Portal Tribuna Carioca - 16/01/2023 - Cena alternativa

Elenco do Estudarte encerra quarta temporada do Pequenas Leituras


Foto: Dilvulgação / Bianca Amelio

  O ano 2023 começou há poucas semanas e o Grupo Cênico Estudarte já retorna à cena. Desta vez, para apresentar o último episódio da quarta temporada do ‘Pequenas Leituras’, projeto criado em 2019 e que conquistou público fiel durante sua trajetória.

O evento ocorrerá na quinta, 19, às 20 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), com entrada gratuita. Seguindo o costume de rodízio de atores para cada episódio, a noite terá como escalados os integrantes Anderson Magnus, Letícia Xavier, Roni Souza e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção geral do projeto. -Pensar que já estamos encerrando a quarta temporada é algo significativo.

O ‘Pequenas leituras’ é um evento que ocorre em dias de semana, quebrando aquela ideia de que só havia público para evento de sábado ou domingo. Formamos plateia, com um público bastante fiel e que se diverte, se envolve, se comunica conosco – comemora Hallvys.

Serão trinta diálogos, contendo alguns textos novos, e quatro monólogos interpretados pelos atores, que vão se substituindo a cada nova personagem durante a apresentação. A premissa é possibilitar o trabalho da criação vocal dos atores, que posicionam várias formas de leitura de acordo com os textos que chegam às suas mãos.

“Eles recebem os blocos de textos uma hora antes de entrar em cena. Assim eles não têm como memorizar os roteiros. É bem próximo do trabalho de um dublador entrando em estúdio”, explica o diretor. Entre comédias e dramas, os roteiros abordam temas cotidianos, trazendo para a cena situações que o próprio público vive diariamente.

-Pouca coisa é lúdica nos nossos episódios. Boa parte é constituída por textos escritos com base em situações que vivemos ou presenciamos. Isso traz ainda mais afinidade do público junto ao projeto, sustentando a identificação, detalha.

Após o encerramento da temporada, o ‘Pequenas leituras’ ficará suspenso para dar espaço à segunda fase do X Festival de Teatro do Estudarte, que está marcada para os dias 11 e 12 de fevereiro, no Gacemss 2. Uma sequência de eventos que o grupo cênico está trazendo para a população já neste início de ano.

SERVIÇO

Pequenas Leituras – 4ª temporada – último episódio. Dia 19 de janeiro, às 20 horas. Local: Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Elenco: Anderson Magnus, Letícia Xavier, Rodrigo Hallvys e Roni Souza. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Bianca Amelio. Entrada: Gratuita.

 


Portal Olho Vivo - 10/01/2023 - Cultura

Estudarte encerra 4ª temporada do Pequenas Leituras
Trupe fará a leitura de 30 pequenos roteiros de diálogos e mais quatro monólogos, no dia 19 de janeiro, às 20h, no Premium Café, em Volta Redonda

Foto: Dilvulgação / Bianca Amelio


Despedida:
No último episódio, o elenco será composto pelos atores Anderson Magnus, Letícia Xavier, Roni Souza e Rodrigo Hallvys

O último episódio da quarta temporada do Pequenas Leituras acontece na quinta-feira, 19 de janeiro, às 20h, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda. O evento, com entrada gratuita, foi lançado em 2019 e é realizado pelo Grupo Cênico Estudarte. A segunda temporada foi interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus/Covid-19, e dois anos depois estrearam a terceira temporada. O Pequenas Leituras é um evento mensal, uma leitura dramática, o que, de acordo com Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento e proprietário da RH Soluções Artísticas (empresa responsável pela produção), o faz ser um projeto pioneiro na região sul fluminense.

Desta vez o elenco será composto pelos atores Anderson Magnus, Letícia Xavier, Roni Souza e Rodrigo Hallvys. A trupe fará a leitura de 30 pequenos roteiros de diálogos e mais quatro monólogos, revezando entre si as criações das vozes.

- O tempo voou! Quando vimos que já estamos encerrando a quarta temporada. O Pequenas leituras é um projeto que foi tomando cada vez mais forma e consolidando em dias de semana, quebrando aquela ideia de que só havia público para cultura em sábado ou domingo. Formamos plateia, com um público bastante fiel e que se diverte, se envolve, se comunica conosco - comemora Hallvys.

O formato do projeto possibilita aos atores o exercício da criação de vozes, trazendo posicionamento e atenção para o recurso, muitas vezes, segundo Hallvys, não tão trabalhado como se devia no mercado da região.

- Voz é um dos recursos dos atores e, ao construir personagens distintas, com temperamentos e comportamentos diversos, contribui para a diferenciação entre cada personagem. No Pequenas Leituras eles recebem os blocos de textos uma hora antes de entrar em cena. Assim eles não têm como memorizar os roteiros. É bem próximo do trabalho de um dublador entrando em estúdio - explica o diretor.

Drama e comédia

Há textos de drama e comédia, para públicos de diferentes gostos e, de acordo com Hallvys, sempre trazendo oportunidade de reflexão sobre os assuntos abordados.

- Pouca coisa é lúdica nos nossos episódios. Boa parte é constituída por textos escritos com base em situações que vivemos ou presenciamos. Isso traz ainda mais afinidade do público junto ao projeto, sustentando a identificação - detalha.

Após a apresentação, a trupe ficará com o foco nas matrículas para preenchimento de vagas nas Oficinas de Atores Estudarte e produção da segunda fase do X Festival de Teatro do Estudarte, que está marcada para os dias 11 e 12 de fevereiro, no Gacemss 2.

Pequenas Leituras - 4ª Temporada - Último Episódio. Dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 20h. Local: Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Elenco: Anderson Magnus, Letícia Xavier, Rodrigo Hallvys e Roni Souza. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Entrada: Gratuita.


Jornal A Voz da Cidade - 17/01/2023 - Cidades

Pequenas Leituras terá seu último episódio da quarta temporada
nesta quinta, dia 19, Em Volta Redonda



Foto: Dilvulgação / Bianca Amelio

 
FRANCIELE ALEIXO

VOLTA REDONDA

Encerrando mais um ciclo, o Grupo Cênico Estudarte estará em cartaz nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 20 horas, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), para trazer ao público o último episódio da quarta temporada ‘Pequenas Leituras’.

O evento, que se consolidou no calendário da cultura da região tem entrada gratuita e o público só paga o que consome no local.

Lançado em 2019, o ‘Pequenas Leituras’ é tem episódios mensais, sendo realizado pelo Grupo Cênico Estudarte, com produção da RH Soluções Artísticas, trazendo, desta vez, o elenco composto pelos atores Anderson Magnus, Letícia Xavier, Roni Souza e Rodrigo Hallvys, que também assina pelos aa direção geral do projeto. A trupe fará a leitura de trinta pequenos roteiros de diálogos e mais quatro monólogos, revezando entre si as criações das vozes.

-Quando estreamos, não imaginaríamos que chegaríamos em 2023 ainda com ele. Só que o evento tomou um formato que garantiu um público fiel e seguimos em frente. Até porque há sempre aquela ideia que só há público para artes cênicas aos fins de semana. Porém, não é verdade. Sempre fizemos em dias de semana e o projeto se mantem – explica Hallvys.

O encerramento da quarta temporada se dá para abrir espaço de foco na segunda fase do X Festival de Teatro do Estudarte, já em preparação para estar em cartaz nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Teatro Gacemss 2, envolvendo todos os integrantes atuais no grupo, que está com matrículas abertas para preenchimento de algumas vagas na oficina de atores.

Quanto ao ‘Pequenas leituras’, o formato do projeto possibilita aos atores o exercício vocal, trazendo atenção e foco para criação de personagens lançando mão de timbres alcançados pelos atores, algo pioneiro na região. “Voz é um dos recursos da interpretação cênica, ao construirmos personagens distintas, com temperamentos e comportamentos diversos, devemos pensar na voz para melhorar a diferenciação entre cada personagem. No ‘Pequenas Leituras’ o elenco recebe os blocos de roteiros apenas uma hora antes de entrar em cena, de forma semelhante nos estúdios de dublagem. eles recebem os blocos de textos uma hora antes de entrar em cena. Assim eles não têm como memorizar os roteiros. É bem próximo do trabalho de um dublador entrando em estúdio”, explica o diretor.

A empreitada conquistou o público ao misturar textos dramáticos com cômicos, ainda propondo reflexão sobre diversos temas abordados com base em vivências cotidianas.

-A grande maioria dos textos é constituída por roteiros de situações que vivemos ou presenciamos. Isso traz ainda mais afinidade do público junto ao projeto, sustentando a identificação e a plateia sempre se diverte. – finaliza.



Jornal A Voz da Cidade - 02/02/2023 - Coluna Social Fábio Soares

Abrindo Portas

Fotos: Dilvulgação / RW Produções


 
FÁBIO SOARES

A empresária Paula Neves lançou o livro “Abrindo Portas”, no dia 27 de janeiro na Biblioteca Municipal de Volta Redonda. A obra é uma biografia e fala sobre toda a trajetória de Paula no ramo do empreendedorismo, além de mostrar como se interessou por temas como empoderamento e universo feminino. O livro leva a assinatura do jornalista Emiliano Macedo e foi produzido pela RH Soluções Artísticas, que também produziu o evento da noite de autógrafos.



Tribuna Carioca - 06/02/2023 - Eventos

Rodrigo Hallvys, Nina Sousa e Bruno Chio marcam presença em noite de premiação

Fotos: Dilvulgação / Cardeal Produções

A nova edição do Prêmio Olho Vivo, do jornalista Cláudio Alcântara, foi marcada por badalos no último fim de semana. O evento, que premiou quarenta categorias, reuniu personalidades, artistas, empresários e influenciadores do estado do Rio de Janeiro, emocionando diversas pessoas presentes na plateia.

A cerimônia premiou os melhores em categorias que foram analisadas por profissionais de dentro e fora do Brasil e contou com a elegância típica de eventos como Baile da Vogue. Estiveram presentes personalidades, como os cantores Marcô, Rafaela Rodrigues (Melanina Carioca), Bruna Antunes e o grupo Mistureba; modelos como Bia Toledo e Priscila Modesto; o Secretário Municipal de Cultura da cidade de Barra Mansa, Marcelo Bravo; a Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marinez Fernandes; a Miss Plus Size Mundo Nina Sousa; o multifacetado artista internacional Bruno Chio; e atores como Caio Moraes, Mônica Melanie, Luciene Martes, Pedro Bitencourt, Luiz Fernandes, Plínio Valiante, Gabriela Sutil, Jhenifer Emerick, Vitor Macedo, Jesus Borges e Renata Leite. Além dos premiados diretores de teatro Nei Rafael e Flávia Nascimento.

A noite também contou com a ilustre presença de Jean Carlos Gomes, proprietário da PoeArt editora; Jane Paulina, do Café Rei de Judá; do ator e empresário Rodrigo Hallvys, da RH Soluções Artísticas; do publicitário Diego Machado; e dos escritores Débora Corsi, Lee Brasil e Albinno Oliveira Grecco. Esses últimos, premiados em diferentes categorias. Com troféus confeccionados pelo renomado artista plástico Zaqueu Pedroza, o evento ainda presenteou os premiados com surpresa da MS Café, preparada por Marcelo Saviolo.



Portal Olho Vivo - 25/02/2023 - Parabólica

Estudarte abre vagas para suas oficinas no Gacemss
Grupo cênico separa turmas pelo foco e experiência dos matriculados, além de manter as questões de faixa etária

Fotos: Dilvulgação

Construção Profissional Como Prioridade

O Estudarte abriu as matrículas para vagas remanescentes em 2023 no Gacemss, em Volta Redonda. Na empreitada para este ano, em que completa duas décadas, o grupo cênico separa suas oficinas pelo foco e experiência dos matriculados, além de manter as questões de faixa etária.

- Em 2022, em uma reunião com integrantes que possuíam foco na carreira, percebemos que separar as turmas pela experiência e por tal foco era o mais saudável. Criando profundidades técnicas distintas, voltadas à realidade de cada turma - diz o diretor do grupo, Rodrigo Hallvys.

O diretor acrescenta que a separação é para beneficiar diretamente os matriculados:

- Infelizmente há muita gente que não entende que teatro é profissão, e que busca no teatro uma terapia para resolver conflitos interiores. Embora o teatro sirva como ferramenta para potencializar aptidões, o acompanhamento emocional deve ser feito com psicólogo, não em meio a quem coloca a construção profissional como prioridade. Foi assim que percebemos onde precisaríamos separar os focos. As turmas adultas serão separadas em uma com iniciantes e outra com experientes em cena.

Segunda-feira: 19h às 20h30 - Adultos iniciantes.
Terça-feira: 15h30 às 17h - De 16 a 18 anos.
Terça-feira: 19h às 20h30 - Adultos experientes.

Com metodologia própria que propõe o número máximo de 15 vagas por turma, a oficina, segundo Hallvys, trabalha reflexões sobre o comportamento do ator, desde seu início.

- A metodologia que desenvolvemos necessita que utilizemos esse limite de vagas. Caso contrário, corremos risco de não conseguirmos dar o retorno de desenvolvimento sobre cada técnica aplicada. E a bateria de técnicas é grande, com intensidade distinta para cada turma também - detalha.

Agenda de eventos

Com uma agenda recheada de eventos com foco em comemorar os 20 anos do Estudarte, que serão completados no fim de março, o elenco já prepara a quinta temporada do Pequenas Leituras, uma segunda edição do festival Quase Lá! (lançado em 2019) e o próximo festival de teatro do grupo.

- Ainda estamos comemorando o sucesso da segunda fase do décimo festival. Os elencos conseguiram arrancar lágrimas e gargalhadas das plateias. Foram dias intensos no palco e os textos tomaram uma dimensão que não imaginávamos perante o público. Então virá mais coisa boa por aí.

> Mais informações sobre como se matricular nas oficinas do Estudarte: @grupoestudarte e @rhsolucoesartisticas ou nos sites grupoestudarte.com.br e rhsolucoesartisticas.com.br



Portal Olho Vivo - 03/03/2023 - Cena alternativa

Estudarte leva o Pequenas Leituras para o Logic Hotel
Primeiro episódio da quinta temporada das leituras dramáticas ganha novo endereço; dia 9 de março, quinta-feira, a partir das 20h

Fotos: Dilvulgação/Raíssa Lira

De Casa Nova - Estarão em cena os atores Rodrigo Hallvys, Ramon Amorim, Maycon Lendel e Pedro Domiciano

CLAUDIO ALCANTARA

Nova casa. Novo endereço. Novo visual. A mesma diversão. Assim será lançada a quinta temporada do projeto Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte, no dia 9 de março (quinta-feira), a partir das 20h. O evento migra para o Logic Hotel, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, experimentando o espaço, com entrada gratuita. A plateia só paga o que consumir no local. Como de costume, serão interpretados 30 diálogos e quatro monólogos, em três blocos de apresentação.

Para o primeiro episódio estarão em cena os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys. Esse último assinando a direção geral do projeto, que foi lançado em setembro de 2019 e, segundo o ator/diretor, conquistou o público por trazer algo pioneiro para a região sul fluminense. A segunda temporada foi interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus/Covid-19, e dois anos depois estrearam a terceira temporada.

- Em 2019, o saudoso Paschoal Possidente (ele morreu no dia 7 de julho de 2020, vítima do novo coronavírus/Covid-19) me recebeu de braços abertos em meu retorno a Volta Redonda e me solicitou que eu criasse alguns projetos culturais. Então criei, dentre eles, o Pequenas Leituras, inserindo-o como prática de técnica vocal vinculada à nossa oficina de atores. O que não imaginávamos é que tomaria tal corpo, crescendo do jeito que foi. Não havia o costume de consumo de leituras dramáticas aqui na região até então, e o crescimento do projeto nos surpreendeu - diz Hallvys.

A dinâmica do projeto propõe leitura de pequenos textos escritos para teste de atores em audiovisual, porém lidos ao vivo, com criação de vozes como acontecem em estúdios de dublagem, proporcionando exercício técnico aos atores enquanto diverte a plateia com temática cotidiana e reflexão.

- Voz é uma das ferramentas do ator. E ela cria uma infinidade de possibilidades na construção das personagens. Conduzir o público à imaginação através de tais criações vocais é um exercício necessário e tornou-se um ingrediente que faz diferença em nosso trabalho - comenta.

Cardápio

Enquanto a plateia assiste ao evento, que acontecerá no restaurante do Logic Hotel, pode-se consumir o cardápio elaborado pelo chef André Nogal exclusivamente para a nova fase do Pequenas Leituras.

- A consumação de alimentos e bebidas é a única coisa cobrada no evento, que tem a entrada gratuita. O André criou um cardápio de dar água na boca - enfatiza Hallvys.

> Pequenas Leituras - 5ª Temporada - Primeiro Episódio - Dia 9 de março (quinta-feira), às 20h. Local: Logic Hotel (Avenida 17 de Julho, 95, Aterrado, Volta Redonda). Elenco: Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Produção: RH Soluções Artísticas. Entrada: gratuita. Redes: @grupoestudarte



Sul Fluminense Online - 05/03/2023 - Teatro

Grupo de Teatro se apresenta no Logic Hotel, em Volta Redonda

Fotos: Dilvulgação/Raíssa Lira

JEAN ALVES

Hotel com artes cênicas é algo incomum em Volta Redonda, e parece que a empreitada vem com todo o vapor, agitando plateia. A ocasião é que o Grupo Cênico Estudarte iniciará nesta quinta, dia 9, a partir das 20 horas, a quinta temporada do 'Pequenas Leituras', evento que se tornou uma espécie de "febre" por ser o primeiro da região Sul Fluminense a trabalhar leituras dramáticas perante a plateia. O modelo do evento, costumeiro em grandes capitais, foi lançado pelo elenco em 2019 e conquistou o público, que foi aumentando em quantidade e agora ganha novo endereço: o restaurante do Logic Hotel, no Aterrado, em Volta Redonda. E com entrada gratuita.

No elenco do primeiro episódio estarão os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, fazendo leitura de trinta diálogos e quatro monólogos. Todos textos escritos para testes de atores em produtos de audiovisual.

-Quando lançamos, em setembro de 2019, não imaginávamos que tomaria tal proporção de crescimento. Em alguns momentos até ficamos tensos, porque a plateia se exprimia para poder assistir. Ao iniciarmos a quarta temporada, recebemos o convite do Henrique, do Logic Hotel para levarmos eventos para o restaurante. Então resolvemos fazer a quinta temporada nele, iniciando mais uma parceria - explica Hallvys, diretor geral do Estudarte e proprietário da RH Soluções Artísticas, produtora do evento.

O ator explica que o ingrediente que conquistou o público parece ser a possibilidade de ver atores construindo vozes para diversas personagens em tempo real. "A voz é uma das ferramentas do ator e o Pequenas Leituras é uma das partes práticas públicas que a nossa oficina de atores tem no Gacemss. Os integrantes do grupo precisam descobrir e exercitar suas vozes para construção de suas personagens. E fazemos de forma que a plateia se divirta. Um exercício entre as dinâmicas das antigas radionovelas com o trabalho de dubladores em estúdio", esclarece.

EXCLUSIVIDADE

Os episódios são apresentados mensalmente e cada um é constituído por três blocos de apresentações, com pequenos intervalos para descanso da voz. Durante o evento a plateia ainda pode consumir itens do cardápio criado pelo Chef André Nogal exclusivamente para essa nova fase do 'Pequenas Leituras'.

-A consumação de alimentos e bebidas é a única coisa cobrada no evento. A entrada é gratuita. Estamos sempre buscando unir e construir coisas com diferenciais nos nossos eventos e procurando formas para prestigiar cada espaço parceiro que recebe nossos trabalhos. Isso tem possibilitado a população conhecer um pouco mais dos próprios espaços dentro da cidade. Fato que nos tem trazido muito elogio também - comemora Rodrigo.


Tribuna Carioca - 06/03/2023 - Eventos

Elenco do Estudarte inicia quinta temporada do Pequenas Leituras, agora no Logic Hotel



Foto: Dilvulgação / Raíssa Lira

 

Na lista de grupos de teatro que mais se apresentam durante o ano, o nome do Grupo Cênico Estudarte é presença confirmada. Seu elenco trabalha em diversas frentes de eventos e agora, completando seus vinte anos de fundação, a trupe vem trabalhando ainda mais em todo vapor.

Após um desfecho digno de aplausos em sua quarta temporada do Pequenas Leituras e o emocionante sucesso de seu décimo festival de teatro, o Estudarte inicia ainda nesta semana a quinta temporada do evento, com novo endereço e muita expectativa por parte da plateia.

O primeiro episódio ocorrerá no dia 9 de março, a partir das 20 horas, no Logic Hotel de Volta Redonda e trará a cena com os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral do Estudarte e é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável por diversas produções culturais e vem ganhando espaço com várias frentes.

Fato raro Rodrigo Hallvys entrar em cena como ator. Embora seja a primeira função que exerceu profissionalmente e desde seus nove anos de idade, o artista poucas vezes dá o ar da graça e desta vez presenteará o público com suas leituras dramáticas em rodízio com os outros três atores.

-Durante a carreira passei a aprender e a exercitar diversas funções dentro de um produto artístico e fui diminuindo o fluxo de trabalhos como ator. Porém, os episódios de abertura de cada temporada têm a probabilidade de eu estar no elenco. Assim como também estive no encerramento da quarta – explica o ator, que sempre que está em cena leva a plateia a um agito especial.

O elenco escalado para abrir a temporada, como um todo, é de peso e possui experiência no projeto, que se tornou algo pioneiro no Sul Fluminense. “Embora leitura dramática seja algo de grande consumo cultural nas grandes capitais, não havia esse hábito na região. Então lançamos em 2019 porque a voz do ator precisa ser trabalhada e víamos que havia pouco foco nessa ferramenta.

