrafos” chega à última edição de sua primeira temporada nesta sexta-feira, dia 6, às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda, recebendo o público para um momento de interação com o autor Marcos Andrade a respeito de seu livro “Convite Para Cinco”, lançado em meados deste ano.

O “Noites de Autógrafos” escolheu desta vez um livro de mistério com um tom mais humorístico.

– O livro conta o mistério sobre o desaparecimento de uma pessoa, cuja filha foi morta recentemente, durante um jantar, cercada por seus convidados. A detetive que inocentemente estava na cena de um possível crime, imediatamente assumiu a investigação do caso, tentando desvendar o que aconteceu naquela noite – conta Marcos Andrade.

O autor diz que seu interesse pelo mundo da literatura começou na adolescência, quando começou a ler histórias de Agatha Christie e Conan Doyler, onde teve contato com obras de mistério e resolveu criar alguma de sua própria autoria, iniciando em janeiro de 2017, e terminando neste ano. “Iniciei há quase três anos, deixei um tempo parada para pensar mais sobre como funcionaria o desfecho e retornei em março deste ano. Foi um total de dois anos, mas, produzida em apenas três meses”, diz.

Proprietário da RH Soluções Artísticas, o ator Rodrigo Hallvys explica sobre o projeto.

– Sempre incentivo e apoio leitura e escrita para todas as idades. Creio que a leitura seja um exercício saudável para o cérebro e contribua para toda a formação de um ser humano. Formação esta que percorre e nos acompanha até o fim da vida. Quando vejo autores tão jovens como o Marcos eu sorrio porque vejo que eles podem se tornar exemplo e incentivo para tantos outros jovens. E o “Noites de Autógrafos” tem exatamente o objetivo de incentivar escritores e possibilitar um contato do público para com os mesmos – explica.

Serviço

A 6ª edição do projeto ‘Noites de Autógrafos’ acontece sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h30, no Premium Café Brasil (anexo ao Teatro Gacemss 1), na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A entrada é gratuita. Livro será vendido a R$ 20.


Portal Olho Vivo - 06/12/2019 - Teatro

Grupo Estudarte realiza IX Festival de Teatro
Evento se dividirá em duas noites, envolvendo 14 atores em oito espetáculos

Foto: Divulgação/Thiago Giaccomeli/Jana Machado/Rodrigo Hallvys


Cláudio Alcântara


Depois de passar o ano 2019 integrando projetos como o ReVolta com Poesia, Quase Lá!, Pequenas Leituras, Sesc Mais Social e Dia Zen, o grupo cênico Estudarte entra em contagem regressiva para o seu nono festival de teatro, nos dias 12 e 13 de dezembro, às 19h30, no Centro Cultural da Fundação CSN, Volta Redonda, com entrada franca.

Serão quatro espetáculos apresentados em cada dia, misturando comédias e dramas, entre textos já conhecidos e inéditos, mantendo o objetivo de incentivar a reflexão social do público.

- Nestes quase 17 anos de vida o grupo se desenvolveu em diversas esferas. Aumentamos o leque de gêneros teatrais, a consciência cênica e a estrutura dos textos. O conhecimento técnico mudou muito, até porque quando foi fundado só havia adolescentes no elenco e hoje quase todos os integrantes são adultos, parte deles profissionais. O que não mudou foi o objetivo de estimular a reflexão - detalha Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa que é dona da marca do grupo.

Atualmente a RHSA possui duas marcas registradas: As Sublimes, da década de 90, que, segundo Hallvys, foi o primeiro grupo vocal brasileiro composto por mulheres negras a fazer sucesso, e o Estudarte, que tem se envolvido com vários projetos culturais.

A escala de espetáculos

Iniciando o primeiro dia do festival, a novata Duda Pereira foi a escolhida para fazer a abertura com “Janelas de mim”, texto inédito que dispõe o abandono emocional que vários adolescentes vivem dentro de casa enquanto os pais se dedicam apenas ao trabalho ou a enriquecer. Em seguida, “Entre o amor e o medo”, que volta à cena trazendo Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli para situações de violência doméstica e urbana. O espetáculo, que foi apresentado em duas edições do ReVolta com Poesia, é considerado o texto mais forte e dramático do Estudarte no evento, deixando, de acordo com Hallvys, o público emocionado em todas as apresentações já ocorridas.

Seguindo a sequência, o penúltimo texto do dia de estreia será “Versos ferinos - A peça”. Inspirado no perfil Versos Ferinos, da rede social instagram, o espetáculo foi escrito por Rodrigo Hallvys para ser interpretado pelo próprio autor do perfil, o ator Albinno Oliveira Grecco.

