Jornal Boca do Povo - 13/01/2026 - Cultura

Projeto ‘Pequenas Leituras’ encerra nona temporada no próximo dia 18


Foto: Dilvulgação

  O projeto “Pequenas Leituras” entra em vésperas do encerramento de sua nona temporada prometendo as gargalhadas que construíram sua popularidade. Neste domingo (18), às 16 horas, o Grupo Cênico Estudarte apresenta o episódio final da temporada, no Clube Fotofilatélico, em Volta Redonda, com entrada gratuita.

Para o episódio final foram escalados os atores Juliana Mont, Marcelle Costa, Nicolas Carmo e Sarah Barros, que ficarão responsáveis pelas interpretações vocais dos trinta diálogos e quatro monólogos que estarão em cena, misturando textos inéditos com outros que fizeram sucesso em temporadas passadas.

A trupe encerra a nona temporada dando espaço para intensificação dos ensaios que compõem a segunda fase do XIII Festival de Teatro do Estudarte, programada para abril, nos teatros Gacemss 1 e 2.

-O público que acompanha os trabalhos já se habituou a assistir a primeira fase em dezembro, no Centro Cultural Fundação CSN e a segunda fase em fevereiro, no Gacemss. Mas como são mais espetáculos e parte deles de longa duração, resolvemos fazer em abril para que os detalhes todos sejam lapidados até chegarem na qualidade que queremos – detalha Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa que administra o grupo.

Outra novidade tange as próximas temporadas do próprio Pequenas Leituras. Segundo Hallvys, a duração de cada temporada será readaptada. “Fazíamos sempre uma temporada com quatro episódios e outra com seis na sequência. Agora todas terão quatro episódio, para conseguirmos acomodar todos os projetos que temos, pois o volume aumentou muito nos dois últimos anos e começamos a ficar sobrecarregados”, explica.

Preparação

O Pequenas Leituras tornou-se parte do conteúdo programático técnico da Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss. Nele, o elenco trabalha construção vocal, improvisação, dinâmica de grupo, ritmo e costume de leituras dramáticas, algo corriqueiro em cidades capitais.

-Funciona como um estágio. Eles vão passando pelo Pequenas Leituras enquanto se preparam para os espetáculos de festivais e os avulsos. Um exercício prático perante a plateia, que se diverte em uma programação simples e funcional – finaliza o diretor


Portal Olho Vivo - 16/01/2026 - Cena Alternativa

Último episódio da 9ª temporada do Pequenas Leituras
Grupo Estudarte apresenta no Clube Fotofilatélico, em Volta Redonda, 34 textos curtos, divididos em três blocos

Foto: Dilvulgação


Quando: Dia 18 de janeiro (domingo), às 16h; no elenco, Juliana Mont, Marcelle Costa, Nicolas Carmo e Sarah Barros

As portas do Clube Fotofilatélico de Volta Redonda se abrirão no domingo (18 de janeiro), às 16h, para receber o último episódio da nona temporada do projeto cênico Pequenas Leituras, com o elenco do Estudarte. Entrada gratuita.

Com elenco formado pelos atores Juliana Mont, Marcelle Costa, Nicolas Carmo e Sarah Barros, o episódio promete as gargalhadas que promoveram a longevidade da empreitada, lançada em setembro de 2019.

Parte integrante do conteúdo programático da Oficina de Atores Estudarte, que há anos funciona no Gacemss, o Pequenas Leituras funciona como apresentação prática dos atores matriculados, lançando mão de criatividade vocal, no melhor estilo dublagem, misturando a costumeira leitura dramática ocorrida em cidades capitais com o ritmo das antigas radionovelas, que atravessaram gerações.

Serão 34 cenas, divididas em três blocos, mesclando textos inéditos com outros já conhecidos, em leituras caracterizadas pelo ritmo de cada ator escalado.

- O que faz os episódios não serem enjoativos é porque sempre acaba virando um elemento surpresa. Tanto para o elenco, que pega os textos uma hora antes de iniciar a apresentação da leitura dramatizada, quanto para o público, que não sabe o que esperar de cada episódio. É divertido e tecnicamente funcional - diz Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte.

A trupe, que completará 23 anos no fim de março, é administrada pela RH Soluções Artísticas desde 2016 e está preparando a última fase do seu XIII Festival de Teatro para abril.

- Costumamos fazer a última fase em fevereiro. Mas como haverá uma quantidade de espetáculos com maior duração, e temos a turma que iniciou recentemente, jogamos para abril para dar tempo de desenvolvermos e produzirmos tudo - explica Hallvys.

E o público já pode comemorar. As duas próximas temporadas do Pequenas Leituras entraram com confirmação na agenda do grupo cênico e virão com mais novidades.

Enquanto isso, o ano se inicia se despedindo da nona temporada com um tom leve, divertido e cultural.