O Pequenas Leituras funciona como parte prática de aplicação das técnicas que os integrantes do Estudarte exercitam em nossas oficinas de atores no Gacemss”, detalha.

Com o grande crescimento do público presente durante as temporadas anteriores e a proposta do Logic Hotel em iniciar eventos culturais dentro de seu espaço, o convite foi aceito.

-O Henrique Veiga conversou comigo sobre alguns diferenciais quando estávamos iniciando a quarta temporada em 2022. O Estudarte já vinha numa preocupação com a questão de o público estar crescendo tão rápido entre um episódio e outro.

Então aceitamos a proposta e vamos fazer a quinta temporada no Logic Hotel – comenta Hallvys, completando que o Chef André Nogal criou um cardápio especial para as noites do ‘Pequenas Leituras’ – Pizzas artesanais!

O diretor ainda frisa que o evento continuará tendo entrada gratuita e que o público paga apenas a consumação no restaurante. “E que não gosta de pizza? Imagina agora pizza artesanal!”, finaliza.




Gazeta Sul Fluminense - 06/03/2023 - Evento

Estudarte inicia quinta temporada do Pequenas Leituras, agora no Logic Hotel


Um elenco com agenda pluralizada e que está em cartaz todo mês, sem parar. Assim tem sido falado a respeito do Grupo Cênico Estudarte, que está prestes a completar seus vinte anos de fundação no fim de março.

Após o sucesso da quarta temporada do projeto Pequenas Leituras e do agito popular causado por seu décimo festival, ocorridos respectivamente em janeiro e fevereiro deste ano, a trupe estreará na próxima quinta-feira, 9 de março, a quinta temporada do Pequenas Leituras, a partir das 20 horas, em novo endereço.

A casa que sediará a quinta temporada do projeto será o Logic Hotel, novo point da hotelaria em Volta Redonda. Com entrada gratuita e o público só pagará o que consumir no local. O evento artístico acontecerá no elegante restaurante do hotel, que tem espaço para quarenta pessoas, com conforto e o público terá oportunidade de saborear o cardápio específico que o Chef André Nogal criou para noites do Pequenas Leituras.

-Entra um novo visual publicitário e espaço cênico na dinâmica do evento. Quando o lançamos, em setembro de 2019, não imaginaríamos que tomaria a proporção que tomou por ser algo despretensioso. Mas parece que a simplicidade do evento em mostrar os atores construindo vozes ao vivo para diversas personagens ganhou o gosto do público e isso nos deixa muito satisfeitos – declara Rodrigo Hallvys, diretor geral do Evento e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável por diversos eventos culturais no Sul Fluminense.

Hallvys, inclusive, estará no elenco do episódio, acompanhado pelos atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano e Ramon Amorim. “A cada episódio quatro integrantes do Estudarte são escalados para as leituras dramáticas. Isso possibilita que todos que estão matriculados em nossas oficinas de atores possam exercitar a dinâmica e colocar em prática as técnicas que vem aprendendo dentro de sala de aula”, detalha o diretor.

Em meio às movimentações artísticas com agenda lotada em objetivo de comemorar duas décadas de trabalho, o Pequenas Leituras traz ao público um evento artístico com entrada gratuita e com a qualidade de eventos que acontecem nas grandes capitais.

 

Foto: Dilvulgação / Raíssa Lira



Jornal Correio Sul Fluminense - 07/03/2023 - Página 05

'Pequenas Leituras'
Estudarte estreia quinta temporada do projeto

Fotos: Dilvulgação/Raíssa Lira

ROBERTA CAULO

Neste mês de março o Grupo Cênico Estudarte completa vinte anos de existência. O grupo foi fundado precisamente no Dia Internacional do Teatro e a agenda da trupe está a todo vapor. Após encerrar a quarta temporada do Pequenas Leituras em janeiro e o sucesso de seu décimo festival de teatro, ocorrido em fevereiro, o Estudarte estreará a quinta temporada de seu projeto em casa nova. O endereço do evento agora será o restaurante do Logic Hotel, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, a partir das 20 horas. A entrada continuará gratuita e a plateia só paga o que consumir no local.

Para abrir a nova temporada, estarão em cena os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, esse último assinando a direção geral do evento artístico, que foi lançado em setembro de 2019 e conquistou o público por trazer algo pioneiro para a região Sul Fluminense.

"O trabalho cresceu de uma forma que não esperávamos quando o lançamos. Era um tipo de trabalho que ainda não havia sido feito aqui na região e o qual eu consumia muito no Rio de Janeiro. A questão é que conquistou o gosto do público e passamos a formar uma plateia maior do que a prevista durante o tempo", comemora Hallvys.

MAIS PERTO DO PÚBLICO

O evento consiste em leituras dramáticas de textos escritos para testes de atores em audiovisual, onde o elenco cria vozes e faz o trabalho de dublagem, levando a plateia a imaginar cada situação acontecendo na vida real. "Uma das ferramentas que o ator pode lançar mão e a voz. E ela contribui diretamente para a construção de cada personagem. É como nas antigas radionovelas, onde o público imaginava enquanto ouvia as cenas", explica o diretor.

E com o objetivo de deixar a noite ainda mais saborosa, o Logic Hotel ainda terá em seu restaurante, um cardápio que foi criado exclusivamente para os episódios do 'Pequenas leituras', com a assinatura do Chef André Nogal. "A plateia só paga pela consumação de bebidas e alimentos dentro do evento, que tem a entrada gratuita. E o André é um Chef de primeira linha. Temos certeza de que o público vai sair de lá com o paladar aguçado, torcendo para ter a próxima edição também por causa do cardápio", adianta Hallvys.

O evento continuará sendo trabalhado com três blocos de apresentação em cada episódio, com um total de trinta diálogos e quatro monólogos e lançando mão de muita diversão com reflexão para a plateia.




Jornal Diário do Vale - 08/03/2023 -
Lazer

‘Pequenas Leituras’ estreia quinta temporada nesta quinta-feira, 9
Evento acontece no Logic Hotel, em Volta Redonda a partir das 20h

Fotos: Dilvulgação/Raíssa Lira

Faltando poucos dias para a estreia da quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’, o Grupo Cênico Estudarte demonstra fôlego em administrar a acelerada agenda de suas produções culturais. A trupe completará vinte anos de existência no fim de março e, após o sucesso dos eventos apresentados em janeiro e fevereiro, abrirá a nova temporada em endereço inusitado: o Logic Hotel, no Aterrado, em Volta Redonda. O evento ocorrerá no dia 9 (quinta-feira), a partir das 20 horas, no restaurante do hotel e trará mais novidades. A entrada é gratuita e o público só paga a consumação no restaurante.

Como rodízio entre seus integrantes a cada episódio, a primeira noite da nova temporada terá a escalação dos atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, esse último responsável pela direção geral do evento também.

-A alteração do endereço parece que gerou ainda mais expectativa por parte da plateia. Para todos nós vem sendo uma novidade e até o conceito visual da publicidade é novo. Mas manteremos os ingredientes da diversão cênica que parece ter encantado o público e estimulou o crescimento na formação de plateia – inicia Hallvys, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção.

Um fato raro é Rodrigo estar em cena como ator. “Sempre que possível, estou no elenco de abertura ou encerramento de temporada. Mas como temos muitas frentes de produção e temos vários integrantes nas nossas oficinas de atores, procuro dar preferência em escalá-los. Assim todos podem exercitar de forma prática o que trabalhamos dentro das oficinas”, detalha o diretor.

Segundo a equipe de produção, o evento contará com trinta diálogos e quatro monólogos, seguindo a dinâmica estrutural do ‘Pequenas Leituras’. Os atores se revezam e criam vozes para as personagens em tempo real, trabalhando como acontece em estúdios de dublagem e criando uma atmosfera imaginária como ocorria com ouvintes nas antigas radionovelas.

-Eles recebem os roteiros apenas uma hora antes de entrar em cena. Então não há tempo para memorização. É trabalhada a voz, a criatividade e as projeções de forma mais improvisada. Já os roteiros, em sua maioria, apresentam situações cotidianas que de alguma forma fazem sempre a plateia se familiarizar com as referências. Daí vem as chuvas de gargalhadas ou as reações de surpresa – comemora o diretor.

CULINÁRIA

Já a alimentação estará em um cardápio exclusivo criado pelo Chef André Nogal para as noites do ‘Pequenas Leituras’. Nogal tem formação no exterior e é conhecido por sua alta gastronomia, hoje sendo responsável pelo sucesso de elogios quanto a tudo que é servido no restaurante do Logic Hotel, fazendo a noite criar um clima sensorial e emocional diferenciado.

SERVIÇO

Pequenas Leituras – 5ª Temporada – Primeiro episódio. Dia 9 de março (quinta-feira), às 20 horas.
Local: Logic Hotel (Avenida 17 de Julho, nº 95, Aterrado, Volta Redonda – RJ).
Elenco: Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys.
Realização: Grupo Cênico Estudarte.
Direção geral: Rodrigo Hallvys.
Foto: Divulgação/Raíssa Lira.
Produção: RH Soluções Artísticas.
Entrada:
gratuita.




Jornal A Voz da Cidade - 09/03/2023 -
Cidades

Quinta temporada do Pequenas Leituras inicia nesta quinta, dia 9,
em novo local em Volta Redonda
Evento acontece no Logic Hotel, em Volta Redonda a partir das 20h

Fotos: Dilvulgação/Raíssa Lira

FRANCIELE ALEIXO

Em meio às movimentações artísticas com objetivo de comemorar os vinte anos de sua fundação, o Grupo Estudarte está em contagem regressiva para iniciar a quinta temporada do Pequenas Leituras no dia 9 de março (quinta-feira), a partir das 20 horas, em novo endereço: O Logic Hotel, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Com entrada gratuita e a plateia paga apenas a consumação no local.

Após o sucesso do desfecho da quarta temporada e, ainda, o frisson causado pelo seu décimo festival de teatro, ocorridos respectivamente em janeiro e fevereiro deste ano, o Estudarte já vem mantendo a agenda a todo vapor entre as oficinas de atores que possui no Gacemss, os preparativos para o próximo festival e a quinta temporada do Pequenas Leituras, que acontece mensalmente.

O primeiro episódio da nova temporada terá em seu elenco os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys. Esse último, diretor geral do evento, que é produzido pela RH Soluções Artísticas.

-Quando olhamos para o lançamento do evento, em 2019, sempre ficamos com aquela sensação de satisfação plena, pois é algo despretensioso, mas como tem uma vertente até então inédita na região, parece ter conquistado a plateia. Dá gosto de ver como o público se envolve e o benefício que trouxe para os integrantes do Estudarte, pois tornou-se uma das partes práticas da nossa oficina de atores – comemora Hallvys.

Com sua dinâmica diferenciada, o Pequenas Leituras acontece nos moldes de eventos artísticos ocorridos nas grandes capitais, onde há leituras dramáticas e os atores criam vozes ao vivo para as personagens que precisam interpretar. “A diferença é que fazemos vários textos no mesmo episódio e o elenco não tem tempo hábil para estudar os textos. Os atores recebem os roteiros uma hora antes de entrar em cena, aquecem a voz e praticamente improvisam, usando as técnicas que trabalhamos durante a oficina”, detalha o diretor.

PALADAR

Para deixar o evento ainda mais saboroso, o paladar também é um sentido que fica apurado. O Chef André Nogal, responsável pela requintada alimentação do Logic Hotel, montou um cardápio especial para quem quiser consumir algo durante o evento. E tudo de primeira qualidade. “A consumação de alimentos e bebidas é a única coisa cobrada no evento, que tem a entrada gratuita. O André criou um cardápio de dar água na boca e adianto que é algo que tende a todo mundo gostar”, comenta Hallvys, fazendo um leve suspense.


Uma noite com trinta diálogos e quatro monólogos para arrancar gargalhadas da plateia, agora no Aterrado.

SERVIÇO

Pequenas Leituras – 5ª Temporada – Primeiro episódio. Dia 9 de março (quinta-feira), às 20 horas. Local: Logic Hotel (Avenida 17 de Julho, nº 95, Aterrado, Volta Redonda – RJ). Elenco: Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Foto: Divulgação/Raíssa Lira. Produção: RH Soluções Artísticas. Entrada: gratuita. Redes: @grupoestudarte .



Jornal Correio Sul Fluminense - 21/04/2023 -
Região do Vale

VR sediará jornada cultural da FALERJ
Evento acontece no Logic Hotel, em Volta Redonda a partir das 20h
 

ANA LUIZA ROSSI

A Academia Volta-Redondense de Letras (AVL) sediará a XVII Jornada Cultural da Federação de Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro (FALERJ). O evento será no dia 29, das 09h às 16h, no Teatro Gacemss II, em Volta Redonda e reunirá outras instituições do estado.

É a primeira jornada cultural do ano, que seguirá os moldes promovidos pela FALERJ, com uma programação focada na produção regional que envolverá os convidados em palestras, debates, intervenções artísticas, além de publicações autorais de membros da academia.

"Receber a Jornada Cultural da FALERJ é uma grande honra, pois nos permitirá receber acadêmicos de todo o estado, possibilitando uma discussão não só sobre literatura, mas também sobre o papel das academias" explica o presidente da AVL, José Huguenin.

No evento também haverá uma apresentação teatral estrelada pela Companhia Arte em Cena, sob a direção de Stael Oliveira e uma edição especial do 'Pequenas Leituras' do grupo cênico Estudarte com os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys.

"Sou membro da AVL desde 2021. Ver a Academia sediando essa jornada cultural para todo o estado me orgulha demais. Quando recebemos convite para o Estudarte fazer uma edição especial do 'Pequenas Leituras' dentro da FALERJ fiquei emocionado e só consegui agradecer" comenta o diretor do Estudarte, Rodrigo Hallvys.

Outro evento

A Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil realizará no sábado (22) uma cerimônia de posse de talentos notáveis. A solenidade acontecerá às 14h na Câmara Municipal de Volta Redonda e terá a participação de bandas musicais, cantores e poetas para as festividades.

Serão empossados escritores, poetas, jornalistas e artistas representantes dos estados das regiões Sudeste, Norte e Sul do país além do reencontro de acadêmicos efetivos.



Portal Olho Vivo - 24/04/2023 -
Geral

Academia Volta-redondense de Letras sedia Jornada Cultural da Falerj
Apresentações e intervenções artísticas, debates e mostras literárias, palestras e dinâmicas fazem parte do cronograma

Quando: Dia 29 de abril (sábado), das 9 às 16h, no Teatro Gacemss 2; o esquete “A Chaminé”, sob a direção de Stael Oliveira, da Companhia Arte em Cena, está na programação
 

CLÁUDIO ALCÂNTARA

A Academia Volta-redondense de letras sedia, no dia 29 de abril, sábado, a XVII Jornada Cultural da Falerj (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro). O evento acontecerá no Teatro Gacemss 2, das 9 às 16h, e contará com a participação de instituições literárias do estado.

No cronograma estarão apresentações e intervenções artísticas, debates e mostras literárias, palestras e dinâmicas comprovando, segundo o presidente da AVL, José Huguenin, “a pluralidade cultural promovida pela AVL, que foi fundada em 2005 e nos últimos anos vem intensificando ainda mais suas ações literárias”. Como exemplo ele cita o projeto Poesia & Ponto, lançado em parceria com a Secretaria de Cultura de Volta Redonda e que chegará em breve com sua segunda fase, estampando mais poemas nos pontos de ônibus espalhados pela cidade.

Para Huguenin, o fato de a primeira edição da Jornada Cultural da Falerj em 2023 acontecer em Volta Redonda é motivo de alegria e contentamento.

- Receber a Jornada Cultural é uma grande honra, pois nos permitirá receber acadêmicos de todo o estado, possibilitando uma discussão não só sobre literatura, mas também sobre o papel das academias.

Talentos literários e artísticos - Uma edição especial do Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte, será apresentada à tarde

Criada em 2018, a jornada cultural da Falerj teve sua primeira edição promovida em Campos dos Goytacazes, pela ACL (Academia Campista de Letras) e a mais recente ocorreu em novembro de 2022, em Petrópolis. Agora, em abril de 2023, caberá à AVL dar prosseguimento, seguindo os moldes promovidos pela Jornada Cultural, que também contará com café da manhã (assinado pela MS Café) e a presença da presidente da Falerj, Márcia Pessanha.

- A programação está muito focada na produção regional e mostrará talentos literários e artísticos de Volta Redonda, como apresentações teatrais e literárias. Acredito que a discussão em torno do Polo Regional do Vale do Café, o primeiro da Falerj, trará temas de muita relevância para a literatura da cidade, portanto, tem amplo interesse de escritores e amantes da literatura em geral - explica Huguenin.

O evento também contará com uma instalação interativa, expondo obras publicadas por integrantes da AVL na galeria de artes do Gacemss, além de uma apresentação do esquete “A Chaminé”, com os atores Bia Bastos, Caio César, Gustavo Aquino, Igor Andrade, Marcela Vieira e Milena Barbosa, sob a direção de Stael Oliveira, da Companhia Arte em Cena. No período vespertino, uma edição especial do Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte, tendo escalados os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção da edição de leituras dramáticas.

 



Jornal Ponto - 26/04/2023 -
Cultura & Artes

Academia Volta-redondense de letras receberá a XVIII Jornada Cultural da FALERJ

 

RAFAEL MOURA

Trabalhando a todo vapor para receber membros de diversas instituições literárias de todo o estado, a Academia Volta-redondense de Letras prepara, para o próximo sábado (29), no Teatro Gacemss 2, a XVII Jornada Cultural da FALERJ (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro). É a primeira edição da jornada a acontecer em Volta Redonda e o evento acontecerá das 9 às 16 horas, consolidando ainda mais os trabalhos que vêm sendo promovidos pela AVL, que está completando dezoito anos de fundação.

Com projetos que vem sendo sucesso no mundo literário, como ‘Poesia de aço’ (em parceria com o Teatro Gacemss), ‘Literatura de Volta Redonda’ e o popular ‘Poesia & ponto’, ambos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com esse último chegando a sua segunda edição, com edital aberto para inscrições para análise de novos textos a serem estampados nos pontos de ônibus da cidade, a AVL abrirá o evento com um café da manhã que será assinado por Marcelo Saviolo, da MS Café, seguido de diversos momentos culturais na data.

-A programação está muito focada na produção regional e mostrará talentos literários e artísticos de Volta Redonda, como apresentações teatrais e literárias. Acredito que a discussão em torno do Polo Regional do Vale do Café, o primeiro da FALERJ, trará temas de muita relevância para literatura da cidade e, portanto, tem amplo interesse de escritores e amantes da literatura em geral – explica o presidente da AVL, José Huguenin, que estará no palco assim como outros membros da AVL, Débora Corsi, Flávia Souza Lima, Raquel Leal, e membros de outras academias, como Sebastião Deister (Paty do Alferes), Saulo Soares (Piraí), Gustavo Abruzzini (Valença), Márcia Pessanha (AFL) e Sheila Mares-Guia (Vassouras)

Criada em 2018, a FALERJ promove edições de sua jornada cultural percorrendo cidades de todo o estado do Rio de Janeiro, tendo sua primeira data ocorrida no mesmo ano em Campos dos Goytacazes e a mais recente em Petrópolis, em novembro de 2022.

Márcia Pessanha, presidente da FALERJ, também já confirmou presença e a edição trará em sua pauta debates e reflexões sobre diversas produções literárias que se destacaram no estado e os trabalhos promovidos pela AVL estarão em núcleo dos assuntos também.

Já as intervenções artísticas ficarão por conta de duas das companhias de teatro mais antigas na cidade, as quais seus diretores também são membros da AVL. Na parte manhã estarão em cena atores Bia Bastos, Caio César, Gustavo Aquino, Igor Andrade, Marcela Vieira e Milena Barbosa, da Companhia Arte em Cena, estarão apresentando o esquete ‘A Chaminé”, sob direção de Stael de Oliveira. Já após o almoço, entra no palco alguns integrantes do Grupo Cênico Estudarte, fazendo uma edição especial do popular projeto ‘Pequenas Leituras’, com os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção das leituras dramática



Jornal A Voz da Cidade - 27/04/2023 -
Cultura

XVII jornada cultural Falerj acontecerá em Volta Redonda

 

FRANCIELE ALEIXO

Sediada pela Academia Volta-redondense de Letras, a XVII Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro acontecerá no próximo sábado, 29 de abril, das 9 às 16 horas, no Teatro Gacemss 2, reunindo diversas academias de letras do estado.

O evento, que foi lançado em 2018 com sua primeira edição acontecendo em Campos dos Goytacazes, viaja por municípios possibilitando integração entre as instituições literárias e criando oportunidades para que as vivências culturais sejam compartilhadas entre os diversos municípios.

Para o cronograma promovido pela AVL, haverá um café da manhã que leva a assinatura de Marcelo Saviolo, da MS Café, inserido na galeria de artes do Gacemss, em meio à uma instalação que contará com diversas obras já publicadas pelos membros da academia. Logo após, palestras, intervenções artísticas, debates e mostras literárias seguirão em dinâmicas que originárias de atividades já promovidas pela AVL durante seus dezoito anos de existência.

– Receber a Jornada Cultural da FALERJ é uma grande honra, pois nos permitirá receber acadêmicos de todo o estado, possibilitando uma discussão não só sobre literatura, mas também sobre o papel das academias”, destaca José Huguenin, presidente da Academia Volta-redondense de letras, em meio a sorriso aberto.