- Albinno é meu amigo há mais de uma década. Ele também é escritor, ator e com o tempo se tornou integrante oficial do Estudarte. Ele tem uma escrita rara, erudita, que mexe, emociona e envolve a reflexão através de poemas. Propus adaptar os poemas para contextos cênicos e ele topou o desafio - detalha Hallvys.

Após os três textos dramáticos, será o momento da comédia “Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres”, que foi criado e apresentado pela primeira vez há dez anos, e também já arrancou gargalhadas em um festival de teatro da RHSA no Rio de Janeiro, em 2014. Com elenco renovado, contando com o experiente Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli, o texto recebeu uma nova construção rítmica e tende arrancar ainda mais as gargalhadas do público, encerrando o primeiro dia do evento.

No dia 13, sexta-feira, será a vez de Duda Simões, atriz preparada por Hallvys que participou de quatro festivais produzidos por ele no Rio, trazer a comédia “Crise” para Volta Redonda como espetáculo convidado, abrindo a agenda da noite, criticando a pressão criada pela expectativa social em cima das mulheres. Logo depois “O beijo no umbigo” volta à cena com o Estudarte após 11 anos. A comédia traz desta vez Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier interpretando o texto, que foi criado e apresentado em 2003 pela primeira vez, e também esteve em um festival de teatro no Rio de Janeiro em 2014;

- Lança mão de reflexão sobre a diferença entre religiosidade e hipocrisia, alertando que cada pessoa precisa aplicar sua religiosidade a si mesmo e não utilizá-la para ficar julgando os outros.

Em seguida, a adaptação livre de “Árvore genealógica”, escrita por Hallvys em 2003, também voltará à cena após ter sido apresentada em dois festivais em Volta Redonda e um no Rio de Janeiro. Agora interpretado por Maycon Lendel e Ramon Amorim, a comédia recebe algumas alterações na proposta de interpretação. Para encerrar o festival com o riso farto, a comédia “Mulheres desesperadas” volta ao palco, com elenco parcialmente renovado e em uma versão estendida interpretada por Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana.

- Vamos encerrar as duas datas com espetáculos maiores e que sempre arrancam chuvas de gargalhadas do público enquanto fazem pensar. Escolhemos ambos por serem os de maior duração. “Mulheres desesperadas” já tem uma lista bem conceituada de apresentações feitas em eventos de outros artistas e de festival no Rio de Janeiro. E sempre mexe com o público de forma muito satisfatória - comemora o diretor.

Quem é quem

12 de dezembro (quinta-feira)

. Janelas de mim - Com Duda Pereira.
. Entre o amor e o medo - Com Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli.
. Versos ferinos - A peça - Com Albinno Oliveira Grecco.
. Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres - Com Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli.

13 de dezembro (sexta-feira)

. Crise - Com Duda Simões.
. O beijo no umbigo - Com Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier.
. Árvore genealógica - Com Maycon Lendel e Ramon Amorim.
. Mulheres desesperadas - Com Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana.
. Direção Geral: Rodrigo Hallvys.
. Assistentes de direção: Albinno Oliveira Grecco, Demétrio Santos, Diego Machado e Thiago Giaccomeli.
. Som e luz: Lucas Goulart e Melissa Santana.
. Produção: Demétrio Santos, Ludmila Sousa, Maycon Lendel e Thayanne Xavier.
. Produção executiva: Maíra Curtinhas, Melissa Santana, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys.
. Cenário e figurino: Melissa Santana e Rodrigo Hallvys.
. Maquiagem: Paolla Honório.
. Marcenaria: Newton Machado.
. Departamento comercial: Ramon Amorim.
. Jurídico: Filipe Xagas.
. Assessoria de imprensa: Rodrigo Hallvys.
. Fotografia: Thiago Giaccomeli.


Jornal A Voz da Cidade - 09/12/2019 - Caderno Variedades (capa)

Nona edição do Festival de Teatro do Estudarte
acontece nesta semana
Evento conta com um total de oito espetáculos divididos em dois dias

Foto: Divulgação


Franciele Aleixo

Após um hiato que durou quase três anos entre seus festivais, o Grupo Cênico Esstudarte preapara a nona edição de seu festival de teatro, que acontece nesta quinta e sexta-feira, às 19h30min, no Centro Cutlural da Fundação CSN, em Volta Redonda, com entrada franca.

Segundo o diretor geral do Estudarte, Rodrigo Hallvys, muita coisa mudou na agenda do grupo e os experimentos passaram a ser um leque maior. "Sao quase dezessete anos de existência e, o grupo que no início era formado apenas por adolescentes hoje é composto praticamente por adultos. As maturidades vão se sedimentando, a consciência cênica passa a ser mais exigida, a proposta de qualidade vai se tornando mais firme e os caminhos se abrem".