Segundo Huguenin, os avanços da AVL vêm tocando pontos distintos da cidade, promovendo e alcançando objetivos literários da academia. Um deles é o projeto ‘Poesia & Ponto’, lançado em 2022 junto à Secretaria Municipal de Cultura, onde pontos de ônibus de Volta Redonda recebem cartazes com poesias escritas por escritores da própria cidade. Agora, o projeto chega a uma nova fase e está com edital aberto para inscrição de novos poemas. O edital pode ser adquirido no site da AVL, exposto ao fim desta matéria.

Márcia Pessanha, presidente da FALERJ, já confirmou presença na edição que ocorrerá em Volta Redonda e o evento contará, também, com duas apresentações cênicas. Na parte da manhã, a Companhia Arte em Cena, sob direção de Stael Oliveira, apresentará o esquete ‘A Chaminé’, trazendo em seu elenco Bia Bastos, Caio César, Gustavo Aquino, Igor Andrade, Marcela Vieira e Milena Barbosa.

Já no período da tarde, o Grupo Cênico Estudarte trará os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, esse último assinando também a direção, em uma edição especial do ‘Pequenas Leituras’, projeto lançado em setembro de 2019 que conquistou o gosto da população e já se encontra na quinta temporada.

-Sou membro da AVL desde 2021 e quando recebemos o convite para fazermos esta edição especial do ‘Pequenas Leituras’ nos sentimos honrados. É uma vertente das artes cênicas que trouxemos para a cidade e funcionou de uma forma ímpar. Receber um convite para que o projeto esteja inserido na Jornada Cultural nos traz ainda mais sensação de que o trabalho está em um caminho construtivo – comemora Rodrigo Hallvys.

Mais informações sobre os trabalhos da Academia Volta-redondense de letras podem ser obtidos no site www.avl.org.br



O FUXICO TV - 27/04/2023 -
Geral

Atores do Estudarte e do Arte Em Cena participam da XVII Jornada Cultural da FALERJ

 

O mês de abril de 2023 se finaliza trazendo a XVII Jornada Cultural da FALERJ ao palco do Teatro Gacemss 2, no sábado (29), das 9 às 16 horas. A Academia Volta-redondense de Letras será a anfitriã da edição e prepara uma sequência de atividades culturais para o público presente.

Dentre as atividades estarão a abertura com um café da manhã cultural e interativo, com o cardápio assinado por Marcelo Saviolo, da MS Café, além de debates e palestras diversos que contarão com nomes da AVL como Débora Corsi, Flávia Souza Lima, Raquel Leal, e membros de outras academias, como Sebastião Deister (Paty do Alferes), Saulo Soares (Piraí), Gustavo Abruzzini (Valença), Márcia Pessanha (AFL) e Sheila Mares-Guia (Vassouras), além do próprio presidente da Academia Volta-redondense de Letras, José Huguenin.

Criada em 2018, a FALERJ promove edições de sua jornada cultural percorrendo cidades de todo o estado do Rio de Janeiro, tendo sua primeira data ocorrida no mesmo ano em Campos dos Goytacazes e a mais recente em Petrópolis, em novembro de 2022. Márcia Pessanha, presidente da FALERJ, também já confirmou presença e a edição trará em sua pauta debates e reflexões sobre diversas produções literárias que se destacaram no estado e os trabalhos promovidos pela AVL estarão em núcleo dos assuntos também.

Já na parte cênica estarão dois momentos dirigidos por membros da AVL que são profissionais de teatro. Na parte manhã estarão em cena atores Bia Bastos, Caio César, Gustavo Aquino, Igor Andrade, Marcela Vieira e Milena Barbosa, da Companhia Arte em Cena, estarão apresentando o esquete ‘A Chaminé”, sob direção de Stael de Oliveira. Já após o almoço, entra no palco alguns integrantes do Grupo Cênico Estudarte, fazendo uma edição especial do popular projeto ‘Pequenas Leituras’, com os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção das leituras dramáticas.



Jornal Correio Sul Fluminense - 05/05/2023 -
Região do Vale

Instalação artística pode ser conferida no Espaço Cultural Gacemss

ROBERTA CAULO

Livros flutuando pelas paredes. Literatura flutuando perante a presença do leitor. Assim é o visual da instalação 'Páginas flutuantes - uma mostra da biblioteca da AVL', que abriu a XVII Jornada Cultural da FALERJ (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro) no último dia 29 e seguirá aberta para visitação até segunda feira, dia 8 de maio, das 13 às 18 horas, no Espaço Cultural Gacemss, com entrada gratuita.

Composta por obras escritas por membros da Academia Volta-redondense de Letras, 'Páginas flutuantes' teve ideia original da acadêmica Ana Malfacini, que é Doutora em Letras no objetivo de causar intervenção visual para a abertura da jornada cultural. A montagem da instalação é assinada pelo acadêmico Rodrigo Hallvys, ator e diretor, com curadoria do presidente da AVL, José Huguenin, Doutor em física.

O projeto, além do visual artístico, traz a público a possibilidade de conhecer parte do acervo da Biblioteca Jornalista Vicente Melo, que pertence à Academia Volta-redondense de letras, e recebeu o nome em homenagem póstuma ao membro que foi presente da AVL, o qual é lembrado com muito apreço.



Gazeta Sul Fluminense - 07/05/2023 -
Destaque

Estudarte apresenta mais um episódio do ‘Pequenas Leituras’ em Volta Redonda



No ano que o Grupo Cênico Estudarte comemora seus vinte anos de existência, a trupe está em pura alegria.

Com sucesso crescente de todos os seus projetos, o caminhar da quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’ vem conquistando tal projeção que o grupo fez participação especial na XVII Jornada Cultural da FALERJ (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro) e já recebeu convite para mais um evento estadual.

Enquanto isso, o terceiro episódio da atual temporada está marcado para vir a público no dia 11, quinta-feira, a partir das 20 horas, no Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda, com entrada franca. O público só paga a consumação.

Para o próximo episódio, foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic, que terão o desafio de criarem vozes para trinta e quatro pequenos textos, em rodízio entre si, levando o público às gargalhadas e reflexões.

O elenco será formado dessa vez apenas por integrantes que ingressaram em 2023 na oficina de atores que o Estudarte possui no Gacemss. -É um desafio e uma preparação para eles, que precisam exercitar perante o público tudo o que vêm aprendendo nas oficinas.

Já a plateia cai na gargalhada e se surpreende enquanto está comendo e bebendo no restaurante do hotel. É um aglomerado de oportunidades de exercícios práticos que nossos atores passam a ter para se desenvolver a partir de toda essa experiência – comenta Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e que criou tal mistura de dinâmicas no Sul Fluminense em 2019.

Hallvys ainda afirma que o projeto foi criado de forma despretensiosa, tomando proporção que não era imaginada em sua criação. “Lançamos em setembro de 2019 e não passava em nossa cabeça que chegaríamos a uma quinta temporada. Muito menos que faria o sucesso que está fazendo. As pessoas saindo de casa em plena noite de quinta-feira para nos assistir de forma tão fiel”, comemora Hallvys, comemorando o fato de o projeto já estar com renovação para a sexta temporada, que começará no próximo semestre.

SERVIÇO

Pequenas Leituras – 5ª temporada – terceiro episódio. Data: 11 de maio, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel (Av. 17 de Julho, nº 95, Aterrado, Volta Redonda). Direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Foto: Divulgação. Rede social: @grupoestudarte

 



Tribuna Carioca - 09/05/2023 -
Eventos

Miss Nina Souza e Rodrigo Hallvys marcam presença no
Conversas Literárias, no Shopping Park Sul
Foto: Arquivo

 


O espaço Vírgula Hub foi cenário de uma edição do 'Conversas Literárias', promovido por Michelle Félix, no Shopping Park Sul, no último domingo, reunindo diversos nomes de peso do meio literário.

Escritores, poetas, artistas e agentes literários estiveram no espaço e compartilharam uma gama de informações e reflexões sobre literatura, arte e cultura dentro de suas experiências de vida, levantando temas de alta relevância perante a plateia, que chegou a se emocionar em diversos momentos.

Com mediações feitas por Andressa Costa, Mariana Chio e a Miss Nina Souza, temas como a presença das mulheres no mundo literário, publicações de livros e histórias em quadrinhos, a introdução ao mundo da escrita e literatura infantil trouxe um levantar de clímax da maior qualidade, possibilitando análises de realidades e os desafios de negociações e diferenças entre editoras de grande porte e independentes.

Um exemplo foi o ator Rodrigo Hallvys, que contou sobre sua trajetória no mundo das artes através da literatura. Segundo o artista, seu contato começou através de Histórias em Quadrinhos alguns anos de ter oportunidade de experimentar as artes cênicas, ainda na infância. Hoje, com quatro livros publicados e incentivando outros escritores a serem independentes, ele transformou sua produtora, a RH Soluções Artísticas, em editora também, possibilitando que outros escritores espalhados pelo país também possam se ingressar no universo literário, publicando obras de grande qualidade.

-Quando encontramos fórmulas e começamos a ter espaços, é válido que possamos abrir caminhos e possibilitemos que outros também possam ser felizes. Não adianta sermos unicamente felizes, pois isso só traz isolamento. Se todas as pessoas forem felizes e se realizarem, o mundo ficaria muito mais leve e apaziguador. As pessoas não viveriam tantos conflitos - dispara, Hallvys, que em determinado momento levou a produtora do evento, Michele Félix, às lágrimas. "Conheci Michele se empenhando a energia que tem para promover trabalhos independentes. Todos nós temos desafios a encarar. E a vejo trabalhando em prol de uma rede que traz diversos benefícios à população através da literatura. Dá muito gosto em ver!", elogia.

O evento ainda contou com os atores e escritores Mônica Melanie e Albinno Oliveira Grecco, que assim como Hallvys, tiveram livros indicados a prêmios. Grecco, por exemplo, recebeu o prêmio Olho Vivo de Livro 2022 por Versos Ferinos 2.

Também estiveram nas mesas de conversas personalidades como Shery Duque, Priscila Messias, Amanda Arbex, Luciana de Paula, Priscila Gonçalves, o editor Daniel Miranda, a agente literária carioca Karina Alfredo, as poetisas Renata Orlandi e Eduarda Vaz, além integrantes da Academia Volta-redondense de Letras como Lee Brasil, Camila Cabral e Raquel Leal, dentre outros. O músico Gustavo Dias e a empresária Melissa Barretti, ambos de Penedo, e o administrador Diego Machado também estiveram presentes no evento.

A tarde leva a assinatura do "Conexões Literárias", movimento que completou cinco anos de dedicação à área de literatura no Sul Fluminense.


Gazeta Sul Fluminense - 09/05/2023 - Evento

Conversas Literárias reúne diversos nomes da arte e literatura no fim de semana
Foto: Diego Machado

No último domingo, o espaço Vírgula Hub sediou o evento "Conversas Literárias", realizado pela produtora Michelle Félix, do Conexões Literárias, no Shopping Park Sul. O evento, que foi recheado de rodas de conversas, levantou diversos pontos de reflexões e contou com a presença de diversas personalidades da área de literatura, arte e mídia, como a Miss Nina Souza, os editores Daniel Miranda e Karina Alfredo, escritores como Mônica Melanie, Priscila Messias, Shery Duque, Albinno Oliveira Grecco e Eduarda Vaz, entre outros. Membros da Academia Volta-redondense de Letras também marcaram presença, como a Doutora em Educação Camila Cabral, junto com as professoras e poetisas Lee Brasil e Raquel Leal, além do ator e escritor Rodrigo Hallvys, que em mesas distintas, abordaram suas experiências e perspectivas sobre o mundo literário.

O público pôde se emocionar e ter acesso às histórias de vida contadas por cada participante das mesas, que contaram como entraram para o mundo literário e o aprendizado que o mesmo trouxe em suas carreiras, aproximando e esclarecendo ao público os benefícios do contato com a leitura e a escrita na vida de um ser humano. As mesas tiveram mediação de nomes como Andressa Costa, Mariana Chio e Nina Souza, que transitaram entre a presença da mulher na produção poética, na publicação de livros infantis e a perspectiva de agentes literários, proporcionando à plateia, esclarecimentos sobre diversos caminhos percorridos para publicações obras literárias.

Outro ponto chave e interessante do evento foi a distribuição de temas trazidos por Michele Félix ao público em sua produção. Em um dos momentos havia Shery Duque, Priscila Messias e Mônica Melanie conversando sobre literatura infantil, possibilitando uma reflexão sobre a importância e o benefício da introdução ao consumo literário na vida das crianças. Em outra mesa, ocorrida mais cedo, nomes de peso promoviam à plateia as vivências de publicações literárias, em uma conversa envolvendo os escritores Albinno Oliveira Grecco, Luciana de Paula, Amanda Arbex e Priscila Gonçalves.

Uma mesa apenas com mulheres abordava as realidades de poetisas, reunindo nomes como a multifacetada Renata Orlandi, Raquel Leal, Lee Brasil, Camila Cabral, Letícia Felizona Paula Conrado e Eduarda Vaz, essa tendo lançado sua obra um dia antes, no Premium Café.

O ator Rodrigo Hallvys compartilhou com a plateia sua trajetória de vida, contando ao público presente sobre os motivos os quais o fizeram lançar seus quatro livros, transformando sua empresa RH Soluções Artísticas também em editora de livros e lançando outros escritores, como os já citados Mônica Melanie e Albinno Oliveira Grecco.



Portal Olho Vivo - 09/05/2023 -
Cena alternativa

Estudarte apresenta 3º episódio da 5ª temporada do Pequenas Leituras
Leituras dramatizadas serão apresentadas no dia 11 de maio (quinta-feira), às 20h, no Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda
 

CLÁUDIO ALCÂNTARA

O terceiro episódio da quinta temporada do Pequenas Leituras será apresentado no dia 11 de maio (quinta-feira), às 20h, no Logic Hotel Aterrado, com entrada franca. O público só paga a consumação. Seguindo a ideia de rodízio de integrantes, foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic, que receberão os roteiros uma hora antes de entrar em cena e trarão ao público suas criatividades vocais. A realização é do Grupo Cênico Estudarte com produção da RH Soluções Artísticas.

- O que era um projeto despretensioso, trazendo a prática de leituras dramatizadas para o interior em 2019, tomou uma proporção muito maior do que se esperava. Criamos um público cativo para o evento, que chegou à sua quinta temporada em novo endereço para comportar o número crescente de plateia - diz Rodrigo Hallvys, diretor do elenco.

O projeto passou a ser parte integrante da oficina de atores do Estudarte. A partir da terceira temporada os atores passaram a fazer as leituras se movimentando entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. Agora, em novo espaço, o grupo transita de uma forma maior e tais alterações, de acordo com Hallvys, fizeram com que as noites do evento atraíssem a presença de artistas e empresários para a plateia.

- Já estávamos com três turmas no Gacemss e acabamos de abrir matrícula para a quarta, isso é a oportunidade para todos eles terem preparo nas aulas e se apresentarem assim, exercitando o que aprendem, antes de subirem ao palco para os espetáculos e festivais que produzimos - explica

Segundo Hallvys, a sobrevivência do evento mensal demonstra a consistência do trabalho.

- Não havia algo do tipo na região até então. Isso chamou atenção do público, que foi se formando rapidamente, mesmo sendo apresentações em dia de semana. Sobrevivemos ao isolamento social e parece que as pessoas não enjoaram, já que estamos na quinta temporada e já renovamos para a sexta, que iniciará em agosto


Como é a dinâmica

A dinâmica é simples. A cada folha dos blocos de roteiros os atores precisam trocar de personagens e, com isso, propor novas vozes ao público, fazendo com que todos exercitem ao máximo o que aprendem nas aulas.

- A voz é um dos instrumentos do ator e a ideia é que eles tenham consciência técnica de como exercitá-la na construção de várias personagens e comportamentos que são apresentados nos textos. Acaba empolgando a plateia, porque é sempre uma surpresa. E o próprio elenco se empolga. Creio que isso seja parte do que desperta tanto o amor do público por esse trabalho e o interesse dos locais que nos procuram pedindo para levarmos trabalhos do Estudarte para seus espaços.

Um novo cardápio será preparado para a noite no restaurante do Logic Hotel, especialmente para o Pequenas Leituras, e o público pode comer e beber enquanto se surpreende e assiste às apresentações.

- É o primeiro restaurante de hotel da região a fazer tal trabalho, em um local acessível, causando mais um diferencial que favorece a todos, tanto os artistas quanto o público, além do próprio espaço.

Pequenas Leituras - 5ª temporada - 3º episódio. Data: 11 de maio (quinta-feira), a partir das 20h. Local: Logic Hotel (Avenida 17 de Julho, 95, Aterrado, Volta Redonda). Direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Rede social: @grupoestudarte .



Circuito Sul Fluminense - 11/05/2023 -
Eventos

Logic Hotel sedia mais um episódio do 'Pequenas Leituras'



Com sucesso contínuo e inquestionável, o projeto artístico ‘Pequenas Leituras’ traz ao público seu terceiro episódio da quinta temporada hoje, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda. Com entrada gratuita e o público só paga o que consumir do cardápio.

Para a apresentação do novo episódio foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic, que precisarão criar vozes diferentes para trinta e quatro pequenos roteiros, enquanto fazem o público gargalhar e refletir em meio a um rodízio do próprio elenco, que faz parte da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss.

-Eles recebem os roteiros apenas uma hora antes para apresentação nesse projeto. São desafiados a trabalhar criatividade, consciência cênica, administrar deslocamento dentro do espaço no qual estão se apresentando e, claro, projetar suas vozes. Enquanto isso a plateia se diverte assistindo e pensando sobre os diversos temas cotidianos que abordamos – explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e que criou tal mistura de dinâmicas no Sul Fluminense em 2019.

O diretor comemora o sucesso do grupo, que completou vinte anos de existência em março, tem feito diversos trabalhos distintos e já teve renovação para a sexta temporada do ‘Pequenas Leituras’, que iniciará em agosto. “Lançamos o trabalho em 2019 dentro de um formato pioneiro aqui no Sul Fluminense. Não esperávamos que cresceria e começaria a formar uma plateia de fãs, que estão acompanhando os episódios. Isso nos dá ainda mais vontade para fazermos o trabalho acontecer. Creio que a simplicidade do projeto seja exatamente um dos ingredientes que acaba encantando a todos”, comemora.

SERVIÇO
Pequenas Leituras – 5ª temporada – terceiro episódio. Data: 11 de maio, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel (Av. 17 de Julho, nº 95, Aterrado, Volta Redonda). Direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gustavo Rabello, Júlia Werly, Luca Dias e Sarah Vic. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Foto: Divulgação. Rede social: @grupoestudarte

 



Gazeta Sul Fluminense - 08/06/2023 -
Eventos

Elenco do Estudarte encerra quinta temporada do 'Pequenas Leituras'



 


Que o tempo parece passar rápido não há sombra de dúvidas, mas para o Grupo Cênico Estudarte tal sensação tem sido vivida com intensidade. Após estrear sua quinta temporada em novo espaço em março, a trupe se prepara para despedir da temporada com grande estilo. O evento acontecerá no dia 15 de junho, a partir das 20 horas, no Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita.

O episódio, que excepcionalmente será apresentado na terceira semana do mês por causa do feriado de Corpus Christi, trará em sua escalação os atores Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna, que apresentarão um misto de textos novos entre diversos que já conquistaram o carinho do público.

Segundo o diretor geral do evento, Rodrigo Hallvys, os episódios vêm se encerrando trazendo um gostinho de "quero mais" e a sexta temporada já está confirmada para o segundo semestre.

-O 'Pequenas Leituras' deu certo em diversas formas. Ele funciona como um exercício prático da nossa Oficina de Atores, desafia os atores a construírem suas consciências cênicas, criarem vozes, exercitarem ritmos perante a grande gama de personagens e formou um público que o segue. Pelo fato de funcionar mensalmente, todos os integrantes passam por ele antes de subirem ao palco com nossos espetáculos em festivais. Isso traz ainda mais oportunidades de eles se testarem e perceberem onde precisam ter mais atenção - relata Hallvys, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa que produz o evento.
Dentre o rodízio de elenco, a multiplicidade de textos passa por momentos cômicos e outros mais tensos, criando diversas atmosferas cênicas para propor reflexões ao público presente. "São trinta e quatro textos. Deles, quatro são monólogos encabeçados por cada um dos atores escalados no episódio", detalha o diretor.

PRÓXIMA TEMPORADA

A sexta temporada já está confirmada para iniciar em agosto, trazendo ao público vários outros integrantes do grupo. "Sempre que possível nós escalamos um integrante experiente para capitanear os outros três em cada episódio. Mas como estamos com uma grande quantidade de integrantes novatos, nem sempre isso é possível, para dar tempo de todos serem escalados até a fase completa do nosso próximo festival, que acontecerá em fevereiro de 2024", adianta Rodrigo.

Enquanto isso, o público vai consumindo e se divertindo com as peripécias cênicas trazidas pelo 'Pequenas Leituras', e ainda saboreando o cardápio oferecido pelo restaurante do Logic Hotel, sendo sua consumação a única coisa cobrada no evento.

FICHA TÉCNICA

Pequenas Leituras – 5ª temporada
– último episódio. Dia 15 de junho de 2023, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Elenco: Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação / Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.




Circuito Sul Fluminense - 09/06/2023 -
Geral

Quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’ encerra no dia 15 de junho



Comemorando o sucesso de mais uma temporada do 'Pequenas Leituras', o Grupo Cênico Estudarte apresentará seu novo episódio no dia 15 de junho, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda, com entrada gratuita. A produção é da RH Soluções Artísticas.

Com direção geral de Rodrigo Hallvys, o episódio será composto pelo elenco formado pelos atores Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna, que farão rodízio individualmente e em duplas para as leituras dramáticas dos roteiros escolhidos para esse último episódio da quinta temporada.

-Teremos alguns textos inéditos misturados a vários já amados pelo público - comenta Rodrigo, adiantando que a sexta temporada já está garantida para iniciar em agosto.

AGENDA CHEIA

O Estudarte completou vinte anos de fundação em março e seu já conhecido festival terá a décima primeira edição em duas fases: dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

-O 'Pequenas Leituras' também acaba funcionando como uma espécie de estágio, onde a cada episódio nós vamos escalando os atores para que eles se preparem gradativamente ao ritmo do palco. Desenvolvendo vozes, olhares, compreensões e consciências cênicas - relata o diretor.

Enquanto o festival ainda está em preparação nos bastidores, o 'Pequenas Leituras' segue fazendo também seu sucesso como um trabalho precursor na região Sul Fluminense. De acordo com Hallvys, o hábito de consumo de leituras dramáticas não era algo frequente na região, e desde 2019, quando o projeto foi lançado, isso mudou. "Não ouvia-se falar em leituras dramáticas. Inserimos o trabalho mensalmente, de forma despretensiosa. Tomou uma dimensão que não esperávamos. Além de preparar os atores, gera material comprobatório para a profissionalização dos mesmos. Oportunidade de aprendizado teórico e prático, analítico e artístico ao mesmo tempo", finaliza.
 


FICHA TÉCNICA

Pequenas Leituras – 5ª temporada
último episódio. Dia 15 de junho de 2023, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Elenco: Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação / Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.


Tribuna Carioca - 10/06/2023 -
Entretenimento

Quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’ encerra no dia 15 de junho
Um projeto que conquistou o público no sul do estado do Rio de Janeiro. O "Pequenas Leituras", lançado em 2019 pelo Grupo Cênico Estudarte, encerra sua quinta temporada com um episódio que contará com os atores Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. A apresentação será no dia 15 de junho, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, em Volta Redonda. A entrada será gratuita e o público só paga o que consumir do cardápio gastronômico.

Serão trinta e quatro pequenos textos, sendo quatro deles monólogos e o restante uma mesclagem entre roteiros já consagrados no evento e outros inéditos, preparados para estrear exatamente no episódio de encerramento da temporada.

-É um projeto de leitura dramática com um formato prático, utilizando textos de curta duração, possibilitando rodízio entre os integrantes do Estudarte que frequentam nossas Oficinas de Atores no Teatro Gacemss. A cada episódio quatro membros são escalados para fazerem as leituras criando vozes para as personagens e levam o público a gargalhadas homéricas - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do elenco, comemorando o sucesso do trabalho.

Em março deste ano o Estudarte completou vinte anos de fundação e a trupe tem em seu currículo pequenas turnês, moção de congratulações, prêmios e turnês. Além de uma legião de público e investidores que acompanha o trabalho do grupo, o qual também já produziu dez festivais de teatro.

TEATRO E GASTRONOMIA

Enquanto assiste o trabalho de leituras dramáticas, a plateia tem a oportunidade de consumir os pratos do restaurante do Logic Hotel, sede da atual temporada do "Pequenas Leituras". Vão desde lanches a refeições da alta gastronomia, elaborados de forma artesanal.

-É uma outra característica que o evento vem apresentando na quinta temporada. A parceria com o Logic Hotel possibilitou uma nova dinâmica de espaço cênico e um cardápio diferente do que a plateia costuma ver no cotidiano. Ao mesmo tempo de ser acessível e aguçar o olfato e o paladar enquanto se divertem com as apresentações do elenco - detalha Hallvys, adiantando que a sexta temporada do 'Pequenas Leituras' já está confirmada e terá início em agosto.

FICHA TÉCNICA

Pequenas Leituras – 5ª temporada
último episódio. Dia 15 de junho de 2023, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Elenco: Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação / Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.





Jornal Ponto - 11/06/2023 -
Cultura & Artes

Estudarte encerra temporada de ‘Pequenas Leituras’ no próximo dia 15 em Volta Redonda



 

RAFAEL MOURA

O Grupo Cênico Estudarte volta à cena para encerrar a quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’. O episódio de finalização acontecerá no próximo dia 15 de junho, a partir das 20 horas, e o público poderá conferir os atores Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna no restaurante do Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda. A entrada será gratuita e a plateia só pagará o que consumir no local.

Sob direção geral de Rodrigo Hallvys, com produção da RH Soluções Artísticas, a citada escalação do elenco estará em cena para fazer leituras dramáticas de diversos textos inéditos mesclados com textos já conhecidos pela plateia, totalizando trinta e quatro textos em uma noite que promete muitas gargalhadas.

-Estamos encerrando mais uma temporada, com a próxima confirmada para iniciar em agosto. O modelo de trinta diálogos e quatro monólogos funcionou bem e as novidades sempre ficam por conta da dinâmica entre os atores escalados, das vozes que eles criam de forma improvisada e, claro, de alguns novos textos. – comemora Hallvys.

A noite é construída com três blocos de apresentações, separados por pequenos intervalos para que o elenco possa se recompor. “Como a cada cena os atores precisam criar uma voz diferente, o intervalo é utilizado para que eles possam se hidratar e descansar as pregas vocais por alguns minutos, enquanto recebem carinho do público, que também aproveita para fazer os pedidos do cardápio no restaurante.

Os quatro integrantes são recém chegados no Estudarte, tendo dois deles com experiência em outros grupos sob direção de outros profissionais. Para Rodrigo, todo mundo contribui de alguma forma para que as cenas aconteçam de forma harmônica.

-Os rapazes são da turma de iniciantes, da nossa Oficina de Atores no Gacemss. Já as meninas são da turma de experientes. Essa mistura tem possibilitado diversos nivelamentos e trocas de experiências, uns dando suporte a outros. Assim todos crescem juntos enquanto saboreiam o que estão fazendo em cena – garante o diretor.

Criado em 2019, o ‘Pequenas Leituras’ conquistou e formou público fiel, sobrevivendo ao isolamento social trazido pela pandemia causada pelo coronavírus e retornando para terceira temporada em janeiro do ano passado. Agora, o Estudarte, que possui mais de trinta integrantes em seu elenco, encerra a sua quinta temporada, comemorando o sucesso que consolidou o projeto. Uma boa pedida para quem quer se divertir sem gastar muito dinheiro.


FICHA TÉCNICA

Pequenas Leituras – 5ª temporada
– último episódio. Dia 15 de junho de 2023, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Elenco: Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação / Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.




Jornal A Voz da Cidade - 14/06/2023 -
Cidades

Quinta temporada do ‘Pequenas Leituras’ chega ao fim com grande estilo
FRANCIELE ALEIXO

O mês de junho está com repleta movimentação cultural em Volta Redonda. Um dos eventos será o episódio de encerramento da quinta temporada do 'Pequenas Leituras', no dia 15 de junho, a partir das 20 horas, no restaurante do Logic Hotel, Aterrado. Na data estarão os atores Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna, membros da trupe, fazendo as leituras dramáticas dos textos. A entrada será gratuita e a plateia só pagará o que consumir no local.

Será a primeira vez que os quatro integrantes estarão trabalhando juntos em cena, fazendo rodízio as propostas cênicas e sob direção geral de Rodrigo Hallvys. Com produção da RH Soluções Artísticas, o time dará conta de trinta e quatro textos, que serão misturados entre inéditos e alguns já conhecidos da plateia.

-Finalização de temporada com um gostinho de quero mais. A mudança do evento para dentro do Logic Hotel trouxe uma nova dinâmica e parece ter empolgado ainda mais o público. Os ritmos tiveram um leque mais aberto e hoje contamos com mais de trinta integrantes no elenco, fazendo com que o rodízio de escalações fique ainda maior. - comemora Hallvys, adiantando que a sexta temporada já está confirmada para iniciar em agosto.

O episódio funciona com apresentação de três blocos de cenas. Cada bloco composto por mais de dez textos que vão da comédia ao drama, alterando personagens e, por consequência, exigindo que os atores criem vozes que se baseiam em faixas etárias, gêneros, temperamentos e estilos dramatúrgicos. E o desafio não para por aí. Os atores recebem os textos apenas uma hora antes de entrarem em cena.

-Neste projeto em específico eles não podem memorizar. É o trabalho feito nas empresas de dublagem, onde os atores não levam os roteiros para casa. Então eles precisam trabalhar criatividade, improvisação e diversas técnicas que são aplicadas a eles dentro de nossas oficinas de atores - garante o diretor.

Lançado em setembro de 2019, o 'Pequenas Leituras' conseguiu se consolidar em um patamar interessante dentro do fluxo cultural, sobrevivendo à pandemia, mantendo público crescente e trazendo novidades a cada episódio. Tudo isso faz com que o evento não se torne facilmente enjoativo e, acima de tudo, com um custo-benefício válido para noites de quinta-feira.


FICHA TÉCNICA

Pequenas Leituras – 5ª temporada
último episódio. Dia 15 de junho de 2023, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado, Volta Redonda. Elenco: Gui Barbosa, João Cortezi, Lázara Mars e Nay Vianna. Direção: Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação / Maycon Lendel. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: gratuita.





Gazeta Sul Fluminense - 01/08/2023 -
Eventos

Sexta temporada do 'Pequenas leituras' será lançada no dia 10 de agosto
A fórmula que deu certo e conquistou a público retorna após um pequeno recesso. O elenco do Estudarte lançará o primeiro episódio da nova temporada do 'Pequenas Leituras' no dia 10 de agosto, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda. O evento leva a direção de Rodrigo Hallvys e tem entrada gratuita, com a plateia pagando apenas o que consumir do cardápio do local.

Dividido em três blocos de cena, o episódio traz um total de trinta e quatro pequenos roteiros, que são interpretados pelo elenco escalado para cada noite, que desta vez terá os atores Kaira Dankas, Lívian Helena e Nilton Renna, ao lado do próprio diretor, que costuma estar na escala para os episódios de abertura de cada temporada.

-Comecei a carreira de ator quando criança e com o passar do tempo foi me esquivando da função para me propor às outras que exerço dentro do teatro. Isso vem trazido uma cobrança que eu não esperava passar na vida. Então vez ou outra apareço em cena. Evito fazer tudo ao mesmo tempo, para não arriscar falhas - explica.

Os três integrantes que estarão em cena com Hallvys são de diferentes turmas da oficina de atores que o Estudarte possui no Teatro Gacemss, também em Volta Redonda e, segundo o diretor, a mesclagem proporciona possibilidades diferenciadas também. "Temos uma quantidade grande de atores e todos precisam participar do 'Pequenas leituras'. Então vez ou outra misturamos integrantes para criar desafios entre eles mesmos, pois cada turma tem seu próprio ritmo de construção, e eles enfrentam isso juntos em cena", orgulha-se Rodrigo.

Seguindo parte dos moldes consumidos nas grandes capitais, o evento é feito no formado de leitura dramática, onde o elenco funciona como ensaio e proporciona à plateia a atmosfera de ensaios, enquanto atores conduzem o público à cena por suas interpretações vocais, o que é o trabalho em estúdios de dublagem.

-O elenco exercita perante o público, causando uma apresentação dinâmica enquanto põe em prática o que aprende em nossas oficinas de atores. Por fim causa uma diversão para todo mundo que está presente. Até porque é desafiador, tendo em vista que cada ator recebe os blocos de roteiros faltando apenas uma hora antes de entrar em cena para o episódio. O que é parecido com o trabalhado de dubladores e diferente do que fazemos nos espetáculos de festivais, onde ensaiamos durante meses - explica Hallvys, que ainda detalha a surpresa do público quando percebe que já se passaram quase duas horas de apresentações e ninguém viu por estar se divertindo. "Sempre se espantam e ao mesmo tempo dizem que querem mais. Isso faz com que voltem para o episódio seguinte também".

Uma alternativa para quem quer consumir arte por um preço acessível e com muita diversão.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª temporada - 1° episódio - dia 10 de agosto, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Kaira Dankas, Lívian Helena, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys. Foto: Luca Dias / Pedro Antônio. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.


Tribuna Carioca - 03/08/2023 -
Entretenimento

Pequenas Leituras tem sua nova temporada marcada para 10 de agosto
  Os turistas que estiverem viajando pelo Sul Fluminense no dia 10 de agosto poderão assistir presencialmente o lançamento da sexta temporada do 'Pequenas leituras', com o grupo Estudarte. A trupe estará em cena a partir das 20 horas no Logic Hotel, em Volta Redonda e trará no episódio os atores Kaira Dankas, Lívian Helena e Nilton Renna, ao lado do próprio diretor geral, Rodrigo Hallvys, em um novo fôlego textual, segundo o próprio diretor, que raramente vem dando o ar da graça em cena.

-Tinha nove anos de idade quando comecei a experimentar atuação. Com o tempo fui assumindo outras funções dentro do teatro e diminuindo a presença nos palcos e em set de filmagens, o que acarretou em muita cobrança em cima disso. Então tento estar no elenco de lançamento de cada temporada sempre que é possível - explica.

Hallvys esclarece que prefere que os holofotes fiquem projetados nos trabalhos dos outros atores em cena e nos temas propostos em roteiros. "Eles fazem parte de nossas oficinas de atores no Teatro Gacemss. Alguns com mais experiência e outros mais novatos. É válido darmos atenção aos trabalhos deles, e claro, aos assuntos que propomos em cena. O Pequenas Leituras funciona como um exercício prático em frente ao público. Leitura dramática é uma ótima forma de eles irem se adaptando ao espaço cênico e lidando com a presença da plateia", detalha o diretor.

Seguindo parte dos moldes consumidos nas grandes capitais, o evento é feito no formado de leitura dramática, onde o elenco funciona como ensaio e proporciona à plateia a atmosfera de ensaios, enquanto atores conduzem o público à cena por suas interpretações vocais, o que é o trabalho em estúdios de dublagem.

-O elenco exercita perante o público, causando uma apresentação dinâmica enquanto põe em prática o que aprende em nossas oficinas de atores. Por fim causa uma diversão para todo mundo que está presente. Até porque é desafiador, tendo em vista que cada ator recebe os blocos de roteiros faltando apenas uma hora antes de entrar em cena para o episódio. O que é parecido com o trabalhado de dubladores e diferente do que fazemos nos espetáculos de festivais, onde ensaiamos durante meses - explica Hallvys, que ainda detalha a surpresa do público quando percebe que já se passaram quase duas horas de apresentações e ninguém viu por estar se divertindo. "Sempre se espantam e ao mesmo tempo dizem que querem mais. Isso faz com que voltem para o episódio seguinte também".

Uma alternativa para quem quer consumir arte por um preço acessível e com muita diversão.
SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª temporada - 1° episódio - dia 10 de agosto, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Kaira Dankas, Lívian Helena, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys. Foto: Luca Dias / Pedro Antônio. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.


Portal Olho Vivo - 03/08/2023 - Olhar Pop

Ator - Os indicados 2023
Décima oitava categoria do ano; votação começa nesta sexta-feira, dia 4 de agosto; saiba como votar

CLÁUDIO ALCÂNTARA

Os números da 18ª categoria do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2023, Ator, já estão computados. O prazo para indicações e inscrições nessa categoria foi de 26 a 30 de julho. Total: 100 atores indicados. Cinco estão na votação popular (00:01:00 de 4 de agosto até 13 de agosto), classificando três para a etapa final de 2023. O tema deste ano é Celebração.

O NAC/VR (Núcleo de Ação Comunitária de Volta Redonda) é o beneficiado nesta edição com doações. Clique aqui e saiba como fazer a sua doação.

Sucesso em 2022, foi mantido o formato dois-em-um, ou seja, são duas premiações em uma só. O(a) mais votado(a) pelos(as) internautas já garante o seu troféu. E haverá os escolhidos pelos jurados. Ou seja, um(a) mesmo(a) artista pode vencer na mesma categoria no voto popular e nos votos técnicos. Ou um(a) artista pode vencer no voto popular em uma categoria e outro(a) vencer nessa mesma categoria na votação dos jurados. Importante: Quem ganhar na votação popular, não enviar o vídeo para ser analisado pelos jurados, não comparecer à cerimônia de premiação, nem enviar representante, será desclassificado(a) na votação popular e na votação técnica.

O evento será realizado em 21 de janeiro (domingo) de 2024, às 19h, no Graffith Hall.

Quem não comparecer à cerimônia de premiação e não enviar representante, estará desclassificado(a) e ficará vetado(a) de participar das próximas edições do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara.

Concorrem ao Prêmio 2023

Os atores foram listados por ordem alfabética, e não pelo número de indicações (Quem quiser trocar o material - fotos e links - escolhido pelo OLHO VIVO - Cláudio Alcântara por outro de sua preferência, é só enviar que será trocado, assim que for possível). E quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os indicados ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara apenas como uma homenagem e em respeito às pessoas que fizeram as indicações.



Jornal Correio Sul Fluminense - 04/08/2023 -
Correio do Vale

Sexta temporada do 'Pequenas Leituras' será lançada dia 10 de agosto
  ROBERTA CAULO

Um evento que conquistou o gosto popular e segue marcando calendário da plateia que consome arte e cultura. O projeto de artes cênicas 'Pequenas Leituras' terá sua sexta temporada lançada no dia 10 de agosto, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda. O evento leva a assinatura do Grupo Cênico Estudarte, que completou 20 anos em março e segue mantendo casa lotada, com entrada gratuita e a plateia só paga o que consumir no local.

Apresentando trinta diálogos e quatro monólogos divididos em três blocos, o evento tem a estrutura de leituras dramáticas, muito consumidas nas capitais, e foi lançado em setembro de 2019, tornando-se um trabalho pioneiro por criar uma agenda mensal fixa e, ainda, sobreviver à suspensão de eventos durante a pandemia.

- Chegamos à sexta temporada e isso nos traz uma felicidade enorme. Fomos ficando com lotação durante os avanços das temporadas e isso nos obrigou a trazer alterações espaciais para comportar a todos de forma confortável - detalha Rodrigo Hallvys, que além de diretor geral, estará em cena neste episódio, junto com Kaira Dankas, Lívian Helena e Nilton Renna.

Cada um dos outros três atores vem de um elenco distinto da oficina de atores que o Estudarte tem no Gacemss, fazendo com que o 'Pequenas leituras' tenha um ritmo diferenciado e, ao mesmo tempo, funcione como uma espécie de estágio.



Circuito Sul Fluminense - 05/08/2023 -
Eventos

Rodrigo Hallvys entra em cena com o elenco do Estudarte na
sexta temporada do 'Pequenas Leituras'
  Trinta e quatro cenas em um único episódio, dividido em três blocos de apresentações e um elenco que promete gargalhadas e surpresas. No dia 10 de agosto, a partir das 20 horas, o Logic Hotel, no Aterrado, Volta Redonda, receberá o público para o primeiro episódio da sexta temporada do 'Pequenas Leituras', desta vez com os atores Lívian Helena, Nilton Renna, Kaira Dankas e Rodrigo Hallvys, com entrada gratuita.

O evento, que segue os moldes das leituras dramatizadas muito comuns em cidades capitais, foi lançado em 2019 em Volta Redonda e conquistou um espaço cativo no gosto popular ao abordar diversos temas que fazem a plateia rir, interpretados vocalmente por integrantes das oficinas de atores que o Estudarte possui no Teatro Gacemss.

Em março de 2023 o elenco completou vinte anos de história e tem motivos de sobra para comemorar. Além do sucesso de seu mais recente festival de teatro, a trupe precisou abrir mais turmas com vagas para novos integrantes nas oficinas, prepara seu novo festival e alcança a marca de cinco temporadas já concluídas com sucesso no 'Pequenas leituras', que precisou mudar, inclusive, de endereço.
-O evento cresceu em número de rodízios, textos e plateia, o que nos fez migrar desde a quinta temporada para o Logic Hotel, algo que também agradou o nosso público. Estamos às vésperas de lançarmos a sexta temporada e traremos muita novidade - adianta o diretor geral Rodrigo Hallvys, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, produtora responsável pelo evento.

Os desafios são imensos, dado o fato de os atores receberem os blocos de roteiros apenas uma hora antes de entrarem em cena para a leitura, fazendo com que eles trabalhem improviso e técnica vocal simultaneamente. "Faz parte do que eles aprendem nas oficinas. A voz é uma das ferramentas do ator e precisamos adaptar tons e volumes de acordo com espaço e temperamento das personagens. Há um cuidado e uma consciência técnica para isso", esclarece Hallvys, que vez ou outra aparece no elenco.

Para deixar a noite ainda mais saborosa, o Logic Hotel montou um cardápio especial para o evento, que também agradou a plateia, unindo paladar em arte em um mesmo evento. "O público só paga o que consumir no local e, além de deliciosos, os pratos são de valor bastante acessível", encerra, completando que diversas cenas inéditas serão apresentadas no primeiro episódio da nova temporada.
SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª temporada - 1° episódio - dia 10 de agosto, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Kaira Dankas, Lívian Helena, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys. Foto: Luca Dias / Pedro Antônio. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.


Jornal Diário do Vale - 08/08/2023 -
Lazer

Sexta temporada do 'Pequenas Leituras' será lançada dia 10 de agosto
 

ANDRESA GIL

O Logic Hotel, no Aterrado, volta a ser sede do ‘Pequenas Leituras’ na próxima quinta-feira (10), a partir das 20 horas. O espaço irá receber o público para o primeiro episódio da sexta temporada do projeto, que contará com os atores Lívian Helena, Nilton Renna, Kaira Dankas e Rodrigo Hallvys no elenco, com entrada gratuita.

Pioneiro por ter a modalidade mensal em leituras dramáticas no Sul Fluminense, o evento foi lançado em setembro de 2019, criando rodízio entre os diversos integrantes do premiado grupo cênico Estudarte, que completou vinte anos de trajetória em março e já está preparando seu XI Festival de Teatro para o fim do ano e início de 2024.