O Estudarte esteve presente no calendário cultural da região em diversos momentos. Participou das cinco edições do festival de artes integradas 'ReVolta com poesia', apresentado por Regina Vilarinhos em parceria com o Gacemss; produziu duas noites do festival de leitura dramatizada 'Quase lá!' também com o Gacemss em julho, produziu três edições do 'Pequenas leituras' em parceria com o Premium Café Brasil e, com o infantil 'Ana Abóbora e Zé Breinjela - Um mundo além das cores', esteve presente no projeto 'Sesc Mais Social' (no Shopping Park Sul) e 'Dia Zen' (em parceria com o Ateliê Orgone) de forma avulsa.

"Nunca havíamos nos envolvido em tantos projetos em um mesmo ano. E isso foi altamente saudável para o grupo. As parcerias que a RHSA tem feito com instituições tem nos rendido oportunidades de acrescentarmos trabalhos e levarmos nosso objetivo de estimular reflexões em diversos assuntos", comemora Hallvys.

Agora, com as atenções voltadas para o festival, o grupo se subdivide em elencos direcionados a cada espetáculo. O evento contará com quatro textos apresentados por dia e, dentre eles, três inédios. Na quinta-feira a novata Duda Pereira fará a abertura com 'Janelas de mim', novo texto que foca a depressão vivida por adolescentes em meio à velocidade de informações diárias e o abandono familiar. Em seguida o tenso texto 'Entre o amor e o medo' volta à cena trazendo Demétrio Santos, Filiipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli para situçações de violência doméstica e urbana. O espetáculo foi apresentado em duas edições do 'ReVolta com poesia' e é considerado o texto mais forte e dramático do Estudarte, deixando o público sempre emocionado.

O terceiro texto apresentado será 'Versos Ferinos - a peça'. Inspirado no perfil 'Versos ferinos' da rede social instagram, o espetáculo foi escrito por Rodrigo Hallvys para ser interpretado pelo próprio autor do perfil, o ator Albinno Oliveira Grecco. Após os tr~es textos dramáticos, que são inéditos, vem a vez da comédia 'Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres'. O espetáculo, criado e apresentado pela primeira vez há dez anos, também foi destaque em um festival de teatro da RHSA n o Rio de Janeiro, em 2014. Agora, com elenco formado por Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli, o texto recebe novo ritmo de construção para aumentar ainda mais as gargalhadas do público, encerrando o primeiro dia do evento.

Já na sexta-feira, Duda Simões, atriz preparada por Hallvys que participou de quatro festivais produzidos por ele no Rio, traz a comédia 'Crise' para Volta Redonda como espetáculo convidado para abrir a agenda da noite criticando a pressão criada pela expectativa social em cima das mulheres. Em seguida, a comédia 'O beijo no umbigo' volta à cena com o Estudarte após onze anos. Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier interpretam o texto, que foi criado e apresentado em 2003 pela primeira vez, também esteve presente em um festival de teatro no Rio de Janeiro em 2014 e traz uma reflexão sobre a diferença entre religiosidade e hipocrisia, alertando que cada pessoa precisa aplicar sua religiosidade a si mesmo e não utiliza-la para ficar julgando os outros. O terceiro texto da noite é 'Árvore genealógica', uma livre adaptação que Hallvys escreveu e apresentou em 2003 e também já fez parte de festival do Estudarte em 2007. Agora interpretado por Maycon Lendel e Ramon Amorim, a comédia recebe algumas alterações no ritmo de construção.

Para encerrar com chave de ouro, a famosa comédia 'Mulheres desesperadas' volta á cena mais uma vez com elenco parcialmente renovado e em uma versão estendia interpretada por Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana.

Jornal Diário do Vale - 11/12/2019 - Caderno Lazer & Cia(capa)

Teatro gratuito e cheio de emoções
Grupo cênico Estudarte encerra agenda de trabalhos de 2019 com seu
IX Festival de Teatro; evento acontecerá dias 12 e 13 no Centro Cultural da Fundação CSN em dois dias

Foto: Divulgação


Roberta Caulo

Oito espetáculos divididos em dois dias de evento. Assim está montado o IX Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural da Fundação CSN, em Volta Redonda, como entrada gratuita.

Encerrando o ano com mais produção em seus 16 anos de vida, o grupo cênico Estudarte prepara um evento que mescla drama e comédia entre textos já conhecidos e alguns inéditos, envolvendo um total de 14 atores em cena, alguns veteranos e outros oriundos da oficina de interpretação de Rodrigo Hallvys, ocorrida neste ano.

– Hoje o grupo tem uma estrutura muito diferente de quando foi fundado, em 2003. O elenco é quase todo formado por adultos, os textos possuem um teor muito mais amadurecido em questão de construção, os pensamentos são distintos e as experiências também. Dividimos os integrantes em setores de produção de acordo com suas aptidões fora de cena para focar nas responsabilidades, fato que nos manteve em qualidade para trabalhar os outros projetos durante o ano – explica Hallvys, diretor geral do grupo e proprietário da RH Soluções Artísticas.
A empresa, que tem entre seus produtos as marcas registradas do grupo musical “As Sublimes” (que fez sucesso nos anos 90 com Isabel Fillardis, Karla Prietto, Lilian Valeska e Flávia Santana) e o Estudarte, produziu neste ano eventos em parceria com o Gacemss (“ReVolta com poesia” e “Quase lá!”), Premium Café Brasil (“Pequenas Leituras” e “Noites de autógrafos”) e Ateliê Orgone (“Dia Zen”), todos com presença de espetáculos do Estudarte, que também se apresentou no projeto “Sesc Mais Social” com o infantil “Ana Abóbora e Zé Berinjela – um mundo além das cores”.

– Abrimos nosso leque de gêneros e propostas. Todos mantêm o objetivo de estimular a reflexão no público, mas, passamos a experimentar construções textuais mais densas em alguns casos e mais infantis em outros – detalha Rodrigo.

Para iniciar a quinta-feira, dia 12, foi escolhido o inédito “Janelas de mim”, abordando o conflito que adolescentes passam quando são abandonados em atenção pelos próprios pais que só pensam em trabalhar. Em seguida o espetáculo mais forte que o Estudarte já apresentou, “Entre o amor e o medo”, expondo situação de violência doméstica e urbana, levando o público à emoção em todas as sessões já apresentadas. Logo após o também inédito “Versos Ferinos – a peça”, texto de Rodrigo Hallvys inspirado no perfil homônimo do Instagram, criado por Albinno Oliveira Grecco para críticas sobre questões sociais. Para encerrar a primeira noite a comédia “Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres” volta ao Estudarte depois de nove anos desde que foi escrito, discutindo relacionamentos.

Já no segundo dia de evento, sexta-feira, “Crise” vem do Rio de Janeiro para ser apresentado como espetáculo convidado. O texto, também escrito e dirigido por Rodrigo, fez sucesso em dois festivais no Rio de Janeiro e fala sobre a pressão que as mulheres vivem perante as expectativas da sociedade quanto suas vidas. Logo após será a vez de “O beijo no umbigo”, comédia escrita em 2003 e que participou de outros festivais, expõe uma situação de reflexão sobre as diferenças entre religiosidade e comportamento hipócrita. Em seguida a livre adaptação cênica da crônica “Árvore genealógica”, de Luiz Fernando Veríssimo, sobre quando os pais não se preparam para lidar com novidades trazidas pelos filhos em suas gerações. Para encerrar, a já famosa comédia “Mulheres Desesperadas”, criada em 2008 e que se mantém em cena até hoje nos eventos do Estudarte e de outros artistas, incluindo em Copacabana, no festival estadual Novas Cenas. A peça, que é uma sátira da novela “Mulheres Apaixonadas” acaba de ser reescrita para uma versão estendida e promete arrancar ainda mais gargalhadas do público.

– Duas noites de arte recheadas com emoção e entrada gratuita para encerrar o calendário anual do Estudarte. Uma boa pedida para este último mês do ano – convida Rodrigo.

Serviço

O IX Festival de Teatro do Estudarte acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural da Fundação CSN, Rua Vinte e Um, nº 402, Vila Santa Cecília – Volta Redonda. A entrada é gratuita.

Ficha técnica

*12 de dezembro (quinta-feira)
‘Janelas de Mim’ – com Duda Pereira
‘Entre o Amor e o Medo’ – com Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli
‘Versos Ferinos – A Peça’ – com Albinno Oliveira Grecco
‘Dez Coisas que os Homens Odeiam nas Mulheres’ – com Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli

*13 de dezembro (sexta-feira)
‘Crise’ – com Duda Simões
‘O Beijo no Umbigo’ – com Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier
‘Árvore Genealógica’ – com Maycon Lendel e Ramon Amorim
‘Mulheres Desesperadas’ – com Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana

Direção Geral: Rodrigo Hallvys
Assistentes de direção: Albinno Oliveira Grecco, Demétrio Santos, Diego Machado e Thiago Giaccomeli
Som e luz: Lucas Goulart e Melissa Santana
Produção: Demétrio Santos, Ludmila Sousa, Maycon Lendel e Thayanne Xavier
Produção executiva: Maíra Curtinhas, Melissa Santana, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys
Cenário e figurino: Melissa Santana e Rodrigo Hallvys
Maquiagem: Paolla Honório
Marcenaria: Newton Machado
Departamento comercial: Ramon Amorim
Jurídico: Filipe Xagas
Assessoria de imprensa: Rodrigo Hallvys
Fotografia: Thiago Giaccomeli


Jornal A Voz da Cidade- 30/12/2019 - Retrospectiva 2019

Foto: Divulgação