“Desde 2019 começamos a produzir diversas coisas simultâneas e tivemos que suspender durante a pandemia. Retornamos no ano passado e oficialmente o evento passou a ser parte prática da nossa oficina de atores no Gacemss. Onde mesclamos integrantes das quatro turmas a cada apresentação”, explica Hallvys, que assina a direção geral do evento.

Constituído por 34 pequenos textos cênicos, o episódio é divido em três blocos durante a noite e aborda diversos temas cotidianos, geralmente de forma leve e descontraída. “Lógico que um texto ou outro é de discussões mais sérias. Mas em grande maioria são cômicos e surpreendem. São textos que duram dez segundos a um minuto e meio. Nos moldes de textos escritos para testes de atores na televisão”, detalha o diretor.

Ainda segundo o diretor, a plateia tem oportunidade de ver e ouvir como acontecem ensaios em set de filmagem, bem como funciona a criação e desenvolvimento de vozes em estúdios de dublagem.

“Neste projeto o elenco recebe os roteiros faltando apenas uma hora para entrar em cena. Então eles descobrem quais personagens terão que interpretar, esboçam as vozes e performam de forma improvisada, causando a atmosfera cênica para a plateia, que sempre cai na gargalhada com as surpresas que os textos trazem”, afirmou Rodrigo.



Jornal A Voz da Cidade - 09/08/2023 -
Cidades

Estudarte inicia a sexta temporada do Pequenas Leituras em 10 de agosto,
em Volta Redonda

FRANCIELE ALEIXO

O Logic Hotel, em Volta Redonda, voltará a ser espaço cênico na próxima semana. No 10 de agosto, a partir das 20 horas, o Grupo Cênico Estudarte lançará a sexta temporada do sucesso ‘Pequenas leituras’, que se tornou mais um evento cultural de casa cheia da trupe. Com entrada gratuita e a plateia só paga o que consumir no local.

Para o primeiro episódio da temporada estarão os atores Kaira Dankas, Lívian Helena, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção e é um dos responsáveis pelos roteiros dos episódios desde o lançamento do projeto, ocorrido em setembro de 2019.

-Misturamos elenco novamente. Cada um deles é de uma turma diferente da nossa oficina de atores no Gacemss, trazendo contribuições muito específicas para o jogo cênico perante a plateia – comenta Hallvys, adiantando que o público terá oportunidade de conhecer muito ineditismo.

Cada episódio é constituído por trinta diálogos e quatro monólogos, que em um total são separados em três blocos de apresentações, enquanto a plateia consome o cardápio vendido pelo Logic Hotel. E o diretor do grupo adianta que haverá muita novidade textual. “Serão mais de vinte roteiros inéditos substituindo antigos. Novas abordagens e personagens recebendo vozes dos atores, que sempre recebem os blocos de roteiros faltando uma hora para entrarem em cena”, explica.

O desafio do elenco é dar conta de mudar a voz a cada vez que uma personagem nova entra em cena, colocando em prática parte das técnicas que o elenco exercita nas oficinas de atores, preparando-os para enfrentarem, no palco, os espetáculos que fazem parte dos festivais produzidos pelo Estudarte.

-Essa temporada irá até janeiro, quando já estaremos em produção paralela das duas fases do festival, programadas para dezembro e fevereiro, encerrando oficialmente o nosso ano letivo. O ‘Pequenas leituras’, embora seja tão divertido, serve como uma forma de estágio para eles irem se adequando perante às plateia, ao mesmo tempo que colocam em prática e se autoavaliam como estão absorvendo o aprendizado nas oficinas – esclarece o diretor.

Lançado em 2019, o projeto possibilita atores à consciência da construção cênica e da interação com a plateia, exercitando técnicas de interpretação e criação vocal, bem próximas das trabalhadas em estúdio de dublagem. O evento conquistou o gosto do público e chega à sua sexta temporada mantendo seu diferencial, além de proporcionar uma atividade cultural de baixo custo ao público consumidor, que continuou crescendo durante as temporadas.

SERVIÇO
Pequenas Leituras
– 6ª temporada – 1° episódio – dia 10 de agosto, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterado, Volta Redonda. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Kaira Dankas, Lívian Helena, Nilton Renna e Rodrigo Hallvys. Foto: Luca Dias / Pedro Antônio. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Rede social: @grupoestudarte. Entrada: Gratuita.

 



Circuito Sul Fluminense - 01/09/2023 -
Eventos

Estudarte fará novo episódio do 'Pequenas Leituras' em 14 de setembro
A prática leva à perfeição, como traz o dito popular. E o Grupo Cênico Estudarte tem trabalhado afinco em seus vinte anos de história. Com projetos que conquistaram o gosto popular, o grupo caminha em direção ao seu décimo primeiro festival de teatro enquanto, em paralelo, segue com a sexta temporada do 'Pequenas leituras', que terá seu segundo episódio apresentado no dia 14 de setembro, a partir das 20 horas, no Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda. A entrada é gratuita e o público só paga o que consumir no local.

A cada episódio, que acontecem mensalmente, são escalados quatro integrantes da oficina de atores que o Estudarte possui no Teatro Gacemss e, em setembro, o público poderá assistir os atores Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart em cena. Todos os integrantes já participaram de edições de outras temporadas e possuem experiências em técnicas de voz aplicadas nas oficinas.

-Sempre que possível misturamos alguns integrantes das diferentes turmas, abrindo oportunidade de ritmos entre eles e a chance de experimentarem trabalhos em rodízio que acontece entre eles. Como são vários integrantes, a ideia é escalarmos de forma que possam testar suas diversas criações vocais para que o público se divirta enquanto assiste os improvisos - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento e proprietário da RH Soluções Artísticas, produtora do evento.

Com atores que entraram em diferentes momentos para o elenco do Estudarte, o episódio promete realidades distintas nas leituras das pequenas cenas, que também trarão novidades. "No episódio anterior foram vinte e cinco diálogos inéditos misturados a outros já conhecidos, trazendo muita surpresa. Agora teremos menos inéditos misturados a alguns que também são recentes, para quem perdeu o episódio anterior, possa ainda se divertir", garante Hallvys.

A gastronomia do evento é assinada pela equipe do restaurante do Logic Hotel, que parece ter encontrado uma alquimia perfeita no paladar da plateia, vendendo pizzas e hamburgueres artesanais, saladas tropicais e misto quentes gourmets.
Uma noite de muita diversão, com baixo custo e garantia de qualidade artística no Sul Fluminense para quem busca se divertir em plena quinta-feira, após um fim de semana de feriado nacional.

SERVIÇO

Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 02. Dia 14 de setembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.
 


Tribuna Carioca - 03/09/2023 -
Entretenimento

Segundo episódio da nova temporada do Pequenas leituras traz mais novidades
  Leitura dramática. Risadas constantes. Rodízio de atores. Técnicas cênicas. Muito improviso. Textos surpreendentes. Tudo isso de uma forma simples e funcional. Talvez essa seja a premissa da receita que fez o 'Pequenas leituras' se tornar um projeto teatral que deu certo e alcançou sua sexta temporada com tanto êxito popular no Sul Fluminense, agora às vésperas de trazer ao público mais um episódio, que ocorrerá no dia 14 de setembro, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. A entrada para assistir os episódios é gratuita.

Com escalação que contará com os atores Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, o episódio terá trinta diálogos e cada integrante apresentará ainda um monólogo. O conteúdo leva a assinatura de Rodrigo Hallvys como diretor e é dividido em três blocos de apresentações na noite.

Segundo Hallvys, o projeto é uma extensão direta da oficina de atores que o Grupo Cênico Estudarte possui no Teatro Gacemss, onde os matriculados podem trazer a público as técnicas vocais e os ritmos descobertos nas aulas, de uma forma despretensiosa e divertida, mas com consciência técnica.

-É uma oportunidade para eles transitarem entre os trabalhos em ambiente da sala de aula na oficina até o palco. Vamos transformando os espaços comuns em cênicos. Eles criam e experimentam diversas vozes para as personagens e a plateia se diverte com as interpretações que eles colocam a partir dos alcances vocais. Todo mundo se diverte, reflete e se surpreende com o resultado - comemora o diretor.

Das quatro oficinas que o Estudarte possui no Gacemss, três delas terão membros no episódio de setembro. "A princípio seria um integrante de cada oficina, mas precisamos substituir um dos atores por questões de saúde ao prepararmos o material de divulgação. Em breve teremos um episódio reunindo sim um membro de cada turma", adianta.

Com textos em sua maioria cômicos, o 'Pequenas Leituras' é uma das propostas artísticas que o Estudarte joga para a plateia dentro de seu principal objetivo: a conscientização.
-Não temos interesse em que as pessoas concordem com o posicionamento de alguma personagem ou tome partido de qualquer delas. O que apenas fazemos é trazer assuntos de comportamento cotidiano e estampamos os tais em cena para reflexão. Afinal, discordar ou fechar os olhos para algo não faz com que esse algo deixe de existir, certo? - argumenta.

O público ainda pode se divertir consumindo o cardápio fornecido pelo restaurante do Logic Hotel, sendo o único produto que o público paga para consumir na noite e também conquistou o gosto da plateia.


SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 02. Dia 14 de setembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Gazeta Sul Fluminense - 05/09/2023 -
Eventos

Estudarte traz segundo episódio da nova temporada do “Pequenas Leituras”
Chegou o mês de setembro e o Grupo Cênico Estudarte prepara para lançar o novo episódio da sexta temporada do Pequenas leituras, que ocorrerá no dia 14 de setembro, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. A entrada para assistir os episódios é gratuita.

Misturando atores oriundos de três das suas quatro oficinas de atores instaladas no Teatro Gacemss, a trupe colocará em cena Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, que farão rodízio para interpretar trinta diálogos e quatro monólogos. O evento é dirigido por Rodrigo Hallvys e dividido em três blocos de apresentações na noite.

-Cada turma tem seu ritmo característico e a ideia de misturar membros entre elas nos dá oportunidade de construir um novo ritmo perante a plateia, que sempre cai na gargalhada com os improvisos e experimentos vocais que eles criam para as personagens. Cenas que já foram interpretadas por outros membros ganham nova versão e roupagem apresentadas em versões de outros atores. – comemora Hallvys.

Em grande parte, os textos são cômicos e, independente do gênero cênico proposto, as ferramentas teatrais são utilizadas pelo elenco e trazem sempre o objetivo geral de propor reflexão à plateia, que às vezes se sente representada por algum dos temas abordados. “Não é nosso objetivo que o público concorde ou discorde do que as personagens falam, agem ou pensam. Apenas queremos estimular reflexão, conscientização de que as coisas não deixam de existir por discordarmos delas. Elas existem e pronto”, comenta.

Assuntos como relacionamento amoroso, familiar, profissional ou até mesmo ambientes de transporte público, vias públicas ou bar se tornam visíveis através dos textos, que levam a plateia a imaginar cada cena e gargalhar com os momentos finais de cada cena por se surpreender com o inesperado.

A plateia ainda pode se divertir consumindo o cardápio fornecido pelo restaurante do Logic Hotel, sendo o único produto que o público paga para consumir na noite e também conquistou o gosto da plateia.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 02. Dia 14 de setembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Portal Olho Vivo - 08/09/2023 - Votação Tecnica

Ator: Rodrigo Hallvys, Albinno Grecco e Silvio Xavier são finalistas
Júri analisará o material; resultado só será revelado na noite da premiação, em 21 de janeiro de 2024, no Graffith Hall, em Volta Redonda

Fotos: Dilvulgação

Divulgando e Valorizando Talentos

CLAUDIO ALCANTARA

Décima oitava votação de 2023 fechada. Categoria Ator do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. Tema: Celebração. Total de indicados: 100. Cinco participaram da votação. Os três mais votados: Rodrigo Hallvys (62,73%); Albinno Oliveira Grecco (12,86%); e Silvio Xavier (11,29%).

Rodrigo Hallvys é o vencedor na Votação Popular, mas se não comparecer à cerimônia de premiação, nem enviar representante, será desclassificado, tanto na Votação Popular quanto na Votação Técnica.

Clique aqui e veja o resultado completo da enquete

O NAC/VR (Núcleo de Ação Comunitária de Volta Redonda) é o beneficiado nesta edição com doações. Clique aqui e saiba como fazer a sua doação.

O evento será realizado em 21 de janeiro (domingo) de 2024, às 19h, no Graffith Hall.

Quem não comparecer à cerimônia de premiação e não enviar representante, estará desclassificado(a) e ficará vetado(a) de participar das próximas edições do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara.

CONFIRA OS VÍDEOS

 
 

. Rodrigo Hallvys (62,73%)
- “Graduado em Teatro e pós-graduado em Arte e Produção Cultural no Brasil e Gestão Cultural, iniciou seu contato com atuação ainda quando criança. Responsável pelo Grupo Cênico Estudarte há 20 anos, possui quatro livros publicados e integra a Academia Volta-redondense de Letras, ocupando a cadeira 36”.
 

. Albinno Oliveira Grecco (12,86%)
- “Professor, ator, poeta e dramaturgo. Formado em Letras/UBM e pós-graduado em Cultura Africana/FCE e Gestão Escolar/Ipemig. Integra os grupos teatrais Núcleo À Margem, Estudarte e OsDois. Apresentou, escreveu e coproduziu inúmeras peças na região. Vive e trabalha em Barra Mansa (RJ)”.
 

. Silvio Xavier (11,29%)
- “Tenho 57 anos e já sou avô. Sempre me identifiquei com às Artes Cênicas. Passei por várias experiências profissionais, onde foi uma grande escola de interpretação e conhecimento. Em 2018 ingressei em um curso de formação de Ator e também em outro de dublador. Já com a formação e com o registro DRT, venho buscando evoluir humildemente em trabalhos teatrais, TVs e em outros meios de comunicação, usando meus talentos e conhecimentos com muita dedicação e amor. Tenho muito o que aprender, sem dúvida, mas minhas experiências até então são ímpares”.


Jornal Correio Sul Fluminense - 08/09/2023 - Correio do Vale

Novo episódio do ‘Pequenas Leituras’ será lançado no dia 14 em Volta Redonda

ROBERTA CAULO

A sexta temporada do evento cênico ‘Pequenas Leituras’ iniciou em agosto e o segundo episódio já tem data confirmada. O público poderá conferir no dia 14 de setembro (quinta-feira), a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda, com entrada gratuita.

Para o segundo episódio, os membros do Grupo Cênico Estudarte que foram escalados são Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, que farão o rodízio da noite no espaço, para interpretar trinta diálogos e quatro monólogos.

- Chegamos à sexta temporada com alegria e o projeto se consolidou como uma das atividades de nossas oficinas de atores no Teatro Gacemss. A cada episódio escolhemos quatro de nossos integrantes para trazerem suas criações vocais e suas versões de cada personagem, fazendo com que nenhum episódio seja idêntico ao outro – explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção do elenco e, de quebra, inseriu vinte e cinco textos inéditos no episódio anterior.

Com temas variados e sempre cotidianos, os posicionamentos e reações das personagens são alguns dos ingredientes que surpreendem e levam a plateia à gargalhada. “A arte para ser considerada como tal, precisa ter discussão sobre algum aspecto ou contexto, sem ficar dando juízo de valor. O objetivo é causar reflexão apenas, não ficar ditando concordâncias. Em suas vidas, as pessoas podem ou não concordar com as personagens e elas tem liberdade para isso em suas vidas. Nosso objetivo é apenas levantar situações e reflexões sobre”, adianta o diretor.
Outro ponto forte é a criatividade que o elenco sempre dispõe para criar vozes ao se deparar com a leitura de cada personagem. Segundo Hallvys, é aí que a interpretação conduz a plateia a imaginar a cena acontecendo.

- As gargalhadas vêm de situações assim. Os textos são engraçados, em sua maioria. Mas como são situações cotidianas, a forma como as personagens agem acabam causando o teor cômico. Por outro lado, imaginar vozes totalmente diferentes sendo emitidas por cada ator é também surpreendente. Sempre de uma forma leve, descontraída e de exercício artístico – finaliza.
Enquanto é conduzido a imaginar cada situação, o público ainda pode consumir o cardápio preparado pelo restaurante do Logic Hotel, que é o único item que possui custo na noite, e sempre em valor acessível.



Jornal A Voz da Cidade - 12/09/2023 -
Cidades

Volta Redonda terá novo episódio do Pequenas Leituras nesta quinta, dia 14


 

FRANCIELE ALEIXO

Na próxima quinta-feira, 14, a partir das 20 horas, o Logic Hotel, em Volta Redonda, será palco de mais um episódio da sexta temporada do ‘Pequenas Leituras’, com o Grupo Cênico Estudarte. A entrada será gratuita e o evento trará os atores Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, membros de diferentes turmas da Oficina de atores Estudarte, do Teatro Gacemss, para trazer textos que prometem mais gargalhadas ao público.

-Continuam sendo trinta e quatro cenas. Delas são quatro monólogos. Mas além do rodízio na escalação de elenco, também fazemos rodízio de textos. Inclusive tivemos vinte e cinco textos inéditos no episódio passado, fazendo com que haja novidades em toda edição do evento – explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção do elenco.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o projeto foi lançado em setembro de 2019 e tomou um formato crescente e pioneiro na região, alcançando os moldes de leituras dramáticas ocorridas nas capitais. “Estamos comemorando vinte anos do Estudarte e três anos desse projeto, que é um dos produtos do grupo. Ficamos felizes por termos conquistado o carinho da plateia e por ser um formato que funcione de uma forma tão gostosa e válida, inclusive para o desenvolvimento da carreira de cada ator”, explica.

Enquanto os integrantes em cena precisam sustentar suas criatividades cênicas, improvisando as ações e reações das personagens perante o público, é necessário que os atores também criem diversas vozes para dar vida a uma grande gama de personagens vem à tona.

-É um exercício prático e público que faz parte da nossa oficina de atores. Isso prepara tanto novatos quanto experientes para os espetáculos que fazem parte dos nossos festivais de teatro e, claro, para cada outra apresentação avulsa a qual somos convidados a fazer. Simplesmente uma delícia para todos – finaliza o diretor, ressaltando que o cardápio oferecido pelo Logic Hotel para os episódios do Pequenas Leituras também conquistou o público por ser acessível e feito de forma cuidadosa e com montagem que aguçam paladar e apetite.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 02. Dia 14 de setembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Portal Olho Vivo - 12/09/2023 - Cena alternativa

Pequenas Leituras - Episódio 2 da 6ª Temporada
Grupo Cênico Estudarte coloca em cena 30 diálogos e quatro monólogos no Logic Hotel, em Volta Redonda

Fotos: Dilvulgação

Experimentos vocais: Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart; dia 14 de setembro (quinta-feira), a partir das 20h

CLAUDIO ALCANTARA

O Pequenas Leituras, evento do Grupo Cênico Estudarte, terá novo episódio apresentado no dia 14 de setembro (quinta-feira), a partir das 20h, no Logic Hotel, Aterrado, em Volta Redonda. Com entrada gratuita. Mantendo o rodízio de escalação entre seus integrantes, neste mês estarão em cena os atores Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, que farão as interpretações, colocando em cena 30 diálogos e quatro monólogos.

- No episódio de lançamento da atual temporada quase todos os roteiros foram inéditos. Desta vez pegaremos alguns inéditos e misturaremos com outros recentes e, ainda, alguns que já são conhecidos. Assim quem perdeu algum episódio, poderá se divertir com o que ainda não assistiu - explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção do elenco.

Reações inusitadas para situações cotidianas são constantes nos roteiros usados para o projeto Pequenas Leituras que, em grande parte, lança mão de momentos reais para inspirar as criações textuais.

- Temos diversas situações reais como base dos textos. Mas também começamos a utilizar inspiração em memes de internet. A plateia ri com nossa versão das situações e sempre demonstra surpresa com a química de improviso e proposta vocal que os atores vão expondo em cena - detalha o diretor.

A dinâmica é simples. A cada folha dos blocos de roteiros os atores precisam trocar de personagens e, com isso, propor novas vozes ao público, fazendo com que todos exercitem ao máximo o que aprendem nas aulas.

A prática de leituras dramatizadas começou em 2019 no Estudarte e o projeto passou a ser parte integrante da oficina de atores do grupo cênico. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior.

Experimentos vocais

Segundo Hallvys, “a criatividade do elenco em usar a voz como ferramenta para seus trabalhos é parte fundamental do trabalho do Estudarte”, que desde 2019 vem trabalhando experimentos vocais para o desenvolvimento dos atores diretamente neste projeto.

- Propomos em nossas oficinas que os atores entendam como funcionam suas vozes e experimentem novas formas de utilizá-las. Queremos que todos se desenvolvam com consciência de não passarem a carreira inteira trabalhando uma única timbragem - diz, comemorando as mudanças na trajetória do Estudarte, que completou 20 anos em março.

- Tudo tornou-se mais consistente e consciente durante esse tempo. E isso nos agrada. Quando olhamos para o início do grupo e agora, vemos que a forma de fazermos o conteúdo programático do grupo funcionar foi se alterando. Isso é necessário e natural porque não podemos passar uma vida inteira fazendo tudo da mesma forma. A arte por si só desafia o artista. E o público sente a diferença.

O público ainda pode consumir o cardápio preparado pelo restaurante do Logic Hotel, que é o único item que possui custo na noite.

> Pequenas Leituras - 6ª Temporada - Episódio 2. Dia 14 de setembro (quinta-feira), a partir das 20h. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte



Jornal Diário do Vale - 13/09/2023 -
Lazer

ESTUDARTE LANÇA MAIS UM EPISÓDIO DO PEQUENAS LEITURAS
 

ANDRESA GIL

O Grupo Cênico Estudarte, apresenta nesta quinta-feira (14), o segundo episódio da sexta temporada do ‘Pequenas leituras’, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. Com entrada gratuita.

Na data estarão em cena os atores Bianca Amelio, Grace Lugon, Gustavo Rabello e Lucas Goulart, escalados para fazerem os jogos cênicos com improvisos e criações vocais, elementos característicos de leituras dramáticas, que fazem o público dar muitas gargalhadas.

“Padronizamos a quantidade de trinta diálogos e quatro monólogos, totalizando os textos que são divididos em três blocos de apresentações e favorecendo para que o público possa se alimentar e rir durante toda a noite de apresentações”, explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção do elenco.

Os membros escalados são matriculados da oficina de atores Estudarte, no Teatro Gacemss e, neste episódio, terá mistura de integrantes de turmas distintas. Segundo o Hallvys, isso favorece experimentos de dinâmicas. “Cada turma possui ritmo próprio. Então, ao misturarmos os integrantes, obtemos uma nova química e cada um contribui para a cena da forma como considera melhor, definindo as vozes apenas uma hora antes de entrar em cena”, esclarece.

O tempo de uma hora é exatamente quando o elenco recebe os blocos de roteiros e descobre quais personagens estarão em cena, estimulando a criatividade para o improviso e desafiando os atores a aplicarem as técnicas aprendidas nas oficinas de interpretação cênica.

“Isso é um dos vários fatores que faz com que o público ria tanto. Porque o jogo cênico acontece de forma improvisada e surpreende os próprios atores em cena que, por diversas vezes, assustam entre si e reagem de forma natural “, diverte-se o diretor.

O projeto, que tornou-se pioneiro no Sul Fluminense, foi lançado em 2019 e cresceu em ritmo e espaço, conquistando o gosto popular por sua simplicidade, carisma e formato que mistura paladar, visão, audição e muita diversão, com preço acessível em pleno dia de semana. Uma dica para quem está em busca de diversão com baixo custo.



Jornal Espaço Aberto - 25/09/2023 -
Cultura

A ÚLTIMA CARTA
Espetáculo do estado do Rio de Janeiro escolhe Curitiba para iniciar sua turnê
 

CURITIBA

Uma mistura de alegria, saudosismo, reflexão e muita emoção é a receita do espetáculo 'A Última Carta', que traz o retorno do ator Rodrigo Hallvys aos palcos após anos se dedicando à preparação de elencos e ao universo literário. A peça entra em turnê a partir de 20 de outubro, às 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), no Centro da Cidade.

Dirigida por Maycon Lendel, filho afetivo caçula do ator e, que também assina a fotografia do espetáculo, a peça é um convite à reflexão sobre a efemeridade vivida pelo ser humano em um duelo emocional entre a saudade acumulada pela personagem e a velocidade do mundo digital, onde é necessário revisitar-se quanto ser humano, entender o valor do perdão e valorizar as pessoas enquanto elas ainda estão por perto.
-A contemporaneidade tem nos exigido uma administração emocional frente à alta demanda de informações que recebemos diariamente.

Diversos conflitos acabam sendo gerados por dificuldade de um estímulo ao filtro e autoanálise em nossas convivências sociais. Aí aparecem momentos de muita profundidade e outros muitos superficiais. De alguma forma estamos, também, refletindo sobre oscilações comportamentais e de um alerta à saúde mental - adianta Hallvys, que é graduado em Teatro e membro da Academia Volta-redondense de Letras, instituição fundada em sua cidade natal.

A estética do espetáculo propõe simplicidade e funcionalidade entre cenário e objetos de cena, trazendo em si uma leve impressão de elegância no figurino europeu, assinado por Doracineia Feijolo. A trilha sonora original é assinada por Sérgio Bentes, que presenteou gratuitamente Rodrigo Hallvys com sua obra. "O Sérgio entrou em contato me oferecendo algumas de suas músicas para trilha sonora gratuitamente. Foi um baita presente! É a primeira vez que meu filho caçula me dirige, temos a consultoria do meu irmão caçula, figurino da Feijolo e a assessoria da Cenário Mídia. É como se o bolo estivesse com as melhores cerejas e me sinto muito presenteado com tudo", declara, com sorriso no rosto.

Ainda quanto à escolha de Curitiba, Hallvys esclarece:
-Minha avó completou 100 anos em março. Há mais de quarenta anos ela veio viver em Curitiba e, por incrível que pareça, ainda não houve oportunidade para ela me assistir no palco. Então pedi para que a turnê começasse por aqui, para poder tê-la na plateia nesse meu retorno. Assim tanto ela, quanto parte dos meus familiares e amigos que vivem no Paraná poderão estar juntos comigo. Sou muito família e a distância, por vezes, dificulta estarmos juntos com mais frequência - explica, concluindo com olhar emocionado.


SERVIÇO
A Última Carta
- estreia da Turnê - 20 de outubro, às 20 horas, Teatro Universitário de Curitiba (Travessa Nestor de Castro, s/nº, Gal. Júlio Moreira, Centro, Curitiba/PR). Elenco: Rodrigo Hallvys. Direção: Maycon Lendel. Consultoria publicitária: Diego Machado. Figurino: Doracineia Feijolo. Trilha sonora original: Sérgio Bentes. Assessoria de imprensa: Emiliano Macedo/ Cenário Mídia. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Fotografia: Divulgação/Maycon Lendel. Ingressos: website Sympla. Classificação: 12 anos. Rede social: @rhsolucoesartisticas


Tribuna Carioca - 28/09/2023 -
Entretenimento

Estudarte prepara noite de gargalhadas para o feriado
  O próximo feriado nacional será recheado de eventos no sul do estado do Rio de Janeiro. Dentre eles, o elenco do Grupo Cênico Estudarte estará apresentando o terceiro episódio da sexta temporada de seu Pequenas Leituras, a partir das 20 horas, no Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda. Com entrada gratuita.

Fugindo do costume, a trupe decidiu fazer seu evento de leituras dramáticas em dia de folga para aproveitar a data e oportunizar parte do público a chance de assisti-lo.

-O evento sempre acontece uma quinta-feira por mês, e parte do nosso público comenta a dificuldade para acompanhar por estar estudando ou trabalhando no horário. Será uma chance para muitos saciarem a saudade de gargalhar conosco - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte, e que estará em cena acompanhado por América Possidente, Júlia Werly e Pedro Antônio.

Buscando sempre trazer novidades em seus rodízios de leituras cênicas, o grupo apresentará mais textos inéditos em meio a alguns mais recentes, mantendo a surpresa para o público que estiver presente no restaurante do hotel. "Os blocos de textos são decididos um dia antes da apresentação e o elenco só fica sabendo quais roteiros foram escolhidos uma hora antes de entrar em cena. Isso mantem o desafio técnico que eles precisam enfrentar, que é algo já proposto nas oficinas de atores que temos no Teatro Gacemss", explica Hallvys.

Outra novidade é a inserção do integrante Pedro Antônio, iniciante, em meio aos outros três, que já possuem passagem por episódios anteriores.

-Em tal questão sempre procuramos escalar novatos entre alguns experientes. Tal mistura gera uma nova química, estimula os atores iniciantes ao aprendizado e proporciona aos veteranos o exercício da generosidade em cena. Todos se jogando nos roteiros com vontade de fazer a cena funcionar. Mesmo que através das vozes. Assim o público consegue imaginar cada situação que é interpretada - finaliza.

O evento possui entrada franca e o público paga apenas pelo que consumir do cardápio fornecido pelo restaurante do hotel, que conquistou o paladar da plateia, além de ser de preço acessível.
SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Gazeta Sul Fluminense - 28/09/2023 -
Evento

Saúde mental em cena

 

Ansiedade, equilíbrio emocional e carreira profissional. Assuntos que estão em voga e permeiam a vida de todas as pessoas. No sábado, 30, a partir das 14 horas, o Espaço Vírgula Hurb, localizado no Shopping Park Sul, será palco para a roda de conversa "Saúde emocional & Carreira - Como equilibrar essa balança?", promovido pela Criar Consultoria. O evento terá entrada gratuita e contará com nomes como a psicóloga Mariana Gomes e a gestora de pessoas Rafaela Alberton.

- O evento vem como a grande chave de ouro da campanha Cont;nue, concebida pela Criar Consultoria durante o mês de setembro, para trazer à tona nosso olhar protagonista quando falamos de carreira e saúde mental. Nosso objetivo foi, além de movimentar nossas redes sociais e, produzir uma "live" com nossos parceiros, é também concluir essa campanha linda através da conexão com nosso público de forma física, com o olho no olho. Acreditamos que saúde emocional sempre tem espaço pra falar, independente de quando e como - explica Gui Barbosa, coordenador de comunicação e estratégia.

Já Mariana Gomes, Co-fundadora da Criar Consultoria, explica que o evento aborda questões direcionadas ao próprio cotidiano inserido em uma carreira profissional. "Nós somos uma consultoria focada em pessoas e propósitos, atuando através de Consultoria de carreira e desenvolvimento, análise de currículo, orientação profissional, descompressão emocional para empresas e treinamento".

Para Rafaela Alberton, também Co-fundadora da Criar Consultoria, a busca do público por aperfeiçoamento e apoio perante a realidade profissional foi o motivo que levou o evento a se tornar necessário.
-Nossa principal inspiração partiu dos relatos das pessoas que nos procuraram, lotado desse sentimento de impotência, sobrecarga e por diversas vezes, sintomas fisicos. Tentamos traduzir essa batalha interna que existe quando vivemos entre duas espadas e precisamos nos equilibrar, detalha Alberton.

A tarde terá abertura com artes cênicas, trazendo o ator Rodrigo Hallvys apresentando uma leitura dramática do texto "Respire fundo!", escrito pelos próprios organizadores, abordando uma crise de ansiedade e aflição vivida por uma personagem dentro de seu ambiente de trabalho e ainda precisando buscar equilíbrio para continuar a realizar suas tarefas e atender a demanda exigida.


-Independente se trabalhamos em uma empresa, um comércio ou de forma autônoma, atendemos clientes, suas exigências e, claro, necessidades da prestação de serviço. O texto leva a personagem a um momento de esgotamento emocional, buscando fôlego para manter seu trabalho e sustento esbarrando em seu limite - adianta Hallvys.

Uma alternativa para quem está em busca de informações sobre como lidar com questões de estresse no trabalho. Lembrando que a entrada será gratuita.


Circuito Sul Fluminense - 02/10/2023 -
Evento

Feriadão com Estudarte em cena
  O terceiro episódio da nova temporada do Pequenas Leituras terá um ingrediente especial: o feriado. Pela primeira vez o elenco do Grupo Cênico Estudarte estará se apresentando em dia de folga. No dia 12 de outubro, a partir das 20 horas, o Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda, receberá a plateia para se divertir no evento, com entrada gratuita.

A proposta de fazer o episódio no feriado possibilita para muitos curiosos que costumam ter agenda cheia durante a semana irem conhecer o trabalho, que está em sua sexta temporada, além do próprio local.

-Desde que lançamos o evento, em setembro de 2019, os episódios sempre ocorreram na segunda quinta-feira do mês, fato pelo qual fomos questionados à época, por se tratar de formar público durante a semana. Conseguimos forma-lo, mas ainda há pessoas que possuem dificuldades e sempre mencionam a vontade de ir. Agora será uma possibilidade - destaca Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte.

No elenco escalado, além de Hallvys, estarão em cena os atores América Possidente, Júlia Werly e Pedro Antônio, fazendo o famoso rodízio de leituras dramatizadas que levam o público à gargalhada frequente.

Desde o início de sua quinta temporada, em março de 2023, o Pequenas Leituras é apresentado no restaurante do Logic Hotel, que criou um cardápio que conquistou o paladar da plateia e atende durante a apresentação dos três blocos cênicos. "A soma desses blocos de apresentações totaliza trinta diálogos e quatro monólogos, com temas diversos e elementos surpresas. Teremos roteiros inéditos em meio a outros mais recentes. Então quem andou perdendo, verá muita novidade", explica Hallvys.

O desafio do projeto é que os atores precisam construir todas as personagens faltando apenas uma hora para entrar em cena. Segundo Rodrigo Hallvys, faz parte da dinâmica que complementa a prática da Oficina de Atores Estudarte instalada no Teatro Gacemss.

-Dentro de nosso conteúdo programático, há aulas que são de experimentação e criação vocal, para que eles possam buscar possibilidades e autoconhecimento sobre o que propõe na oralização da personagem. É algo no caminho da dublagem e que faz diferença na qualidade de trabalho de qualquer ator, além de trazer surpresa para o público que está assistindo - detalha.
O evento possui entrada franca e o público paga apenas pelo que consumir do cardápio fornecido pelo restaurante do hotel, que conquistou o paladar da plateia, além de ser de preço acessível.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Gazeta Sul Fluminense - 04/10/2023 -
Evento

Risadas culturais para o feriado
O Sul Fluminense se prepara para o feriadão de outubro que se aproxima, o qual estará recheado de atrações. Entre elas será o terceiro episódio da sexta temporada do Pequenas Leituras, com o Grupo Cênico Estudarte, no dia 12 de outubro, a partir das 20 horas, Logic Hotel Aterrado, em Volta Redonda, com entrada gratuita.

A trupe se apresentará pela primeira vez em dia de descanso para possibilitar que parte de seu público mais fiel possa acompanhar o projeto de leituras dramáticas, que sempre acontece em dias de quinta-feira.

-Volta Redonda possui apresentações artísticas todos os dias da semana, o que é necessário e saudável, pois a vida cultural não pode acontecer em sábados e domingos. Mas parte do nosso público trabalha ou estuda em horários de alguns dos nossos projetos. Com a iminência do feriado, poderemos estar com essa parcela da plateia que sempre nos dá tanto carinho - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e que estará em cena, acompanhado por América Possidente, Júlia Werly e Pedro Antônio.

Com três blocos de apresentações, divididos em dois intervalos, o episódio é apresentado no restaurante do hotel e totaliza trinta e quatro cenas, de curta duração, fazendo o público gargalhar ao mostrar a criatividade vocal dos atores ao construírem personagem para cada cena, e a dinâmica de interatividade entre os membros do elenco. Tudo isso enquanto pode-se encomendar e o consumir o cardápio vendido pelo próprio restaurante do hotel.

-É gostoso ver como a plateia se diverte e relaxa durante os episódios. Afinal, estamos falando de um restaurante com apresentações de leituras dramáticas no estilo do que assistimos nas grandes capitais. E tudo isso, com o aroma e o paladar também envoltos. Pois a plateia assiste enquanto está se alimentando - finaliza Hallvys.

O evento é produzido pela RH Soluções Artísticas e traz a proposta de diversão leve e com valor acessível. Divertido e econômico.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.
 


Jornal Curitiba News - 08/10/2023 - Cultura

A Última Carta estreia turnê em Curitiba no dia 20 de outubro
  Saudade, perdão, memórias, respeito, amor proibido, terapia e alguns outros temas são o recheio do espetáculo ‘A Última Carta’, que estreia no dia 20 de outubro, às 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba, prometendo muitas emoções e risadas.

Na peça, o ator Rodrigo Hallvys vive Fonseca, um homem que vive um duelo entre momentos marcantes de seu passado com a reflexão que o presente traz a respeito do futuro, trazendo recordações diversas e constrangedoras que já vivenciou e percebe diversas falhas que cometeu em sua vida.

-Quantas vezes falamos e agimos de uma determinada forma que, algum tempo depois, percebemos que deveríamos ter feito diferente? Fonseca vive um embaralho necessário de reflexão e tenta ser um ser humano melhor a partir do momento que gostaria de procurar as pessoas pra conversar, dizer que já está tudo bem e, claro, perdoar e ser perdoado – adianta Hallvys, que há mais de uma década declinava da função artística de ator para se dedicar à direção, roteiros e publicação de livros.

Ele explica que trazer o espetáculo do Rio de Janeiro para iniciar a turnê partindo por Curitiba tem a ver com a essência do próprio espetáculo em sua vida. “Nasci e vivo no estado do Rio, mas passei os recessos escolares indo a Curitiba para visitar familiares e me sinto bem na cidade. Minha avó vive tem cem anos e vive no Paraná há mais de quarenta anos e só me assistiu na televisão ou no cinema. Todas as vezes que estivemos juntos eu não estava no palco, quero estar com ela neste retorno”, explica, emocionado e com um sorriso estampado no rosto.

Comemoração dupla na vida de Rodrigo Hallvys, o espetáculo tem direção assinada pelo próprio filho afetivo caçula, Maycon Lendel, que foi o responsável por convencer o ator a retornar os palcos.

-Tem muito de qualquer cidadão dentro do espetáculo e isso não é diferente comigo. A peça aborda situações dignas de sessões de terapia e, em 2019, meu terapeuta me questionou o motivo de eu não estar no palco. Depois meus pais e meu irmão me questionaram. Como já havia cobrança para um retorno por parte do público e artistas que sempre me acompanhava, meu filho me convenceu que estava na hora de olhar para mim mesmo, pois a função de ator foi a primeira na qual me profissionalizei – detalha.

A peça lança mão de cenário que defende a simplicidade dentro da arte, dialogando com o próprio ator em cena e mexe com as emoções porque convida o público a se repensar quanto ser humano. “Arte não é para juízo de valor, é para reflexão e cada pessoa do público exercita partindo de suas próprias experiências de vida. Somos seres pensantes e, claro, temos nossas vivências. A proposta é se revisitar e possibilitar que cada um encontre mais paz interior”, finaliza.

Com figurino assinado por Doracineia Feijolo, a peça traz trilha sonora produzida pelo músico por Sérgio Bentes, que presenteou o espetáculo doando suas músicas. Os ingressos já estão disponíveis para compra e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

SERVIÇO
A Última Carta
(estreia de Turnê). Data: 20 de outubro (sexta-feira). Horário: 20 horas. Local: Teatro Universitário de Curitiba. Endereço: Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro, s/nº - Centro. Direção: Maycon Lendel. Elenco: Rodrigo Hallvys. Figurino: Doracineia Feijolo. Trilha Sonora Original: Sérgio Bentes. Consultoria de imagem: Diego Machado. Fotografia: Divulgação/Maycon Lendel. Imprensa: Emiliano Macedo / Cenário Mídia. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Redes sociais: @rhsolucoesartisticas Ingressos: R$25 (plataforma Sympla). Classificação: 14 anos.



Jornal A Voz da Cidade - 09/10/2023 -
Cidades

Pequenas Leituras acontece nesta quinta-feira, em Volta Redonda


 

FRANCIELE ALEIXO

Um episódio especial, pensado para dar oportunidade a quem ainda não assistiu ou não tem conseguido acompanhar o Pequenas leituras, que já está em sua sexta temporada. O grupo cênico Estudarte estará em cena em pleno feriado, dia 12, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, no Aterrado, em Volta Redonda, exibindo uma diversidade de cenas inéditas para o público, com entrada franca. É cobrada apenas a consumação de cardápio.

O evento é um produto da RH Soluções Artísticas e trará para o episódio o elenco formado por América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys, trazendo o trabalho vocal que já é conhecido por levar o público às gargalhadas.

Segundo o diretor, os três blocos somarão trinta diálogos e quatro monólogos, mantendo temas cotidianos e, parte, com ritmo dos famosos “memes” de internet.

-São cenas curtas, que podem durar de dez segundos a um minuto e meio. A plateia sempre se identifica com situações abordadas porque são corriqueiras e, os comportamentos das personagens costumam trazer elementos surpresas nas reações propostas nas cenas. O público dá gargalhadas. No estilo “rindo de nervoso” – diverte-se Hallvys.

Embora a comicidade e as surpresas, que em parte são pelas vertentes vocais criadas pelos atores, os episódios sempre trazem cenas de reflexão que possibilitam a reflexão. “São coisas que podemos acabar vivenciando ou presenciando e sempre nos questionamos o que faríamos se fosse conosco. É válido isso. A vida é cheia de imprevistos os quais precisamos nos desdobrar, raciocinando rápido e improvisando soluções. Não é diferente com as personagens, que muitas vezes passam sustos ou sufocos”, comenta.

O ambiente onde os episódios são apresentados também tem seu diferencial. A plateia assiste as cenas em pleno restaurante do hotel, enquanto consome itens do cardápio, vendidos no local.

-Diversão que cabe no bolso. São lanches e refeições de valor acessível e que aguçam o paladar e alimentam enquanto as cenas estão acontecendo. Faz com que a noite seja leve e divertida. Uma alternativa para a saúde mental – finaliza Hallvys.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Revista Backstage - 09/10/2023 - Entretenimento

Espetáculo ‘A Última Carta’ escolhe Curitiba para início de turnê

Perdão, saudade, saúde emocional, conflitos de gerações, lembranças, emoção e muita risada. Esses são os temas oferecidos no caldeirão artístico trazido pelo espetáculo ‘A Última Carta’, que estreará sua turnê no dia 20 de outubro, a partir das 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba, com ingressos vendidos a partir do dia 1º através da plataforma Sympla.

Vindo do estado do Rio de Janeiro, o espetáculo teve sua escolha por Curitiba como cidade de abertura da turnê por razões pessoais do ator Rodrigo Hallvys, que está em cena.

-Cresci indo à Curitiba nos recessos escolares do meio do ano. Parte da minha família vive em Curitiba há mais de quarenta anos, inclusive minha avó, que completou seu centenário e até hoje não teve oportunidade de me ver no palco. Fiz o pedido para começarmos pela cidade para poder estar com ela neste meu retorno à cena – explica o ator, que é graduado em Teatro e nos últimos anos vinha se dedicando à preparação de elencos e à literatura, sendo membro da Academia Volta-redondense de Letras.

Dirigida pelo filho afetivo caçula de Hallvys, Maycon Lendel, a peça traz uma estética que mistura simplicidade cenográfica com a elegância dos figurinos europeus, mostrando propostas contemporâneas do teatro dialogando com detalhes mais clássicos.

“A vida precisa ser mais prática emocionalmente e fisicamente também. Precisamos que as coisas sejam mais fluidas no dia a dia até para termos disposição e disponibilidade para encararmos os desafios e os compromissos. Passamos um percentual alto de nossas vidas em meio a um duelo da superficialidade trazida pela falta de tempo com momentos que são muito profundos. Precisa haver um equilíbrio mais consciente e isso começa com a saúde mental”, comenta, comemorando todo o universo dos bastidores vividos.

-A trilha sonora foi nos dada pelo músico Sérgio Bentes, que entrou em contato nos oferecendo algumas de suas faixas de presente. Cheguei a me emocionar no momento. Temos o figurino assinado pela Doracineia Feijolo e, de quebra, meu irmão caçula fazendo nossa consultoria. Estou me sentindo em casa com o fato de iniciarmos a turnê em Curitiba, que é uma cidade muito importante na minha vida – finaliza.

 

SERVIÇO
A Última Carta
(estreia de Turnê). Data: 20 de outubro (sexta-feira). Horário: 20 horas. Local: Teatro Universitário de Curitiba. Endereço: Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro, s/nº - Centro. Direção: Maycon Lendel. Elenco: Rodrigo Hallvys. Figurino: Doracineia Feijolo. Trilha Sonora Original: Sérgio Bentes. Consultoria de imagem: Diego Machado. Fotografia: Divulgação/Maycon Lendel. Imprensa: Emiliano Macedo / Cenário Mídia. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Redes sociais: @rhsolucoesartisticas Ingressos: R$25 (plataforma Sympla). Classificação: 12 anos.


Jornal Folha do Paraná - 10/10/2023 - Cultura

Peça "A Última Carta" traz Rodrigo Hallvys em
mistura de comicidade e saudosismo
 

Nem só de comédia, nem só de drama. O espetáculo teatral "A Última Carta", do estado do Rio de Janeiro, promete uma visita do espectador a si mesmo ao abordar temas cotidianos com gracejo e tom jocoso, em turnê que estreia no próximo dia 20, às 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba, na capital Paranaense. Os ingressos já estão a venda na plataforma Sympla, e por um valor bem acessível.

A peça traz Fonseca, uma personagem que começa um conflito a si mesma, perguntando o sentido de sua própria trajetória e quais tropeços ainda não resolveu, estimulando o público à autorreflexão sobre situações emocionais que precisam ser findadas com qualidade.

-Quantas vezes seguimos em frente sem perdoarmos alguém ou sem pedirmos perdão? Abrindo mão de seguirmos realmente em paz, sem rancor ou remorso? Tantas outras vezes não perdoamos a nós mesmos. E se hoje fosse a nossa única chance de deixarmos tudo bem? Sabendo que amanhã poderíamos não estar mais aqui? - interroga o ator Rodrigo Hallvys, que é graduado em Teatro e nos últimos anos vinha se dedicando à preparação de elencos e à literatura, sendo membro da Academia Volta-redondense de Letras.

Hallvys tem motivos de sobra para sorrir. Afastado dos palcos como ator há alguns anos, quando decidiu se dedicar à preparação de elenco e lançamento de seus livros, ele retorna como ator sob direção do próprio filho afetivo caçula, Maycon Lendel, que foi o responsável por convencê-lo a voltar a atuar. "Em 2019 decidi fazer terapia com o psicólogo Gilles Pacheco Pinho, que tocou em algumas questões sobre eu estar fora de cena. Depois meus pais e meu irmão começaram a tocar em tais assuntos também. No dia em que lançamos meu quarto livro, dois amigos, também atores, estiveram no evento e conversamos então de voltarmos os três juntos. Mas infelizmente precisamos engavetar o projeto mediante situações que eles estavam passando em particular. Em 2022 tive uma questão de saúde por estresse e aborrecimento com algumas pessoas que estavam trabalhando comigo e meu filho me convenceu a voltar a olhar para mim mesmo como ator. Assim nasceu a produção da peça", detalha.

A obra ainda retrata a necessidade da vida precisa ser mais prática e evitarmos nos afundar em questões de saúde emocional. "Precisamos ter equilíbrio e a vida nos desafia em tal quesito. Não podemos ser frágeis demais, paralisando a nossa vida a todo momento. E também não podemos achar que daremos conta de oferecer suporte a todos a nossa volta, porque perdemos o limite. É necessário que saibamos onde o 'sim' que damos aos outros passa a ser o 'não' que damos a nós mesmos. Pois é um caminho de destruição da nossa saúde mental", reflete o ator.

Com trilha sonora oferecida como presente ao espetáculo pelo músico Sérgio Bentes, a peça tem figurino assinado por Doracineia Feijolo e consultoria de imagem por Diego Machado, irmão do ator e fundador do Grupo Cênico Estudarte, que assina a produção e é um produto da RH Soluções Artísticas, empresa do estado do Rio de Janeiro.



Observatório dos Famosos - 10/10/2023 - Cultura

Rodrigo Hallvys volta aos palcos com turnê nacional

CAROLINE SILVA

Perdão, saudade, saúde emocional, conflitos de gerações, lembranças, emoção e muita risada. Esses são os temas oferecidos no caldeirão artístico trazido pelo espetáculo ‘A Última Carta’, que estreará sua turnê no dia 20 de outubro, a partir das 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba, com ingressos vendidos a partir do dia 1º através da plataforma Sympla.

Vindo do estado do Rio de Janeiro, o espetáculo teve sua escolha por Curitiba como cidade de abertura da turnê por razões pessoais do ator Rodrigo Hallvys, que está em cena. “Cresci indo à Curitiba nos recessos escolares do meio do ano. Parte da minha família vive em Curitiba há mais de quarenta anos, inclusive minha avó, que completou seu centenário e até hoje não teve oportunidade de me ver no palco. Fiz o pedido para começarmos pela cidade para poder estar com ela neste meu retorno à cena”, explica o ator, que é graduado em Teatro e nos últimos anos vinha se dedicando à preparação de elencos e à literatura, sendo membro da Academia Volta-redondense de Letras.

Dirigida pelo filho afetivo caçula de Hallvys, Maycon Lendel, a peça traz uma estética que mistura simplicidade cenográfica com a elegância dos figurinos europeus, mostrando propostas contemporâneas do teatro dialogando com detalhes mais clássicos.

“A vida precisa ser mais prática emocionalmente e fisicamente também. Precisamos que as coisas sejam mais fluidas no dia a dia até para termos disposição e disponibilidade para encararmos os desafios e os compromissos. Passamos um percentual alto de nossas vidas em meio a um duelo da superficialidade trazida pela falta de tempo com momentos que são muito profundos. Precisa haver um equilíbrio mais consciente e isso começa com a saúde mental”, comenta, comemorando todo o universo dos bastidores vividos.

“A trilha sonora foi nos dada pelo músico Sérgio Bentes, que entrou em contato nos oferecendo algumas de suas faixas de presente. Cheguei a me emocionar no momento. Temos o figurino assinado pela Doracineia Feijolo e, de quebra, meu irmão caçula fazendo nossa consultoria. Estou me sentindo em casa com o fato de iniciarmos a turnê em Curitiba, que é uma cidade muito importante na minha vida”, finaliza.



Portal Olho Vivo - 11/10/2023 - Cena Alternativa

Pequenas Leituras - Episódio 3 da 6ª Temporada
Estudarte volta à cena no feriado nacional com leituras dramáticas no Logic Hotel, em Volta Redonda

Dia 12 de outubro (quinta-feira), a partir das 20h, tem Júlia Werly, América Possidente, Rodrigo Hallvys e Pedro Antônio experimentando e criando vozes no projeto do grupo cênico

CLAUDIO ALCANTARA

Sexta temporada em curso. O Grupo Cênico Estudarte apresenta o terceiro episódio do Pequenas Leituras, no feriado do dia 12 de outubro (quinta-feira), a partir das 20h, no restaurante do Logic Hotel, no Aterrado, em Volta Redonda. A entrada é franca e a plateia só paga o que consumir no local.

Mantendo o rodízio entre seus integrantes, estão na escala de apresentações os atores América Possidente, Pedro Antônio, Júlia Werly e Rodrigo Hallvys, que farão as leituras dramáticas da vez.

A prática de leituras dramatizadas começou em 2019 no Estudarte e o projeto passou a ser parte integrante da oficina de atores do grupo cênico. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior.

- Prometemos ineditismos textuais e ritmos que farão o público dar as gargalhadas já costumeiras no projeto. A simplicidade do evento acaba trazendo a leveza que precisamos. Fica confortável para a plateia, que se identifica com os assuntos corriqueiros que abordamos e ri com as reações e vozes criadas para as personagens - diz Hallvys, que assina a direção do trabalho.

À exceção de Pedro Antônio, que debuta em cena com o Estudarte, os outros integrantes já têm experiência cênica e tal mistura, segundo o diretor, favorece os trabalhos da própria trupe.

- Sempre que possível misturamos integrantes de turmas diferentes de nossa oficina de atores no Gacemss. E, em meio a isso, buscamos também colocar atores mais experientes com estreantes, para que todos possam dar as mãos e seguirem juntos - explica.

Ele ainda comenta sobre a importância que o Pequenas Leituras passou a ter para a oficina de atores do Estudarte.

- Atores falantes precisam experimentar e criar vozes. Precisam ouvir e compreender seus próprios sons para aumentarem o leque de recursos na construção das diferentes personagens que forem surgindo em sua trajetória profissional. Trabalhamos isso em nossas oficinas e o projeto, que agora é diretamente ligado a elas, é a oportunidade para o elenco exercitar de forma pública, se preparando também para os espetáculos de festival - explica, acrescentando que o fator para decidirem se apresentar no feriado é oportunizar àqueles que manifestam saudade de assistir ao grupo, mas que costumam estudar ou trabalhar durante às quintas, quando o Pequenas Leituras é apresentado.

O cardápio oferecido pelo Logic Hotel tem, de acordo com Hallvys, preço bastante acessível.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Jornal Santa Catarina - 13/10/2023 - Cultura

Peça "A Última Carta" traz
Rodrigo Hallvys em mistura de comicidade e saudosismo

Nem só de comédia, nem só de drama. O espetáculo teatral "A Última Carta", do estado do Rio de Janeiro, promete uma visita do espectador a si mesmo ao abordar temas cotidianos com gracejo e tom jocoso, em turnê que estreia no próximo dia 20, às 20 horas, no Teatro Universitário de Curitiba, na capital Paranaense. Os ingressos já estão a venda na plataforma Sympla, e por um valor bem acessível.

A peça traz Fonseca, uma personagem que começa um conflito a si mesma, perguntando o sentido de sua própria trajetória e quais tropeços ainda não resolveu, estimulando o público à autorreflexão sobre situações emocionais que precisam ser findadas com qualidade.

-Quantas vezes seguimos em frente sem perdoarmos alguém ou sem pedirmos perdão? Abrindo mão de seguirmos realmente em paz, sem rancor ou remorso? Tantas outras vezes não perdoamos a nós mesmos. E se hoje fosse a nossa única chance de deixarmos tudo bem? Sabendo que amanhã poderíamos não estar mais aqui? - interroga o ator Rodrigo Hallvys, que é graduado em Teatro e nos últimos anos vinha se dedicando à preparação de elencos e à literatura, sendo membro da Academia Volta-redondense de Letras.

Hallvys tem motivos de sobra para sorrir. Afastado dos palcos como ator há alguns anos, quando decidiu se dedicar à preparação de elenco e lançamento de seus livros, ele retorna como ator sob direção do próprio filho afetivo caçula, Maycon Lendel, que foi o responsável por convencê-lo a voltar a atuar. "Em 2019 decidi fazer terapia com o psicólogo Gilles Pacheco Pinho, que tocou em algumas questões sobre eu estar fora de cena. Depois meus pais e meu irmão começaram a tocar em tais assuntos também. No dia em que lançamos meu quarto livro, dois amigos, também atores, estiveram no evento e conversamos então de voltarmos os três juntos. Mas infelizmente precisamos engavetar o projeto mediante situações que eles estavam passando em particular. Em 2022 tive uma questão de saúde por estresse e aborrecimento com algumas pessoas que estavam trabalhando comigo e meu filho me convenceu a voltar a olhar para mim mesmo como ator. Assim nasceu a produção da peça", detalha.

A obra ainda retrata a necessidade da vida precisa ser mais prática e evitarmos nos afundar em questões de saúde emocional. "Precisamos ter equilíbrio e a vida nos desafia em tal quesito. Não podemos ser frágeis demais, paralisando a nossa vida a todo momento. E também não podemos achar que daremos conta de oferecer suporte a todos a nossa volta, porque perdemos o limite. É necessário que saibamos onde o 'sim' que damos aos outros passa a ser o 'não' que damos a nós mesmos. Pois é um caminho de destruição da nossa saúde mental", reflete o ator.

Com trilha sonora oferecida como presente ao espetáculo pelo músico Sérgio Bentes, a peça tem figurino assinado por Doracineia Feijolo e consultoria de imagem por Diego Machado, irmão do ator e fundador do Grupo Cênico Estudarte, que assina a produção e é um produto da RH Soluções Artísticas, empresa do estado do Rio de Janeiro.




Portal Olho Vivo - 19/10/2023 - Teatro

A Última Carta, com Rodrigo Hallvys, estreia turnê em Curitiba
Espetáculo também está com negociação para Santa Catarina e São Paulo, antes de chegar no Estado do Rio de Janeiro

CLÁUDIO ALCÂNTARA

Para rir. Para chorar. Para se emocionar. E, principalmente, para refletir. “A Última Carta” é o espetáculo que traz o volta-redondense Rodrigo Hallvys de volta aos palcos como ator, após passar os últimos anos evitando a atuação. A peça estreia no dia 20 de outubro (sexta-feira), às 20h, no Teatro Universitário de Curitiba, capital paranaense, e os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.

Interpretando Fonseca, uma personagem que passa a revisitar suas memórias e se depara com sentimento de saudosismo, rancores e remorsos, Hallvys encara cenas cômicas e outras mais melancólicas com um jogo de expressão que traz exigência técnica e gingado orgânico pelas abordagens cotidianas do texto.

- É uma peça que discursa a reflexão sobre a tal sensação de que o tempo está mais acelerado. Onde precisamos dar conta de uma demanda maior de tarefas e informações em um único dia. Em contrapartida, precisamos nos policiar para não ficarmos em modo automático e superficiais, equilibrando as emoções também. Um caldeirão de desafios - relata o ator, que foi convencido pelo próprio filho afetivo caçula, o ator Maycon Lendel, que deveria voltar aos palcos interpretando algo.

- Vez ou outra apareço no elenco do Pequenas Leituras, atuei no curto monólogo “Respire Fundo!” e estive no elenco de “A Bela e a Fera”, no Rio, em 2017. Foram situações esporádicas em que aceitei na última década. Priorizava as outras funções porque queria ficar quieto, focado nos bastidores. Passei a ser cobrado pelo afastamento dos palcos. Até a família questionou. Então veio aquele susto com a saúde em 2022 e, após alguns aborrecimentos no trabalho, o filhote me convenceu que estava na hora de retornar - detalha.

Maycon Lendel, que iniciou no teatro como ator em 2019, sob a batuta de Hallvys, é integrante do Grupo Cênico Estudarte desde então, exercendo atualmente a função de assistente de direção do grupo, e põe em prática o que vem aprendendo nos últimos anos. Ele relata sua experiência de dirigir o espetáculo.

- Tem sido muito gratificante. Dirigir um ator do nível de Rodrigo Hallvys é um constante aprendizado. Estamos trabalhando para entregar a melhor experiência teatral para o público - conta.

“A Última Carta” traz reflexão sobre saudosismo, perdão, choque de informações e o que o humano pensa e repensa sobre valorização.

Tão longe, tão perto...

O motivo da escolha por Curitiba para a estreia é pessoal. A avó de Hallvys nunca conseguiu ver o ator ao vivo no palco.

- Minha avó tem 100 anos. Vive no Paraná há mais de quarenta. Ela me assistiu na televisão e no cinema, mas nunca coincidiu de estarmos juntos em período que eu estava atuando no palco. Seria muito dispendioso fazê-la viajar quilômetros para me assistir. É a única avó que ainda tenho em plano físico, então pedi para que fôssemos até ela para estarmos juntos nesse retorno que faço aos palcos - explica, emocionado.

 

Foto: Dilvulgação / Maycon Lendel

De Volta aos Palcos:
Hallvys interpreta Fonseca, uma personagem que passa a
revisitar suas memórias e se depara com sentimento de saudosismo, rancores e remorsos

A peça também está com negociação para Santa Catarina e São Paulo, antes de chegar no Estado do Rio de Janeiro. Para a região sul fluminense, a previsão é de fevereiro ou março, o que também cria expectativas.

- Nasci em Volta Redonda. Temos as oficinas de atores do Estudarte no Gacemss. Então, obviamente há uma chuva de questionamentos do quão logo estaremos com a peça por aqui. Garanto que em breve estaremos todos juntos nos divertindo com as peripécias de Fonseca em cena - esclarece, agradecido pelo carinho e torcida que vem recebendo do público pela internet.


SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 03. Dia 12 de outubro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Halvlys. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Maycon Lendel. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte.



Gazeta Sul Fluminense - 21/10/2023 - Evento

Teatro Gacemss 2 Recebe VII Sarau ConVerso
 

Outubro caminha para seu final e a PoeArt Editora apresenta seu VII Sarau ConVerso, no dia 28, a partir das 17 horas, no Teatro Gacemss 2. A entrada é um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível (exceto sal). A edição terá poeta de seis cidades, além de Volta Redonda e contará, também, com artistas como o cantor e compositor Rodrigo Caju e atores do Grupo Cênico Estudarte, que fará uma edição especial de seu "Pequenas Leituras", trazendo América Possidente, Júlia Werly, Maycon Lendel e Rodrigo Hallvys.

Lançado em agosto de 2022, o Sarau ConVerso é um evento itinerante, que já esteve em espaços como o Clube dos Funcionários, sede da OAB de Volta Redonda, Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Centro Cultural da Fundação CSN e mescla declamação de poemas, apresentações musicais e cênicas, tendo já participado também a Companhia Arte em Cena e o grupo de teatro Risotril.

O evento funciona como um festival de artes integradas, reunindo artistas de todo o sul fluminense, sempre deixando lotadas as casas por onde passa. Segundo Jean Carlos Gomes, diretor geral da PoeArt, o sarau é uma oportunidade para escritores locais apresentarem seus trabalhos para um público variado.

-O evento consiste na apresentação de poemas, música e cenas, de preferência autorais, sendo de artistas e escritores locais ou convidados que vem de outros locais - explica Jean, que também é integrante da Academia Volta-redondense de Letras.

Ele ainda salienta que as doações de alimentos e leite como forma de ingresso serão doadas ao SOS/VR, instituição filantrópica com mais de cinquenta anos com serviços prestados na cidade. "Todos os escritores e artistas envolvidos aceitam a proposta de se apresentar sem cobrança de cachê e em prol de apoiar instituições filantrópicas. É um evento que, além de propagar arte e cultura, também incentiva o fomento e a produção literária com bons feitos a todos", completa.

SERVIÇO
VII Sarau Converso
. Dia 28 de outubro, a partir das 17 horas. Local: Teatro Gacemss 2. Curadoria: Jean Carlos Gomes. Equipe Tecnica: Jean Carlos Gomes, Juçara Cerqueira, Camila Cabral, Angela Alves Crispim, Pedro Antônio e Rosa Ferri. Artistas convidados: Rodrigo Caju (voz e violão) e Grupo Cênico Estudarte (com América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys). Fotos: Divulgação. Cobertura fotográfica: Cardeal Produções. Ingressos: Quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou litro de leite. Rede social: @sarauconverso Classificação: Livre. Informações: (24) 99979-3205 .



Portal Tô na Fama! - 23/10/2023 - Notícias

Sucesso em Curitiba, peça “A Última Carta” vai passar por vários estados


“A Última Carta”, uma produção teatral aclamada do Rio de Janeiro, chegará aos estados do sudeste com uma abordagem única que mistura humor e reflexão. A turnê teve início no Teatro Universitário de Curitiba, conquistando o público paranaense no último dia 20.

A peça introduz Fonseca, uma personagem em conflito consigo mesma, questionando sua própria jornada e os obstáculos emocionais não resolvidos, desafiando os espectadores a uma autorreflexão profunda.

O renomado ator Rodrigo Hallvys, graduado em Teatro e membro da Academia Volta-redondense de Letras, provoca o público com questionamentos sobre o perdão e a reconciliação, destacando a importância de viver em paz sem ressentimentos. Com direção de Maycon Lendel, a peça tem trilha sonora, gentilmente cedida pelo músico Sérgio Bentes, e o talentoso figurinista Doracineia Feijolo, com consultoria de imagem por Diego Machado, complementam a excelência do espetáculo.

O Grupo Cênico Estudarte, fundado por Diego Machado e uma criação da RH Soluções Artísticas, empresa do Rio de Janeiro, assume a produção. As próximas apresentações serão anunciadas gradualmente nas redes sociais da RH Soluções Artísticas.


Circuito Sul Fluminense - 23/10/2023 - Evento

Elenco do Estudarte e Rodrigo Caju
participam do VII Sarau ConVerso

Poesia, música e teatro. Um fim de tarde de sábado recheado de cultura e diversão. O VII Sarau ConVerso, promovido pela PoeArt Editora, acontecerá no dia 28, a partir das 17 horas, no Teatro Gacemss 2 e terá performances de diversos escritores do sul fluminense, além da participação em voz e violão do cantor Rodrigo Caju. Também entram em cena os atores América Possidente, Júlia Werly, Maycon Lendel e Rodrigo Hallvys, integrantes do Grupo Cênico Estudarte, com edição especial do já consagrado Pequenas Leituras, para divertir a plateia. A entrada será um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou uma caixa de leite.

O sarau, que foi lançado em agosto de 2022, vem abrindo espaço e criando oportunidade para novos escritores se juntarem aos mais experientes, mostrando seus poemas através de declamações que tem emocionado o público que o acompanha.

Com equipe formada atualmente por Jean Carlos Gomes (diretor geral da PoeArt), Juçara Cerqueira, Camila Cabral, Angela Alves Crispim, Pedro Antônio e Rosa Ferri, o evento já esteve em espaços como a sede da OAB de Volta Redonda, o Centro Cultural Fundação CSN, a Biblioteca Municipal e a sede social do Clube dos Funcionários, tendo em seu palco outros artistas como o premiado cantor Marcô, o grupo de teatro Risotril e a Companhia Arte em Cena.

Segundo o diretor geral do evento, Jean Carlos Gomes, ConVerso tem trazido momentos de muita troca para o público e os envolvidos nas edições.

-São apresentações, na maioria autorais, com escritores locais e convidados de outras cidades. Oportunizando qualidade e momento onde todos podem conhecer um pouco mais do trabalho um do outro – declara Jean, que é membro da Academia Volta-redondense de Letras e um dos responsáveis pela publicação de diversos livros de escritores da região.

Já as doações como forma de ingresso serão levadas ao SOS / Volta Redonda, uma instituição filantrópica que vem prestando serviços de caridade há mais de cinquenta anos na cidade.

-Além de consumir cultura da região, o público estará contribuindo para com uma instituição que dá suporte para pessoas em situação vulnerável. Estamos todos nós, artistas e escritores, envolvidos e contribuindo com apresentações para promover esse momento porque nos importamos com a causa – declara o ator Rodrigo Hallvys, que é diretor geral do Estudarte e estará no elenco do evento.

 

Jean Carlos, por sua vez, garante que a aceitação dos artistas em fazer apresentação sem cobrança de cachê ajuda a promover ainda mais o evento, que tem sido um exemplo de qualidade, fazendo com que os espaços culturais pelos quais vem passando fiquem sempre lotados. “Todos os escritores e artistas envolvidos aceitam a proposta de se apresentar sem cobrança de cachê e em prol de apoiar instituições filantrópicas. É um evento que, além de propagar arte e cultura, também incentiva o fomento e a produção literária com bons feitos a todos”, completa.

SERVIÇO

VII Sarau Converso
. Dia 28 de outubro, a partir das 17 horas. Local: Teatro Gacemss 2. Curadoria: Jean Carlos Gomes. Equipe Tecnica: Jean Carlos Gomes, Juçara Cerqueira, Camila Cabral, Angela Alves Crispim, Pedro Antônio e Rosa Ferri. Artistas convidados: Rodrigo Caju (voz e violão) e Grupo Cênico Estudarte (com América Possidente, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys). Fotos: Divulgação. Cobertura fotográfica: Cardeal Produções. Ingressos: Quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou litro de leite. Rede social: @sarauconverso Classificação: Livre. Informações: (24) 99979-3205



Observatório dos Famosos - 23/10/2023 - Cultura

Sucesso no Teatro
Sucesso em Curitiba, peça "A Última Carta" vai passar por vários estados do sudeste
Ator Rodrigo Hallvys encanta o público com uma mescla de comicidade e reflexão

CAROLINE SILVA

“A Última Carta”, uma produção teatral aclamada do Rio de Janeiro, chegará aos estados do sudeste com uma abordagem única que mistura humor e reflexão.

A turnê teve início no Teatro Universitário de Curitiba, conquistando o público paranaense no último dia 20. A peça introduz Fonseca, uma personagem em conflito consigo mesma, questionando sua própria jornada e os obstáculos emocionais não resolvidos, desafiando os espectadores a uma autorreflexão profunda.

O renomado ator Rodrigo Hallvys, graduado em Teatro e membro da Academia Volta-redondense de Letras, provoca o público com questionamentos sobre o perdão e a reconciliação, destacando a importância de viver em paz sem ressentimentos.

A trilha sonora, gentilmente cedida pelo músico Sérgio Bentes, e o talentoso figurinista Doracineia Feijolo, com consultoria de imagem por Diego Machado, complementam a excelência do espetáculo.

O Grupo Cênico Estudarte, fundado por Diego Machado e uma criação da RH Soluções Artísticas, empresa do Rio de Janeiro, assume a produção, que leva a direção de Maycon Lendel. As próximas apresentações serão anunciadas gradualmente nas redes sociais da RH Soluções Artísticas.



Gazeta Sul Fluminense - 31/10/2023 -
Evento

Estudarte traz nova química teatral no próximo episódio do Pequenas Leituras
Outubro vai se findando e o Pequenas Leituras avança para o quarto episódio de sua sexta temporada, já confirmado para o dia 9 de novembro, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda. O ingresso é gratuito e o público paga apenas o que consumir no restaurante o hotel.

Apresentado pelo grupo cênico Estudarte, o próximo episódio trará a escalação do elenco composto por Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars junto à estreante Rebeca Flame, apresentando textos recentes que já garantiram as surpresas e gargalhadas nos episódios apresentados nos últimos meses e, claro, alguns textos inéditos.

-Nos últimos meses tivemos temporais exatamente nas datas dos episódios. Em outubro a chuva despencou faltando quarenta minutos para começarmos. E mesmo assim tivemos casa quase lotada. Saímos de lá sensação de "Até a chuva não nos impediu. Estamos indo bem", o que foi satisfatório. Agora vamos ver se meteorologia dará uma folga. Senão vamos acabar nos propondo a pensar o evento como um show hídrico - comenta, em clima de ótimo humor, Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção.

QUÍMICA TEATRAL

A fórmula que vem dando certo desde seu início se trata de leituras dramáticas de textos escritos para testes de atores ou vídeos de curta duração, totalizando trinta e quatro cenas apresentadas em cada episódio.

-São cenas que duram de dez segundos a dois minutos. Com situações cotidianas e outras inspiradas em memes de internet. Separamos cada episódio em três blocos de apresentações, havendo dois intervalos para a plateia poder adquirir itens do cardápio do hotel. Uma mistura de audição, visão, paladar, olfato e tato. Os sentidos aliados à química teatral proposta pelo elenco - explica Hallvys.

O diretor ainda salienta o benefício do evento para o próprio Estudarte. "Temos uma preocupação sempre em como as técnicas estão se desenvolvendo em cada um e como cada ator sustenta o que está propondo em cena. Em cada episódio o elenco é desafiado a apresentar as cenas criando vozes enquanto lê as cenas que foram entregues apenas uma hora antes para eles poderem mostrar desenvoltura perante a plateia. Tal exercício os prepara para os espetáculos que fazemos em nossos festivais. Então é parte prática das oficinas de atores que temos no Teatro Gacemss", detalha Rodrigo Hallvys, salientando que o próximo festival do Estudarte também está em preparação e terá sua primeira fase em dezembro deste ano.
 
SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 04. Dia 09 de novembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Raquel Amorim. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte


Circuito Sul Fluminense - 01/11/2023 - Eventos

Sexta temporada do Pequenas Leituras tem novo episódio confirmado
 

O quarto episódio da atual temporada do Pequenas Leituras trará Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame, do grupo cênico Estudarte, no dia 9 de novembro, a partir das 20 horas, no Logic Hotel, Aterrado, Volta Redonda para apresentar a cômica dinâmica com as surpresas que fazem a plateia sempre rir. O ingresso é gratuito e o público paga apenas o que consumir no restaurante o hotel.

Produto da RH Soluções Artísticas, o evento provou sua eficácia ao sobreviver tantas temporadas e encher o local até em dia de temporais.

-Grande parte dos nossos episódios deste ano foram surpreendida com fortes chuvas. Alguns episódios chegaram a ser impactados. No de outubro nem o temporal nos prejudicou, estávamos com a casa quase lotada e compreendemos que se não fosse a chuva teríamos super lotação. Isso significa que o evento realmente conquistou a plateia e nos deixa com sentimento de satisfação porque o empenho do elenco em propor novidades vocais é trabalho com amplitude técnica para que eles se desenvolvam - detalha Rodrigo Hallvys, diretor geral do grupo e das oficinas que o Estudarte possui no Teatro Gacemss.

Hallvys ainda explica que a desenvoltura dos atores é parte da surpresa da noite. "Não é apenas as cenas que foram escolhidas que fazem sucesso. A química também está no rodízio dos atores escalados e nas vozes que eles decidem colocar para cada personagem em forma improvisada. Isto também os prepara para o mercado de trabalho e para os festivais do Estudarte enquanto também é um exercício prático de preparação perante a plateia. Um sabor de bastidores com acesso ao público", finaliza.

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 04. Dia 09 de novembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Raquel Amorim. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte




Tribuna Carioca - 05/11/2023 -
Entretenimento

Logic Hotel recebe mais um episódio do Pequenas Leituras com o Estudarte
Que a voz é uma ferramenta muito utilizada por atores não é uma novidade, mas um projeto que se consolidou no cenário cultural do Sul Fluminense é o Pequenas Leituras, evento apresentado pelo grupo cênico Estudarte e que está em sua sexta temporada, atualmente sendo apresentados no Logic Hotel, com entrada franca, o próximo episódio virá a público no dia 9 de novembro, quinta-feira, a partir das 20 horas e trará os atores Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars junto à estreante Rebeca Flame, apresentando textos recentes que já garantiram as surpresas e gargalhadas nos episódios apresentados nos últimos meses e, claro, alguns textos inéditos.

-Temos motivos para comemorar. As datas dos episódios mais recentes foram atingidas por fortes temporais e mesmo assim tivemos público. Em outubro tivemos casa quase lotada e agradecemos a fidelidade da plateia - comemora Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção.

Apresentando episódios constituídos por três blocos que possuem pequenos textos cênicos, os atores trabalham a expressão vocal em uma espécie de dublagem, enquanto basicamente improvisam suas interpretações e tal dinâmica é o segredo do sucesso. "Entregamos os blocos de cenas faltando apenas uma hora para eles iniciarem. O objetivo é trabalhar improviso e a criatividade vocal dentro da consciência cênica, tornando-se parte prática da Oficina de Atores Estudarte instalada no Teatro Gacemss", explica Hallvys.

A simplicidade do trabalho do Estudarte culmina na defesa que o grupo tem, desde sua fundação - ocorrida em março de 2023 - quanto à reflexão do comportamento humano. Vinte anos de trajetória e com eventos que funcionam, como por exemplo, o festival de teatro Estudarte, que está chegando à sua décima primeira edição. Enquanto o festival ainda está em fase de preparação, o público pode continuar se deliciando com a sexta temporada o Pequenas Leituras e o rodízio dos atores que fazem parte da companhia.
 
SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 04. Dia 09 de novembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Raquel Amorim. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte

Portal Olho Vivo - 06/11/2023 - Cena Alternativa

Pequenas Leituras - Episódio 4 da 6ª Temporada
Estudarte retorna com mais leituras dramáticas; diversão toma conta do Logic Hotel, em Volta Redonda
 


CLAUDIO ALCÂNTARA

O Pequenas Leituras retorna no dia 9 de novembro (quinta-feira), às 20h, ao Logic Hotel, em Volta Redonda, para mais uma noite de gargalhadas do público. O ingresso é gratuito e o público paga apenas o que consumir no restaurante do hotel. O projeto leva a assinatura do Grupo Cênico Estudarte.

Produzido pela RH Soluções Artísticas, o quarto episódio trará os atores Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame, que prometem novas vozes para as personagens que sempre são surpresa até mesmo para eles, que recebem os roteiros das cenas apenas uma hora antes de iniciarem a apresentação.

A prática de leituras dramatizadas começou em 2019 no Estudarte e o projeto passou a ser parte integrante da oficina de atores do grupo cênico. A partir da terceira temporada os atores passaram a se movimentar entre a plateia, para dar mais espaço para o público sentar. No novo espaço, o grupo transita de uma forma maior.

- A fórmula do episódio é sempre constituída por um total de 30 diálogos e quatro monólogos, em três blocos de apresentações. Os textos são sorteados e eles descobrem quais personagens interpretarão faltando apenas uma hora para entrarem em cena. Criando o desafio do improviso, da construção cênica e da escolha de vozes para cada cena - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral da trupe.

Hallvys afirma que o trabalho é um desdobramento da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss, e que funciona como um preparatório para os desafios trazidos no Festival de Teatro do Estudarte, que terá sua 11ª edição em dezembro.

- Os espetáculos que fazem parte do festival passaram a ter um grau mais dificultoso partindo dos roteiros. São textos com trava-línguas, quebras, aceleração de ritmo da articulação vocal e exigem respiração na hora exata para se manterem fluidos. Então eles precisam estar afiados para darem conta. Se não tiverem consciência do que estão fazendo em cena, não sustentam - detalha o diretor.

Todos os atores do atual episódio ingressaram em 2023, ano em que o grupo completou seus 20 anos de existência e vêm, segundo Hallvys, “impressionando pela agilidade de suas disposições em cena”.

- É a vontade de fazer o trabalho aliado ao aprendizado técnico. Não dá para ser apenas intuitivo. Precisa trazer a técnica em exercício até ficar tudo orgânico. É muito experimento vocal feito durante a oficina e eles vêm se propondo a isso dentro de seus próprios ritmos de vida

SERVIÇO
Pequenas Leituras - 6ª Temporada
- Episódio 04. Dia 09 de novembro, a partir das 20 horas. Local: Logic Hotel Aterrado. Direção geral: Rodrigo Hallvys. Elenco: Gui Barbosa, Kaira Dankas, Lázara Mars e Rebeca Flame. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Produção: RH Soluções Artísticas. Foto: Divulgação / Raquel Amorim. Assessoria: Cenário Mídia. Entrada: Gratuita. Redes sociais: @grupoestudarte

Jornal Diário do Vale - 01/12/2023 - Fábio Soares

Badalo

Um clique especial de mais um evento de sucesso no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda,
que foi o “Boteco na Varanda” com show do grupo Juremeiros e Som da Gente. Na foto o jornalista e colunista Emiliano Macedo,
o diretor teatral e escritor Rodrigo Hallvys, a coordenadora de eventos do Hotel Bela Vista Carla Carvalho,
a promoter Ana Paula Delgado e sua filha Amanda Delgado.

Gazeta Sul Fluminense - 03/12/2023 - Eventos

Ensaio aberto

 

Mês de dezembro abriu suas portas e traz o ensaio aberto do XI Festival de Teatro do Estudarte, que terá sua primeira fase nos dias 11 e 12 de dezembro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. Com entrada gratuita. O ensaio aberto configura a primeira fase do festival, apresentando quatro dos oito espetáculos que serão apresentados em fevereiro. Foram selecionados Maracujás na gaveta, Sentimentos partidos, Árvore Genealógica e Degrau a degrau. Que mostrarão ao público suas novas leituras através de ensaio de decupagem, possibilitando à plateia compreender um pouco dos ensaios que o elenco faz nas oficinas de atores que o Estudarte possui no Gacemss.

-Embora os quatro espetáculos já tenham sido apresentados durante a trajetória do Estudarte, em cada um deles há uma nova dinâmica, seja através de detalhes do texto, da marcação, da interpretação ou da formação de seu elenco – adianta Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento, que é produzido pela RH Soluções Artísticas.

Maracujás na gaveta abrirá a noite. Peça escrita por Albinno Oliveira Grecco, o texto aborda a pressão do etarismo sobre a mulher, mostrando turbilhão de pensamentos da personagem. Em seguida entra parte do elenco de Sentimentos partidos, drama que causou comoção na plateia no festival anterior, estampando situações de rompimentos cotidianos que desafiam as emoções.

O terceiro espetáculo abre as comédias da noite. Foi escolhido Árvore genealógica, livre adaptação homônima de Rodrigo Hallvys para o texto de Luiz Fernando Veríssimo. A peça traz a bagagem recheada de surpresas de um filho para com sua mãe e sempre leva a plateia às gargalhadas. “Escrevi a adaptação no ano que o Estudarte foi fundado. Mas só inserimos nos trabalhos durante o quarto festival do grupo, em 2007. É uma fórmula que sempre dá certo e diverte a plateia. Agora será elenco novo e terá direção da Raquel Amorim, que atuou no texto nos dois últimos festivais”, explica Hallvys.

Para encerrar a noite, foi escolhido Degrau a degrau, que se tornou mais uma comédia queridinha do público ao encenar uma sessão de terapia cheia de surtos e reflexões.

-É um texto que a cada ensaio temos crises de risos. Por mais que já tenhamos batido o texto para fazer as cenas ficarem o mais lapidadas possível. É leve, gostoso e cheio de coisas que todo mundo tem vontade de falar e não o faz para não parecer louco – diverte-se o diretor.

Rodrigo Hallvys ainda explica a questão do ensaio aberto dentro da filosofia que é aplicada nas oficinas de atores do Estudarte. “Não existe obra pronta. Existe obra já apresentável. É válido entendermos que obra sempre esteja inacabada, pois há sempre possibilidade de nova adaptação, melhoria, desenvolvimento. Assim como o artista nunca está pronto o suficiente. Sempre há algo para aprendermos no trabalho”, finaliza.

Duas noites recheadas de espetáculos gratuitos para rir e se emocionar.


FICHA TÉCNICA

Direção geral: Rodrigo Hallvys.

Assistente de direção: Maycon Lendel.

Realização: Grupo Cênico Estudarte.

Produção: RH Soluções Artísticas.

Maracujás na gaveta – Texto: Albinno Oliveira Grecco. Direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.

Sentimentos partidos – Texto e direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Lázara Mars, Pedro Antônio e Thaís Faria.

Árvore genealógica – Texto: Luiz Fernando Veríssimo. Adaptação: Rodrigo Hallvys. Direção: Raquel Amorim. Elenco: Anderson Magnus e Sarah Vic.

Degrau a degrau – Texto e direção: Rodrigo Hallvys. Elenco: Bianca Amelio e Julia Werly.

Rede social: @grupoestudarte


Cenário Cult - 04/12/2023 - Cultura

Estudarte abre primeira fase de seu novo festival

 

Contagem regressiva para o fim de 2023. Mas antes disso o Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, ainda será palco da primeira fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, trazendo ensaio aberto de quatro espetáculos da trupe, nos dias 11 e 12 de dezembro, a partir das 19 horas e com entrada gratuita.

As peças de curta duração escolhidas para a nova edição do evento são Maracujás na gaveta, Sentimentos partidos, Árvore Genealógica e Degrau a degrau, todas já conhecidas pela plateia, mas que, segundo o diretor geral Rodrigo Hallvys, apresentam diferenças das edições anteriores.

-Tivemos mudança na escalação do elenco de quase todos os textos da nova edição. E esta primeira fase já mostra parte das alterações. A plateia que assistiu edições anteriores perceberá alguma novidade no dinamismo textual, ou no próprio formato do roteiro, além de atores que mudaram de personagens, abrindo novos ritmos também – adianta Rodrigo, que é proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa produtora do evento.

Outra novidade é que a atriz Raquel Amorim debuta como diretora em Árvore Genealógica. Ela, que faz parte do Estudarte desde 2010, atuou no espetáculo durante os dois últimos festivais e agora está responsável em dirigir o novo elenco. Assim como Maycon Lendel, que já foi ator de Barulho (espetáculo que estará em cartaz na segunda fase do evento, em fevereiro de 2024) e agora dirige a peça. “Quanto a isso é que a sobrecarga trazida pela quantidade constante de produtos nos trouxe a necessidade de compartilhar direções dentre membros mais experientes. É isso é ótimo porque, além de estarmos trabalhando muito, vai preparando-os para a continuidade quando eu já não estiver mais em condições de assumir tais funções”, declara Hallvys.

A noite será aberta com Maracujás na gaveta, drama escrito pelo dramaturgo Albinno Oliveira Grecco, propondo o assunto do etarismo feminino. Em seguida, quatro dos cinco atores do elenco de Sentimentos partidos entram em cena para mais um drama, que arrancou lágrimas da plateia na edição anterior do festival.

Já as comédias se iniciam a partir do terceiro texto da noite. Árvore genealógica, que é uma livre adaptação que Hallvys criou em 2003 para o famoso texto de Luiz Fernando Veríssimo, demonstra ser uma fórmula certa, garantindo sempre risadas nas reações da plateia.

Para finalizar a noite, a comédia Degrau a degrau volta à cena após se tornar uma das mais aclamadas do festival passado.

-É engraçado como o último espetáculo funcionou. Estava com algumas lacunas técnicas ainda serem trabalhadas perante o público. E mesmo assim funcionou de forma como não esperávamos e a plateia riu de forma que nos surpreendeu. Hoje a gente ri nos ensaios já com esse “termômetro” que o público nos deu de forma tão espontânea – comenta o diretor, agradecido.

O evento funciona como um aperitivo para o público que acompanha e sempre está curioso quanto às produções do Estudarte, que completou vinte anos de história em março de 2023.


Jornal Diário do Vale - 29/12/2023 - Diário dos famosos

Destaques da semana



O ator Rodrigo Hallvys encerra 2023 comemorando sua volta aos
palcos com a turnê de 'A Última Carta',
o sucesso da sexta temporada do 'Pequenas Leituras' e do XI Festival de Teatro do Estudarte,
que entrará em segunda fase já em fevereiro.